Dá para fazer asas com este isopor?
- Douglas Lenz
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Mineiro não!
Pela foto é isopor P0 é muito "mole" ele é leve, porem frágil por sua constituição ser feita por "bolinhas" muito grandes que faz sua densidade ser baixa.
O John tá te dando esta dica mas pergunta pra ele como era a asa do planador que ele fez...
Cara, usa isopor P3 ou se conseguir aquele isopor de que são feitas as caixas de isopor melhor ainda. Usa como reforço varetas de fibra de vidro coladas na extensão da asa. Não precisa entelar com nada isso dará peso ao conjunto.
Ou seja, vai pelo tradicional e comprovado que vai dar certo, isso te economizará dor de cabeça, frustração e aeros que voam mal e quebram.
Nem sempre adaptação e uso de material alternativo é bom.
Se precisares de uma mão é só falar. abraço
Pela foto é isopor P0 é muito "mole" ele é leve, porem frágil por sua constituição ser feita por "bolinhas" muito grandes que faz sua densidade ser baixa.
O John tá te dando esta dica mas pergunta pra ele como era a asa do planador que ele fez...
Cara, usa isopor P3 ou se conseguir aquele isopor de que são feitas as caixas de isopor melhor ainda. Usa como reforço varetas de fibra de vidro coladas na extensão da asa. Não precisa entelar com nada isso dará peso ao conjunto.
Ou seja, vai pelo tradicional e comprovado que vai dar certo, isso te economizará dor de cabeça, frustração e aeros que voam mal e quebram.
Nem sempre adaptação e uso de material alternativo é bom.
Se precisares de uma mão é só falar. abraço
- Leonardo Camargo Corrêa
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Use esse mas capriche nos reforços, ele é mais leve que o P3 então não tenha medo de reforçar.
Reforce com varetas de fibra de vidro de 2mm. Sempre use aos pares, uma em cima e outra embaixo, fazendo força uma contra a outra, se não colocar na mesma linha elas não dão o reforço como deveria. Cuide para fazer uma ranhura em que a vareta entre bem justa. isso ajuda a melhorar a eficiência do reforço. Se possível use cola epoxi 2 horas. você pode trabalhar sossegado e não levará um dia para a secagem completa e com certeza terá uma colagem perfeita e resistente.
Com isopor p3 eu sempre uso apenas duas varetas de fibra em aviões acrobáticos de mais ou menos 1m e nunca tive problemas, posso forçar quantos G's forem possível que a asa nem enverga.
É importante fazer esse reforço primeiro, pois é ele que irá aguentar as forças que o avião fará, a fita servirá para que a asa não se torça...
Com 4 varetas bem colocadas você já terá o reforço mais do que necessário em um avião de 1m, 1,3m de envergadura.
Reforce com varetas de fibra de vidro de 2mm. Sempre use aos pares, uma em cima e outra embaixo, fazendo força uma contra a outra, se não colocar na mesma linha elas não dão o reforço como deveria. Cuide para fazer uma ranhura em que a vareta entre bem justa. isso ajuda a melhorar a eficiência do reforço. Se possível use cola epoxi 2 horas. você pode trabalhar sossegado e não levará um dia para a secagem completa e com certeza terá uma colagem perfeita e resistente.
Com isopor p3 eu sempre uso apenas duas varetas de fibra em aviões acrobáticos de mais ou menos 1m e nunca tive problemas, posso forçar quantos G's forem possível que a asa nem enverga.
É importante fazer esse reforço primeiro, pois é ele que irá aguentar as forças que o avião fará, a fita servirá para que a asa não se torça...
Com 4 varetas bem colocadas você já terá o reforço mais do que necessário em um avião de 1m, 1,3m de envergadura.
Na falta de alternativas, entelar asa de Isopor com papel Kraft (marrom, para embrulhos) também reforça.
http://www.modelflight.regheath.com/mf137/images/Fig9seccoat.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=IDGgj7UehVI
http://www.modelflight.regheath.com/mf137/workshop.htm
Tem uns gringos que usam papel de filtro para café, dizem que devido à trama é muito resistente.
Falando de material alternativo:
http://www.feltondesignanddata.com/id18.html
:)
Av8r
http://www.modelflight.regheath.com/mf137/images/Fig9seccoat.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=IDGgj7UehVI
http://www.modelflight.regheath.com/mf137/workshop.htm
Tem uns gringos que usam papel de filtro para café, dizem que devido à trama é muito resistente.
Falando de material alternativo:
http://www.feltondesignanddata.com/id18.html
:)
Av8r
- marcos soares
- membro
- Mensagens: 957
- Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
- Localização: brasilia de minas MG
[quote:dc8b8da7a4="Douglas Lenz"]Mineiro não!
Pela foto é isopor P0 é muito "mole" ele é leve, porem frágil por sua constituição ser feita por "bolinhas" muito grandes que faz sua densidade ser baixa.
O John tá te dando esta dica mas pergunta pra ele como era a asa do planador que ele fez...
Cara, usa isopor P3 ou se conseguir aquele isopor de que são feitas as caixas de isopor melhor ainda. Usa como reforço varetas de fibra de vidro coladas na extensão da asa. Não precisa entelar com nada isso dará peso ao conjunto.
Ou seja, vai pelo tradicional e comprovado que vai dar certo, isso te economizará dor de cabeça, frustração e aeros que voam mal e quebram.
Nem sempre adaptação e uso de material alternativo é bom.
Se precisares de uma mão é só falar. abraço[/quote:dc8b8da7a4]
Amigo quando comecei no aeromodelismo tive esse problema de nao axar p3 nem deprom... tive que fazer asas em p0, e vou falar com toda certeza se fazer a asa com caprixo fuciona muito bem, logico que nao é igual p3 mas serve de boas... eu colocava 4 fibras e entelava com fita colorida ou vinil, e passava o secador... o resultado era muito bom. o deprom foi outro problema... comecei com os pratinhos de frios mas sao fragil demais e dava o maior trabalho para unilos, ainda mais para um iniciante que cada voo era um aero novo.... a soluçao foi usar pastinhas de poliondas comprada em papelarias... construi muitos aeromodelos com esses materiais......
abraços
Pela foto é isopor P0 é muito "mole" ele é leve, porem frágil por sua constituição ser feita por "bolinhas" muito grandes que faz sua densidade ser baixa.
O John tá te dando esta dica mas pergunta pra ele como era a asa do planador que ele fez...
Cara, usa isopor P3 ou se conseguir aquele isopor de que são feitas as caixas de isopor melhor ainda. Usa como reforço varetas de fibra de vidro coladas na extensão da asa. Não precisa entelar com nada isso dará peso ao conjunto.
Ou seja, vai pelo tradicional e comprovado que vai dar certo, isso te economizará dor de cabeça, frustração e aeros que voam mal e quebram.
Nem sempre adaptação e uso de material alternativo é bom.
Se precisares de uma mão é só falar. abraço[/quote:dc8b8da7a4]
Amigo quando comecei no aeromodelismo tive esse problema de nao axar p3 nem deprom... tive que fazer asas em p0, e vou falar com toda certeza se fazer a asa com caprixo fuciona muito bem, logico que nao é igual p3 mas serve de boas... eu colocava 4 fibras e entelava com fita colorida ou vinil, e passava o secador... o resultado era muito bom. o deprom foi outro problema... comecei com os pratinhos de frios mas sao fragil demais e dava o maior trabalho para unilos, ainda mais para um iniciante que cada voo era um aero novo.... a soluçao foi usar pastinhas de poliondas comprada em papelarias... construi muitos aeromodelos com esses materiais......
abraços
CNC HOTWIRE
- Izac-Oliveira
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- John-Henrique
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@ DOUGLAS
Mas aquela asa do planador não tinha vareta/longarina reforçando lembra? Dai realmente ficava ruim, mas depois coloquei uma longarina feita com cedrinho (acho que era esta madeira) e ficou blz.
Tenho aqui uma asa feita com este mesmo isopor e funciona bem, tem uma vareta de bambu embaixo (dá pra ver) e outra por cima (não dá pra ver).
Ela fica guardada numa dispensa e pega muita poeira, só reforcei com fita, não entelei com vinil, então, não está linda... mas é a asa de um CESSNA 1,30 de envergadura.
Uma asa sem longarina de 2 metros nem com depron iria aguentar =D
Mas aquela asa do planador não tinha vareta/longarina reforçando lembra? Dai realmente ficava ruim, mas depois coloquei uma longarina feita com cedrinho (acho que era esta madeira) e ficou blz.
Tenho aqui uma asa feita com este mesmo isopor e funciona bem, tem uma vareta de bambu embaixo (dá pra ver) e outra por cima (não dá pra ver).
Ela fica guardada numa dispensa e pega muita poeira, só reforcei com fita, não entelei com vinil, então, não está linda... mas é a asa de um CESSNA 1,30 de envergadura.
Uma asa sem longarina de 2 metros nem com depron iria aguentar =D
- Anexos
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- Asa reforçada com fita larga transparente
- IMG_20140804_195545.jpg (22.22 KiB) Exibido 6562 vezes
- Farleytufao
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Obrigado Pessoal!
As dicas valeram muito. Então, o Ugly Stick que eu estou construindo é esse dos videos aulas "https://www.youtube.com/watch?v=R4zZyZpYDvo&list=PLp2lOGUfcZMO8dlqZUUqyaQhW7Z7w6n6o" .
Eu não tenho certeza absoluta que esse isopor é o P0 pois o vendedor não soube me dizer, ele apenas falou a espessura e eu tirei a foto, mas vocês que são experientes reconhecem como o P0, então ta ótimo, vou mandar ver nele.
Já tenho as varetas de fibra de vidro e o Vinil para entelar. Quanto a fuselagem como achei dificil de comprar o Depron por aqui, e como o MArcos citou, estou usando pratinho de frios. Realmente está dando um trabalhinho mas acho q vai valer a pena. To quase apanhando da mulher por causa da sujeito mas vai valer a pena! kkkkkk
Quando estiver mais avançado eu posto a foto do andamento aqui.
Valew e abraço a todos!
Eu não tenho certeza absoluta que esse isopor é o P0 pois o vendedor não soube me dizer, ele apenas falou a espessura e eu tirei a foto, mas vocês que são experientes reconhecem como o P0, então ta ótimo, vou mandar ver nele.
Já tenho as varetas de fibra de vidro e o Vinil para entelar. Quanto a fuselagem como achei dificil de comprar o Depron por aqui, e como o MArcos citou, estou usando pratinho de frios. Realmente está dando um trabalhinho mas acho q vai valer a pena. To quase apanhando da mulher por causa da sujeito mas vai valer a pena! kkkkkk
Quando estiver mais avançado eu posto a foto do andamento aqui.
Valew e abraço a todos!