Construção Cauré Sport 1200 EP/GP - Arte Moderna Laser

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Iniciando o processo de colocação das shear webs. Quando ligamos uma longarina na outra através destas peças feitas com a balsa de 1 mm, reforçamos a estrutura evitando o cisalhamento. Notem que o sentido das fibras é invertido
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1560631_10200608375810757_1878118498_n.jpg[/img:14216e70a4]

Aqui mais detalhes da aplicação das shear webs. Vejam que no espaçao entre a primeira e a segunda nervura, não foi colocada a shear web. Este preenchimento será feito depois que as duas asas estiverem unidadas com o reforço de compensado entre elas
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1509133_10200608376130765_429534579_n.jpg[/img:14216e70a4]

Entre a primeira e a segunda nervura, coloco uma shear web do lado oposto, para servir de guia do reforço da junção das asas
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1044895_10200608376170766_638313929_n.jpg[/img:14216e70a4]

Shear webs aplicadas e com o chapeamento do bordo de fuga.
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1535466_10200608376530775_1853921636_n.jpg[/img:14216e70a4]


Aqui iniciei o processo de chapeamento do bordo de ataque. Importante não mexer no alinhamento da asa, até que a cola dos chapeamentos superiores esteja bem curada. Isso evitará que a asa empene após ser retirada da posição de alinhamento
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1506733_10200608376930785_645702128_n.jpg[/img:14216e70a4]

Sessão de acupuntura (alfinetes) para manter a placa de chapeamento no local — em Sessão de Acumpuntura para manter o chapeamento no local.
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1526147_10200608377290794_233305087_n.jpg[/img:14216e70a4]

Detalhe dos encaixes do chapeamento no bordo de ataque. É sempre bom colocar uma vareta um pouco maior que a nervura para que sirva de guia para o chapeamento
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1488284_10200608377570801_1446096230_n.jpg[/img:14216e70a4]

Visão da asa após a cura total da cola do chapeamento da parte superior da asa
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1/1557433_10200608377850808_924990607_n.jpg[/img:14216e70a4]

Colando as bases de fixação dos servos dos ailerons
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1554556_10200608378130815_671447549_n.jpg[/img:14216e70a4]

Detalhe da mesa de servos dos ailerons após a fixação
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1505258_10200608378250818_856232259_n.jpg[/img:14216e70a4]

Fixando o berço do trem de pouso.
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1528539_10200608378650828_456189924_n.jpg[/img:14216e70a4]

Sempre deixem o "furo" do berço para o lado da raiz da asas (lado da fuselagem) e deixem que o furo fique rente à nervura, mas que tenha condições de ser transpassado para o outro lado.
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1012240_10200608379050838_1276352849_n.jpg[/img:14216e70a4]

Abs

Marco Aurelio
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RodrigoB
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Mensagem por RodrigoB »

Uma verdadeira aula de construção... obrigado Mac, aposto que este tópico está eliminando dúvidas de muitos... :)
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bananabg
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Mensagem por bananabg »

Que show de conhecimento e compartilhamento eim!?

Parabéns...
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Obrigado pessoal,

A ideia e justamente essa. Desmistificar a construção em balsa e incentivar os modelistas a construírem seus próprios modelos em madeira.

Abs

Marco Aurelio
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croozyz
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Mensagem por croozyz »

Não vejo a hora do meu kit chegar .... ;)
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marinho
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Mensagem por marinho »

[quote:973f47d924="croozyz"]Não vejo a hora do meu kit chegar .... ;)[/quote:973f47d924]

E está a caminho!
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Chapeamento finalizado
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1514429_10200613826307016_1689913746_n.jpg[/img:3094659e88]

Detalhe da fixação da base de junção das asas
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1604666_10200613826427019_76046511_n.jpg[/img:3094659e88]

Fixação das cap strips. Essas peças tem por finalidade melhorar o acabamento. quando for utilizado entelagem com flime termo-adesivo. Ela evita o abaulamento excessivo do material
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1521502_10200613826467020_1430886809_n.jpg[/img:3094659e88]

Acabamento na base do trem de pouso
[img:3094659e88]https://scontent-a-ord.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/t1/68358_10200613827347042_1541720922_n.jpg[/img:3094659e88]

Detalhe da mesa de servos dos ailerons
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1526619_10200613827747052_1288293775_n.jpg[/img:3094659e88]

Mais cap strips
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1496825_10200613827867055_721517319_n.jpg[/img:3094659e88]

Inicio da construção dos ailerons.
Aqui utilizo a mesma balda do chapeamento, para que não ocorram diferenças na junção das peças
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1012027_10200613828107061_1185509389_n.jpg[/img:3094659e88]

Reforços para as dobradição e para o horn
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1535434_10200613828267065_508713338_n.jpg[/img:3094659e88]

Mais reforços de dobradiças
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/t1/1513195_10200613828587073_1827764811_n.jpg[/img:3094659e88]
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1497150_10200613828827079_169017575_n.jpg[/img:3094659e88]

Chapeamento da base da asa, onde será passado o cabo do servo. Notem que fiz dois reforços, o retangular de balsa e o redondo de compensado (aproveitei este retalho da parede de fogo)
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1010478_10200613829467095_2067832038_n.jpg[/img:3094659e88]

Aqui com cada peça em seu lado da chapa
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1003181_10200613829667100_1524253269_n.jpg[/img:3094659e88]

Peça em balsa já colada na parte interna do chapeamento
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1545968_10200613829827104_2022951138_n.jpg[/img:3094659e88]

Peça em compensado fixada do lado externo do chapeamento
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1507574_10200613830027109_174415677_n.jpg[/img:3094659e88]

chapeamento fixado na asa
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1609669_10200613830387118_423221508_n.jpg[/img:3094659e88]

chapeamento da base da asa concluído
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1514645_10200613830707126_2065628716_n.jpg[/img:3094659e88]

aileron pronto e lixado
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1601546_10200613830827129_1535646132_n.jpg[/img:3094659e88]

Detalhe dos chanfros feitos nos ailerons para que o mesmo tenha mobilidade
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1545952_10200613831107136_991714483_n.jpg[/img:3094659e88]

conjunto da semi-asa direita pronto para entelagem - visão superior
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1560464_10200613831347142_1930003647_n.jpg[/img:3094659e88]

conjunto da semi-asa direita pronto para entelagem - visão inferior
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1489197_10200613831507146_2106061456_n.jpg[/img:3094659e88]

Detalhe do acabamento depois de toda chapeada
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1512365_10200613831867155_1038819718_n.jpg[/img:3094659e88]

Conector da extensão do servo do aileron
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1544967_10200613832187163_1889449297_n.jpg[/img:3094659e88]

Detalhe da peça que encaixará na caverna C2 da fuselagem
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1560518_10200613832347167_555311295_n.jpg[/img:3094659e88]

Bom pessoal, aqui termina a montagem da semi-asa. Espero que a sequência de fotos e explicações tenham sido didáticas. Fiquem a vontade para tirar dúvidas.

Não publicarei a montagem da semi-asa esquerda, pois é exatamente igual a esta. Talvez fique alguns dias sem publicar, enquanto construo a outra semi-asa, portanto, aproveitem para fazer as perguntas.

Abs

Marco Aurelio
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Mensagem por Anderson.Sky »

Ótima montagem ! Bem didática mesmo. Pergunta: Vc já definiu a motorização completa ? Continuarei acompanhando. Grande abraço.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

[quote:369962dc58="Anderson.Sky"]Ótima montagem ! Bem didática mesmo. Pergunta: Vc já definiu a motorização completa ? Continuarei acompanhando. Grande abraço.[/quote:369962dc58]
Olá Anderson Sky,

Ainda não. Mas se for eletrico, deverá ser um 3536 de 1100 KV
Se for Glow, um OS .20

Abs

Marco Aurelio
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CONDOR 2
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Mensagem por CONDOR 2 »

Sou meio suspeito em comentar.

Mas dá gosto ver isso.

Só temos que agradecer e parabenizá-lo pela obra.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
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