Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Deixando um pouco às dúvidas de lado, falando agora sobre a montagem, algumas coisas que defini mas que podem ser alteradas no decorrer da montagem:

- No Cessna manterei o motor Emax 2215/20 (1200Kv), e utilizarei helice tripá GWS HD9050. Penso em adquirir tbm um 2215/25 com hélice tripá 10x6, mas apenas á nivel de teste, pois acredito que a 9x5 me atenderá bem. Como o Piper está em segundo plano ainda não defini otorização/hélice pra ele.

- Reforço no estabilizador vertical e horizontal com vareta de fibra no Cessna. No Piper, além das varetas adicionarei o stay, até por questões de segurança e pra deixar mais "escala".

- Seguindo a dica do Mauri de colocar o horn no meio do aileron pra realizar o movimento mais simetricamente, penso em colocar algum tipo de "reforço" em balsa na asa, bem no ponto onde vai preso o montante (é esse nome mesmo??) pra facilitar a montagem/desmontagem, e utilizar esse mesmo reforço pra acomodar o servo que acionará o aileron. Obviamente, terá um servo de cada aileron, ligados com cabo "Y". Farei isso em ambos: Piper e Cessna.

- Pra conexões de profundor/leme nos estabilizadores, bem como Aileron na asa, encontrei pequenas dobradiças proprias para essa finalidade.

- Trem de pouso e montantes talvez utilizarei um aluminio bem fino e leve, porém bem resistente, mais fácil pra moldar e fazer os furos pra fixação.

Por enquanto é isso. Anida não comecei a montagem por não ter todos os materiais em mãos, mas já estou planejando como pretendo fazer a montagem, e com a ajuda da (balança que ainda não chegou) manter o controle sobre peso do aero :-)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Atualizado no primeiro post: O Cessna 182 acabou de chegar :D Agora é partir pra montagem. A bancada que tenho já está sendo desocupada pra dar espaço aos aeros.

Vlw mais uma vez, Mauri, o kit é muito bom e veio em perfeitas condições :D :D :D :D
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Mauri »

Fala Diego,

Fico feliz que tenha gostado também do kit do Cessna e que o mesmo tenha chego em perfeitas condições por ai. :wink:

Se me permite, vou deixar aqui alguns pitacos sobre o que você já definiu até agora ok!

- Já estou planejando como pretendo fazer a montagem, e com a ajuda da (balança que ainda não chegou) manter o controle sobre peso do aero :-)

Ter o controle do peso durante a montagem de um aeromodelo é muito importante, principalmente em se tratando de elétrico, um dos motivos é que, ao contrario do aeromodelo Glow, que começa seu voo mais pesado e tem seu peso diminuído por causa do tanque de combustível que vai baixando o nivel, os aeros elétricos começam e terminam o voo com o mesmo peso, porem sua potencia vai diminuindo e se tem um modelo muito pesado poderá ter problemas como um voo critico e arisco, como pouca autonomia entre outros..

- Trem de pouso e montantes talvez utilizarei um alumínio bem fino e leve, porém bem resistente, mais fácil pra moldar e fazer os furos pra fixação.

Precisa ver o tipo de alumínio, dependo se for aquele comum não servirá, pois ele entorta com facilidade, teria que ser aquele especial que esqueci o nome agora ou então tente fazer com arame de aço de 3 mm o do Cessna, e o do Piper, se quiser que fique mais parecido com o real, teria que mandar fazer-lo pois para ter o formato do real tem que ser soldado, depois é só encapar aquele triangulo com balsa ou mesmo depron, segue a foto abaixo do tp que utilizei no meu,feito com arame de aço de 2.5 mm, ficou extremamente leve e resistente, e evidentemente fazer uma base de compensado na parte inferior da fuselagem para encaixar o tp.



- Pra conexões de profundor/leme nos estabilizadores, bem como Aileron na asa, encontrei pequenas dobradiças próprias para essa finalidade.

Precisaria ver bem essas dobradiças que pretende usar, nos meus aeros e nos kits raramente faço uso de dobradiças, como eu sempre os entelo com fita durex larga colorida ou mais comumente com vinil, o próprio material da entelagem já faz a função (e muito bem) das dobradiças, claro que isso não é lei, poderá ser tentado outros meios, é que eu me adaptei tão bem a esse método e sempre com bons resultados tanto no acabamento como em funcionalidade que eu sempre recomendo isso.
Tem outro problema também em relação ao uso de dobradiças nesses kits, principalmente nos ailerons, porque os seus cortes são como no desenho abaixo:



Faço assim porque alem de manter o desenho original do perfil ainda facilita na hora da entelagem, começando a entelar primeiro pela parte de cima da asa e depois dobra-se o aileron para cima quebrando a parte fina de isopor e é feito a parte de baixo, um bom exemplo poderá ser visto por exemplo neste tutorial que segue, esta bem explicado e com muitas fotos:

viewtopic.php?f=1&t=165055

- Seguindo a dica do Mauri de colocar o horn no meio do aileron pra realizar o movimento mais simetricamente, penso em colocar algum tipo de "reforço" em balsa na asa, bem no ponto onde vai preso o montante (é esse nome mesmo??) pra facilitar a montagem/desmontagem, e utilizar esse mesmo reforço pra acomodar o servo que acionará o aileron. Obviamente, terá um servo de cada aileron, ligados com cabo "Y". Farei isso em ambos: Piper e Cessna.

Por favor defina melhor "montante da asa" seria bom nesse ponto seguir o tutorial do Cessna a risca onde foi feito um bom, leve e resistente apoio ao pino central da asa costurado nas varetas de reforço, bem como a base na fuselagem onde se encaixará o pino, infelizmente nesse tutorial não tem mais fotos e detalhes sobre o suporte de compensado que deve ser feito para prender com um ou dois parafusos a asa próximo a parte central do bordo de fuga, mas quando estiver próximo de fazer essa parte me avise que eu te mando umas fotos de um outro kit que servirá bem como exemplo.

- Reforço no estabilizador vertical e horizontal com vareta de fibra no Cessna. No Piper, além das varetas adicionarei o stay, até por questões de segurança e pra deixar mais "escala".

Boa... Faça ambas as coisas, alem de deixar com um item escala e funcional a mais ainda reforçará estruturalmente essas partes com as varetas inseridas no depron.

- No Cessna manterei o motor Emax 2215/20 (1200Kv), e utilizarei helice tripá GWS HD9050. Penso em adquirir tbm um 2215/25 com hélice tripá 10x6, mas apenas á nivel de teste, pois acredito que a 9x5 me atenderá bem. Como o Piper está em segundo plano ainda não defini otorização/hélice pra ele.

Eu já voei com um tucano de 120 cm de as com um 2215-20 com uma helice 9x5x3 Gws e ficou muito bom, também experimentei com uma 10x6 GWS e gostei do resultado, em ambos os casos usei uma 3s 2200 mAh 30C.

Ufa.. cansei de digitar.. rsrsrs..

Abrs.
Mauri
http://www.proaeromodelos.com.br
Editado pela última vez por Mauri em Seg Jun 08, 2015 9:17 am, em um total de 1 vez.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Fala Mauri :-)

Vou aproveitar pra responder à vc seguindo seu método hahaha


Ter o controle do peso durante a montagem de um aeromodelo é muito importante, principalmente em se tratando de elétrico

Em vários casos, vi pessoas buscando o menor peso possivel, e também quem exagerou no peso. Quero deixar num "meio termo", li em alguns topicos sobre a "penetração" do aero em relação ao peso, onde o ar pode frear o aeromodelo no ar ao inves de permitir o planeio (caso falte motor, por exemplo), por isso que não iniciei nem a montagem do Piper enquanto esperava o Cessna, comprei a balança antes do Cessna e ela ainda não chegou :-P

Precisa ver o tipo de alumínio, dependo se for aquele comum não servirá, pois ele entorta com facilidade, teria que ser aquele especial que esqueci o nome agora

Seria o que chamam de Aluminio Naval? Acho que foi esse o termo que já li aqui pelo forum. O retalho que peguei não consegui entortar "à mão", e era uma peça relativamente pequena. No caso do Cessna especificamente, to considerando os 750g que ficou o do Benites como referencia, o trem de pouso é "curto", então creio que o aluminio não sofrerá muito com o peso do aero (falando especificamente do Cessna)

Quando falo do trem de pouso ser mais curto, penso naquela questao da fisica (que não sei explicar em termos corretos), que fala sobre o "pincipio da alavanca". Considerando a resistencia do aluminio e o tamanho do trem de pouso, creio que o peso do aeromodelo não será capaz de "deformar" o aluminio. Em tempo, mais uma vez vou depender da balança, quero montar pelo menos uma peça e fazer um teste de resistencia com pesos pra ter um parametro.

Diferente, claro, do Piper. Pelas dimensões e peso do aero, e pelo tamanho que teria que deixar o trem de pouso, acredito que já iria deformar o aluminio.


Precisaria ver bem essas dobradiças que pretende usar, nos meus aeros e nos kits raramente faço uso de dobradiças,

As dobradiças eu usaria as mesmas que o Benites usou no profundor no aero dele. Mas de fato vou ter que repensar a parte do aileron, não tinha me atentato quanto ao corte. Vlw pelo toque :-)


Por favor defina melhor "montante da asa" seria bom nesse ponto seguir o tutorial do Cessna a risca onde foi feito um bom, leve e resistente apoio ao pino central da asa costurado nas varetas de reforço, bem como a base na fuselagem onde se encaixará o pino

Acho que me equivoquei na utilização do termo. O que me referi como Montante é o "Suporte" (?) diagonal que liga a asa à fuselagem:
download/file.php?id=134308 :P

Eu já voei com um tucano de 120 cm de asa com um 2215-20 com uma helice 9x5x3 Gws e ficou muito bom, também experimentei com uma 10x6 GWS.

Vlw pela dica ;) No meu caso seria mais pra testes mesmo, e pra ter um motor extra com Kv diferente também. Antes de instalar no aero quero observar caracteristicas de ambos com as 2 helices, medir o empuxo, sacar na prática as diferenças pra ir aprendendo, pq até hoje só sei na "teoria" e pelas dicas dos amigos (e isso é válido), mas quero praticar tbm, senão é igual "praticar aeromodelismo sem voar, só vendo os outros voando" :mrgreen:


Mauri, mais uma vez, muito obrigado, estou anotando todas as dicas e sugestões, e prometo que procurarei ajuda se houverem duvidas, antes de fazer alguma m.... por conta própria. Vlw mesmo :D
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »



Vou procurar por aqui pelo duraluminio então :-)

Bom, para algumas medidas APROXIMADAS em relação à algumas peças, usei um Cessna vetorizado reescalonado pra 120cm de envergadura. As peças que vou adquirir não terão exatamente as medidas abaixo, mas tendo esses valores como referencia facilita na hora de procurar peças "proximas".

PS: não reparem minha noobice, ainda não tenho muita noção de medidas á ponto de olhar numa loja uma roda de 55mm e saber se ela será muito grande ou muito pequena pra um aero de 1.2Mt, entã essas medidas aproximadas me ajudarão a não exagerar no tamanho das peças :P

Helice: 9x5 tripá
Spinner: Diametro 4cm x Comprimento 5,6cm
Trem de pouso: Comprimento 9cm x Largura 2cm
Rodas traseiras: Largura 2cm x Diametro 4,5cm
Roda dianteira: Largura 1,8cm x Diametro 3,6cm

Aliás, hoje pela manhã consultei a encomenda da balança, constava como "Destinatário Ausente", vieram me entregar o produto justamente no horario qu saí pra ir na padaria, muito azar :cry:
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, seguindo como eu já havia comentado antes, procurei na internet uma imagem de perfil de um Extra 300 de verdade, não um rc.
Um Extra 300 de verdade tem 7,39m de envergadura e 6,95m de comprimento.
Bom, vi a imagem de perfil e vi que na imagem no meu monitor ele tinha 21 cm de comprimento, ou 0,21 m.
O seu tem 1,20 m de envergadura, então 7,39 : 1,20 = 6,15, o que significa que o seu aeromodelo está na escala 1:6,15.
Agora tenho que ver em que escala está o da foto que eu peguei no monitor.
7,39 : 0,21 = 35,19, ou seja, escala 1:35,19.
Sei a escala que está a imagem no meu monitor, agora irei medir o diâmetro aproximado da roda dele e multiplicar por 35,19.
O diâmetro na foto é de aproximadamente 11 mm, ou 0,011m.
0,011 X 35,19 = 0,387 m.
Acho que deve ter aproximadamente 40 cm de diâmetro o pneu do Extra 300.
A escala do seu aeromodelo é 6,15.
40 : 6,15 = 6,50 cm ou 65 mm de diâmetro.
Uma polegada é igual a 25,4 mm e a roda tem 65 mm de diâmetro.
65 : 25,4 = 2,55 polegadas, mas podemos arredondar para 2,5 polegadas ou 2" 1/2.
Então a roda ideal para o seu Extra 300 é de 2,5 polegadas ou duas polegadas e meia.
Veja que usei como exemplo um Extra 300, mas você pode fazer o mesmo com o Cessna 182.

Por que não fiz com um Cessna 182 esse exemplo?
Para que você tentando fazer pegue o jeito para os demais que deseje fazer, assim não terá mais essa dúvida, pois se eu te dissesse qual é o diâmetro das rodas para o seu Cessna 182, você não precisaria procurar e certamente iria esquecer o que foi dito aqui, mas tendo que procurar, certamente não irá mais esquecer.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Por isso gosto das suas explicações, Laércio, como vc me disse outro dia, vc não "joga" a informação apenas, vc explica o porquê daquilo e como usar hahahahaha

Apenas pra citar um exempo, não afirmo que esteja certo, mas cheguei nessa conclusão:

A medida da roda traseira ficou com Largura aproximada de 2cm, e Diametro de 4,5cm. Na cavidade da polaina a medida acomoda (justo) uma roda que tenha 6cm de diametro e até 2,8cm de largura. As medidas mais proximas de rodas que encontrei foram com diametro entre 4,5 e 5,5cm, como as Du-bro 175T (apenas um exemplo).

Vou refazer os calculos aqui de acordo com o que vc disse pra ver como ficará, mas á principio utilizei o metodo abaixo para (tentar) calcular as medidas.

- Criei um novo arquivo no Photoshop usando uma escala em Centimetros, ao inves de "pixels", com largura de 120cm x 180cm de altura.

- Redimensionei a imagem proporcionalmente de modo que as extremidades da asa atingissem os 120cm da largura predefinida. Como a imagem foi criada com 120x180, se eu fosse imprimir esse desenho a asa teria exatamente o mesmo tamanho do aeromodelo.

- Para medir, usei a ferramenta régua do proprio programa. Usei como base um vetor em 3 vistas, por 2 motivos: 1º por ser dificil achar imagens exatas de frente/perfil, e 2º pq além disso ainda teria que considerar possiveis distorções ocasionadas pela lente da camera ao tirar a foto, que poderiam comprometer a perspectiva.

A imagem que utilizei foi essa:

Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

No caso a largura da roda você pode ignorar, pois ela gera muito arrasto.
Por que então não colocar rodas menores?
Pois quanto menor for a roda, mais propensa a trancar em pequenas pedrinhas ela estará e isso geralmente força o aeromodelo a ir para um lado ou outro na pista durante a decolagem.
Rodas muito pequenas para um determinado tamanho de aeromodelo limitam o tipo de pista a usarmos para decolar e pista de terra já ficam ruins, com grama então, nem se fala, mesmo que a grama seja aparada por carneiros (que deixam a grama quase na raiz).
Pode optar por rodas para elétricos que são de espuma e não de borracha e essas de espuma costumam serem mais estreitas e mais leves.
Tem certas coisas que não precisamos levar à risca na escala de um aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Eu calculei aqui pela vista de um Cessna 182 e encontrei que as rodas de trás na sua escala ficam com 2"1/4 ou 2,25 polegadas e a roda da frente, 1"1/2

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder