Construção Aeromodelo Yak3 com depron P3 e asa de P0
[quote:0563b6ed75="LaercioLMB"]
Não sou o dono da verdade, mas fico imaginando que em [b:0563b6ed75]tantos anos de evolução tanto da tecnologia quanto da aerodinâmica dos aviões, os bordos de ataque sempre continuam arredondados[/b:0563b6ed75], deve ter algum bom motivo isso.
É bom uma discussão saudável, nos ajuda a aprender mais e muitas vezes a ver erros que cometíamos sem nos dar conta.[/quote:0563b6ed75]
Do link: http://en.wikipedia.org/wiki/Lockheed_F-104_Starfighter :
"...The wing's leading-edges were so thin (0.016 in/0.41 mm) that they presented a cut hazard to ground crews: protective guards had to be installed on the wing-tips during ground operations maintenance..." ("...O bordo de ataque das asas era tão fino (0,016 pol / 0,41 mm) que apresentavam um perigo de cortes para o pessoal de terra: protetores precisavam ser instalados nas pontas das asas durante as operações de manutenção...")
Do link http://www.repulomuzeum.hu/Leltar/Leltarfotok/F-104TR.htm :
[img:0563b6ed75]http://www.repulomuzeum.hu/FOTO/0414/F104-Tr12.jpg[/img:0563b6ed75]
Na parte esquerda dá para ver o protetor no bordo de ataque
Não sou o dono da verdade, mas fico imaginando que em [b:0563b6ed75]tantos anos de evolução tanto da tecnologia quanto da aerodinâmica dos aviões, os bordos de ataque sempre continuam arredondados[/b:0563b6ed75], deve ter algum bom motivo isso.
É bom uma discussão saudável, nos ajuda a aprender mais e muitas vezes a ver erros que cometíamos sem nos dar conta.[/quote:0563b6ed75]
Do link: http://en.wikipedia.org/wiki/Lockheed_F-104_Starfighter :
"...The wing's leading-edges were so thin (0.016 in/0.41 mm) that they presented a cut hazard to ground crews: protective guards had to be installed on the wing-tips during ground operations maintenance..." ("...O bordo de ataque das asas era tão fino (0,016 pol / 0,41 mm) que apresentavam um perigo de cortes para o pessoal de terra: protetores precisavam ser instalados nas pontas das asas durante as operações de manutenção...")
Do link http://www.repulomuzeum.hu/Leltar/Leltarfotok/F-104TR.htm :
[img:0563b6ed75]http://www.repulomuzeum.hu/FOTO/0414/F104-Tr12.jpg[/img:0563b6ed75]
Na parte esquerda dá para ver o protetor no bordo de ataque
- LaercioLMB
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[quote:bdd22e7840="LaercioLMB"]E pelo visto não deu muito certo por que não continuaram.[/quote:bdd22e7840]
Como assim não deu certo? O F-104 pode ter um péssimo histórico quanto a segurança e um histórico operacional bem, digamos, “modesto”. Enfim, não impressiona... se for analisado como arma de guerra. Mas, visto como uma máquina, como uma peça de engenharia, concebido numa época em que a tecnologia ainda engatinhava, e principalmente, com o conhecimento disponível, ele é uma obra de arte! Basta ver todos os recordes conquistados por ele (o principal: o primeiro avião a atingir e manter o vôo a Mach 2). Mas isso não importa...
O motivo que me fez mencionar o F-104 é que você aconselha o colega a arredondar o bordo de ataque da asa e não explica o motivo. E ainda parece tentar se evadir com uma frase um tanto quanto inverídica (“...tantos anos de evolução tanto da tecnologia quanto da aerodinâmica dos aviões, os bordos de ataque [b:bdd22e7840]sempre[/b:bdd22e7840] continuam arredondados…”). É, os bordos de ataque continuam arredondados, mas durante um breve período, lá nos anos 50/60, isso não foi verdade absoluta…
Então, o F-104 foi só uma deixa para você continuar a “discussão saudável” e esclarecer por quê o colega deve sempre arredondar os bordos de ataque das asas.
Como assim não deu certo? O F-104 pode ter um péssimo histórico quanto a segurança e um histórico operacional bem, digamos, “modesto”. Enfim, não impressiona... se for analisado como arma de guerra. Mas, visto como uma máquina, como uma peça de engenharia, concebido numa época em que a tecnologia ainda engatinhava, e principalmente, com o conhecimento disponível, ele é uma obra de arte! Basta ver todos os recordes conquistados por ele (o principal: o primeiro avião a atingir e manter o vôo a Mach 2). Mas isso não importa...
O motivo que me fez mencionar o F-104 é que você aconselha o colega a arredondar o bordo de ataque da asa e não explica o motivo. E ainda parece tentar se evadir com uma frase um tanto quanto inverídica (“...tantos anos de evolução tanto da tecnologia quanto da aerodinâmica dos aviões, os bordos de ataque [b:bdd22e7840]sempre[/b:bdd22e7840] continuam arredondados…”). É, os bordos de ataque continuam arredondados, mas durante um breve período, lá nos anos 50/60, isso não foi verdade absoluta…
Então, o F-104 foi só uma deixa para você continuar a “discussão saudável” e esclarecer por quê o colega deve sempre arredondar os bordos de ataque das asas.
- LaercioLMB
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Quer um bom motivo?
Por que o pessoal corta uma parte do bordo de fuga para ele não ficar tão agudo?
Para que não danifica facilmente.
[b:9eadd5348f]Pronto, bordo de ataque agudo além de danificar facilmente, os amassados que se formam, causam turbulência de ar e essa turbulência nessa parte em que ocorreu o amassado, faz com que a asa não gere sustentação adequada e a sustentação que geraria, passa a ser arrasto que por sua vez, deixa o aeromodelo com algum tendência que não será nada boa.[/b:9eadd5348f]
Agora me diga então, por que os aviões todos não tem o bordo de ataque agudo como esse?
Por que se é tão bom, não o fazem?
Explique você agora se acha que tem que dar explicações.
Só mostrar um também não adianta, pois o que é um em meio a muitos desde o início da aviação.
Conseguiu encontrar dois?
Ohhh, agora são dois, mas ainda não significam nada em meio a tantos desde o início da aviação.
Explique você os motivos de serem bons e não serem usados na aviação mundial.
Por que o pessoal corta uma parte do bordo de fuga para ele não ficar tão agudo?
Para que não danifica facilmente.
[b:9eadd5348f]Pronto, bordo de ataque agudo além de danificar facilmente, os amassados que se formam, causam turbulência de ar e essa turbulência nessa parte em que ocorreu o amassado, faz com que a asa não gere sustentação adequada e a sustentação que geraria, passa a ser arrasto que por sua vez, deixa o aeromodelo com algum tendência que não será nada boa.[/b:9eadd5348f]
Agora me diga então, por que os aviões todos não tem o bordo de ataque agudo como esse?
Por que se é tão bom, não o fazem?
Explique você agora se acha que tem que dar explicações.
Só mostrar um também não adianta, pois o que é um em meio a muitos desde o início da aviação.
Conseguiu encontrar dois?
Ohhh, agora são dois, mas ainda não significam nada em meio a tantos desde o início da aviação.
Explique você os motivos de serem bons e não serem usados na aviação mundial.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- LaercioLMB
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Sim, mas todo em balsa, mas se fizer em isopor, principalmente o P0, será ruim.
Tem o Perfil CSS que muitos fazem aqui e juram que é um Clark Y que também tem um bordo de ataque aparentemente agudo.
No caso o que o pessoal faz, ao invés de fazer aquela pontinha, simplesmente continua o raio até chegar no intra dorso do perfil e pronto, fica um canto quase que vivo ali, pois não arredondam ou se arredondam, é mínima coisa.
Eu expliquei o motivo de não ser bom utilizar perfil com bordo de ataque agudo em aeromodelos principalmente se forem asas feitas em isopor.
Sabemos que a maioria do pessoal hoje em dia não decola um aeromodelo, joga ele com a mão e sabemos também que a maioria não pousa um aeromodelo, deixa ele cair em qualquer lugar perto de onde eles estão e isso tudo somado com um bordo de ataque agudo, certamente será problema.
Tem o Perfil CSS que muitos fazem aqui e juram que é um Clark Y que também tem um bordo de ataque aparentemente agudo.
No caso o que o pessoal faz, ao invés de fazer aquela pontinha, simplesmente continua o raio até chegar no intra dorso do perfil e pronto, fica um canto quase que vivo ali, pois não arredondam ou se arredondam, é mínima coisa.
Eu expliquei o motivo de não ser bom utilizar perfil com bordo de ataque agudo em aeromodelos principalmente se forem asas feitas em isopor.
Sabemos que a maioria do pessoal hoje em dia não decola um aeromodelo, joga ele com a mão e sabemos também que a maioria não pousa um aeromodelo, deixa ele cair em qualquer lugar perto de onde eles estão e isso tudo somado com um bordo de ataque agudo, certamente será problema.
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- CSS.jpg (20.05 KiB) Exibido 6494 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Bom, coloquei a planta apenas para mostrar que ESSE avião aparentemente usava um perfil com bordo de ataque fino.
Quanto a técnicas de construção, prefiro balsa. As poucas asas de isopor que fiz foram chapeadas com balsa e tinham bordos de ataque e fuga em balsa. E eram de isopor P2 quando eu mandava cortar, ou o mais denso que vinha nos kits (acho que era EPP azul ou rosa)
Mesmo nas minhas construções atuais, tenho protegido o bordo de fuga, quando muito finos, com uma vareta de madeira dura de 1/16 por 1/16.
O ponto sobre a fragilidade desta construção em P0 é bem válido, em minha opinião.
Quanto a técnicas de construção, prefiro balsa. As poucas asas de isopor que fiz foram chapeadas com balsa e tinham bordos de ataque e fuga em balsa. E eram de isopor P2 quando eu mandava cortar, ou o mais denso que vinha nos kits (acho que era EPP azul ou rosa)
Mesmo nas minhas construções atuais, tenho protegido o bordo de fuga, quando muito finos, com uma vareta de madeira dura de 1/16 por 1/16.
O ponto sobre a fragilidade desta construção em P0 é bem válido, em minha opinião.
- Jorge Eloi de Almeida
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- Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 5:50 pm
- Localização: São João del Rei,MG uai
Fernando,muito bom o seu topico,seu metodo de construção e capricho na execução são estimulantes,além de que eu aprendi muito com os comentarios e orientações aqui expostos,parabens pelos modelos e coloca mais fotos aí pra gente,não esquece de postar o video do voo tambem ok? Boa sorte,grande abraço!
A mente cria,o corpo constrói e a fé remenda!!
72710 - zagi 1,20m caseira - tucano"Shorts",padrão da RAF - Funder n'lightining - P-51d Mustang.
72710 - zagi 1,20m caseira - tucano"Shorts",padrão da RAF - Funder n'lightining - P-51d Mustang.