LCC Extra 330sc 1m(VIDEO)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

LCC Extra 330sc 1m(VIDEO)

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Oi tudo bem?

A algum tempo atrás construí para um amigo um avião acrobático/3d, o projeto foi feito as pressas e mesmo assim tive ótimos resultados. Vocês podem conferir no vídeo abaixo:

[yt]q9wkmGNDPks[/yt]

Mesmo todo entelado com vinil e bateria 3s 2200mah(o certo seria uma de 1300mah) o avião ficou com o peso abaixo de 400 gramas... Apresentando ótimas características de voo.

O motor foi mandado errado, era para ser um e-max 2822 e veio o 2812 com isso perdi um pouco de empuxo estático, o que faz com que ele fique meio "anêmico" nas saídas de manobras de hi-alpha.

Um erro "grave" em meu projeto foi colocar o profundor na mesma linha da asa, isso diminui a eficiência dele e muito, principalmente em situações em que se há apenas o fluxo de ar da hélice nas superfícies de comando.

De maneira geral o modelo me agradou, levando em conta que o projeto e execução levaram apenas dois dias.

Era importante salientar sobre este primeiro avião para chegar ao avião em questão desse tópico.

Foi o "LCC 3D" que me motivou a criar esse novo modelo, um Extra 330sc semi escala, visando uma experiência de voo bem alta.

O método de construção que irei usar é muito simples e eficiente para modelos de isopor.

Basicamente é cortar duas laterais da fuselagem, o fundo, partes superiores, algumas cavernas e pronto, a princípio ele fica com aspecto "quadrado" mas fazendo as chapas com uma boa espessura se tem uma boa margem para lixar e arredondar o modelo. Fora isso as chapas mais espessas fazem com que reforços posteriores na fuselagem não sejam necessários.
O grupo de cauda será todo em depron 4mm, a asa será de isopor com perfil simétrico.

Peguei como base para os desenhos da "planta" essa imagem do 330sc da Krill
Anexos
Três vistas krill
Três vistas krill
Extra330SC.jpg (36.49 KiB) Exibido 6287 vezes
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Desenhei minha "planta" e gostei do design final, acabei estreitando um pouco a fuselagem por questão de redução de peso, mas não foi algo muito absurdo. Como é um avião que o spinner faz parte do design a princípio será usado um spinner de 50mm nele, se achar grande de mais eu coloco um menor, mas sem spinner ele perde um pouco a beleza.
Anexos
Lateral
Lateral
IMG_20140723_222945.jpg (38.01 KiB) Exibido 6285 vezes
Superior
Superior
IMG_20140723_223027.jpg (34.39 KiB) Exibido 6285 vezes
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Não comecei a trabalhar no avião em sí ainda, pois estou na correria de final de semestre na faculdade, essa semana vou fazer todos gabaritos para a construção do protótipo, pretendo fazer um para testar se realmente vai ficar como o planejado, após isso parto para a construção dos kits(comprei material para fazer 15 unidades a princípio)

Esse modelo foi planejado para a seguinte eletrônica:

Motor Turnigy D2830/11 1000kv
ESC 30a
Bateria 3s 1300mah
4 ou 3 servos digitais de 9 gramas, essa é uma a parte crucial em um modelo que usa comandos exagerados, os servos tem que ser de boa qualidade, com centralização perfeita, pois usando braços alongados qualquer erro mínimo na centralização do servo faz com que o avião perca a trimagem.
No protótipo que farei para mim vou usar 4 servos, pois usarei linkagem pull-pull em todas superfícies de comando, dessa forma posso ter qualquer grau absurdo de deflexão sem limitações mecânicas, para fazer isso com linkagem "rígida" só com a utilização de ball links.

Conforme os trabalhos forem evoluindo vou postando aqui.

Espero deixar algumas informações interessantes para quem pretende construir seu modelo acrobático, mas ainda não sabe quais aspectos devem ser tratados com maior cuidado para fazer com que a voabilidade do modelo seja satisfatória.

Abraço a todos.
Avatar do usuário
Andre_T
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sex Set 03, 2010 12:28 pm

Mensagem por Andre_T »

Tem tudo para ficar melhor que o do video!
Estarei acompanhando.
“A liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem" e "País RICO é país LIVRE!!!"
Silvino
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 3:18 pm
Localização: Lençois Paulista, SP

Mensagem por Silvino »

Muito legal a construção acompanhando...
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Hoje foi o primeiro dia em que pude começar a "colocar a mão" no avião...

Foquei na confecção dos gabaritos, esses são essenciais para a construção dos modelos que virão após o protótipo.

Consegui um MDF 3mm e comecei a trabalhar. Fiz todos gabaritos para corte da fuselagem e asa.
Agora falta apenas fazer umas "réguas" para o corte das chapas dos blocos de isopor.

Abaixo deixo uma foto dos gabaritos que estão prontos, os gabaritos dos perfis da asa eu fiz com fórmica, são apenas de meio perfil, pois como ele é simétrico é mais fácil fazer assim.
Na foto vocês podem perceber o grupo de cauda cortado já em depron, aproveitei uma parte que veio meio feia da chapa para usar no meu protótipo.
Desculpe pela qualidade das fotos, mas de qualquer forma já ilustra o que foi feito
Anexos
Gabaritos
Gabaritos
DSCF7846.JPG (34.24 KiB) Exibido 6105 vezes
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Como dessa vez estou tentando detalhar realmente toda construção aí vão mais algumas fotos das etapas.

Também deixo abaixo um vídeo do corte da chapa que usei pra fazer as peças das fotos.
[yt]dZtVHsLESms[/yt]
Anexos
Como só precisava de um fundo resolvi cortar com estilete mesmo, quando forem mais peças de uma vez eu corto com o fio quente.
Como só precisava de um fundo resolvi cortar com estilete mesmo, quando forem mais peças de uma vez eu corto com o fio quente.
SAM_1103.JPG (35.52 KiB) Exibido 5987 vezes
As duas laterais separadas.
As duas laterais separadas.
SAM_1102.JPG (34.58 KiB) Exibido 5987 vezes
Corte de duas laterais simultaneamente com os gabaritos
Corte de duas laterais simultaneamente com os gabaritos
SAM_1100.JPG (34.78 KiB) Exibido 5987 vezes
Meu cortador não corta a chapa de 1m de isopor de uma vez então fiz um corte nela de 20cm do comprimento
Meu cortador não corta a chapa de 1m de isopor de uma vez então fiz um corte nela de 20cm do comprimento
SAM_1096.JPG (36.76 KiB) Exibido 5987 vezes
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Mensagem por Wesley_Sniper »

Desse jeito não tem erro! é ou não é?!

Show!
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

[quote:7506d41f88="Wesley_Sniper"]Desse jeito não tem erro! é ou não é?!

Show![/quote:7506d41f88]

Tem tudo para ser. :lol:
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Mais um pouco do progresso!
Anexos
Aí a lixa já pegou, dei uma arredondada no bicho. Coloquei as peças no lugar para dar uma noção.
Aí a lixa já pegou, dei uma arredondada no bicho. Coloquei as peças no lugar para dar uma noção.
20140803_234934.jpg (33.38 KiB) Exibido 1452 vezes
Fundo e parte superior colados
Fundo e parte superior colados
20140803_212915.jpg (37.19 KiB) Exibido 1452 vezes
Fundo e parte superior colados
Fundo e parte superior colados
20140803_212903.jpg (36.45 KiB) Exibido 1452 vezes
Fundo e parte superior colados
Fundo e parte superior colados
20140803_201118.jpg (35.51 KiB) Exibido 5828 vezes
Fundo e parte superior colados
Fundo e parte superior colados
20140803_201040.jpg (35.3 KiB) Exibido 1452 vezes
Detalhe do chanfro de 5,5cm que foi dado para fechr certinho a fuselagem
Detalhe do chanfro de 5,5cm que foi dado para fechr certinho a fuselagem
20140803_193943.jpg (36.22 KiB) Exibido 5828 vezes
Responder