construção de ugly 1,4m DEPRON
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites
construção de ugly 1,4m DEPRON
Olá caros, rsrs.. este fim;inicio de ano sempre sobra um tempo, então aposentei o meu ugly stick de 1m que já estava todo 'surrado' das quedas, e eu também mal voava com ele, por só ter disponível como espaço de vôo, a PRAIA.
Resolvi criar um ugly com 1,40m de envergadura, com a mesma eletrônica embarcada do de 1m: motor emax 2215-20, hélice apc 10 polegadas (depois eu posto o passo, tenho que confirmar), bateria 3s 2200mah
Já criei a fuselagem, como segue as fotos abaixo, gostaria de dicas sobre quem costuma voar em lugares que podem ventar até muito, como a minha praia que tenho disponível. Quero um stick que voe dócil, estável, fácil de pilotar por enquanto, mais para frente eu monto outro aero para características diferentes.
Segue as primeiras fotos:
[URL=https://imageshack.com/i/1atgq9j][img:ef7f505830]http://imagizer.imageshack.us/v2/150x100q90/c/46/tgq9.jpg[/img:ef7f505830][/URL]
Resolvi criar um ugly com 1,40m de envergadura, com a mesma eletrônica embarcada do de 1m: motor emax 2215-20, hélice apc 10 polegadas (depois eu posto o passo, tenho que confirmar), bateria 3s 2200mah
Já criei a fuselagem, como segue as fotos abaixo, gostaria de dicas sobre quem costuma voar em lugares que podem ventar até muito, como a minha praia que tenho disponível. Quero um stick que voe dócil, estável, fácil de pilotar por enquanto, mais para frente eu monto outro aero para características diferentes.
Segue as primeiras fotos:
[URL=https://imageshack.com/i/1atgq9j][img:ef7f505830]http://imagizer.imageshack.us/v2/150x100q90/c/46/tgq9.jpg[/img:ef7f505830][/URL]
colando as laterais primeiro, ficou um pouco fora de prumo, mas as cavernas ajudaram a alinhar no fim
[img:9d3a714353]http://imageshack.com/a/img845/9405/myry.jpg[/img:9d3a714353]
[img:9d3a714353]http://imageshack.com/a/img850/2659/ale9.jpg[/img:9d3a714353]
vista das cavernas:
[img:9d3a714353]http://imageshack.com/a/img839/743/raw7.jpg[/img:9d3a714353]
Apenas fuselagem colada, o resto é só uma 'previa' rsrsrs... Adicinonei alguns reforços em depron na lateral
[img:9d3a714353]http://imageshack.com/a/img5/7083/vjka.jpg[/img:9d3a714353]
[img:9d3a714353]http://imageshack.com/a/img845/9405/myry.jpg[/img:9d3a714353]
[img:9d3a714353]http://imageshack.com/a/img850/2659/ale9.jpg[/img:9d3a714353]
vista das cavernas:
[img:9d3a714353]http://imageshack.com/a/img839/743/raw7.jpg[/img:9d3a714353]
Apenas fuselagem colada, o resto é só uma 'previa' rsrsrs... Adicinonei alguns reforços em depron na lateral
[img:9d3a714353]http://imageshack.com/a/img5/7083/vjka.jpg[/img:9d3a714353]
metodo de alinhamento do profundor por gravidade, não sei se já existe, mas pensei na hora e ficou ótimo no outro aero também!
Só colar o profundor na parede, bem alinhado com alguma coisa horizontal ( e não vale porta torta em rsrsrs), ache o centro dele com a regua, e enfia um alfinete entre ele e a ponta traseira da fuselagem, a gravidade faz o resto!
[img:6f5b76c264]http://imageshack.com/a/img834/7872/y2jw.jpg[/img:6f5b76c264]
[img:6f5b76c264]http://imageshack.com/a/img546/9406/wqp4.jpg[/img:6f5b76c264]
Só colar o profundor na parede, bem alinhado com alguma coisa horizontal ( e não vale porta torta em rsrsrs), ache o centro dele com a regua, e enfia um alfinete entre ele e a ponta traseira da fuselagem, a gravidade faz o resto!
[img:6f5b76c264]http://imageshack.com/a/img834/7872/y2jw.jpg[/img:6f5b76c264]
[img:6f5b76c264]http://imageshack.com/a/img546/9406/wqp4.jpg[/img:6f5b76c264]
Ola Grampini, excelente a montagem, é a planta de encaixe em PDF certo? Deu para ajudar, eu só fiquei em uma duvida, o meu perfil é CLARK Y, sobre a incidencia, eu tenho que seguir esta linha mediana que atravessa o esta foto do perfil? [img]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/4/7/3/8/5/a620936-2-Clark%20Y.jpg?d=1129752886[/img]
Ou eu devo simplesmente encaixar a asa totalmente plana à fuselagem do aero? Muito obrigado!!
Segue a foto do modelo já carimbado com a bandeira do vasco,, rsrs ...e embaixo, o papel grosso que eu achei na papelaria que vou testar como moldes:
[img:023e2a83f2]http://imageshack.com/a/img35/503/xe6h.jpg[/img:023e2a83f2]
Ou eu devo simplesmente encaixar a asa totalmente plana à fuselagem do aero? Muito obrigado!!
Segue a foto do modelo já carimbado com a bandeira do vasco,, rsrs ...e embaixo, o papel grosso que eu achei na papelaria que vou testar como moldes:
[img:023e2a83f2]http://imageshack.com/a/img35/503/xe6h.jpg[/img:023e2a83f2]
Pessoal, chegou a hora que eu preciso de uma ajuda.
O peso final do meu avião, ficou em 998g
A minha eletronica é uma bateria 3s 45C (200gramas)
ESC e-max 35A
motor emax 2215/20 helice APC 10x5
Estou pensando se vale mais a pena meu modelo sacrificar o peso dele mesmo ( fazer buracos na asa), ou se vale mais eu manter a eletronica e trocar o MOTOR, algo para 1100~1200g de empuxo
Gostaria da opinião dos mais experientes, se só trocar por um motor mais forte resolve meu problema, ou se vale a pena continuar com o motor e fazer uns buracos na asa, OU OS DOIS! HEHHEHE.. Obrigado
O peso final do meu avião, ficou em 998g
A minha eletronica é uma bateria 3s 45C (200gramas)
ESC e-max 35A
motor emax 2215/20 helice APC 10x5
Estou pensando se vale mais a pena meu modelo sacrificar o peso dele mesmo ( fazer buracos na asa), ou se vale mais eu manter a eletronica e trocar o MOTOR, algo para 1100~1200g de empuxo
Gostaria da opinião dos mais experientes, se só trocar por um motor mais forte resolve meu problema, ou se vale a pena continuar com o motor e fazer uns buracos na asa, OU OS DOIS! HEHHEHE.. Obrigado
Opa, furos seriam para aliviar o peso, a asa vai ter um Diedro sim, perfil clark Y
A questão é que o peso ja esta estimado em pouco mais de 1000g
Manter o motor 2215/20
Ou adquirir um motor com uns 100~200g a mais de empuxo? Se sim, Sugestões? Me indicaram o E-MAX BL2220/08
Mas achei muito consumo extra para pouca coisa a mais, correto? Obrigado!!!
A questão é que o peso ja esta estimado em pouco mais de 1000g
Manter o motor 2215/20
Ou adquirir um motor com uns 100~200g a mais de empuxo? Se sim, Sugestões? Me indicaram o E-MAX BL2220/08
Mas achei muito consumo extra para pouca coisa a mais, correto? Obrigado!!!
- Paulo Mormello
- membro
- Mensagens: 611
- Registrado em: 14 Out 2009 10:12
- Localização: Curitiba/Pr
- Mauri
- Patrocinador
- Mensagens: 1246
- Registrado em: 29 Out 2005 18:18
- Localização: Guarulhos - SP
- Contato:
[quote:838f5abae8="Salvador"]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/4/7/3/8/5/a620936-2-Clark%20Y.jpg?d=1129752886
esta é a foto que eu estava perguntando, é que não saiu na mensagem, obrigado![/quote:838f5abae8]
Olá,
Como esta no link, o perfil esta com 0°, se coloca-lo reto, paralelo ao profundor, esse perfil ficará com 2° positivo, o que já seria o suficiente para voar, eu costumo usa-lo com 2.5°.
esta é a foto que eu estava perguntando, é que não saiu na mensagem, obrigado![/quote:838f5abae8]
Olá,
Como esta no link, o perfil esta com 0°, se coloca-lo reto, paralelo ao profundor, esse perfil ficará com 2° positivo, o que já seria o suficiente para voar, eu costumo usa-lo com 2.5°.
But what makes it fly is the wing, the fuselage is just there to disrupt...
- Pereira Orlando
- membro
- Mensagens: 539
- Registrado em: 12 Nov 2011 18:32
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
[quote="Salvador"]colando as laterais primeiro, ficou um pouco fora de prumo, mas as cavernas ajudaram a alinhar no fim
[img:ae7d61e40f]http://imageshack.com/a/img850/2659/ale9.jpg[/img:ae7d61e40f]
Salve Salvador!
Muito bacana sua construção, só um detalhe...vc fez os estabilizadores usando
uma chapa? Não vi nem um reforço, em um modelo com essa envergadura
estabilizadores em depron de 5mm ou 4mm, vão partir em vôo...o ideal seria duas
chapas cada um, ou reforçar com longarinas...
Boa sorte, abs!
[img:ae7d61e40f]http://imageshack.com/a/img850/2659/ale9.jpg[/img:ae7d61e40f]
Salve Salvador!
Muito bacana sua construção, só um detalhe...vc fez os estabilizadores usando
uma chapa? Não vi nem um reforço, em um modelo com essa envergadura
estabilizadores em depron de 5mm ou 4mm, vão partir em vôo...o ideal seria duas
chapas cada um, ou reforçar com longarinas...
Boa sorte, abs!
- Pereira Orlando
- membro
- Mensagens: 539
- Registrado em: 12 Nov 2011 18:32
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
[quote:855b30cf82="Salvador"]Opa, sim, eu fiz apenas em uma chapa! o profundor eu atravessei uma fibra de vidro nele, no leme, nada!! Achei bem estavel, o reforço foi feito com o proprio depron, na base![/quote:855b30cf82]
É......reparei que vc ja colou os estabilizares, infelizmente, agora vai ser mais
difícil fazer algum trabalho nesse sentido.
O que pode ocorrer é o estabilizador quebrar em vôo, outra coisa, em velocidades maiores os mesmos vão flambar, oscilar, como uma rabiola de pipa...
Talvez vc consiga retirar a entelagem, e chapear com balsa leve, vai ficar um pouco
mais pesado, mas bem mais firme e sem oscilação.
Abs!
É......reparei que vc ja colou os estabilizares, infelizmente, agora vai ser mais
difícil fazer algum trabalho nesse sentido.
O que pode ocorrer é o estabilizador quebrar em vôo, outra coisa, em velocidades maiores os mesmos vão flambar, oscilar, como uma rabiola de pipa...
Talvez vc consiga retirar a entelagem, e chapear com balsa leve, vai ficar um pouco
mais pesado, mas bem mais firme e sem oscilação.
Abs!
opa, agora vc me colocou medo, mas acho que há uma solução mais simples, sem precisar retirar a entelagem.
Eu posso furar um buraco de cima para baixo no establizador vertical, bem pelo meio do depron, do topo até a base, e vazar uma vara de fibra de vidro!
A primeiro caso eu pensei em fazer isso com um raio de bicicleta quente, mas pensando bem, o indice de erro é maior ... Um amigo tem uma daquelas furadeiras de mão, eu posso construir uma broca facilmente com um arame qualquer, para furar devagar até a base, acho que é isto que vou fazer! Obrigado!
Eu posso furar um buraco de cima para baixo no establizador vertical, bem pelo meio do depron, do topo até a base, e vazar uma vara de fibra de vidro!
A primeiro caso eu pensei em fazer isso com um raio de bicicleta quente, mas pensando bem, o indice de erro é maior ... Um amigo tem uma daquelas furadeiras de mão, eu posso construir uma broca facilmente com um arame qualquer, para furar devagar até a base, acho que é isto que vou fazer! Obrigado!
- Matheuz Dumont
- membro
- Mensagens: 60
- Registrado em: 12 Jul 2013 02:24
- Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!
[quote:8ff8677f89="Salvador"]opa, agora vc me colocou medo, mas acho que há uma solução mais simples, sem precisar retirar a entelagem.
Eu posso furar um buraco de cima para baixo no establizador vertical, bem pelo meio do depron, do topo até a base, e vazar uma vara de fibra de vidro!
A primeiro caso eu pensei em fazer isso com um raio de bicicleta quente, mas pensando bem, o indice de erro é maior ... Um amigo tem uma daquelas furadeiras de mão, eu posso construir uma broca facilmente com um arame qualquer, para furar devagar até a base, acho que é isto que vou fazer! Obrigado![/quote:8ff8677f89]
...Ou vc pode colocar um reforço de depron em cada lado na junção profundor/leme, igual aos feitos nas paredes de fogo, e revestir leme e profundor com cola e sulfite (isso mesmo!), usei essa técnica e o depron vira uma pedra de tão rígido que fica.
A cola vc espalha com uma "espátula" feita do próprio depron, pra ficar uniforme... Experimenta antes nu pedaço que vc não vá usar mais e me diz...
Eu posso furar um buraco de cima para baixo no establizador vertical, bem pelo meio do depron, do topo até a base, e vazar uma vara de fibra de vidro!
A primeiro caso eu pensei em fazer isso com um raio de bicicleta quente, mas pensando bem, o indice de erro é maior ... Um amigo tem uma daquelas furadeiras de mão, eu posso construir uma broca facilmente com um arame qualquer, para furar devagar até a base, acho que é isto que vou fazer! Obrigado![/quote:8ff8677f89]
...Ou vc pode colocar um reforço de depron em cada lado na junção profundor/leme, igual aos feitos nas paredes de fogo, e revestir leme e profundor com cola e sulfite (isso mesmo!), usei essa técnica e o depron vira uma pedra de tão rígido que fica.
A cola vc espalha com uma "espátula" feita do próprio depron, pra ficar uniforme... Experimenta antes nu pedaço que vc não vá usar mais e me diz...
Bom, como o 'papel' comprado para fazer os 'moldes' falhou miseravelmente, a construção vai atrasar, na asa...
Hoje terminei de dobrar o trem de pouso, rendeu menos de 15g, e ainda vou cortar umas 'rebarbas" rsrs ..
Na foto: Trem de pouso equilibrado na régua, em cima o arame de solda sugerido pelos amigos do forum para fazer os links, e na lateral, os 4 horns que eu terminei de cortar de uma pasta plástica, é bem resistente!
[img:9fb4cc355c]http://imageshack.com/a/img62/6908/7qsb.jpg[/img:9fb4cc355c]
O trem de pouso ainda estou em duvida se vou colocar rodinhas ou algo alternativo, já que é para vôos apenas na PRAIA (pousos no mato/areia)
Com o peso ainda estimado em pouco mais de 1000g talvez 1050g, ainda estou com o pé atras com o motor 2215/20 com helice apc 10x5, que rende 1200g, acho que é suficiente, acho que vou manter o motor, vai ter sobra mesmo.
Hoje terminei de dobrar o trem de pouso, rendeu menos de 15g, e ainda vou cortar umas 'rebarbas" rsrs ..
Na foto: Trem de pouso equilibrado na régua, em cima o arame de solda sugerido pelos amigos do forum para fazer os links, e na lateral, os 4 horns que eu terminei de cortar de uma pasta plástica, é bem resistente!
[img:9fb4cc355c]http://imageshack.com/a/img62/6908/7qsb.jpg[/img:9fb4cc355c]
O trem de pouso ainda estou em duvida se vou colocar rodinhas ou algo alternativo, já que é para vôos apenas na PRAIA (pousos no mato/areia)
Com o peso ainda estimado em pouco mais de 1000g talvez 1050g, ainda estou com o pé atras com o motor 2215/20 com helice apc 10x5, que rende 1200g, acho que é suficiente, acho que vou manter o motor, vai ter sobra mesmo.
[quote:0e1bf0332d="Pereira Orlando"][quote:0e1bf0332d="Salvador"]Opa, sim, eu fiz apenas em uma chapa! o profundor eu atravessei uma fibra de vidro nele, no leme, nada!! Achei bem estavel, o reforço foi feito com o proprio depron, na base![/quote:0e1bf0332d]
É......reparei que vc ja colou os estabilizares, infelizmente, agora vai ser mais
difícil fazer algum trabalho nesse sentido.
O que pode ocorrer é o estabilizador quebrar em vôo, outra coisa, em velocidades maiores os mesmos vão flambar, oscilar, como uma rabiola de pipa...
Talvez vc consiga retirar a entelagem, e chapear com balsa leve, vai ficar um pouco
mais pesado, mas bem mais firme e sem oscilação.
Abs![/quote:0e1bf0332d] Problema resolvido, enfiei um pedaço sobrando aqui de fibra de vidro, primeiro eu esquentei ligeiramente um arame reto, e fui cavando até o fundo, consegui fazer o trabalho direitinho e a fibra de vidro entrou perfeitamente, acrescentou só 4,5g !!!! Obrigado
É......reparei que vc ja colou os estabilizares, infelizmente, agora vai ser mais
difícil fazer algum trabalho nesse sentido.
O que pode ocorrer é o estabilizador quebrar em vôo, outra coisa, em velocidades maiores os mesmos vão flambar, oscilar, como uma rabiola de pipa...
Talvez vc consiga retirar a entelagem, e chapear com balsa leve, vai ficar um pouco
mais pesado, mas bem mais firme e sem oscilação.
Abs![/quote:0e1bf0332d] Problema resolvido, enfiei um pedaço sobrando aqui de fibra de vidro, primeiro eu esquentei ligeiramente um arame reto, e fui cavando até o fundo, consegui fazer o trabalho direitinho e a fibra de vidro entrou perfeitamente, acrescentou só 4,5g !!!! Obrigado
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes