Cessna 182 Skylane - polainas em fibra

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

brunosalmito
membro

Mensagempor brunosalmito » 28 Mai 2014 08:57

Obrigado amigo, agora consegui entender.

brunosalmito
membro

Mensagempor brunosalmito » 28 Mai 2014 10:23

Amigo vocÊ já fez o voo nele ?

RodMoro
membro

Mensagempor RodMoro » 31 Mai 2014 16:49

Rafael, o 2822 com hélice 9x5 e 3s 2200 fica bem forte. Acho que não terá problemas não. Eu já usei e não tive nenhum contratempo. Mesmo porque seu avião é um escala e não fará nenhuma estripulia em voo. Masssss... se estiver em dúvida e tiver em mãos os 2 setups, faça testes estáticos pra firmar sua decisão. Aguardando o vídeo de estréia. Boa sorte!!!

Abs.
Rodrigo Moro Bernardes
Um dia esse trosso sai do chão!!!

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 31 Mai 2014 18:22

Muitas pessoas me alertaram que eu teria uma baixa autonomia com a bateria de 1300mah, além de forçar demais o 2822 então como teria que usar uma de 2200 mesmo acabei migrando pro 2215-20, pois a diferença de peso seria bem pouca.

Para não ter que arrancar a triquilha com suporte e tudo para deslocar a parede de fogo um pouco para trás, optei por alterar a dianteira e adicionar um "bico" nele. É, digamos, uma licença poética, mas não não fosse assim o retrabalho não compensaria.

E aí já aproveitei e já fiz para encaixar a base do spinner com a incidência correta do motor.

Estou com azar para fazer a estréia. Queria que tivesse sido hoje, mas choveu o dia todo.

Ou falta tempo ou falta tempo bom, kkk.
Anexos
1.jpg
1.jpg (31.33 KiB) Exibido 6221 vezes
2.jpg
2.jpg (21.26 KiB) Exibido 6221 vezes
3.jpg
3.jpg (31.37 KiB) Exibido 6221 vezes
4.jpg
4.jpg (31.14 KiB) Exibido 6221 vezes
5.jpg
5.jpg (35.73 KiB) Exibido 6221 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--

RodMoro
membro

Mensagempor RodMoro » 31 Mai 2014 19:14

Cara, ficou muito bom, mesmo... Demais.

Abs.
Rodrigo Moro Bernardes

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 24 Jun 2014 12:10

Eis o vídeo do vôo. Me pregou uma peça no início mas depois nos entendemos. Para decolar tem que deixar correr um pouco, mas o vôo, depois de trimadinho, ficou um espetáculo!

[yt]fNSg5TFekMs[/yt]

Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor Mauri » 25 Jun 2014 10:07

Fala Rafael,

Parabéns pelo Cessninha e pelo excelente tópico!

Acompanhei em off a tudo e a cada postagem sua eu me divertia muito com os vídeos, ficaram bem legais mesmo, acho que este foi o primeiro tópico de construção do E-voo com essa opção de filmar a construção e não só tirar fotos e isso foi inovador por aqui, espero que outros possam fazer o mesmo a partir dessa ideia, mas confesso que tem que se ter o dom para isso e você se saiu muito bem.

Quanto ao aero o que dizer, construção top como já se era esperado, soube superar muito bem os problemas que foram surgindo durante todo o processo e a estréia foi dentro do esperado, adrenalina a mil na hora faz com que cometamos alguns erros, mas no seu caso deu tudo certo no final com um belo voo!

Abrs.

Mauri
www.proaeromodelos.com.br

eliezer
membro

Mensagempor eliezer » 25 Jun 2014 13:24

Muito bom mesmo.. Parabéns pelo sucesso! Quanto aos vídeos sou o primeiro suspeito a falar...rs.. Abraço... Eliézer

igao
membro

Mensagempor igao » 25 Jun 2014 17:07

parabens rafael otimo modelo
muito bem feito rico em detalhes e lindinho em voo sou apaixonado no cessna,quando eu aprender a voar quero fazer um pra mim,tenho um motor magnum 61 guardado quando aprender voar quero fazer um cessna com ele,comecei um ultimate quase do tamanho do seu,mas ainda falta muito pra termina-lo abraços...

belo rio grande... sonho em conhecer as terras farroupilhas...

RodMoro
membro

Mensagempor RodMoro » 26 Jun 2014 11:30

Poxa... Parabéns, Rafael... Ficou top seu aero. Característico dos Cessnas, né... Corrida mais longa... E tem gente que diz que o Cessna é um trainer... Parabéns...

Abs. e bons voos.
Rodrigo Moro Bernardes

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 27 Jun 2014 08:36

Valeu amigos Mauri, Eliézer, igao e RodMoro.

Acreditam que eu nunca tinha pilotado um Cessna? E é muito bom. Ele tem as manhas dele, como por exemplo essa de deixar correr mais pra decolar, e também vir pro pouso com uns 10% de motor, mas é só também.

Quero conseguir tempo agora para ajustar a proporção da mixagem dos flaps com o profundor para deixar os pousos e decolagens ainda mais legais, rsrsrs.

Tive ha tempos atrás um Piper da Hyperion com flaps e a diversão eram justamente os flaps. Aliás, outro modelo que não se recomenda para iniciantes devido à grande envergadura, perfil da asa com parte inferior reta e grande sensibilidade a ventos atravessados, sobretudo nos pousos e decolagens.

Se bem que odeio dizer pras pessoas começarem com um stick pois eu próprio jamais me motivaria a isso. Escolhi um Pitts. Atualmente, porém, consigo enxergar a beleza de um stick bem construído e adoro os meus.

andersonpaxeco
membro

Mensagempor andersonpaxeco » 11 Jul 2014 14:06

Muito bom esse Cessna, fiquei afim de fazer um desses!!!
Parabéns!!!

Álvaro 10
membro

Mensagempor Álvaro 10 » 11 Jul 2014 22:41

Sou novato aqui mas achei simplesmente fantástico os vídeos,
muito bom mesmo, atualmente tenho 2 aeros de deprom, mas dá pro gasto, espero logo começar na balsa.
Abraço e bons voos, a sim gostei muito foi do monumento das cuias kkkk

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 15 Jul 2014 10:15

Aqui um vídeo da construção da polaina. Agora estou na dúvida se faço mais duas ou se uso pra fazer um plugue e entrar na onda da fibra de vidro, rsrsrs

[yt]5LktkU4N1Yc[/yt]

GRANATO
membro

Mensagempor GRANATO » 15 Jul 2014 10:31

Eu tentaria as de fibra, que ficariam mais resistentes.
Os outros materiais que tentei sempre perderam até para uma reles graminha ou qualquer galhinho seco na pista.

Rodrigo C
membro

Mensagempor Rodrigo C » 15 Jul 2014 11:06

Rafael, parabéns pelo modelo, ficou muito bom! Mas quero te dizer que estou postando isso mesmo só porque queria te parabenizar pelo teu canal do youtube, também sou gaúcho e me identifiquei com os vídeos, bacana ter mostrado um pouquinho de Porto no fim do vídeo.

andersonpaxeco
membro

Mensagempor andersonpaxeco » 15 Jul 2014 11:09

Já vi essas polainas prontas made in china....mas pareceu bem fraco o material...

rogeriomodao
membro

Cara, que massa!!!!

Mensagempor rogeriomodao » 15 Jul 2014 15:35

Amigo, que legal que ficaram os vídeos. Estava sem tempo para dar uma passeada aqui pelo forum, mas que maravilha de surpresa. Já tinha acompanhado outros tópicos seus, mas esse ficou excelente!!!! Assitir a todos os vídeos em sequência. Alémn de uma aula de construção, uma aula de bom humor. Parabéns.
Treinador telemaster by Idogawa, Zagi 120(quase pronta), T-rex 100X(meu xodó), e mais algumas coisas...

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 17 Jul 2014 12:48

Obrigado a todos pelas palavras. Realmente motiva pois acho que os vídeos deram mais trabalho que o Cessna, hehehehe.

As polainas em balsa ficam resistentes sim, já usei a técnica em outros projetos como meu Pitts, vivo até hoje e com as polainas inteirinhas.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=112061&postdays=&postorder=asc&start=50

E olha que ele já passou por isso aqui, hehehehe
https://www.youtube.com/watch?v=Ok-boYOTSxU#t=214

Mas desta vez, farei diferente. Já fiz os negativos em gesso e farei em fibra. Estou registrando para depois publicar.

Fndmota
membro

Mensagempor Fndmota » 17 Jul 2014 13:50

Parabéns, ótima construção. Faz tempo que estou querendo montar um desses.

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 18 Jul 2014 15:10

GRANATO, faz uns 6 ou 7 anos que tu me diz pra mexer com fibra. O máximo que tinha usado era pra laminar balsa.

Olha aí! To apaixonado por esse negócio!!!

Peguei aquela polaina, parti em 2, fiz os moldes em gesso, e fiz duas peças. Uma com manta de fibra de vidro e outra com tecido (3 camadas 80g/m2). Ambas com resina poliester.

A com manta ficou com 19g. A com tecido 7g.

A com tecido ficou com uma resistência bastante adequada, boa flexibilidade, e será a escolha para o Cessna.

A com manta ficou mais pesada mas acho que dá pra dar um tiro nela que não fura. Tive que usar o dremel pra cortar.

Ainda vou testar com 4 camadas de tecido 40g/m2 da HK. Acho que menos que isso não fica bom.

Pergunta:

O molde em balsa ficou com algumas imperfeições. Tentei tirar usando multimassa renner mas não deu. Qual a melhor opção para corrigir as imperfeições da madeira e fazer uma forma perfeita?

Me dá uns 3 meses e acho que vou cortar meu Nemesis ao meio e fazer vários, rsrsrs.

Abraço!
Anexos
20140718_150238.jpg
20140718_150238.jpg (22.88 KiB) Exibido 4968 vezes

GRANATO
membro

Mensagempor GRANATO » 18 Jul 2014 15:53

Rafael, você pode usar resina de acabamento ( PT-40, ou outra "finish resin" ) na balsa e lixar.

Ela lixa fácil e vai ter um acabamento legal com uma lixa fina.

As resinas de acabamento são autonivelantes. Se as imperfeições não forem muito profundas, já fica OK. Senão, uma massinha primeiro, depois a resina.

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 19 Jul 2014 13:23

Valeu Granato, vou comprar!

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 06 Ago 2014 19:26

Partindo então pro tal do gel coat, e também o primer, que nunca tinha usado, e fiquei maravilhado por sinal com a qualidade que ele proporciona à superfície do plugue.

O plugue é o mesmo, em balsa. Lixei, lixei, lixei, apliquei primer, lixei, lixei, lixei, mais primer, lixa, enfim, ficou perfeito, liso e brilhante.

Ao invés de partir pro vamo vê e destruir meu lindo plugue, resolvi testar o processo com uma pecinha tosca. Colei 2 pedacinhos de balsa, lixei para dar alguma forma, e refiz o procedimento anterior. Levei pro forno a 40 graus por cerca de meia hora.

Feito isso, passei cera desmoldante (cera de carnaúba), esperei, poli, apliquei de novo, esperei, poli.

15min depois, fui pro gel coat, misturei ele com o catalizador, conforme instruções do produto, e apliquei. Esperei até ficar seco ao toque e fiz a laminação com resina poliester e tecido de fibra 80g/m2.

Aguardei pela secagem (cerca de 20min no forno a 40 graus) e quando fui retirar a peça, ao invés de sair do gel coat pra fora, veio o primer junto.

Talvez tenha esperado pouco tempo pela secagem do primer.

Já refiz e vou esperar até amanhã.
Anexos
20140806_173800.jpg
20140806_173800.jpg (27.05 KiB) Exibido 4645 vezes

Voltar para “Construções”