Construção do KC-390 180 cm para EDF 90mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Jonathan M.
membro
Mensagens: 510
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 6:56 pm
Localização: Distrito Federal

Re: Construção do KC-390 180 cm para EDF 90mm

Mensagem por Jonathan M. »

Opa Apolo, tranquilo e você?
Obrigado pela explicação Apolo, mas essa parte eu tinha entendido quando comecei meu Tucano.
O que eu estou tendo dificuldades é na espessura do isopor. Observe que a caverna número 05 possui uma espessura de tantos mm, a caverna 06 já possui outra espessura. Não consigo ver aqui no desenho pois fica pequeno. Eu quero saber como você diminui a espessura do isopor.

Deixa eu explicar melhor.
Você comprou chapas de isopor de 70mm de espessura, a caverna 05 possui uma espessura de 58mm, a caverna 06 possui uma espessura de 70mm. Qual o procedimento você está fazendo para tirar 12mm de espessura do isopor para que ele fique com 58mm? Pois se fizer um procedimento errado a caverna pode ficar torta e deixar o avião todo torto. Entendeu minha dúvida amigo?

Abração.
No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." AS
Avatar do usuário
APOLO
membro
Mensagens: 861
Registrado em: Qua Jan 20, 2010 12:44 pm
Localização: Vila Valqueire - RJ

Re: Construção do KC-390 180 cm para EDF 90mm

Mensagem por APOLO »

Então para vc fazer o corte na espessura que esta pedindo na planta vc vai ter que cortar com o fio quente que, mais ou menos do jeito que esta na figura baixo.
Vc pode fazer da mesma forma que faz para cortar asas.
Vc coloca um pedaço de papelão na espessura que quer e passa o fio quente pronto esta pronto um bloco com a espessura que quiser.
Anexos
cortes.jpg
cortes.jpg (11.67 KiB) Exibido 8531 vezes
Avatar do usuário
Jonathan M.
membro
Mensagens: 510
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 6:56 pm
Localização: Distrito Federal

Re: Construção do KC-390 180 cm para EDF 90mm

Mensagem por Jonathan M. »

APOLO escreveu:Então para vc fazer o corte na espessura que esta pedindo na planta vc vai ter que cortar com o fio quente que, mais ou menos do jeito que esta na figura baixo.
Vc pode fazer da mesma forma que faz para cortar asas.
Vc coloca um pedaço de papelão na espessura que quer e passa o fio quente pronto esta pronto um bloco com a espessura que quiser.


Entendi Apolo, muitíssimo obrigado pela ajuda.
Abração!
No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." AS
djalma neto2011
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 1:59 pm
Localização: Maceió, Alagoas

Re: Construção do KC-390 180 cm para EDF 90mm

Mensagem por djalma neto2011 »

Apolo, como você fez os moldes para corte do isopor?
Junior Souza
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 29, 2013 6:51 pm
Localização: Unaí - MG

Re: Construção do KC-390 180 cm para EDF 90mm

Mensagem por Junior Souza »

Jonathan M. Eu construo nesse esquema e so você fazer uma fatiadora de isopor assim corta exatamente na espessura de cada bloco. Djalma neto2011, os moldes voce pode fazer de varias maneiras, chapa de aluminio, papelao, balsa, madeira, cartolina mais espessa, enfim varios modos. Apolo desculpa entrometer kkkk, esta ficando show, logo logo crio o post do meu C-17.
Avatar do usuário
Jonathan M.
membro
Mensagens: 510
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 6:56 pm
Localização: Distrito Federal

Re: Construção do KC-390 180 cm para EDF 90mm

Mensagem por Jonathan M. »

Junior Souza escreveu:Jonathan M. Eu construo nesse esquema e so você fazer uma fatiadora de isopor assim corta exatamente na espessura de cada bloco. Djalma neto2011, os moldes voce pode fazer de varias maneiras, chapa de aluminio, papelao, balsa, madeira, cartolina mais espessa, enfim varios modos. Apolo desculpa entrometer kkkk, esta ficando show, logo logo crio o post do meu C-17.


Muito obrigado amigo!

Abração
No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." AS
djalma neto2011
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 1:59 pm
Localização: Maceió, Alagoas

Re: Construção do KC-390 180 cm para EDF 90mm

Mensagem por djalma neto2011 »

Eu estava fazendo de alumínio, mas demora muito. :(
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Construção do KC-390 180 cm para EDF 90mm

Mensagem por John-Henrique »

djalma neto2011 escreveu:Eu estava fazendo de alumínio, mas demora muito. :(
Você estava fazendo o molde de alumínio? O que estava demorando? Cortar os moldes ou cortar o material usando estes moldes? Explica certinho que talvez seja a técnica que você está usando que não está ajudando,..
djalma neto2011
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 1:59 pm
Localização: Maceió, Alagoas

Re: Construção do KC-390 180 cm para EDF 90mm

Mensagem por djalma neto2011 »

Acho que foi o tipo de alumínio que comprei.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Construção do KC-390 180 cm para EDF 90mm

Mensagem por John-Henrique »

djalma neto2011 escreveu:Acho que foi o tipo de alumínio que comprei.
Se entendi direito, você estava tentando cortar os moldes em alumínio usando o estilete, correto? Se for isso...

Vá até uma gráfica e pergunte se eles tem uma chapa de impressão que não será mais utilizada. Normalmente eles tem aos montes (vão juntando pra vender o alumínio), Sexta-feira mesmo, fui numa gráfica aqui perto consegui 5 chapas em formato A2 (59 x 84cm), elas vem na espessura de aproximadamente 8mm, dá pra cortar na tesoura, mas dá trabalho, uso um estilete dos maiores e faço um risco aplicando força, dai basta dar umas 'flexionadas' no risco e ele separa, dai é só puxar igual papel.

Por segurança é bom sempre lixar as bordas dos moldes e nos retalhos use a tesoura pra remover pontas (deixe arredondados os cantos) pra evitar que você ou outra pessoa se corte ao manusear o restante que você irá descartar.
Responder