Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Diego Costa
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 13 Jun 2017 09:02

Adiantando mais algumas coisas. Ainda tenho que fazer:

- Instalar as dobradiças do Leme e do Aileron.
- Colocar os servos no lugar e linka-los.
- Adquirir um cabo "Y" pros servos do Aileron.
- Colar o conjunto de estabilizadores na cauda.
- Fazer algo para prender a asa, na parte do bordo de fuga que fica sobre a fuselagem.
- Prender o Cowl, mas sem deixa-lo fixo (pra facilitar uma possivel troca de motor).

Prévia do motor já fixado no lugar. Talvez precise fazer mais alguns furos para melhorar a ventilação.


Hastes que irão prender a asa na fuselagem (bordo de ataque)



Servos dos Ailerons posicionados. Falta ainda o cabo Y para poder posicionar certinho os fios (vou abrir uma pequenacanaleta na asa para abrigar o cado).


Triquilha instalada. Não vou saber dizer como isso se chama, mas a "peça" utilizada pra posicionar a triquilha e permitir seu movimento foi retirada de um monitor de PC velho, como podem ver na imagem.




Trem de pouso "pronto". Falta dar acabamento.
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Mauri » 13 Jun 2017 18:19

Fala Diego,

Gostaria de sugerir algum reforço a mais tanto no sistema de encaixe da asa no BA a fuselagem, bem como na base do trem de pouso dianteiro que, pelo que parece esta meio que solto ali no meio do isopor, se puder fazer algo mais ou menos parecido com o que o tutorial de montagem do kit sugere, penso que ficaria melhor e com menos possibilidade de vir a quebrar ou se soltar ok!

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 13 Jun 2017 19:36

Mauri escreveu:Fala Diego,

Gostaria de sugerir algum reforço a mais tanto no sistema de encaixe da asa no BA a fuselagem, bem como na base do trem de pouso dianteiro que, pelo que parece esta meio que solto ali no meio do isopor, se puder fazer algo mais ou menos parecido com o que o tutorial de montagem do kit sugere, penso que ficaria melhor e com menos possibilidade de vir a quebrar ou se soltar ok!

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Fala Mauri. Grato pelas dicas. Quando vc fala de reforçar o encaixe da asa no BA seria em que sentido? Vou te falar o que fiz, e você diz se está certo, ou errado, ou se estou no caminho certo pelo menos rsrsrs.

Bom, a madeira que está no "parabrisa" da fuselagem, onde será preso o BA da asa, está colado no isopor com epoxi. Fiz um furo de cada lado, no meio, e transpassei um pedaço de vareta de fibra de vidro. Nas duas peças do BA em si, ambas estão quase transpassando a asa (se eu lixar muito a parte de cima aparece a madeira), e também colada com epoxi. O BA será preso à fuselagem com parafuso.



Já o trem de pouso, o ponto que é preso à fuselagem é curvo, então lixei o isopor para que ele ficasse com a mesma "curvatura", para ambos terem 100% de contato, e colei com epoxi. Além disso, fiz 8 furos ao longo da base, de modo que pudesse colocar pedaços de vareta de fibra de vidro, dispostas em "V", atravessando o trem de pouso e a fuselagem, sendo que o ponto em que as varetas se encontram está na parte de baixo do trem de pouso.


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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Mauri » 13 Jun 2017 20:28

Diego, me refiro ao trem de pouso dianteiro e não ao central, e quanto a fixação frontal da asa, o trabalho que fez na fuselagem esta bem feito e reforçado ao meu ver, o que parece ser o ponto fraco esta na asa, mesmo com aquelas varetas coladas se tem a impressão de fragilidade, devido ao tremendo esforço que se tem nesta área.
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 13 Jun 2017 21:50

Mauri escreveu:Diego, me refiro ao trem de pouso dianteiro e não ao central(...)
o que parece ser o ponto fraco esta na asa, mesmo com aquelas varetas coladas se tem a impressão de fragilidade, devido ao tremendo esforço que se tem nesta área.


Entendi, Mauri. A peça que segura o trem dianteiro é um tubo com 4 "hastes" dispostas em cruz, e tanto na haste da frente quanto a traseira fiz reforço transpassando vareta de fibra, e todo esse conjunto colado com epoxi, mas vou ver se consigo fazer um reforço extra (vai ser dificil, pois a fuselagem já está colada :lol: )

NA asa vou adicionar mais dois pontos entre os dois que já estão colocados, ou talvez fazer uma peça única de um lado à outro (como a do parabrisa). Seria suficiente? Prendendo só o BA e o BF é suficiente, ou seria melhor prender a asa também pelas laterais (janelas)?
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Mauri » 14 Jun 2017 10:07

Diego Costa escreveu:(vai ser difícil, pois a fuselagem já está colada :lol: )


É, neste caso fica difícil mexer agora, vamos ver na pratica depois se, como esta, ele vai suportar bem... Como seus pousos devem ser tranquilos e precisos, tenho certeza não terá maiores problemas.. :twisted: :D

Diego Costa escreveu:NA asa vou adicionar mais dois pontos entre os dois que já estão colocados, ou talvez fazer uma peça única de um lado à outro (como a do para-brisa) Seria suficiente?


Se reparar no tutorial, resolvi esse problema apenas uma vareta colada na parte superior da asa onde "costurei" o pino inferior a essa vareta e tbm a vareta de reforço da asa, não que você deva desmanchar tudo e fazer assim, mas apenas como exemplo.




Diego Costa escreveu:Prendendo só o BA e o BF é suficiente, ou seria melhor prender a asa também pelas laterais (janelas)


Nem 8, nem 80... Lembre-se que em um aeromodelo o peso ou melhor, "a falta dele" é tudo... Quanto mais leve deixa-lo, mais sobra terá para colocar um setup mais potente como uma bateria maior por exemplo..
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 14 Jun 2017 10:18

Mauri escreveu:É, neste caso fica difícil mexer agora, vamos ver na pratica depois se, como esta, ele vai suportar bem... Como seus pousos devem ser tranquilos e precisos, tenho certeza não terá maiores problemas.. :twisted: :D


Se considerar o que faço no FMS com o Slowfly, to ferrado então hahahahaha

Mauri escreveu:Se reparar no tutorial, resolvi esse problema apenas uma vareta colada na parte superior da asa onde "costurei" o pino inferior a essa vareta e tbm a vareta de reforço da asa, não que você deva desmanchar tudo e fazer assim, mas apenas como exemplo.


Entendi, vou ver se reforço a parte de cima da asa e "costuro" com a parte de baixo ;)

Valeu pelas dicas, brother. Primeiro aero é tenso, errei algumas coisas e tive que utilizar maneiras pouco ortodoxas para resolver, mesmo seguindo o seu topico e o do Benites,me deparei com a falta de material e prática com montagem, e tive que improvisar. Se voar já tá ótimo, senão ainda tenho o Piper pra montar, deixo o Cessna pendurado no teto do quarto :lol:

Obrigado :)
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 15 Jun 2017 14:05

IPrimeira imagem: Soldas feitas, e acabamento com termocontrátil.
Segunda imagem: Componentes pré-organizados, mas podem mudar de posição dependendo do caso (como acertar o CG, por exemplo). No montante do motor tem uma abertura para ventilação, que também permite a passagem do ESC, ou seja, pra tirar o ESC tem que tirar o motor também, pelo menos até comprar conectores adequados.

Videozinho postado no Instagram (https://www.instagram.com/p/BVXf722gSlK/) mostrando Profundor, Leme e Motor funcionando, ainda falta o cabo Y pra terminar os ailerons, e o montante da asa (não sei se é o nome correto, é a haste que apóia a asa na fuselagem).

PS: Achei melhor já entelar o conjunto de estabilizadores antes de colar na fuselagem. Marquei com uma lapiseira fina antes de passar a fita, de modo a não "invadir" a área de contato do conjunto com a fuselagem e não atrapalhar a colagem.


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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 19 Jun 2017 19:25

Agora falta pouco!! Os montantes (escoras?) da asa estão prontos. Pesei meu Cessna com todos os componentes e, a princípio, está com 690g, sem contabilizar os horns/links dos ailerons, nem a entelagem/pintura (que ainda irei fazer).

Estou parecendo criança com "brinquedo" novo hahaha. Tô felizão aqui, mesmo com alguns reforços "desnecessários", e alguns improvisos, como o trem de pouso e montante da asa feitos com tiras de cano de PVC, o aeromodelo (ainda) não ultrapassou o limite de 750g que eu havia estabelecido como referencia. Na falta do que fazer fico taxiando com ele pelo chão da casa, mas mesmo que já estivesse pronto ainda me falta coragem de botar ele pra voar, vou ver se encontro algum aeromodelista mais experiente por aqui pra me ajudar no primeiro vôo :P

Ainda falta:

- Colocar os servos dos ailerons (fiz meu proprio cabo "Y") e linkar os ailerons.
- Colocar os imâs que irão prender o cowl (já encomendei).
- Dar uma geral com a lixa em todo o aero.
- Aplicar Liteplast e pintar (ou entelar).
- Acertar o CG.

Ainda estou na dúvida entre pintar ou entelar, por dois motivos: Não sou muito bom pra fazer entelagem (apanhei pacas pra entelar o conjunto de estabilizadores/profundor/leme), e não sei também se a fita vai aderir bem à Liteplast.



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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Mauri » 19 Jun 2017 23:01

Muito bom até aqui Diego, procure não ultrapassar o limite máximo de peso final que vc estabeleceu para ele pois a sua motorização tem um empuxo de mais ou menos igual a isso, que da uma relação peso/empuxo de aprox. 1:1 o que já da para voar de boa, bom claro se tivesse um pouco mais de empuxo seria melhor ainda, pois ai daria para fazer umas manobras a mais, mas ficando assim ele voará com certeza!
O CG desse aero se encontra exatamente sobre a vareta de reforço da asa, com o bico levemente caído para frente, estará muito bem ajustado ok!

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 20 Jun 2017 00:24

Mauri escreveu:Muito bom até aqui Diego, procure não ultrapassar o limite máximo de peso final que vc estabeleceu para ele (...)
O CG desse aero se encontra exatamente sobre a vareta de reforço da asa, com o bico levemente caído para frente, estará muito bem ajustado ok!

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Valeu, Mauri :) Agora vai depender da minha mão pra aplicar a entelagem ou pintura, mas to confiante que não passará do peso previsto. E obrigado pela dica do CG, eu tava apanhando aqui com os calculos.

Fazendo as contas aqui o CG estava ficado entre 1~1,5cm à frente da vareta, tava arriscado o aero ficar com muito peso de nariz por conta disso, nesse ponto ele estava com CG "neutro", mas apoiando no ponto correto do CG já ficou com o nariz bem inclinado pra baixo (de qualquer forma seria melhor que peso de cauda). Depois da sua dica vi que o aero já tá bem proximo do CG correto, dá até pra jogar o receptor um pouco mais para trás.

O bom é que, sendo minha primeira montagem, acredito queos proximos sairão melhores, sem os erros que cometi no Cessna :lol:

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 20 Jun 2017 23:23

Atualizando:

Aparentemente o CG está correto, porém creio que precise inclinar o nariz um pouco mais pra baixo, quando instalar os imãs e fixar o cowl talvez já resolva, caso contrario vou colocar o receptor um pouco mais pra frente (pois a bateria já está praticamente "no limite" no nariz do aero). Talvez coloque algum lastro, mas só se for necessário.


https://www.youtube.com/watch?v=nw5pTE63I_Y
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