EDF 70mm 12 blades montagem

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

EDF 70mm 12 blades montagem

Mensagem por FernandoArt »

Caros amigos, sou mais um apaixonado por aeromodelismo, elétrico até então...Preciso ouvir opiniões, de preferencia de quem entenda do assunto... Pois bem vamos ao que interessa. Atualmente eu estou fabricando e brincando com jatos de depron com asa de P3, fuselagem de depron com 1.2m de fuselagem 80cm de envergadura de asa pesando meros 800gr sem contar as 2 lipos de 2.2mah 30c em paralelo, marcas Turnigy e Zop (isso mesmo uso de duas pois não aquece as baterias e pelo que percebi não incham mais). este projeto eu copiei da internet e redesenhei a planta, nesses eu sempre usei essas EDF AEO.. mystery, (devem ser todas do mesmo fabricante) bem vagabundas que tem por aí nos sites pra vender, 3800 kv 3s de 8 pás, até ficou legal, o jato voa muito bem, tem um vídeo qui dele voando...
http://www.youtube.com/watch?v=X5NLp3QfRbc
Pra um iniciante com jatos ficou um projetinho de bom tamanho, mas francamente essas turbinas malditas ja me torraram o saco, fim de semana fui pilotar f**** 2 jatos, isso mesmo 2 aeros, uma explodiu quando acelerei pra decolar o jato, se espatifou todo o totor, quebrou até o eixo, outro aero derreteu um ESC Hobbyking Ubec 50A 80A burst, E eu achava que este esc era bom.. troquei o esc botei um de 60A hobbyking , aí derreteu o motor. chegou até fazer aquele risco de fumaça branca, foi até engraçado rsrsrsrsrs.. Isso sem contar outro na semana passada que soltou o rotor em pleno voo e f**** com tudo.
Pra minha sorte ou azar, à alguns meses comprei 3 EDF 70mm Change Sun 12 Blades, (opa essas são beeemmmm melhores, é outro departamento) só que o motor é 3s 4s... 2600kv, e como eu só tenho baterias 3s 2.200 mah testei e ficou uma droga, mal conseguiu empurrar o aero, parecia um velho com falta de ar subindo um morro correndo.. Já vi vários videos no you toba de aeromodelistas pelo mundo onde colocaram motores 6s nessas turbinas e ficou animal... pois bem quero fazer o mesmo com as minhas... Mas oque não sei é, que motor devo usar (6s claro) e que ESC devo usar, quais marcas são as melhores que os amigos me indicariam? Motor pensei num Dr Mad Thrust 6s só não tenho idéia de quantos kvs e watt para esta EDF. Alguem se habilita?
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Tá, vamos lá, vou tentar de ajudar de forma global, você pega e aplica na sua realidade.

Tenha em mente os princípios básicos de física, quanto maior a tensão elétrica (relativa a quantidade de células, ou, "voltagem" como dizem os leigos, essa o Marco vai castigar), menor será a intensidade de corrente ("amperagem" para os leigos), então, tenha em mente que com 6S, vc possivelmente utilizará um ESC de menor capacidade, mas isso é relativo, pois também depende da potência do conjunto.

Proporcional a isso, há a tendencia de se diminuírem também os KV dos motores quando se acresce mais tensão elétrica, um acaba compensando o outro, então, para 6S em EDFs, tenho visto o pessoal usar motores de até 2200KV, a própria Mad Thrust tem um modelo: [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__29354__Dr_Mad_Thrust_2200kv_1600w_70mm_EDF_Inrunner_6S_version_29mm_.html[/url]

Espero ter ajudado.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
Rogerio Lima
membro
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Out 20, 2010 1:13 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rogerio Lima »

Olhá amigo .... você pode usar motores na faixa de 2200 kv para uma configuração mais rápida .... existem uma boa quantidade de opções .... eu fiz alguns teste usando um motor turnigy 2855 de 2100 kv em 6s .... ficou muito bom .... usando um esc de 80A ... mas você pode optar em usar um motor com um kv menor ... na faixa de 1800 kv em 6s .... tenho um amigo testando essa opção com resultados bem interessantes .... ele esta usando esse motor http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__21480__NTM_Prop_Drive_28_36_1800KV_438W.html .... esta ficando na faixa de 850W ... com 40A de consumo e 1.400Grs de empuxo .... parace ser bem razoável para esse tipo de jato que você esta construindo ... pela net tem muito material sobre isso ... no site do rcgroups você vai encontrar muita coisa sobre o assunto ... boa sorte ... Acompanhando ....
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Rogério, este motor sendo indicado para 4S não seria exigir muito dele botando 6S ainda mais numa EDF?
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Mensagem por FernandoArt »

[quote:c1aa5654f0="bananabg"]Tá, vamos lá, vou tentar de ajudar de forma global, você pega e aplica na sua realidade.

Tenha em mente os princípios básicos de física, quanto maior a tensão elétrica (relativa a quantidade de células, ou, "voltagem" como dizem os leigos, essa o Marco vai castigar), menor será a intensidade de corrente ("amperagem" para os leigos), então, tenha em mente que com 6S, vc possivelmente utilizará um ESC de menor capacidade, mas isso é relativo, pois também depende da potência do conjunto.

Proporcional a isso, há a tendencia de se diminuírem também os KV dos motores quando se acresce mais tensão elétrica, um acaba compensando o outro, então, para 6S em EDFs, tenho visto o pessoal usar motores de até 2200KV, a própria Mad Thrust tem um modelo: [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__29354__Dr_Mad_Thrust_2200kv_1600w_70mm_EDF_Inrunner_6S_version_29mm_.html[/url]

Espero ter ajudado.[/quote:c1aa5654f0]

Opa.. Maravilha meu companheiro.. Bem isso que eu achava, não sabia que tava vamos dizer no caminha certo hehehe.... Valeu a dica, acho que vai ser um desses que pedirei. Obrigado pela ajuda.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Mensagem por FernandoArt »

[quote:f3880a2d2a="Rogerio Lima"]Olhá amigo .... você pode usar motores na faixa de 2200 kv para uma configuração mais rápida .... existem uma boa quantidade de opções .... eu fiz alguns teste usando um motor turnigy 2855 de 2100 kv em 6s .... ficou muito bom .... usando um esc de 80A ... mas você pode optar em usar um motor com um kv menor ... na faixa de 1800 kv em 6s .... tenho um amigo testando essa opção com resultados bem interessantes .... ele esta usando esse motor http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__21480__NTM_Prop_Drive_28_36_1800KV_438W.html .... esta ficando na faixa de 850W ... com 40A de consumo e 1.400Grs de empuxo .... parace ser bem razoável para esse tipo de jato que você esta construindo ... pela net tem muito material sobre isso ... no site do rcgroups você vai encontrar muita coisa sobre o assunto ... boa sorte ... Acompanhando ....[/quote:f3880a2d2a]

Saudações amigo, todas as dicas são bem vindas. Obrigado pela atenção. Mas sei não, motor 4s não sei se daria conta a 6s...
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Mensagem por FernandoArt »

Minha dúvida também é que ESC devo usar. Alguma dica aí dos companheiros??
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:3dfefa0730="FernandoArt"]Minha dúvida também é que ESC devo usar. Alguma dica aí dos companheiros??[/quote:3dfefa0730]

O que te digo é que não adianta economizar aqui... Trabalhe sempre com uns 20 ou 30% de folga por segurança e precaução.

Meu conjunto consome 76A, uso um ESC de 100A.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por FernandoArt »

[quote:c803b14ac8="bananabg"][quote:c803b14ac8="FernandoArt"]Minha dúvida também é que ESC devo usar. Alguma dica aí dos companheiros??[/quote:c803b14ac8]

O que te digo é que não adianta economizar aqui... Trabalhe sempre com uns 20 ou 30% de folga por segurança e precaução.

Meu conjunto consome 76A, uso um ESC de 100A.[/quote:c803b14ac8]

Me recomendaria que marca ou modelo? Para esse Dr Mad Thrust 2.200 kv?


[color=red:c803b14ac8]PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO![/color:c803b14ac8]
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Re: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por bananabg »

[quote:af32b851aa="FernandoArt"]

Me recomendaria que marca ou modelo? Para esse Dr Mad Thrust 2.200 kv?


[color=red:af32b851aa]PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO![/color:af32b851aa][/quote:af32b851aa]

O motor, acho que o Mad Thrust 2200kv se sairia bem, caso tenha disponibilidade de gastar um pouco mais, vá de HET, um 1W40 é um foguetinho com 10 pás, vai se surpreender.

Quanto ao ESC, como disse, não economize, sob o custo de perder todo o investimento... Deixe uma boa folga (na casa dos 20 ou 30%), a própria Mad Thrust tem bons ESCs.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Responder