Boeing 777-300ER - depron e balsa
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- fabiofleal
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- fabiofleal
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Neilton,
O CG e funcao da asa, nao do tamanho do aviao.
Existe um metodo grafico p/ encontrar o CG de asas tipo "Zagi" que pode ser usado como simplificacao, ja que estas asas tem mais de um enflechamento no bordo de fuga.
Mas uma regrinnha rapida e vc olhar um desenho em 3 vistas que mostre onde fica o trem de pouso e colocar o CG logo a frente do trem de pouso. Quanto ? Na escala do aviao, o equivalente a 1/7 a 1/4 da corda da raiz.
E bom sempre fazer os primeiros voos com vento constante p/ poder ajustar aos poucos o CG ate encontrar o ponto otimo, onde ele voe na horizontal quando trimado, sem entrar em montaha-russa lenta (CG atrasado) nem ter dificuldade em cabrar (CG adiantado).
O CG e funcao da asa, nao do tamanho do aviao.
Existe um metodo grafico p/ encontrar o CG de asas tipo "Zagi" que pode ser usado como simplificacao, ja que estas asas tem mais de um enflechamento no bordo de fuga.
Mas uma regrinnha rapida e vc olhar um desenho em 3 vistas que mostre onde fica o trem de pouso e colocar o CG logo a frente do trem de pouso. Quanto ? Na escala do aviao, o equivalente a 1/7 a 1/4 da corda da raiz.
E bom sempre fazer os primeiros voos com vento constante p/ poder ajustar aos poucos o CG ate encontrar o ponto otimo, onde ele voe na horizontal quando trimado, sem entrar em montaha-russa lenta (CG atrasado) nem ter dificuldade em cabrar (CG adiantado).
- ba.mauricio
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