Cessna 182 Skylane - polainas em fibra

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Rafael, parabéns pelo modelo, ficou muito bom! Mas quero te dizer que estou postando isso mesmo só porque queria te parabenizar pelo teu canal do youtube, também sou gaúcho e me identifiquei com os vídeos, bacana ter mostrado um pouquinho de Porto no fim do vídeo.
Avatar do usuário
andersonpaxeco
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Out 17, 2011 2:55 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por andersonpaxeco »

Já vi essas polainas prontas made in china....mas pareceu bem fraco o material...
Avatar do usuário
rogeriomodao
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Fev 07, 2012 3:18 pm
Localização: brasilia

Cara, que massa!!!!

Mensagem por rogeriomodao »

Amigo, que legal que ficaram os vídeos. Estava sem tempo para dar uma passeada aqui pelo forum, mas que maravilha de surpresa. Já tinha acompanhado outros tópicos seus, mas esse ficou excelente!!!! Assitir a todos os vídeos em sequência. Alémn de uma aula de construção, uma aula de bom humor. Parabéns.
Treinador telemaster by Idogawa, Zagi 120(quase pronta), T-rex 100X(meu xodó), e mais algumas coisas...
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Obrigado a todos pelas palavras. Realmente motiva pois acho que os vídeos deram mais trabalho que o Cessna, hehehehe.

As polainas em balsa ficam resistentes sim, já usei a técnica em outros projetos como meu Pitts, vivo até hoje e com as polainas inteirinhas.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=112061&postdays=&postorder=asc&start=50

E olha que ele já passou por isso aqui, hehehehe
https://www.youtube.com/watch?v=Ok-boYOTSxU#t=214

Mas desta vez, farei diferente. Já fiz os negativos em gesso e farei em fibra. Estou registrando para depois publicar.
Avatar do usuário
Fndmota
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Nov 19, 2013 6:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Fndmota »

Parabéns, ótima construção. Faz tempo que estou querendo montar um desses.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

GRANATO, faz uns 6 ou 7 anos que tu me diz pra mexer com fibra. O máximo que tinha usado era pra laminar balsa.

Olha aí! To apaixonado por esse negócio!!!

Peguei aquela polaina, parti em 2, fiz os moldes em gesso, e fiz duas peças. Uma com manta de fibra de vidro e outra com tecido (3 camadas 80g/m2). Ambas com resina poliester.

A com manta ficou com 19g. A com tecido 7g.

A com tecido ficou com uma resistência bastante adequada, boa flexibilidade, e será a escolha para o Cessna.

A com manta ficou mais pesada mas acho que dá pra dar um tiro nela que não fura. Tive que usar o dremel pra cortar.

Ainda vou testar com 4 camadas de tecido 40g/m2 da HK. Acho que menos que isso não fica bom.

Pergunta:

O molde em balsa ficou com algumas imperfeições. Tentei tirar usando multimassa renner mas não deu. Qual a melhor opção para corrigir as imperfeições da madeira e fazer uma forma perfeita?

Me dá uns 3 meses e acho que vou cortar meu Nemesis ao meio e fazer vários, rsrsrs.

Abraço!
Anexos
20140718_150238.jpg
20140718_150238.jpg (22.88 KiB) Exibido 15294 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Rafael, você pode usar resina de acabamento ( PT-40, ou outra "finish resin" ) na balsa e lixar.

Ela lixa fácil e vai ter um acabamento legal com uma lixa fina.

As resinas de acabamento são autonivelantes. Se as imperfeições não forem muito profundas, já fica OK. Senão, uma massinha primeiro, depois a resina.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Valeu Granato, vou comprar!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Partindo então pro tal do gel coat, e também o primer, que nunca tinha usado, e fiquei maravilhado por sinal com a qualidade que ele proporciona à superfície do plugue.

O plugue é o mesmo, em balsa. Lixei, lixei, lixei, apliquei primer, lixei, lixei, lixei, mais primer, lixa, enfim, ficou perfeito, liso e brilhante.

Ao invés de partir pro vamo vê e destruir meu lindo plugue, resolvi testar o processo com uma pecinha tosca. Colei 2 pedacinhos de balsa, lixei para dar alguma forma, e refiz o procedimento anterior. Levei pro forno a 40 graus por cerca de meia hora.

Feito isso, passei cera desmoldante (cera de carnaúba), esperei, poli, apliquei de novo, esperei, poli.

15min depois, fui pro gel coat, misturei ele com o catalizador, conforme instruções do produto, e apliquei. Esperei até ficar seco ao toque e fiz a laminação com resina poliester e tecido de fibra 80g/m2.

Aguardei pela secagem (cerca de 20min no forno a 40 graus) e quando fui retirar a peça, ao invés de sair do gel coat pra fora, veio o primer junto.


Talvez tenha esperado pouco tempo pela secagem do primer.

Já refiz e vou esperar até amanhã.
Anexos
20140806_173800.jpg
20140806_173800.jpg (27.05 KiB) Exibido 14971 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Cessna 182 Skylane - polainas em fibra

Mensagem por Patrickabelo »

Exelente! Simplesmente Exelente.
Acho o Cessna 182 um belíssimo avião, sempre fiquei preso a esses pseudos cessnas presentes em todo lugar.
Havia visto uma construção aqui, se não me engano do Mec2, em depron, com essa planta, pensei em iniciar, mas a preguiça não deixou.
Um dia cai em um de seus vídeos, e me apaixonei pelo resultado, os vídeos em si são uma "coisa" a parte kkkkkk
Mas resolvi iniciar o projeto, e seguindo a construção de vocês 2,finalmente estou chegando na hora de voar, gostei muito do resultado.
Coloquei a construção aqui no evoo.
Obrigado por dividir com todos nós essa belíssima contrução.
Voando com os pés no chão!
Responder