Cessna 182 Skylane - polainas em fibra

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

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Rafael Ritter
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Mensagempor Rafael Ritter » 30 Abr 2014 09:20

Ontem foi o vídeo, hoje as imagens. O tempo tá curto, rsrsrs
Anexos
1.jpg
1.jpg (26.61 KiB) Exibido 5382 vezes
2.jpg
2.jpg (21.63 KiB) Exibido 5382 vezes
3.jpg
3.jpg (32.15 KiB) Exibido 5382 vezes
4.jpg
4.jpg (29.14 KiB) Exibido 5382 vezes
5.jpg
5.jpg (16.29 KiB) Exibido 5382 vezes
6.jpg
6.jpg (15.93 KiB) Exibido 5382 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--

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Rafael Ritter
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Mensagempor Rafael Ritter » 30 Abr 2014 09:21

e mais umas
Anexos
7.jpg
7.jpg (20.58 KiB) Exibido 5381 vezes
8.jpg
8.jpg (31.49 KiB) Exibido 5381 vezes
9.jpg
9.jpg (23.14 KiB) Exibido 5381 vezes
10.jpg
10.jpg (12.52 KiB) Exibido 5381 vezes
12.jpg
12.jpg (29.96 KiB) Exibido 5381 vezes
13.jpg
13.jpg (26.09 KiB) Exibido 5381 vezes
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Claudio Rodrigo
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Mensagempor Claudio Rodrigo » 30 Abr 2014 10:28

Show Rafael, belissima construção! Parabéns!!!

Ah, os vídeos são um show a parte ...rsss muito bacana.

É muito legal construir com balsa, eu estou fazendo um F4u está sendo minha 1ª experiência com balsa e pretendo não parar mais ... rssss

Continuo acompanhando ...

Abraços.
Claudio Rodrigo
Calmarco 1000 EP / Piper Cherokee

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Mensagempor danx » 30 Abr 2014 10:59

Tem tudo pra ser um ótimo modelo Rafael, pela última imagem da pra ter ideia do acabamento final... confesso que pra mim a parte mais chata é a entelagem... rss!

Parabéns novamente pela inovação em interagir com o fórum!

Grande abraço e espiando!

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AIRJOE10
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Mensagempor AIRJOE10 » 01 Mai 2014 18:30

Show de bola!!!! Sou iniciante e pretendo um dia construir um cesna de balsa...gostei da riqueza de detalhes..pode crê que vou copiar..kkkk

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Mensagempor Rafael Ritter » 02 Mai 2014 23:12

danx, acho a parte da entelagem difícil, mas eu gosto viu. Só a parte de cima da asa desse Cessna levei 2 horas, mas isso porque estou destreinado.

AIRJOE10, pode copiar que é tudo domínio público :)

Segue continuação.

[yt]et0kBPTUaxM[/yt]
Anexos
1.jpg
1.jpg (33.43 KiB) Exibido 5151 vezes
2.jpg
2.jpg (36.5 KiB) Exibido 5151 vezes
3.jpg
3.jpg (37.6 KiB) Exibido 5151 vezes
4.jpg
4.jpg (38.5 KiB) Exibido 5151 vezes
5.jpg
5.jpg (32.43 KiB) Exibido 5151 vezes
6.jpg
6.jpg (18.39 KiB) Exibido 5151 vezes
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highlander
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Mensagempor highlander » 04 Mai 2014 14:16

Como tu tem o dom pra coisa!!!

As tuas construções são exemplo pra todos, já tinha comentado isso antes, mas esse cessna simplesmente ficou incrível!!! Parabéns pra ti Tche!!!

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Mensagempor Rafael Ritter » 04 Mai 2014 21:29

Fala highlander, são seus olhos, rsrsrs. Valeu!!! Tem coisas que com tempo parado o cara perde a mão, mas quero ver se já emendo outra construção nesta para pegar o jeito de novo. Abraço!

eliezer
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Mensagempor eliezer » 07 Mai 2014 14:49

Melhor Tópico!

Dougluh
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Mensagempor Dougluh » 07 Mai 2014 17:18

Achei perfeito, parabens pela bela construção.

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Mensagempor Rafael Ritter » 12 Mai 2014 20:48

E o projeto voltou a andar. Segue o vídeo. Em seguida mando as fotos.

[yt]BhTEl8c8iCA[/yt]

https://www.youtube.com/watch?v=BhTEl8c8iCA
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Felisberto
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Mensagempor Felisberto » 12 Mai 2014 21:23

Caramba!!! Muito Bacana Rafael!
Teus vídeos eu mal começo a assistir e já curto porque sei que só vem coisa boa!! hehehehehehe

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gidis
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Mensagempor gidis » 12 Mai 2014 21:34

[quote:abe5e03902="Rafael Ritter"]E o projeto voltou a andar. Segue o vídeo. Em seguida mando as fotos.

[yt]RKwQsJlxFL4[/yt]

https://www.youtube.com/watch?v=RKwQsJlxFL4[/quote:abe5e03902]

Bah !!! Mas esse é bagualito no mas...

Parabéns tchê, já até adicionei os teus videos nos favoritos, além de super explicado tu ta quase pronto pra aparecer com o Guri de Uruguaiana.

Mas então chega de trova e segue o baile, parabéns

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Rafael Ritter
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Mensagempor Rafael Ritter » 13 Mai 2014 08:39

Valeu gente.

Seguem umas fotos.

Não reparem nas rodas Big Foot, são para a estréia, e assim como outros detalhes menores, se a estréia for bem sucedida, serão substituídas por outras mais escala com suas devidas polainas.
Anexos
02.jpg
02.jpg (30.37 KiB) Exibido 4555 vezes
03.jpg
03.jpg (38.32 KiB) Exibido 4555 vezes
04.jpg
04.jpg (35.5 KiB) Exibido 4555 vezes
05.jpg
05.jpg (26.31 KiB) Exibido 4555 vezes
06.jpg
06.jpg (18.5 KiB) Exibido 4555 vezes
07.jpg
07.jpg (38.7 KiB) Exibido 4555 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!

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Mensagempor Rafael Ritter » 13 Mai 2014 08:39

mais umas
Anexos
01.jpg
01.jpg (28.95 KiB) Exibido 4553 vezes
08.jpg
08.jpg (29.25 KiB) Exibido 4553 vezes
09.jpg
09.jpg (30.73 KiB) Exibido 4553 vezes
10.jpg
10.jpg (28.5 KiB) Exibido 4553 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!

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Mensagempor Rafael Ritter » 13 Mai 2014 10:04

Eis que chegamos ao final da construção. Visualmente estou bastante satisfeito, mas no que diz respeito ao peso eu deveria ter economizado uns 100g para não fugir do alvo.

Mas enfim, o que se há de fazer? Vamos lá

Com bateria 3S 2200

Peso: 870g
Envergadura: 1100mm
Corda na raiz: 180mm
Corda na ponta: 140mm
Area Alar = 1100 * (180 + 140) /2 * 0,0001
Area Alar = 17.6dm2

Carga Alar = 870g / 17.6dm2 = 49.4g/dm2


Com bateria 3S 1300

Peso: 800g
Envergadura: 1100mm
Corda na raiz: 180mm
Corda na ponta: 140mm
Area Alar = 1100 * (180 + 140) /2 * 0,0001
Area Alar = 17.6dm2

Carga Alar = 800g / 17.6dm2 = 45.4g/dm2


Peço a opinião dos amigos pois como andei afastado esqueci muita coisa.

1. Qual seria o melhor setup dos dois acima, levando-se em conta que o motor é um 2822 e a hélice uma 9x6? Vi num outro tópico aqui do e-voo que com uma 9x5 ele dá 858g de empuxo.

Sei que é um motorzinho fuleiro, mas uso eles ha anos e nunca tive acidentes. Aceito sugestões de hélices também.

2. Não sendo o 2822 adequado, qual seria? Um 2215/20? Ou outro?

Obrigado a todos!

eliezer
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Mensagempor eliezer » 13 Mai 2014 10:55

Eu iria de 2215/12, nessa faixa... 2822 vai ficar muito no limite e não terá motor para um arremetida brusca, se necessária, por exemplo.
Também notei que está usando helice SF nos vídeos. Não acho que seja uma boa pra esse tipo de aero.

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Mac2
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Mensagempor Mac2 » 13 Mai 2014 12:47

[quote:40c26477d2="Rafael Ritter"]Eis que chegamos ao final da construção. Visualmente estou bastante satisfeito, mas no que diz respeito ao peso eu deveria ter economizado uns 100g para não fugir do alvo.

Mas enfim, o que se há de fazer? Vamos lá

Com bateria 3S 2200

Peso: 870g
Envergadura: 1100mm
Corda na raiz: 180mm
Corda na ponta: 140mm
Area Alar = 1100 * (180 + 140) /2 * 0,0001
Area Alar = 17.6dm2

Carga Alar = 870g / 17.6dm2 = 49.4g/dm2


Com bateria 3S 1300

Peso: 800g
Envergadura: 1100mm
Corda na raiz: 180mm
Corda na ponta: 140mm
Area Alar = 1100 * (180 + 140) /2 * 0,0001
Area Alar = 17.6dm2

Carga Alar = 800g / 17.6dm2 = 45.4g/dm2


Peço a opinião dos amigos pois como andei afastado esqueci muita coisa.

1. Qual seria o melhor setup dos dois acima, levando-se em conta que o motor é um 2822 e a hélice uma 9x6? Vi num outro tópico aqui do e-voo que com uma 9x5 ele dá 858g de empuxo.

Sei que é um motorzinho fuleiro, mas uso eles ha anos e nunca tive acidentes. Aceito sugestões de hélices também.

2. Não sendo o 2822 adequado, qual seria? Um 2215/20? Ou outro?

Obrigado a todos![/quote:40c26477d2]
Olá Rafael,

Para esta envergadura o peso ficou muito bom. Meus aeros de 1 metro costumam pesar nesta faixa também. Eu iria de 3s 1300 com um motor 2215/20. Com a hélice 9x5 ficará mais econômico e com voo mais calmo. Daria até para arriscar uma 8x6 para ter um pouco mais de velocidade. Eu estimo que a autonomia com a 9x5 fique na faixa dos 6 a 8 minutos.

O 2822 é muito gastão pelo que proporciona, valeria a pena para aeros menores.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

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Mensagempor Rafael Ritter » 13 Mai 2014 14:46

Valeu pessoal, era o que eu temia, pois talvez tenha que mover a parede de fogo um pouco, mas faz parte.

Eliezer, a hélice que aparece nas fotos é só para marcação, para a estréia pretendia usar uma APC, que ainda não chegou. Mas mesmo assim obrigado pelo comentário, quem avisa amigo é :)

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Mensagempor itamarsp » 13 Mai 2014 21:41

Nossa, muito top esse aero... Parabens

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Mensagempor Sun Shade » 13 Mai 2014 22:37

Se esta tudo pronto para o 2822 e você já o utiliza em ouros aeros, qual a dúvida em tentar com ele mesmo?

Se perguntar se um Rolex é melhor que um Orient, a resposta vai ser Rolex é melhor, mas e daí?????? Está indo em alguma festa ou só quer ver as horas?????

Apenas minha opinião.

Parabéns pela construção!!!!

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Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 23:27

O colega SunShade disse tudo, você montou o modelo pensando neste motor, está tudo pronto para ele.... vá de 2822 com a bateria 2200 3s ou 1300 3s.... até o peso irá diminuir... se não curtir o comportamento do modelo com esse setup, parta para o outro motor.

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Mensagempor Rafael Ritter » 14 Mai 2014 18:45

Olá Sun Shade e RodrigoB, minha insegurança advém de 2 fatores

1. O aero de fato foi projetado para um 2822 mas ficou 170g mais pesado do que o previsto, o que nesta escala eleva bastante a carga alar e a velocidade de estol.

2. Estou ha uns 2 anos afastado das construções e perdi muito daquele "feeling" de fazer tudo na experiência, e também tenho sofrido com as velhas fórmulas então pedi o auxilio dos amigos.

Por isso é sempre bom poder contar com os amigos construtores e minimizar o risco de uma decolagem estolada, onde tu não consegue nem pousar de novo e nem seguir o vôo. Esse é o medo pois o resultado geralmente é lenha!

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Aileron

Mensagempor brunosalmito » 27 Mai 2014 07:54

Bom dia amigos,

Desculpe a dúvida que pode parecer tola, mas não entendi o que vocÊ fez nos ailerons.

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Mensagempor Rafael Ritter » 27 Mai 2014 12:13

Oi Bruno, tu não foste o único que ficou com essa dúvida, então segue a foto das alterações que fiz. Infelizmente não foi no computador e sim com caneta e régua, mas acho que se pegar esses desenhos e colocar sobre suas posições corretas na asa dá para entender a idéia.

Para facilitar, transpus as alterações para a imagem da planta, na mesma escala. Lembrando que não é um desenho milimetricamente exato, mas se alguém quiser pode tranquilamente pegar esta idéia e melhorar via software.
Anexos
Image4.jpg
Image4.jpg (26.07 KiB) Exibido 4156 vezes
20140407_154318a.jpg
20140407_154318a.jpg (34.68 KiB) Exibido 4156 vezes
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