Construção aeromodelo Caley T em fibra de vidro.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Anderson G. Rodrigues
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Set 23, 2014 3:09 pm
Localização: Santo Ângelo RS

Mensagem por Anderson G. Rodrigues »

[quote:21cb0d99e2="Diego Goecking"]Esse modelo não ficará pesado não??[/quote:21cb0d99e2]


amigo, "pelo que eu entendi.. será um molde, para ser claro, para fazer fuselagem futuramente, em fibra de vidro provavelmente.
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

[quote:ebecdb8731="alexandreferreira"] Após a demão de lixa, vou polir com a pasta nº1 na politriz e por fim com a cera grand prix.[/quote:ebecdb8731]


Acredito que você irá fazer a forma com gel coat, resina poliester, primeira camada de tecido e o restante em manta para engrossar. Então esqueça a cera Grand Prix. Ela tem silicone, um dos maiores inimigos da laminação. Utilize somente cera de carnaúba e, se desejar, desmoldante a base de PVA (álcool polivinílico), nada mais que isso.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

[quote:d469c9cd03="marcos gonçalez"]Essa técnica é sem dúvida eficaz.
Muitos mestres em pintura automotiva fazem assim, senão todos!
Já vi alguns usarem tintas mais baratas que tem sobrando na oficina, mas tem o inconveniente de demorar a secar.
Outros usam spray de secagem rápida, 20 reais não é tão caro se o objetivo é buscar a quase perfeição.
Ótima dica essa do amigo Henrique_sc.[/quote:d469c9cd03]


Isso é chamado nas funilarias de "controle de lixamento". Quase não se gasta tinta pois a maior parte é solvente, seja água ou thinner. Basta algumas gotas de tinta, de preferência preta, em meio copo de solvente e dar uma borrifada leve sobre a peça. Depois procede-se o lixamento e dá prá ver onde estão as falhas. Extremamente necessário em capôs e tetos de carros onde qualquer ondulação fica visível.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Um detalhe importante na hora de misturar a resina com o catalizador, muitos querem que a resina seque em 30 minutos, é errado isso, seja para forma como para peça, a resina tem que levar 24 horas para secar, não menos que isso, pois ao secar rápido, o problema já começa na mistura que enquanto estamos fazendo a mistura bem homogênea da resina com o catalizador, a resina já começa a virar uma goma, o que começa aí a prejudicar a laminação.
Outro fator da resina não poder secar rápido, é devido ao enrijecimento dela, pois resina muito seca (dura) trinca com uma facilidade muito grande e vem a polimerizar mais rapidamente sob a luz solar.
Aprendi isso em uma empresa de laminações de balcões refrigerados para supermercados e de fato, fiz testes colocando a resina para secar dentro de uma tampa de tinta spray e a diferença era nítida de uma que secou em 20 minutos e da outra que levou pouco mais de 24 horas para secar.
Na hora de desmoldar, as bordas da que secou em 20 minutos, foram quebrando, já o da que levou mais de 24 horas, não quebraram.
As bordas que falo são das bordas que ficaram afiados por assim dizer, já que enchi as tampas e no nível da resina com a tampa da tinta spray, não tem como ficar borda arredondada antes de desmoldar.
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

[quote:279938905c="alexandreferreira"]

- Aerosil /1kg.
- Micro esfera oca /1kg.[/quote:279938905c]


Isso!
Está indo no caminho certo. O Aerosil é um agente tixotrópico, que impede o escorrimento em superfícies verticais, portanto você pode fazer o gel coat com ele e a resina poliester. Se quiser pode acrescentar corante.

A microesfera oca é nosso antigo Micro Baloon, e é essencial para fazer massa e aplicar nas quinas da forma evitando que o tecido/manta perca o contato e gere as tão temidas bolhas.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Usar o rolo para laminar é a melhor forma de retirar todas as bolhas de ar durante a laminação, fica perfeito e tem rolos de diversas medidas diferentes.
Eu aplico a resina na fibra utilizando o pincel, batendo e não espalhando como se tivesse pintando e depois passo o rolo para que a resina penetre 100% em toda a fibra e não fique bolhas de ar.
Para limpar o pincel e o rolo, eu utilizo acetona que se compra no mesmo lugar que se compra a resina e a fibra de vidro.
Limpo todas as ferramentas utilizadas na laminação com acetona e fica tudo 100% limpo.
guardo a acetona usada dentro de um garrafa própria e a utilizo sempre para tirar a sujeira mais grossa, para depois usar pouca acetona limpa para terminar de limpar, assim o custo da limpeza das ferramentas não fica caro.
Anexos
s_mlb_v_o_f_189015023_9386_173.jpg
s_mlb_v_o_f_189015023_9386_173.jpg (21.54 KiB) Exibido 8094 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Perfeito então. Esses rolinhos normalmente são feitos em alumínio, mas não vejo nada contra serem feitos de aço 1020 fora o peso de manuseio é claro, pois deve ser pelo peso de manuseio que eles devem ter sido feitos em alumínio.
Olha, não tem bolha de ar que resista quando se usa esses rolinhos na laminação, somem todas, por isso que esses rolinhos são vendidos em diversos tamanhos diferentes.
Avatar do usuário
henrique_sc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
Localização: major gercino -sc

Mensagem por henrique_sc »

nao sabia desse rolo para laminaçao que era desse jeito.onde consigo comprar ele? nesse topico , esta sendo o verdadeiro senai aeromodelismo. na minha opiniao, deveria ser mudado o titulo, pois esta ensinando a fazer um molde,forma para fuzelagem de fibra e ser fixo. alexandre, nao esqueça de fazer a documentaçao do inicio do molde, pois esta muito interessante ira sanar muitas duvidas aqui de quem quer fazer seus plugs. eu tambem tenho ideia no futuro para fabricar fuselagens de fibra. boa sorte ai na fabricaçao.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:eb04513b61="henrique_sc"]nao sabia desse rolo para laminaçao que era desse jeito.onde consigo comprar ele? nesse topico , esta sendo o verdadeiro senai aeromodelismo. na minha opiniao, deveria ser mudado o titulo, pois esta ensinando a fazer um molde,forma para fuzelagem de fibra e ser fixo. alexandre, nao esqueça de fazer a documentaçao do inicio do molde, pois esta muito interessante ira sanar muitas duvidas aqui de quem quer fazer seus plugs. eu tambem tenho ideia no futuro para fabricar fuselagens de fibra. boa sorte ai na fabricaçao.[/quote:eb04513b61]

http://lista.mercadolivre.com.br/rolo-rolete-met%C3%A1lico-p-lamina%C3%A7%C3%A3o-em-fibra-de-vidro-e-resinas

O link acima é somente um exemplo, mas nas lojas que vendem fibra de vidro e materiais para laminação, tem vários modelos e tamanhos.

Aqui é onde eu compro o que preciso para laminar fibra de vidro.

http://www.comercialfiberglass.com.br/empresa.htm
Avatar do usuário
henrique_sc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
Localização: major gercino -sc

Mensagem por henrique_sc »

a duvida vai vir agora nessas proximas etapas, pois ate aqui eu entendi. digo porque ja vi moldes laranjas, outros brancos e li que cada cor do gel e pra uma coisa. isso que me deixou confuso. por isso que pedi para voce ir documentando cada processo.
sobre o rolo e bom, pois sempre que lamino a fibra com pincel fica sempre com bolhas de ar.
Responder