Modelinho para FPV e filmagens

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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alexcmag
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Modelinho para FPV e filmagens

Mensagem por alexcmag »

Depois dos últimos testes com a Mobius percebi o óbvio, que as filmagens que faço com aeros maiores ficam mais estáveis.

Como todos os modelos de 1,5m ou maior que tenho atualmente são com motor na frente e não muito adequados a filmar (Wingman, Seniorita, EasyGlider) fiquei pensando em fazer um com motor pusher e cauda dupla ou bimotor.

Cauda dupla é legal, particularmente gosto muito, mas para ser desmontável começa a complicar a brincadeira, aí acabei optando por um bimotor.

Eu tinha um corte de asa MH32 com 25cm de corda, até pensei em diminuir para 1,8m, mas fiquei olhando para ela e resolvi deixar com 2m mesmo.

Acrescentei uma fuselagem de 1,4m dividida em dois segmentos, estabilizador horizontal de 60cm de envergadura x 16cm de corda, e um estabilizador vertical bem generoso ao estilo Canadair CL215, e compartimentos a rodo.

A idéia é colocar um motor RCtimer 2830 em cada nacele, hélice 9x5 (com a direita reversa para zerar o torque, não que seja necessário), acompanhado de um ESC de 25A, bateria 3S 2100mAh na nacele.

Estou pensando em colocar o receptor de rádio na ponta de uma asa e o de GPS na ponta da outra asa, já que o transmissor de vídeo ficará na frente. A idéia é separar estes componentes para diminuir a chance de interferências.

Para poder taxiar e decolar do chão se necessário, colocarei trem triciclo, mas para que não atrapalhem muito a aerodinâmica resolvi deixar os principais semi-embutidos na fuselagem.

A câmera HD será a Mobius, instalada logo atrás do nariz de EVA.
Anexos
DSC09068.JPG
DSC09068.JPG (143.55 KiB) Exibido 8359 vezes
DSC09069.JPG
DSC09069.JPG (146.69 KiB) Exibido 8359 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
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eduardo_barretto
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Mensagem por eduardo_barretto »

esse promete!
acompanhando e aprendendo!
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

Gostei do projeto, somente que eu colocaria um pequeno diedro para deixar mais estável para a filmagem.
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Kvra
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Mensagem por Kvra »

acompanhando pra ver o que vai dar, quero ver como ficará a ligação da eletrônica, depois, vou tentar fazer um desse, nunca tive bi motor e esse PARECE ser fácil de cortar.
Kvra
voar ...
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mhzanotti
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Mensagem por mhzanotti »

alexcmag qual tempo de voo estimado ?
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isaias2412
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Mensagem por isaias2412 »

alex sei que já começou a construção, mas vai de Skywalker 188, eu mesmo construí o meu e pra te falar a verdade e o melhor aero pra fpv, super estável e com uma autonomia monstruosa !
ah e se quiser mais manobrável e so ir de 166
Claudinez
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Mensagem por Claudinez »

Acompanhando. Também tenho vontade de ter um aero grande pra filmagens!
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Gilberto,

O problema que tive no EasyStar foi justamente estabilidade demais, em linha reta sem vento algum vai muito bem, mas qualquer rajada lateral inclina o modelo, por isto deixei sem diedro. Em vôo vai acabar tendo algum diedro porque a asa ficou suficiente mas não tão rígida, pensei em reforçar mais mas com testar antes.


Kvra,

Vou ver se consigo trabalhar um pouco mais nele hoje e amanhã.


mhzanotti,

Por enquanto é meio difícil de estimar a autonomia.

Eu voava 15 minutos com meu Canadair de 1,6m, bastante semelhante, com 1,6kg, um par de motores Emax CF2822 e um par de baterias de 1300mAh, bem mais gordo porque foi feito na escala e com perfil mais espesso.

Voava 1h com meu Cessna 177 de 2m com perfil MH32 e 2 baterias de 1200mAh, mas pesava 1kg.

Como a envergadura do FPV é maior que a do Canadair, mas mesmo perfil da asa e aerodinâmica da fuselagem semelhante ao Cessna 177, mas com peso estimado entre 1,6kg e 2,0kg, espero que dê pelo menos 30 minutos com 2 baterias de 2100mAh nas naceles, mas provavelmente será mais do que isto.

Para vôos mais longos de qualquer forma tem muito espaço sob a asa para mais adicionar mais baterias conforme necessário.


isaias,

Pensei em várias opções de estilos e tamanhos, tentando unir autonomia, espaço útil, estabilidade, estc. Acabei indo para algo parecido com meus modelos mais estáveis, espaçosos e de certa forma eficientes até hoje que foram o CL215 e o Cessna 177.

O Skywalker tem vantagem de usar um só motor, mas acabei preferindo o bimotor para anular o torque de hélice, e meus bimotores também me davam alguma vantagem de STOL com as hélices soprando nas asas.
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

Olá Alex.

Parabéns pelo projeto. Posso dizer de antemão que seu aero voará muito bem em com as características que vc mencionou com a ausência do diedro.

Digo isso pq fiz um muito similar ao seu, mas com motor pusher. Porém escostei ele já faz um tempo porque o motor na parte traseira acabou me dando alguns inconvenientes e estou esperando criar coragem para convertê-lo num bimotor como este.

Fora isso, a reação do avião em roll num vento turbulento ficou excelente, mas cabe um destaque que o meu era um asa média, nesse seu penso que o fato de ser asa alta pode dar alguns pequenos balanços nos dias de ventos fortes.

Fora isso, por segurança, a ausência de diedro exige um estabilizador eletrônico, seja para o bom funcionamento do piloto automático (caso utilize), seja para nivelá-lo em caso de perda de sinal rádio.

Abs e bons voos!
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

saratiel

Meu cl215 era bem estável mesmo sem diedro, se mantinha nivelado muito bem. Mas também tinha reações bem neutras em rolls e loopings. De qualquer jeito este vai voar com o FY31AP como estabilizador e piloto automático.

Asa alta neste caso nao fará muita diferença já que a fuselagem tem apenas 12cm de altura, bem pouco para o comprimento e envergadura.

Não fiz muito ontem, apenas colei as longarinas do estabilizador horizontal e vertical. Nesta escala faço a cauda como se fosse asa.
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