Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por LaercioLMB »

Je@n escreveu:Obrigado Laércio e Lucas pela ajuda. Alguem sabe dizer qual é a diferença em rendimento de uma hélice EMP e outra GWS sendo as duas 12×6?
Só para esclarecer que recentemente me tinha registrado como Mocachino mas por algum motivo ele foi desativado. Felizmente achei o antigo nome e senha. Espero não ter problemas com os administradores. Já agora peço desculpa.



Eu não sei te informar, pois não tenho nenhuma hélice EMP, se é que é marca de hélice.
A GWS tem desempenho menor que uma APC, devido a GWS ser muito molenga e quando atingem um certo RPM limite dessas hélices, elas tendem a deformar e com isso, o passo muda devido a deformação física da hélice, principalmente se a hélice ultrapassar o limite de rpm por ela suportado.
Hélices mais rígidas tendem a dar mais desempenho, porém exigem mais do motor.
Só para você ter uma ideia, tenho um motor Turnigy TR 3530 1100 com uma hélice GWS 1260 HD, ou seja, uma hélice 12x6 e ele rende muito bem, mas se eu colocar nele uma hélice APC 12x6, ele vai torrar, pois não suporta hélices maiores que 10 polegadas com bateria 3S.
Uso a 12x6 por questão de estética mesmo, já que o nariz do aeromodelo é muito largo e com isso, uma hélice de 10 polegadas ficaria pequena demais para o modelo, ficando desproporcional.
Mas a 12x6 não perde desempenho?
Sim, perde nesse caso, mas o modelo não exige tanto assim nem da hélice e nem do motor, tanto é que eu poderia ter colocado nele em circunstâncias normais, um motor 2215/20 que ele voaria muito bem, mas como eu disse, por questão de estética, usei um motor maior com hélice maior já que o 2215/20 nem sendo GWS, não suportaria uma hélice de 12 polegadas.
Outro fator muito importante é que não temos como afirmar diferenças exatas de desempenho, devido a marcas de baterias, marcas de motores, ESC e tudo isso faz sim muita diferença no desempenho final de uma hélice.
Resumindo, eu usando uma hélice GWS 12x6 em um motor 3530 1100 Turnigy com bateria 3S 2200 Rhino e ESC Turnigy Plush 30A, não seria a mesma coisa se eu estivesse usando um motor 3530 1100 de outra marca, outra marca de bateria e ESC, pois cada um tem desempenho diferente no conjunto total.
Se eu mudar somente a marca do ESC eu já tenho desempenho diferente da hélice, quem dirá se mudar todo o conjunto e manter somente a hélice GWS 12x6.
Por tanto, só se pode dizer que pode render mais ou menos, mas nunca afirmar o quanto será essa diferença, pois até o modo que o piloto voa, conta no resultado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Je@n
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Mar 01, 2011 6:28 am
Localização: Mocambique

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por Je@n »

Obrigado Laercio. Esta esclarecido. Existem hélices EMP. Se entrares no site da HIMODEL na China podes ver lá. Tem também APC e GWS entre outras. Acompanho o e-voo a alguns anos e tenho aprendido muito consigo. Lucas como vai a sua construção?
Avatar do usuário
lucas_tronick
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 6:04 pm
Localização: araçatuba/sp

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por lucas_tronick »

Booooa noite pessoal o projeto não parou,apenas deu uma stagnada devido ao casorio e outras cosinhas mais... ;)
Bom vamos la...para voar falta apenas a bateria e hélices,assim como trem de pouso e rodinhas,pois bem...
A bateria como todos sabem,será escolhido de acordo com o peso final, pois bem arrumei uma balancinha e comecei a pesar o aeromodelo. com toda a eletrônica , (servos,comando rds,motor,esc etc) menos a bateria,deu um peso de 1,590 KG (asas não estão enteladas ainda,então podemos separar 150,200gr a mais para a entelagem ). o que nos deixaria com um aero em torno de 1,700 kg 1,800 KG (sem bateria e trems de pouso)
Usando a relação de 60% peso/potencia para treinadores/escalas,vamos la... segundo a "tabelinha Milagrosa" da EMAX o motor (emax gt 2826/04) rende 2,0kg de empuxo com uma 11X5,5 e uma 3s e 3,0 kg de empuxo com 4s e uma 10X,5. Usando a 3s como base e a relação de 60%p/p nos daria um peso aceitavel de até 3,20KG (Correto?) creio que completo e com uma bateria grande 4000mah/5000mah ficará algo em torno de 2,80kg a 3,0kg ou seja dentro da margem para aeros escala nessa proporção,correto? Sendo assim,visto que irei testar uma 12X6 o empuxo devera subir um pouco (ou não?) então poderei usar a 3s sem problemas né? Não seria necessario apelar pra uma 4s e usar uma hélice pequena,que ao meu ver tiraria a harmonia do aero...
Mas isso são apenas especulações de um iniciante,deixo para os experts opinarem a vontade!
Uma ótima noite a todos e fiquem com Deus 0/
Avatar do usuário
lucas_tronick
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 6:04 pm
Localização: araçatuba/sp

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por lucas_tronick »

É com enorme prazer que lhes comunico que voou o aéro :lol: :lol: :lol: :lol:
moços que felicidade,não tem sentimento melhor do que ver uma cria sua la em cima,houve alguns imprevistos como a triquilha soltar comando na hora da decolagem e o aero raspar a frente no asfalto,o cg sair fora e ele ficar com um pesinho de cauda,com a roda boba ja ia guardar pra arrumar e tentar voar novamente,quando o piloto grita 'lança ele" :shock: pensei comigo uai... o aero ta com quase 3kg precisa de pista pra decolar,nisso o rapaz ja pegou e ja foi lançando,na apreensão e nervosismo esqueci de gravar o lançamento mas para minha surpresa o aero saiu da mão assim como uma zagi é lançada...
Perdão pelo video galera,mas foi muito nervoso hahahahha,semana que vem posto um video decente. Osistema rds dos ailerons se provaram muito eficiente por sinal.irei aperfeiçoando conforme as construções forem sendo executadas.
Agradeço a todos que me ajudaram e os que acompanharam,pois sem vocês não seria possivel tal trabalho.
Segue o videozinho feito nas coxa e com o cel numa e o coração em outra :lol:
http://www.youtube.com/watch?v=k2Pl4XVh5xU
Muito obrigado a todos e até o próximo video
:D
Anderson G. de A. R.
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Out 29, 2015 8:13 am
Localização: Santo Ângelo - RS

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por Anderson G. de A. R. »

Tenho visto esta sua construção dês de o inicio, não era de se esperar menos, lindo vôo e lindo aéro, parabéns!!
Decolar é opcional. POUSAR É OBRIGATÓRIO.
Etxe Berri
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Out 05, 2015 5:43 pm
Localização: Pres. Prudente-SP

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por Etxe Berri »

Parabéns, bela construção e belo voo.
"O caminho perfeito é difícil somente para aqueles que escolhem."
Avatar do usuário
lucas_tronick
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 6:04 pm
Localização: araçatuba/sp

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por lucas_tronick »

Muito obrigado a todos que acompanharam o tópico
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por Farleytufao »

Fiquei com uma dúvida quanto ao sistema utilizado nos Ailerons, como você prende aquele tubo no servo? ou é apenas encaixado? um abraço!
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
lucas_tronick
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 6:04 pm
Localização: araçatuba/sp

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por lucas_tronick »

Então farleytufao, como mostra nas fotos o tubo tem o encaixe "fêmea" do servo,no meu caso está encaixado e fixo com uma gotinha de cianocrilato,pra mais segurança mas ja precisei retirados uma vez e não tem dificuldade não.. :D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cessna 182 skylane semi-escala 71"

Mensagem por LaercioLMB »

lucas_tronick escreveu:Então farleytufao, como mostra nas fotos o tubo tem o encaixe "fêmea" do servo,no meu caso está encaixado e fixo com uma gotinha de cianocrilato,pra mais segurança mas ja precisei retirados uma vez e não tem dificuldade não.. :D



Para você ver como a cola não segura nada.
Cola CA não segura no nylon do servo e está colocando cola quase que em vão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder