Dá para fazer asas com este isopor?

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Mineiro não!

Pela foto é isopor P0 é muito "mole" ele é leve, porem frágil por sua constituição ser feita por "bolinhas" muito grandes que faz sua densidade ser baixa.

O John tá te dando esta dica mas pergunta pra ele como era a asa do planador que ele fez...

Cara, usa isopor P3 ou se conseguir aquele isopor de que são feitas as caixas de isopor melhor ainda. Usa como reforço varetas de fibra de vidro coladas na extensão da asa. Não precisa entelar com nada isso dará peso ao conjunto.

Ou seja, vai pelo tradicional e comprovado que vai dar certo, isso te economizará dor de cabeça, frustração e aeros que voam mal e quebram.

Nem sempre adaptação e uso de material alternativo é bom.

Se precisares de uma mão é só falar. abraço
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Use esse mas capriche nos reforços, ele é mais leve que o P3 então não tenha medo de reforçar.

Reforce com varetas de fibra de vidro de 2mm. Sempre use aos pares, uma em cima e outra embaixo, fazendo força uma contra a outra, se não colocar na mesma linha elas não dão o reforço como deveria. Cuide para fazer uma ranhura em que a vareta entre bem justa. isso ajuda a melhorar a eficiência do reforço. Se possível use cola epoxi 2 horas. você pode trabalhar sossegado e não levará um dia para a secagem completa e com certeza terá uma colagem perfeita e resistente.
Com isopor p3 eu sempre uso apenas duas varetas de fibra em aviões acrobáticos de mais ou menos 1m e nunca tive problemas, posso forçar quantos G's forem possível que a asa nem enverga.

É importante fazer esse reforço primeiro, pois é ele que irá aguentar as forças que o avião fará, a fita servirá para que a asa não se torça...

Com 4 varetas bem colocadas você já terá o reforço mais do que necessário em um avião de 1m, 1,3m de envergadura.
Av8r
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 4:59 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por Av8r »

Na falta de alternativas, entelar asa de Isopor com papel Kraft (marrom, para embrulhos) também reforça.

http://www.modelflight.regheath.com/mf137/images/Fig9seccoat.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=IDGgj7UehVI

http://www.modelflight.regheath.com/mf137/workshop.htm

Tem uns gringos que usam papel de filtro para café, dizem que devido à trama é muito resistente.

Falando de material alternativo:

http://www.feltondesignanddata.com/id18.html

:)

Av8r
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Mensagem por marcos soares »

[quote:dc8b8da7a4="Douglas Lenz"]Mineiro não!

Pela foto é isopor P0 é muito "mole" ele é leve, porem frágil por sua constituição ser feita por "bolinhas" muito grandes que faz sua densidade ser baixa.

O John tá te dando esta dica mas pergunta pra ele como era a asa do planador que ele fez...

Cara, usa isopor P3 ou se conseguir aquele isopor de que são feitas as caixas de isopor melhor ainda. Usa como reforço varetas de fibra de vidro coladas na extensão da asa. Não precisa entelar com nada isso dará peso ao conjunto.

Ou seja, vai pelo tradicional e comprovado que vai dar certo, isso te economizará dor de cabeça, frustração e aeros que voam mal e quebram.

Nem sempre adaptação e uso de material alternativo é bom.

Se precisares de uma mão é só falar. abraço[/quote:dc8b8da7a4]

Amigo quando comecei no aeromodelismo tive esse problema de nao axar p3 nem deprom... tive que fazer asas em p0, e vou falar com toda certeza se fazer a asa com caprixo fuciona muito bem, logico que nao é igual p3 mas serve de boas... eu colocava 4 fibras e entelava com fita colorida ou vinil, e passava o secador... o resultado era muito bom. o deprom foi outro problema... comecei com os pratinhos de frios mas sao fragil demais e dava o maior trabalho para unilos, ainda mais para um iniciante que cada voo era um aero novo.... a soluçao foi usar pastinhas de poliondas comprada em papelarias... construi muitos aeromodelos com esses materiais......

abraços
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
Izac-Oliveira
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Jul 14, 2014 6:19 pm

Mensagem por Izac-Oliveira »

Então cara vc pode usar este isopor aí sem medo; olha só minha construção feita com este isopor refoçado com varetas de fibra e entelagem direto no isopor(sem fita trans) com contate de papelaria!!![url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=172490[/url]
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

@ DOUGLAS
Mas aquela asa do planador não tinha vareta/longarina reforçando lembra? Dai realmente ficava ruim, mas depois coloquei uma longarina feita com cedrinho (acho que era esta madeira) e ficou blz.

Tenho aqui uma asa feita com este mesmo isopor e funciona bem, tem uma vareta de bambu embaixo (dá pra ver) e outra por cima (não dá pra ver).

Ela fica guardada numa dispensa e pega muita poeira, só reforcei com fita, não entelei com vinil, então, não está linda... mas é a asa de um CESSNA 1,30 de envergadura.

Uma asa sem longarina de 2 metros nem com depron iria aguentar =D
Anexos
Asa reforçada com fita larga transparente
Asa reforçada com fita larga transparente
IMG_20140804_195545.jpg (22.22 KiB) Exibido 6562 vezes
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Sempre usei p0 nas minhas construções, com um pouco de pratica ele fica perfeito para construir.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Amigo... se vai fazer um Ulgy para treinamento, pode fazer tranquilamente. mas tenha em mente sobre os reforços.! varetas de reforço sempre uma sobre a outra. pode usar o vinil que dá um bom resultado assim como a fita colorida, mas sem as emendas da mesma.
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Obrigado Pessoal!

Mensagem por mineirodf »

As dicas valeram muito. Então, o Ugly Stick que eu estou construindo é esse dos videos aulas "https://www.youtube.com/watch?v=R4zZyZpYDvo&list=PLp2lOGUfcZMO8dlqZUUqyaQhW7Z7w6n6o" .

Eu não tenho certeza absoluta que esse isopor é o P0 pois o vendedor não soube me dizer, ele apenas falou a espessura e eu tirei a foto, mas vocês que são experientes reconhecem como o P0, então ta ótimo, vou mandar ver nele.

Já tenho as varetas de fibra de vidro e o Vinil para entelar. Quanto a fuselagem como achei dificil de comprar o Depron por aqui, e como o MArcos citou, estou usando pratinho de frios. Realmente está dando um trabalhinho mas acho q vai valer a pena. To quase apanhando da mulher por causa da sujeito mas vai valer a pena! kkkkkk

Quando estiver mais avançado eu posto a foto do andamento aqui.

Valew e abraço a todos!
Responder