Construção Aeromodelo Yak3 com depron P3 e asa de P0

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:0563b6ed75="LaercioLMB"]
Não sou o dono da verdade, mas fico imaginando que em [b:0563b6ed75]tantos anos de evolução tanto da tecnologia quanto da aerodinâmica dos aviões, os bordos de ataque sempre continuam arredondados[/b:0563b6ed75], deve ter algum bom motivo isso.

É bom uma discussão saudável, nos ajuda a aprender mais e muitas vezes a ver erros que cometíamos sem nos dar conta.[/quote:0563b6ed75]

Do link: http://en.wikipedia.org/wiki/Lockheed_F-104_Starfighter :
"...The wing's leading-edges were so thin (0.016 in/0.41 mm) that they presented a cut hazard to ground crews: protective guards had to be installed on the wing-tips during ground operations maintenance..." ("...O bordo de ataque das asas era tão fino (0,016 pol / 0,41 mm) que apresentavam um perigo de cortes para o pessoal de terra: protetores precisavam ser instalados nas pontas das asas durante as operações de manutenção...")

Do link http://www.repulomuzeum.hu/Leltar/Leltarfotok/F-104TR.htm :
[img:0563b6ed75]http://www.repulomuzeum.hu/FOTO/0414/F104-Tr12.jpg[/img:0563b6ed75]
Na parte esquerda dá para ver o protetor no bordo de ataque
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

E pelo visto não deu muito certo por que não continuaram.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:bdd22e7840="LaercioLMB"]E pelo visto não deu muito certo por que não continuaram.[/quote:bdd22e7840]

Como assim não deu certo? O F-104 pode ter um péssimo histórico quanto a segurança e um histórico operacional bem, digamos, “modesto”. Enfim, não impressiona... se for analisado como arma de guerra. Mas, visto como uma máquina, como uma peça de engenharia, concebido numa época em que a tecnologia ainda engatinhava, e principalmente, com o conhecimento disponível, ele é uma obra de arte! Basta ver todos os recordes conquistados por ele (o principal: o primeiro avião a atingir e manter o vôo a Mach 2). Mas isso não importa...

O motivo que me fez mencionar o F-104 é que você aconselha o colega a arredondar o bordo de ataque da asa e não explica o motivo. E ainda parece tentar se evadir com uma frase um tanto quanto inverídica (“...tantos anos de evolução tanto da tecnologia quanto da aerodinâmica dos aviões, os bordos de ataque [b:bdd22e7840]sempre[/b:bdd22e7840] continuam arredondados…”). É, os bordos de ataque continuam arredondados, mas durante um breve período, lá nos anos 50/60, isso não foi verdade absoluta…

Então, o F-104 foi só uma deixa para você continuar a “discussão saudável” e esclarecer por quê o colega deve sempre arredondar os bordos de ataque das asas.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Quer um bom motivo?
Por que o pessoal corta uma parte do bordo de fuga para ele não ficar tão agudo?
Para que não danifica facilmente.
[b:9eadd5348f]Pronto, bordo de ataque agudo além de danificar facilmente, os amassados que se formam, causam turbulência de ar e essa turbulência nessa parte em que ocorreu o amassado, faz com que a asa não gere sustentação adequada e a sustentação que geraria, passa a ser arrasto que por sua vez, deixa o aeromodelo com algum tendência que não será nada boa.[/b:9eadd5348f]
Agora me diga então, por que os aviões todos não tem o bordo de ataque agudo como esse?
Por que se é tão bom, não o fazem?
Explique você agora se acha que tem que dar explicações.
Só mostrar um também não adianta, pois o que é um em meio a muitos desde o início da aviação.
Conseguiu encontrar dois?
Ohhh, agora são dois, mas ainda não significam nada em meio a tantos desde o início da aviação.
Explique você os motivos de serem bons e não serem usados na aviação mundial.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Eu também havia achado o perfil um tanto estranho, mas depois encontrei essa planta:


[img:8b0882c7dd]http://imageshack.com/a/img661/5001/F9heAV.jpg[/img:8b0882c7dd]
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Sim, mas todo em balsa, mas se fizer em isopor, principalmente o P0, será ruim.
Tem o Perfil CSS que muitos fazem aqui e juram que é um Clark Y que também tem um bordo de ataque aparentemente agudo.
No caso o que o pessoal faz, ao invés de fazer aquela pontinha, simplesmente continua o raio até chegar no intra dorso do perfil e pronto, fica um canto quase que vivo ali, pois não arredondam ou se arredondam, é mínima coisa.


Eu expliquei o motivo de não ser bom utilizar perfil com bordo de ataque agudo em aeromodelos principalmente se forem asas feitas em isopor.
Sabemos que a maioria do pessoal hoje em dia não decola um aeromodelo, joga ele com a mão e sabemos também que a maioria não pousa um aeromodelo, deixa ele cair em qualquer lugar perto de onde eles estão e isso tudo somado com um bordo de ataque agudo, certamente será problema.
Anexos
CSS.jpg
CSS.jpg (20.05 KiB) Exibido 6494 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Cassiotk
membro
Mensagens: 231
Registrado em: Dom Mai 19, 2013 2:07 pm

Mensagem por Cassiotk »

Bordo de ataque agudo é para aviões alta performance e super críticos, basta ver a razão de planeio deles, e o apelido do f104 " fazedor de viúvas".
Pilotar é como lutar boxe... se baixar a guarda.. é lona!
Avatar do usuário
Cassiotk
membro
Mensagens: 231
Registrado em: Dom Mai 19, 2013 2:07 pm

Mensagem por Cassiotk »

Uma explicação rapida para o uso desse perfil, é que qdo a asa atinge a velocidade do som, o ar à frente "não sabe" q a asa está chegando, então a solução encontrada é de cortar esse ar, mas não que isso seja bom para a sustentação, mas uma solução para gerar sustenção nessas condições.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Bom, coloquei a planta apenas para mostrar que ESSE avião aparentemente usava um perfil com bordo de ataque fino.
Quanto a técnicas de construção, prefiro balsa. As poucas asas de isopor que fiz foram chapeadas com balsa e tinham bordos de ataque e fuga em balsa. E eram de isopor P2 quando eu mandava cortar, ou o mais denso que vinha nos kits (acho que era EPP azul ou rosa)
Mesmo nas minhas construções atuais, tenho protegido o bordo de fuga, quando muito finos, com uma vareta de madeira dura de 1/16 por 1/16.
O ponto sobre a fragilidade desta construção em P0 é bem válido, em minha opinião.
Avatar do usuário
Jorge Eloi de Almeida
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 5:50 pm
Localização: São João del Rei,MG uai

Mensagem por Jorge Eloi de Almeida »

Fernando,muito bom o seu topico,seu metodo de construção e capricho na execução são estimulantes,além de que eu aprendi muito com os comentarios e orientações aqui expostos,parabens pelos modelos e coloca mais fotos aí pra gente,não esquece de postar o video do voo tambem ok? Boa sorte,grande abraço!
A mente cria,o corpo constrói e a fé remenda!!
72710 - zagi 1,20m caseira - tucano"Shorts",padrão da RAF - Funder n'lightining - P-51d Mustang.
Responder