Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

aero.tedesco escreveu:Wilde, vc poderia mostrar como vc faz para fazer a furação das dobradiças do flap? Eu já acho difícil fazer a furação na horizontal e deixá-la alinhada, quanto mais em V... :-) :-)


Saudações amigo Tedesco!

Desculpa pela demora na resposta da sua dúvida. Além de estar um pouco atarefado esses dias, ainda por cima demorei para encontrar novamente o gabarito que eu usei para a furação usada nesse projeto, a intenção não era guardar a peça, era pra ter sido descartada e não guardei, mas enfim conseguir achar ela novamente para mandar as fotos.

No programa de CAD no computador fiz o desenho do gabarito da peça com a inclinação que eu queria o furo e colei duas peças de balsa para formar o caminho da broca.


Colei do outro lado um apoio de balsa para que a peça fique apoiada perfeitamente na vertical.


Depois eu coloco esse tubinho de metal apoiado nas guias de balsa. Eu uso esse tubo para a broca passar por dentro. Se eu fizesse o guia só com balsa, na hora de meter a broca provavelmente ela comeria destruiria o caminho. Esse tubo é um pedaço cortado de um segmento de antena de TV velho que eu tinha aqui na oficina. Cada segmento da antena tem uma espessura diferente e você pode escolher a que for mais adequada pra broca que você vai usar.




Ai é só meter a broca e furar. Todos os furos vão sair com a mesma inclinação e com a mesma distância do bordo de fuga.

Espero que você tenha entendido e tenha te ajudado para o seus próximos projetos. Se ficar alguma dúvida é só chamar.

Um grande abraço.
Editado pela última vez por jwildef em Ter Out 20, 2015 4:35 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

Suporte para os servos do aileron.

Blocos colados nas nervuras para parafusar a tampa com o servo.


Tampa com o suporte para o servo.



Servo colocado no lugar

Etxe Berri
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Out 05, 2015 5:43 pm
Localização: Pres. Prudente-SP

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por Etxe Berri »

Engenhosa essa tampa com suporte para servos, vou ver se consigo fazer também.
"O caminho perfeito é difícil somente para aqueles que escolhem."
aero.tedesco
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Set 02, 2015 4:40 am
Localização: Brasília

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por aero.tedesco »

Wilde, valeu pela explicação. Muito simples a sua ferramenta e, no entanto, extremamente útil. Eu evitava fazer estes furos, agora não mais.
Abração.
Bert
membro
Mensagens: 332
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 4:37 pm
Localização: rio de janeiro - rj

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por Bert »

Muito boa e útil a ideia do gabarito com o "tubinho de antena", não só para o propósito mostrado no tópico, como para vários outros que se apresentam durante uma construção e que dependem de iniciativas como esta. O modo claro como foi mostrada a "ferramenta" permite imaginar usos do princípio em situações diversas. Gostando muito.
Geriaerotria: construir e pilotar enquanto a artrose permitir e a vista alcançar.
Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

aero.tedesco escreveu:Wilde, valeu pela explicação. Muito simples a sua ferramenta e, no entanto, extremamente útil. Eu evitava fazer estes furos, agora não mais.
Abração.


Sucesso Tedesco, estou sempre a disposição para ajudar.

Bert escreveu:Muito boa e útil a ideia do gabarito com o "tubinho de antena", não só para o propósito mostrado no tópico, como para vários outros que se apresentam durante uma construção e que dependem de iniciativas como esta. O modo claro como foi mostrada a "ferramenta" permite imaginar usos do princípio em situações diversas. Gostando muito.


Obrigado Bert, espero que continue gostando.
Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

Mostrando agora o suporte para o servo que vai acionar os flaps. Este é diferente do aileron pois o acionamento do aileron será feito por uma haste que vai ficar do lado de fora da asa ligada a um horn no aileron. O flap será acionado por uma haste que vai ficar dentro da asa, por isso não tenho como montar ele na tampa. Fiz uma base de compensado entre as nervuras e fixarei o servo lá.


Como o servo vai ficar deitado dentro da asa, seria difícil parafusar ele no lugar, então fiz uma caixa com encaixe para o servo ficar dentro sem folga e a caixa será fixada na base.





RICARDO3G
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 22, 2015 5:32 pm
Localização: Unaí Mg

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por RICARDO3G »

Ótimo trabalho.. . Acompanhando.
Daqui 5 dias minha balsa chega
vou começar meu primogênito
Telemaster 106E por 75.
Estou super ansioso pra trabalhar com balsa.
.
Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

RICARDO3G escreveu:Ótimo trabalho.. . Acompanhando.
Daqui 5 dias minha balsa chega
vou começar meu primogênito
Telemaster 106E por 75.
Estou super ansioso pra trabalhar com balsa.
.


Te desejo sucesso na sua iniciação na construção com balsa. Eu acho maravilhoso trabalhar com a balsa pois as possibilidades são quase infinitas, o resultado final (também depende do construtor) é maravilhoso e recompensador. Boa sorte.
Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Re: Aero pau pra toda obra. Aero de balsa e dicas.

Mensagem por jwildef »

Bom dia a todos !

Como a parte estrutural esta 95% pronta, já comecei os trabalhos de acabamento.

Como exemplo comecei a entelar o profundor. Vou usar ele como exemplo pra mostrar como eu faço a entelagem dos meus aeros.

Pra começar eu uso uma faixa de monokote na área em que as peças vão ficar juntas proximo às dobradiças.

Profundor


Estabilizador horizontal


As peças já tinham as furações onde vão as dobradiças. Depois de entelado eu com um ferro de solda de 40w abri os furos no monokote. Uso o ferro de solda pois ele derrete o monokote e as bordas já ficam seladas pelo calor do ferro.
Responder