Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 03 Jun 2015 13:35

Deixando um pouco às dúvidas de lado, falando agora sobre a montagem, algumas coisas que defini mas que podem ser alteradas no decorrer da montagem:

- No Cessna manterei o motor Emax 2215/20 (1200Kv), e utilizarei helice tripá GWS HD9050. Penso em adquirir tbm um 2215/25 com hélice tripá 10x6, mas apenas á nivel de teste, pois acredito que a 9x5 me atenderá bem. Como o Piper está em segundo plano ainda não defini otorização/hélice pra ele.

- Reforço no estabilizador vertical e horizontal com vareta de fibra no Cessna. No Piper, além das varetas adicionarei o stay, até por questões de segurança e pra deixar mais "escala".

- Seguindo a dica do Mauri de colocar o horn no meio do aileron pra realizar o movimento mais simetricamente, penso em colocar algum tipo de "reforço" em balsa na asa, bem no ponto onde vai preso o montante (é esse nome mesmo??) pra facilitar a montagem/desmontagem, e utilizar esse mesmo reforço pra acomodar o servo que acionará o aileron. Obviamente, terá um servo de cada aileron, ligados com cabo "Y". Farei isso em ambos: Piper e Cessna.

- Pra conexões de profundor/leme nos estabilizadores, bem como Aileron na asa, encontrei pequenas dobradiças proprias para essa finalidade.

- Trem de pouso e montantes talvez utilizarei um aluminio bem fino e leve, porém bem resistente, mais fácil pra moldar e fazer os furos pra fixação.

Por enquanto é isso. Anida não comecei a montagem por não ter todos os materiais em mãos, mas já estou planejando como pretendo fazer a montagem, e com a ajuda da (balança que ainda não chegou) manter o controle sobre peso do aero :-)
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 05 Jun 2015 12:26

Atualizado no primeiro post: O Cessna 182 acabou de chegar :D Agora é partir pra montagem. A bancada que tenho já está sendo desocupada pra dar espaço aos aeros.

Vlw mais uma vez, Mauri, o kit é muito bom e veio em perfeitas condições :D :D :D :D
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Mauri » 05 Jun 2015 18:10

Fala Diego,

Fico feliz que tenha gostado também do kit do Cessna e que o mesmo tenha chego em perfeitas condições por ai. :wink:

Se me permite, vou deixar aqui alguns pitacos sobre o que você já definiu até agora ok!

- Já estou planejando como pretendo fazer a montagem, e com a ajuda da (balança que ainda não chegou) manter o controle sobre peso do aero :-)

Ter o controle do peso durante a montagem de um aeromodelo é muito importante, principalmente em se tratando de elétrico, um dos motivos é que, ao contrario do aeromodelo Glow, que começa seu voo mais pesado e tem seu peso diminuído por causa do tanque de combustível que vai baixando o nivel, os aeros elétricos começam e terminam o voo com o mesmo peso, porem sua potencia vai diminuindo e se tem um modelo muito pesado poderá ter problemas como um voo critico e arisco, como pouca autonomia entre outros..

- Trem de pouso e montantes talvez utilizarei um alumínio bem fino e leve, porém bem resistente, mais fácil pra moldar e fazer os furos pra fixação.

Precisa ver o tipo de alumínio, dependo se for aquele comum não servirá, pois ele entorta com facilidade, teria que ser aquele especial que esqueci o nome agora ou então tente fazer com arame de aço de 3 mm o do Cessna, e o do Piper, se quiser que fique mais parecido com o real, teria que mandar fazer-lo pois para ter o formato do real tem que ser soldado, depois é só encapar aquele triangulo com balsa ou mesmo depron, segue a foto abaixo do tp que utilizei no meu,feito com arame de aço de 2.5 mm, ficou extremamente leve e resistente, e evidentemente fazer uma base de compensado na parte inferior da fuselagem para encaixar o tp.



- Pra conexões de profundor/leme nos estabilizadores, bem como Aileron na asa, encontrei pequenas dobradiças próprias para essa finalidade.

Precisaria ver bem essas dobradiças que pretende usar, nos meus aeros e nos kits raramente faço uso de dobradiças, como eu sempre os entelo com fita durex larga colorida ou mais comumente com vinil, o próprio material da entelagem já faz a função (e muito bem) das dobradiças, claro que isso não é lei, poderá ser tentado outros meios, é que eu me adaptei tão bem a esse método e sempre com bons resultados tanto no acabamento como em funcionalidade que eu sempre recomendo isso.
Tem outro problema também em relação ao uso de dobradiças nesses kits, principalmente nos ailerons, porque os seus cortes são como no desenho abaixo:



Faço assim porque alem de manter o desenho original do perfil ainda facilita na hora da entelagem, começando a entelar primeiro pela parte de cima da asa e depois dobra-se o aileron para cima quebrando a parte fina de isopor e é feito a parte de baixo, um bom exemplo poderá ser visto por exemplo neste tutorial que segue, esta bem explicado e com muitas fotos:

viewtopic.php?f=1&t=165055

- Seguindo a dica do Mauri de colocar o horn no meio do aileron pra realizar o movimento mais simetricamente, penso em colocar algum tipo de "reforço" em balsa na asa, bem no ponto onde vai preso o montante (é esse nome mesmo??) pra facilitar a montagem/desmontagem, e utilizar esse mesmo reforço pra acomodar o servo que acionará o aileron. Obviamente, terá um servo de cada aileron, ligados com cabo "Y". Farei isso em ambos: Piper e Cessna.

Por favor defina melhor "montante da asa" seria bom nesse ponto seguir o tutorial do Cessna a risca onde foi feito um bom, leve e resistente apoio ao pino central da asa costurado nas varetas de reforço, bem como a base na fuselagem onde se encaixará o pino, infelizmente nesse tutorial não tem mais fotos e detalhes sobre o suporte de compensado que deve ser feito para prender com um ou dois parafusos a asa próximo a parte central do bordo de fuga, mas quando estiver próximo de fazer essa parte me avise que eu te mando umas fotos de um outro kit que servirá bem como exemplo.

- Reforço no estabilizador vertical e horizontal com vareta de fibra no Cessna. No Piper, além das varetas adicionarei o stay, até por questões de segurança e pra deixar mais "escala".

Boa... Faça ambas as coisas, alem de deixar com um item escala e funcional a mais ainda reforçará estruturalmente essas partes com as varetas inseridas no depron.

- No Cessna manterei o motor Emax 2215/20 (1200Kv), e utilizarei helice tripá GWS HD9050. Penso em adquirir tbm um 2215/25 com hélice tripá 10x6, mas apenas á nivel de teste, pois acredito que a 9x5 me atenderá bem. Como o Piper está em segundo plano ainda não defini otorização/hélice pra ele.

Eu já voei com um tucano de 120 cm de as com um 2215-20 com uma helice 9x5x3 Gws e ficou muito bom, também experimentei com uma 10x6 GWS e gostei do resultado, em ambos os casos usei uma 3s 2200 mAh 30C.

Ufa.. cansei de digitar.. rsrsrs..

Abrs.
Mauri
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 06 Jun 2015 03:06

Fala Mauri :-)

Vou aproveitar pra responder à vc seguindo seu método hahaha


Ter o controle do peso durante a montagem de um aeromodelo é muito importante, principalmente em se tratando de elétrico

Em vários casos, vi pessoas buscando o menor peso possivel, e também quem exagerou no peso. Quero deixar num "meio termo", li em alguns topicos sobre a "penetração" do aero em relação ao peso, onde o ar pode frear o aeromodelo no ar ao inves de permitir o planeio (caso falte motor, por exemplo), por isso que não iniciei nem a montagem do Piper enquanto esperava o Cessna, comprei a balança antes do Cessna e ela ainda não chegou :-P

Precisa ver o tipo de alumínio, dependo se for aquele comum não servirá, pois ele entorta com facilidade, teria que ser aquele especial que esqueci o nome agora

Seria o que chamam de Aluminio Naval? Acho que foi esse o termo que já li aqui pelo forum. O retalho que peguei não consegui entortar "à mão", e era uma peça relativamente pequena. No caso do Cessna especificamente, to considerando os 750g que ficou o do Benites como referencia, o trem de pouso é "curto", então creio que o aluminio não sofrerá muito com o peso do aero (falando especificamente do Cessna)

Quando falo do trem de pouso ser mais curto, penso naquela questao da fisica (que não sei explicar em termos corretos), que fala sobre o "pincipio da alavanca". Considerando a resistencia do aluminio e o tamanho do trem de pouso, creio que o peso do aeromodelo não será capaz de "deformar" o aluminio. Em tempo, mais uma vez vou depender da balança, quero montar pelo menos uma peça e fazer um teste de resistencia com pesos pra ter um parametro.

Diferente, claro, do Piper. Pelas dimensões e peso do aero, e pelo tamanho que teria que deixar o trem de pouso, acredito que já iria deformar o aluminio.


Precisaria ver bem essas dobradiças que pretende usar, nos meus aeros e nos kits raramente faço uso de dobradiças,

As dobradiças eu usaria as mesmas que o Benites usou no profundor no aero dele. Mas de fato vou ter que repensar a parte do aileron, não tinha me atentato quanto ao corte. Vlw pelo toque :-)


Por favor defina melhor "montante da asa" seria bom nesse ponto seguir o tutorial do Cessna a risca onde foi feito um bom, leve e resistente apoio ao pino central da asa costurado nas varetas de reforço, bem como a base na fuselagem onde se encaixará o pino

Acho que me equivoquei na utilização do termo. O que me referi como Montante é o "Suporte" (?) diagonal que liga a asa à fuselagem:
download/file.php?id=134308 :P

Eu já voei com um tucano de 120 cm de asa com um 2215-20 com uma helice 9x5x3 Gws e ficou muito bom, também experimentei com uma 10x6 GWS.

Vlw pela dica ;) No meu caso seria mais pra testes mesmo, e pra ter um motor extra com Kv diferente também. Antes de instalar no aero quero observar caracteristicas de ambos com as 2 helices, medir o empuxo, sacar na prática as diferenças pra ir aprendendo, pq até hoje só sei na "teoria" e pelas dicas dos amigos (e isso é válido), mas quero praticar tbm, senão é igual "praticar aeromodelismo sem voar, só vendo os outros voando" :mrgreen:


Mauri, mais uma vez, muito obrigado, estou anotando todas as dicas e sugestões, e prometo que procurarei ajuda se houverem duvidas, antes de fazer alguma m.... por conta própria. Vlw mesmo :D
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor LaercioLMB » 06 Jun 2015 10:17

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 08 Jun 2015 18:51



Vou procurar por aqui pelo duraluminio então :-)

Bom, para algumas medidas APROXIMADAS em relação à algumas peças, usei um Cessna vetorizado reescalonado pra 120cm de envergadura. As peças que vou adquirir não terão exatamente as medidas abaixo, mas tendo esses valores como referencia facilita na hora de procurar peças "proximas".

PS: não reparem minha noobice, ainda não tenho muita noção de medidas á ponto de olhar numa loja uma roda de 55mm e saber se ela será muito grande ou muito pequena pra um aero de 1.2Mt, entã essas medidas aproximadas me ajudarão a não exagerar no tamanho das peças :P

Helice: 9x5 tripá
Spinner: Diametro 4cm x Comprimento 5,6cm
Trem de pouso: Comprimento 9cm x Largura 2cm
Rodas traseiras: Largura 2cm x Diametro 4,5cm
Roda dianteira: Largura 1,8cm x Diametro 3,6cm

Aliás, hoje pela manhã consultei a encomenda da balança, constava como "Destinatário Ausente", vieram me entregar o produto justamente no horario qu saí pra ir na padaria, muito azar :cry:
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor LaercioLMB » 08 Jun 2015 22:55

Bom, seguindo como eu já havia comentado antes, procurei na internet uma imagem de perfil de um Extra 300 de verdade, não um rc.
Um Extra 300 de verdade tem 7,39m de envergadura e 6,95m de comprimento.
Bom, vi a imagem de perfil e vi que na imagem no meu monitor ele tinha 21 cm de comprimento, ou 0,21 m.
O seu tem 1,20 m de envergadura, então 7,39 : 1,20 = 6,15, o que significa que o seu aeromodelo está na escala 1:6,15.
Agora tenho que ver em que escala está o da foto que eu peguei no monitor.
7,39 : 0,21 = 35,19, ou seja, escala 1:35,19.
Sei a escala que está a imagem no meu monitor, agora irei medir o diâmetro aproximado da roda dele e multiplicar por 35,19.
O diâmetro na foto é de aproximadamente 11 mm, ou 0,011m.
0,011 X 35,19 = 0,387 m.
Acho que deve ter aproximadamente 40 cm de diâmetro o pneu do Extra 300.
A escala do seu aeromodelo é 6,15.
40 : 6,15 = 6,50 cm ou 65 mm de diâmetro.
Uma polegada é igual a 25,4 mm e a roda tem 65 mm de diâmetro.
65 : 25,4 = 2,55 polegadas, mas podemos arredondar para 2,5 polegadas ou 2" 1/2.
Então a roda ideal para o seu Extra 300 é de 2,5 polegadas ou duas polegadas e meia.
Veja que usei como exemplo um Extra 300, mas você pode fazer o mesmo com o Cessna 182.

Por que não fiz com um Cessna 182 esse exemplo?
Para que você tentando fazer pegue o jeito para os demais que deseje fazer, assim não terá mais essa dúvida, pois se eu te dissesse qual é o diâmetro das rodas para o seu Cessna 182, você não precisaria procurar e certamente iria esquecer o que foi dito aqui, mas tendo que procurar, certamente não irá mais esquecer.
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 09 Jun 2015 02:31

Por isso gosto das suas explicações, Laércio, como vc me disse outro dia, vc não "joga" a informação apenas, vc explica o porquê daquilo e como usar hahahahaha

Apenas pra citar um exempo, não afirmo que esteja certo, mas cheguei nessa conclusão:

A medida da roda traseira ficou com Largura aproximada de 2cm, e Diametro de 4,5cm. Na cavidade da polaina a medida acomoda (justo) uma roda que tenha 6cm de diametro e até 2,8cm de largura. As medidas mais proximas de rodas que encontrei foram com diametro entre 4,5 e 5,5cm, como as Du-bro 175T (apenas um exemplo).

Vou refazer os calculos aqui de acordo com o que vc disse pra ver como ficará, mas á principio utilizei o metodo abaixo para (tentar) calcular as medidas.

- Criei um novo arquivo no Photoshop usando uma escala em Centimetros, ao inves de "pixels", com largura de 120cm x 180cm de altura.

- Redimensionei a imagem proporcionalmente de modo que as extremidades da asa atingissem os 120cm da largura predefinida. Como a imagem foi criada com 120x180, se eu fosse imprimir esse desenho a asa teria exatamente o mesmo tamanho do aeromodelo.

- Para medir, usei a ferramenta régua do proprio programa. Usei como base um vetor em 3 vistas, por 2 motivos: 1º por ser dificil achar imagens exatas de frente/perfil, e 2º pq além disso ainda teria que considerar possiveis distorções ocasionadas pela lente da camera ao tirar a foto, que poderiam comprometer a perspectiva.

A imagem que utilizei foi essa:

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor LaercioLMB » 09 Jun 2015 08:57

No caso a largura da roda você pode ignorar, pois ela gera muito arrasto.
Por que então não colocar rodas menores?
Pois quanto menor for a roda, mais propensa a trancar em pequenas pedrinhas ela estará e isso geralmente força o aeromodelo a ir para um lado ou outro na pista durante a decolagem.
Rodas muito pequenas para um determinado tamanho de aeromodelo limitam o tipo de pista a usarmos para decolar e pista de terra já ficam ruins, com grama então, nem se fala, mesmo que a grama seja aparada por carneiros (que deixam a grama quase na raiz).
Pode optar por rodas para elétricos que são de espuma e não de borracha e essas de espuma costumam serem mais estreitas e mais leves.
Tem certas coisas que não precisamos levar à risca na escala de um aeromodelo.
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor LaercioLMB » 09 Jun 2015 09:44

Eu calculei aqui pela vista de um Cessna 182 e encontrei que as rodas de trás na sua escala ficam com 2"1/4 ou 2,25 polegadas e a roda da frente, 1"1/2

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Mensagempor Diego Costa » 10 Jun 2015 17:09

[quote="LaercioLMB"]Eu calculei aqui pela vista de um Cessna 182 e encontrei que as rodas de trás na sua escala ficam com 2"1/4 ou 2,25 polegadas e a roda da frente, 1"1/2

Então, Laércio, a roda traseira com 2-1/4" cabe, mas fica bem justo. Então, levando em conta sua sugestão de rodas menores, achei tamanhos comerciais entre 1-3/4" e 2", que correspondem à + ou - 45 e 50mm respectivamente. Inclusive não estou levando à risca o desenho que estou usando, pq nele constam algumas medidas diferentes e outras iguais.

Aliás, a balança chegou hoje, creio que agora a montagem vai deslanchar :-P

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Mauri » 10 Jun 2015 17:32

Esta ai uma ferramenta importante, principalmente para o aeromodelista elétrico, juntamente com o wattímetro, são duas ferramentas indispensáveis nesse nosso hobby.

Acompanhando!
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor LaercioLMB » 10 Jun 2015 17:35

Não precisa também levar à risca o tamanho das rodas, pode usar de 2 polegadas ao invés das de 2 1/4 sem nenhum problema.
Opte pelas rodas de espuma para o seu aeromodelo, pois as DU-BRO são muito largas e pesadas, não compensando usar rodas assim.

Em último caso, use umas rodas de espuma de 45 mm de diâmetro, mas com as polainas elas ficarão muito pequenas.

http://www.asaseletricas.com.br/loja/pr ... ts_id=3908

As rodas tem que ocupar bem as polainas para não dar turbulência de ar nas rodas, pois é para isso que servem as polainas, não são para bonito e sim diminuir o arrasto das rodas.
Se usa simulador, pegue um aeromodelo com trem de pouso retrátil e faça um teste, deixe o modelo em um voo nivelado e constante com os trens de pouso baixos e quando atingir uma velocidade constante em linha reta, recolha os trens de pouso, verá que o aeromodelo irá aumentar um pouco a velocidade e irá começar a aumentar altitude.
Depois falam que simulador não ajuda muito.
Poderia ser que o FMS não ajudava muito, mas os de agora ajudam muito mais do que se imagina.
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor LaercioLMB » 10 Jun 2015 17:40

Mauri escreveu:Esta ai uma ferramenta importante, principalmente o aeromodelista elétrico, juntamente com o wattímetro, são duas ferramentas indispensáveis nesse nosso hobby.

Acompanhando!



Concordo, tenho balança, wattímetro e um tacômetro.
Já até fiz uma ferramenta para medir empuxo estático de um conjunto motor/hélice usando uma balança dessas e com o wattímetro eu vejo o consumo do conjunto e com o tacômetro eu vejo o rpm final do motor para calcular a velocidade estática dele (velocidade estática :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: parece piada)
Falo velocidade estática, pois como o motor está sob esforço acima do normal, os resultados obtidos no consumo me darão margem de segurança em voo, o resultado do empuxo estático me dará margem segura de empuxo durante o voo e o rpm estático, certamente me dará uma velocidade inferior a velocidade real que o modelo atingirá, já que em voo o motor fará menos esforço para girar a hélice do que fixado em uma bancada.
Tudo isso me garante resultados seguros para não haver imprevistos em voo.
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Mensagempor Diego Costa » 10 Jun 2015 20:29

Mauri escreveu:Esta ai uma ferramenta importante, principalmente o aeromodelista elétrico, juntamente com o wattímetro, são duas ferramentas indispensáveis nesse nosso hobby. Acompanhando!

LaercioLMB escreveu:
Concordo, tenho balança, wattímetro e um tacômetro.
Já até fiz uma ferramenta para medir empuxo estático de um conjunto motor/hélice usando uma balança dessas e com o wattímetro eu vejo o consumo do conjunto e com o tacômetro eu vejo o rpm final do motor para calcular a velocidade estática dele (velocidade estática :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: parece piada)


Bom, wattimetro ainda pensei em improvisar usando dois multimetros, mas infelizmente os 2 que tenho aceitam no máximo 20A, vou ter que investir nisso tbm. :P

Pra medir o empuxo, pensei em fazer uma estrutura e acoplar o motor nela virado pra baixo, com a helice jogando o vento pra cima. Como o prato da balança é de plastico fica até facil adaptar algo "removivel" nela, mas que fique firme durante a medição.

Laércio, infelizmente uso o FMS, tinha salvo aqui desde 2011 quando "sumi" do fórum. Estou vendo de adquirir algum simulador mais atual e que rode bem no meu note, que é bem fraco. E quanto as rodinhas, tinha pensado nas Dubro justamente por serem mais "gordinhas" e ocuparem bem os espaços nas polainas :P
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor LaercioLMB » 10 Jun 2015 20:49

Eu fiz um sistema semelhante a uma balança tipo gangorra, em um lado a balança e no outro o motor virado para cima, mas a distância do ponto de apoio na balança até o eixo da gangorra, tem que ser exatamente a mesma do eixo da balança até o centro do eixo do motor.
Tem dado certo, pois a diferença da leitura na balança é pouca em relação aos cálculos feitos, já que a balança é igual a sua e não se sabe a aferição correta e o quanto está correto, ou seja, os resultados mecânicos e os calculados serão sempre inferiores aos em voo já que testes estáticos sempre serão inferiores a testes em voo.
Procurei por fotos do meu sistema de verificar empuxo e não encontrei, amanhã irei montar tudo para tirar fotos e postar para você ver.
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Mensagempor Diego Costa » 10 Jun 2015 21:35

Então, tava pensando num esquema que vi aqui mesmo no fórum, mas ao inves de zerar a balança com o motor virado "pra cima" dando os resultados com peso "negativo", fazer com o motor virado ao contrário.

viewtopic.php?t=35103

http://www.youtube.com/watch?v=SHf8a5sWgiY
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Rodolfo N » 05 Jan 2016 21:33

Primeiramente belo modelo e kit. Dando uma olhada no fórum vi que o kit do cessna do Mauri tem washout, com o objetivo de evitar o famoso estol de ponta de asa. Não conhecia os kits do Mauri e a pouco tempo acabei comprando um kit de um cessna treinador em outra loja, o mesmo tem asa mista (característica do cessna 182), ou seja, reta e trapezoidal na ponta, sendo dividia em 3 partes, não tem diedro, mas a ponta trapezoidal vai "afinando" gradativamente. Desculpem se estou fazendo uma pergunta sem nexo, mas seria possível fazer washout nesta asa, lembrando q o kit ainda não esta montado? Seria recomendado fazer o diedro? E para efeito de informação ele tem 1,20m de envergadura e é o meu primeiro aero.

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 23 Mai 2017 08:11

Fala galera, bom dia!

Desenterrando meu proprio topico, após quase 2 anos da criação do mesmo (29/05/15) para trazer novidades. Espero não empacar no projeto dessa vez :-P

Comprei um Turnigy 9x, novo, por R$517 (frete incluso). Agora estou revendo os itens que tanto eu quanto os colegas mencionaram no topico para iniciar as aquisições. Hoje provavelmente iniciarei a colagem da fuselagem/asa e já ir adiantando o que der pra fazer :-)

Abraços.
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor B3tO » 23 Mai 2017 08:47

Rapaz, até hoje tenho um kit o Mauri montado.
Se trata de um Corsair F4U que inclusive tem um tópico aqui no fórum.
Esses aeromodelos voam que é uma beleza, e é só ter cuidado que duram MUITO (claro que vai precisar de um pinguinho de cola quente aqui, outro alí... :roll: )
Só hoje vi seu tópico, e vi que es de Campinas...
Precisando de algo, estamos aí!
Agora, termina essas montagens e põe essas belezinhas no ar!

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 23 Mai 2017 09:35

Valeu pelo incentivo, Beto :-D

Eu tinha intenção de adquirir esse mesmo modelo seu (Corsair), porem como iniciante resolvi não arriscar, por ter um vôo mais "arisco" e veloz. Se tudo correr bem, pretendo encontrar locais adequados para voar, não sei como está atualmente a Pedreira do Garcia, mas qualquer coisa a gente vai se falando, quem sabe combinamos um dia desses pra voarmos juntos e, como você tem mais experiencia, deixo meu aero na sua mão para o primeiro vôo-teste hahaha.

Abração :-)
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 26 Mai 2017 13:04

Desculpem o "flood", mas só pra atualizar: Fuselagem colada (mas ainda separado o lado direito do esquerdo) e com a longarina com vareta de fibra de vidro, asa colada e também com o reforço, Estabilizadores montados e com reforço duplo no vertical, simples no horizontal.

Ao todo o aero está com 208g, a meta é não passar do limite de 750g, se ficar abaixo disso melhor ainda :-P


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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Diego Costa » 27 Mai 2017 14:08

Boa tarde galera. Desculpem se houverem erros na escrita, estou pelo celular, depois corrijo pelo PC. Tenho algumas duvidas, mas vamos lá:

1- Utilizando o eCalc, notei duas coisas: a maioria dos motores utilizados para os calculos nao tem no Brasil, e a cada 24hs a "lista" muda, ou seja, os motores disponiveis hoje, nao sao os mesmos de ontem. Compensa pagar a assinatura de 1 mês pra poder consultar todos os motores possiveis e lista-los, para depois pesquisar na net quais existem no Brasil?

2- Ainda sobre a lista de motores, alguns encontro disponiveis no mercado brasileiro, porém na descriçao sugere:se o uso em multirotores. Podem ser usados em aeromodelos tipo Cessna tambem? Pois os motores para avioes normalmente sao maiores e mais pesados, enquanto os de multirotores sao beeeem menores e super leves.

PS: um desses motores de multirotor me daria um empuxo de quase 1:1, temperatura abaixo de 37ºC, e a previsao de autonomia de vôo chegou a 42 minutos (se nao me engano com uma 2s 3700mAh 30C). Se desse pra usa-lo no Cessna estaria perfeito hehehe.

Abraços.
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor LaercioLMB » 27 Mai 2017 19:47

Motor é motor, se suportar a hélice a ser usada, ele nunca vai saber se está em um multirotor ou em um aeromodelo, por mais que você tente dizer isso a ele.
A diferença entre motores de aeromdelos e de multirotores está mais na altura da carcaça do motor, estão fazendo eles com diâmetro maior, porém mais curtos para que a hélice não fique muito alta ou algo assim. Esse é um dos motivos do som dos multirotres parecer com umenxame de marimbondo, pois as pás passam perto dos braços dos multirtores e o ar ao ser comprimido nessa parte, emite um som que repetido diversas vezes em modo aleatório já que é mais de um motor, dá esse zumbido
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagempor Jacimar » 27 Mai 2017 22:12

Diego Costa escreveu:Boa tarde galera. Desculpem se houverem erros na escrita, estou pelo celular, depois corrijo pelo PC. Tenho algumas duvidas, mas vamos lá:

1- Utilizando o eCalc, notei duas coisas: a maioria dos motores utilizados para os calculos nao tem no Brasil, e a cada 24hs a "lista" muda, ou seja, os motores disponiveis hoje, nao sao os mesmos de ontem. Compensa pagar a assinatura de 1 mês pra poder consultar todos os motores possiveis e lista-los, para depois pesquisar na net quais existem no Brasil?

2- Ainda sobre a lista de motores, alguns encontro disponiveis no mercado brasileiro, porém na descriçao sugere:se o uso em multirotores. Podem ser usados em aeromodelos tipo Cessna tambem? Pois os motores para avioes normalmente sao maiores e mais pesados, enquanto os de multirotores sao beeeem menores e super leves.

PS: um desses motores de multirotor me daria um empuxo de quase 1:1, temperatura abaixo de 37ºC, e a previsao de autonomia de vôo chegou a 42 minutos (se nao me engano com uma 2s 3700mAh 30C). Se desse pra usa-lo no Cessna estaria perfeito hehehe.

Abraços.



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