Modelinho para FPV e filmagens
- alexcmag
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Modelinho para FPV e filmagens
Depois dos últimos testes com a Mobius percebi o óbvio, que as filmagens que faço com aeros maiores ficam mais estáveis.
Como todos os modelos de 1,5m ou maior que tenho atualmente são com motor na frente e não muito adequados a filmar (Wingman, Seniorita, EasyGlider) fiquei pensando em fazer um com motor pusher e cauda dupla ou bimotor.
Cauda dupla é legal, particularmente gosto muito, mas para ser desmontável começa a complicar a brincadeira, aí acabei optando por um bimotor.
Eu tinha um corte de asa MH32 com 25cm de corda, até pensei em diminuir para 1,8m, mas fiquei olhando para ela e resolvi deixar com 2m mesmo.
Acrescentei uma fuselagem de 1,4m dividida em dois segmentos, estabilizador horizontal de 60cm de envergadura x 16cm de corda, e um estabilizador vertical bem generoso ao estilo Canadair CL215, e compartimentos a rodo.
A idéia é colocar um motor RCtimer 2830 em cada nacele, hélice 9x5 (com a direita reversa para zerar o torque, não que seja necessário), acompanhado de um ESC de 25A, bateria 3S 2100mAh na nacele.
Estou pensando em colocar o receptor de rádio na ponta de uma asa e o de GPS na ponta da outra asa, já que o transmissor de vídeo ficará na frente. A idéia é separar estes componentes para diminuir a chance de interferências.
Para poder taxiar e decolar do chão se necessário, colocarei trem triciclo, mas para que não atrapalhem muito a aerodinâmica resolvi deixar os principais semi-embutidos na fuselagem.
A câmera HD será a Mobius, instalada logo atrás do nariz de EVA.
Como todos os modelos de 1,5m ou maior que tenho atualmente são com motor na frente e não muito adequados a filmar (Wingman, Seniorita, EasyGlider) fiquei pensando em fazer um com motor pusher e cauda dupla ou bimotor.
Cauda dupla é legal, particularmente gosto muito, mas para ser desmontável começa a complicar a brincadeira, aí acabei optando por um bimotor.
Eu tinha um corte de asa MH32 com 25cm de corda, até pensei em diminuir para 1,8m, mas fiquei olhando para ela e resolvi deixar com 2m mesmo.
Acrescentei uma fuselagem de 1,4m dividida em dois segmentos, estabilizador horizontal de 60cm de envergadura x 16cm de corda, e um estabilizador vertical bem generoso ao estilo Canadair CL215, e compartimentos a rodo.
A idéia é colocar um motor RCtimer 2830 em cada nacele, hélice 9x5 (com a direita reversa para zerar o torque, não que seja necessário), acompanhado de um ESC de 25A, bateria 3S 2100mAh na nacele.
Estou pensando em colocar o receptor de rádio na ponta de uma asa e o de GPS na ponta da outra asa, já que o transmissor de vídeo ficará na frente. A idéia é separar estes componentes para diminuir a chance de interferências.
Para poder taxiar e decolar do chão se necessário, colocarei trem triciclo, mas para que não atrapalhem muito a aerodinâmica resolvi deixar os principais semi-embutidos na fuselagem.
A câmera HD será a Mobius, instalada logo atrás do nariz de EVA.
- Anexos
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- DSC09068.JPG (143.55 KiB) Exibido 8359 vezes
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Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- eduardo_barretto
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- isaias2412
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- alexcmag
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Gilberto,
O problema que tive no EasyStar foi justamente estabilidade demais, em linha reta sem vento algum vai muito bem, mas qualquer rajada lateral inclina o modelo, por isto deixei sem diedro. Em vôo vai acabar tendo algum diedro porque a asa ficou suficiente mas não tão rígida, pensei em reforçar mais mas com testar antes.
Kvra,
Vou ver se consigo trabalhar um pouco mais nele hoje e amanhã.
mhzanotti,
Por enquanto é meio difícil de estimar a autonomia.
Eu voava 15 minutos com meu Canadair de 1,6m, bastante semelhante, com 1,6kg, um par de motores Emax CF2822 e um par de baterias de 1300mAh, bem mais gordo porque foi feito na escala e com perfil mais espesso.
Voava 1h com meu Cessna 177 de 2m com perfil MH32 e 2 baterias de 1200mAh, mas pesava 1kg.
Como a envergadura do FPV é maior que a do Canadair, mas mesmo perfil da asa e aerodinâmica da fuselagem semelhante ao Cessna 177, mas com peso estimado entre 1,6kg e 2,0kg, espero que dê pelo menos 30 minutos com 2 baterias de 2100mAh nas naceles, mas provavelmente será mais do que isto.
Para vôos mais longos de qualquer forma tem muito espaço sob a asa para mais adicionar mais baterias conforme necessário.
isaias,
Pensei em várias opções de estilos e tamanhos, tentando unir autonomia, espaço útil, estabilidade, estc. Acabei indo para algo parecido com meus modelos mais estáveis, espaçosos e de certa forma eficientes até hoje que foram o CL215 e o Cessna 177.
O Skywalker tem vantagem de usar um só motor, mas acabei preferindo o bimotor para anular o torque de hélice, e meus bimotores também me davam alguma vantagem de STOL com as hélices soprando nas asas.
O problema que tive no EasyStar foi justamente estabilidade demais, em linha reta sem vento algum vai muito bem, mas qualquer rajada lateral inclina o modelo, por isto deixei sem diedro. Em vôo vai acabar tendo algum diedro porque a asa ficou suficiente mas não tão rígida, pensei em reforçar mais mas com testar antes.
Kvra,
Vou ver se consigo trabalhar um pouco mais nele hoje e amanhã.
mhzanotti,
Por enquanto é meio difícil de estimar a autonomia.
Eu voava 15 minutos com meu Canadair de 1,6m, bastante semelhante, com 1,6kg, um par de motores Emax CF2822 e um par de baterias de 1300mAh, bem mais gordo porque foi feito na escala e com perfil mais espesso.
Voava 1h com meu Cessna 177 de 2m com perfil MH32 e 2 baterias de 1200mAh, mas pesava 1kg.
Como a envergadura do FPV é maior que a do Canadair, mas mesmo perfil da asa e aerodinâmica da fuselagem semelhante ao Cessna 177, mas com peso estimado entre 1,6kg e 2,0kg, espero que dê pelo menos 30 minutos com 2 baterias de 2100mAh nas naceles, mas provavelmente será mais do que isto.
Para vôos mais longos de qualquer forma tem muito espaço sob a asa para mais adicionar mais baterias conforme necessário.
isaias,
Pensei em várias opções de estilos e tamanhos, tentando unir autonomia, espaço útil, estabilidade, estc. Acabei indo para algo parecido com meus modelos mais estáveis, espaçosos e de certa forma eficientes até hoje que foram o CL215 e o Cessna 177.
O Skywalker tem vantagem de usar um só motor, mas acabei preferindo o bimotor para anular o torque de hélice, e meus bimotores também me davam alguma vantagem de STOL com as hélices soprando nas asas.
- saratiel hirle
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Olá Alex.
Parabéns pelo projeto. Posso dizer de antemão que seu aero voará muito bem em com as características que vc mencionou com a ausência do diedro.
Digo isso pq fiz um muito similar ao seu, mas com motor pusher. Porém escostei ele já faz um tempo porque o motor na parte traseira acabou me dando alguns inconvenientes e estou esperando criar coragem para convertê-lo num bimotor como este.
Fora isso, a reação do avião em roll num vento turbulento ficou excelente, mas cabe um destaque que o meu era um asa média, nesse seu penso que o fato de ser asa alta pode dar alguns pequenos balanços nos dias de ventos fortes.
Fora isso, por segurança, a ausência de diedro exige um estabilizador eletrônico, seja para o bom funcionamento do piloto automático (caso utilize), seja para nivelá-lo em caso de perda de sinal rádio.
Abs e bons voos!
Parabéns pelo projeto. Posso dizer de antemão que seu aero voará muito bem em com as características que vc mencionou com a ausência do diedro.
Digo isso pq fiz um muito similar ao seu, mas com motor pusher. Porém escostei ele já faz um tempo porque o motor na parte traseira acabou me dando alguns inconvenientes e estou esperando criar coragem para convertê-lo num bimotor como este.
Fora isso, a reação do avião em roll num vento turbulento ficou excelente, mas cabe um destaque que o meu era um asa média, nesse seu penso que o fato de ser asa alta pode dar alguns pequenos balanços nos dias de ventos fortes.
Fora isso, por segurança, a ausência de diedro exige um estabilizador eletrônico, seja para o bom funcionamento do piloto automático (caso utilize), seja para nivelá-lo em caso de perda de sinal rádio.
Abs e bons voos!
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
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saratiel
Meu cl215 era bem estável mesmo sem diedro, se mantinha nivelado muito bem. Mas também tinha reações bem neutras em rolls e loopings. De qualquer jeito este vai voar com o FY31AP como estabilizador e piloto automático.
Asa alta neste caso nao fará muita diferença já que a fuselagem tem apenas 12cm de altura, bem pouco para o comprimento e envergadura.
Não fiz muito ontem, apenas colei as longarinas do estabilizador horizontal e vertical. Nesta escala faço a cauda como se fosse asa.
Meu cl215 era bem estável mesmo sem diedro, se mantinha nivelado muito bem. Mas também tinha reações bem neutras em rolls e loopings. De qualquer jeito este vai voar com o FY31AP como estabilizador e piloto automático.
Asa alta neste caso nao fará muita diferença já que a fuselagem tem apenas 12cm de altura, bem pouco para o comprimento e envergadura.
Não fiz muito ontem, apenas colei as longarinas do estabilizador horizontal e vertical. Nesta escala faço a cauda como se fosse asa.