Mig 3 - p3 e depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rogerio Lima
membro
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Out 20, 2010 1:13 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rogerio Lima »

Muito bom amigo ... parabéns pela iniciativa em divulgar os teste com essa resina .. vou comprar para usar em alguns dos meus modelos .... você lixou a resina para melhorar o acabamento .... Acompanhando ... um abraço !!!!
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Rogerio Lima escreveu:Muito bom amigo ... parabéns pela iniciativa em divulgar os teste com essa resina .. vou comprar para usar em alguns dos meus modelos .... você lixou a resina para melhorar o acabamento .... Acompanhando ... um abraço !!!!


Rógerio, apliquei a massa Unifix direto no p3 e após a secagem da massa, lixei com lixa 280 e 320, deixando bem lisa. Após a sessão de lixa na massa, apliquei uma mão de resina... deixei secar essa mão e apliquei outra mão em seguida. Quando a segunda mão de resina secou, realizei a pintura... Não cheguei a lixar a resina seca, não houve necessidade. Obrigado por acompanhar!

Obs.: esqueci de mencionar, é possível aplicar outra mão de resina, sobre a pintura já seca... a superfície adquire um brilho bem legal, protegendo a pintura e reforçando ainda mais a estrutura.
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 8:15 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:f807983b5c="RodrigoB"][quote:f807983b5c="Rogerio Lima"]Muito bom amigo ... parabéns pela iniciativa em divulgar os teste com essa resina .. vou comprar para usar em alguns dos meus modelos .... você lixou a resina para melhorar o acabamento .... Acompanhando ... um abraço !!!![/quote:f807983b5c]

Rógerio, apliquei a massa Unifix direto no p3 e após a secagem da massa, lixei com lixa 280 e 320, deixando bem lisa. Após a sessão de lixa na massa, apliquei uma mão de resina... deixei secar essa mão e apliquei outra mão em seguida. Quando a segunda mão de resina secou, realizei a pintura... Não cheguei a lixar a resina seca, não houve necessidade. Obrigado por acompanhar!

Obs.: esqueci de mencionar, é possível aplicar outra mão de resina, sobre a pintura já seca... a superfície adquire um brilho bem legal, protegendo a pintura e reforçando ainda mais a estrutura.[/quote:f807983b5c]

Que show...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Pessoal, dei uma paradinha no Mig3 por que chegou uma belezinha da HK pra mim... não aguentei quando vi esse modelo, Tiger Moth em balsa, com 1,20 de envergadura..
Chegou em perfeitas condições e o modelo é muito escala..
Outro que chegou ontem, é um modelinho de 92 cm de envergadura, um AT6 em balsa, da Herr Engineering, segmento da SIG.

Agora fiquei na dúvida cruel... o que tocar primeiro.... :roll:



Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 8:15 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Eu iria primeiro no Tiger Moth.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
geloko
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Jul 04, 2004 6:48 pm
Localização: Campinas - SP

Mensagem por geloko »

Prefiro o Tiger, o At-6 é meio critico, não gostei de voar. Acompanhando...
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:78ab4f7e09="geloko"]Prefiro o Tiger, o At-6 é meio critico, não gostei de voar. Acompanhando...[/quote:78ab4f7e09]

Meeeio? rsrsrsrsrs... Crítico e meio pra mim! rsrsrsrsrsrsrs... Só voa com motor topado!
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

geloko escreveu:Prefiro o Tiger, o At-6 é meio critico, não gostei de voar. Acompanhando...


Depende do setup que sera usado, um modelo pequeno e leve, dá pra montar sem ficar com um voo crítico... e vai do dedo do piloto também né... rs
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 8:15 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

[quote:485a8b354f="RodrigoB"]A resina chegou, bem como a cola epóxi que adquiri junto. O produto é muito bom, fiz vários testes e o que me agradou mais foi o pouquíssimo peso que agrega ao isopor.
Em um bloco de p3, lixei e apliquei massa da Unifix. Após a secagem, lixei e deixei plano sem irregularidades. Misturei um parte da resina em duas partes de água e com um rolinho de espuma, apliquei a primeira mão. A resina seca rápido... apliquei outra mão. Após a secagem total, o p3 ficou com um acabamento perfeito.
A minha maior dúvida é se realmente a resina base água iria deixar a camada permitindo o trabalho de pintura com tinta (spray). realizei a pintura com duas mãos de tinta... o isopor ficou intacto, a tinta secou muito bem. Maravilha, agora vamos ao peso. Inicialmente o bloco de p3 pesou 10 gramas. Após a massa Unifix e a lixa, continuou com 10 gramas. Com duas mãos de resina base água, continuou com 10 gramas. Após a pintura com a tinta acrílica, pesou 10,5 gramas. Conclusão: a resina base água para revestir isopor ou depron agregando peso irrisório e age como um primer permitindo a pintura.
Outro teste que fiz e que gostei muito, foi diluir diretamente na resina, a tinta que iria pintar o bloco. A resina aceitou a tinta sendo esta totalmente dissolvida. Apliquei em outro bloco de p3 e o resultado foi o mesmo... pouquíssimo peso agregado, acabamento excelente.
Quanto a resistência do isopor, posso garantir que a soma da massa Unifix + essa resina acrílica proporciona ao isopor uma ótima resistência e acabamento, sendo muitíssimo mais leve que o vinil tão empregado nos casos do p3 e do depron.
Irei utilizar este método no Mig 3... acabamento com massa Unifix e revestimento com a resina. Após a secagem, pintura e aplicação dos decalques.[/quote:485a8b354f]

Gostei da dica, obrigado.

Vou comprar a resina e quero utilizar para fabricar uma zagi, assim elimino o peso do vinil e acredito que ganho em acabamento e resistência.

Qual a tinta você utilizou para pintar sobre a resina e para diluição nela?

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Rondoni escreveu:
RodrigoB escreveu:A resina chegou, bem como a cola epóxi que adquiri junto. O produto é muito bom, fiz vários testes e o que me agradou mais foi o pouquíssimo peso que agrega ao isopor.
Em um bloco de p3, lixei e apliquei massa da Unifix. Após a secagem, lixei e deixei plano sem irregularidades. Misturei um parte da resina em duas partes de água e com um rolinho de espuma, apliquei a primeira mão. A resina seca rápido... apliquei outra mão. Após a secagem total, o p3 ficou com um acabamento perfeito.
A minha maior dúvida é se realmente a resina base água iria deixar a camada permitindo o trabalho de pintura com tinta (spray). realizei a pintura com duas mãos de tinta... o isopor ficou intacto, a tinta secou muito bem. Maravilha, agora vamos ao peso. Inicialmente o bloco de p3 pesou 10 gramas. Após a massa Unifix e a lixa, continuou com 10 gramas. Com duas mãos de resina base água, continuou com 10 gramas. Após a pintura com a tinta acrílica, pesou 10,5 gramas. Conclusão: a resina base água para revestir isopor ou depron agregando peso irrisório e age como um primer permitindo a pintura.
Outro teste que fiz e que gostei muito, foi diluir diretamente na resina, a tinta que iria pintar o bloco. A resina aceitou a tinta sendo esta totalmente dissolvida. Apliquei em outro bloco de p3 e o resultado foi o mesmo... pouquíssimo peso agregado, acabamento excelente.
Quanto a resistência do isopor, posso garantir que a soma da massa Unifix + essa resina acrílica proporciona ao isopor uma ótima resistência e acabamento, sendo muitíssimo mais leve que o vinil tão empregado nos casos do p3 e do depron.
Irei utilizar este método no Mig 3... acabamento com massa Unifix e revestimento com a resina. Após a secagem, pintura e aplicação dos decalques.


Gostei da dica, obrigado.

Vou comprar a resina e quero utilizar para fabricar uma zagi, assim elimino o peso do vinil e acredito que ganho em acabamento e resistência.

Qual a tinta você utilizou para pintar sobre a resina e para diluição nela?

Abraços,

Rondoni


Usei acrilex base água mesmo... era que tinha aqui.... em outro pedaço utilizei tinta spray, para isopor, aquelas da linha decor.
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 8:16 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Responder