Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
ef.lopes
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qui Dez 10, 2015 6:00 pm
Localização: Juruena-MT

Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagem por ef.lopes »

Fala galera, tenho 3 aeros 1 K-shot, 1 Cessna e 1 Piper, todos asa alta. Estão resolvi construir um asa baixa com materiais alternativos, pq na minha cidade não encontro depron.
Encontrei em uma loja de móveis e eletro isopor de geladeira então peguei e cortei com resitência de chuveiro para fazer a fuselagem e isopor de papelaria para fazer a asa o leme, profundor e ailerons estou fazendo de bandeja de bolo.
Como estou fazendo sem planta, apenas baseando em medidas de outros aeros e também a peças de isopor são estreitas empaquei nessa etapa da construção e por isso gostaria de opiniões para ver qual a melhor forma de fazer a cabine do aero, gostaria de faze ela removível para ter acesso ao interior para colocar a bateria e regular a lincagem.
Segue anexo fotos do projeto.
Aero asa baixa 1 Mt de asa
fuselagem 0,70 cm
Não consegui postar fotos, então fiz um video da construção, para vocês terem uma ideia de como esta ficando e dar opiniões de como fazer a Cabine.

https://youtu.be/xLUo2Ntwyhk
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagem por LaercioLMB »

O nariz está muito longo.
Proporções é de a distância da hélice até o bordo de ataque da asa, a mesma medida da corda da asa.
A envergadura é de 5x a 7x a corda da asa.
Como tem 1 metro de envergadura, 1 : 5 = 0,20m ou 20 cm e 1 : 7 = 0,14m ou 14 cm.
Arredondei resultado para facilitar.
A corda da asa de um metro de envergadura deverá ficar entre 14 cm e 20 cm.
Pouca corda, maior carga alar e com isso, maior a velocidade de estol. Mais corda, menor a carga alar e menor a velocidade de estol.
Não se faz um aeromodelo no eu acho que assim está bom, terá mais problemas do que alegrias.
Fuselagem 70 cm significa 70% da envergadura o que significa que terá um modelo mais arisco em arfagem, o bom é de 75 % em diante, podendo ir até 100% dependendo do modelo o que no seu caso, 80% estaria ótimo, ou seja, fuselagem com 80 cm.
Só 10 cm?
Mas faz muita diferença.
Tem material para ver isso na seção artigos aqui do fórum e pode ver medidas e propoções lá para não ter problemas com o seu aeromodelo.
Editado pela última vez por LaercioLMB em Sáb Abr 16, 2016 12:45 pm, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
ef.lopes
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qui Dez 10, 2015 6:00 pm
Localização: Juruena-MT

Re: Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagem por ef.lopes »

Da ponta do bico até o bordo de ataque da 19 cm, essas medidas eu segui de outro aeromodelo SKYLINE AMB, que peguei aqui no forum, e são basicamente as mesmas.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagem por LaercioLMB »

Você que sabe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagem por hermesed »

asa com diedro negativo???
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagem por John-Henrique »

Tambem voa com diedro negativo...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagem por LaercioLMB »

John-Henrique escreveu:Tambem voa com diedro negativo...



E a estabilidade onde fica?
Está se baseando no AN226?


Olha ele voando, cadê aquele diedro negativo que tinha quando ele estava parado?





Todos já devem ter visto as asas dos aviões comerciais quando decolam, se curvam muito para cima e isso é perfeitamente normal e para isso é que o AN226 foi feito daquela forma, para compensar essa flexibilidade que tem nas asas e elas não ficarem muito inclinadas para cima já que é um cargueiro de grande porte.
No aeromodelo as asas não são flexíveis e se manterão com essa inclinação negativa e dificultará muito o equilíbrio em voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Re: Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagem por _fgp_ »

Fiz um aeromodelo sem planta, seguindo achometro... Ficou "simpático", mas teria sido melhor aproveitado e vida mais longa, como um simples aviãzinho nas mãos dos meus sobrinhos, e não como aeromodelo.
ef.lopes
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qui Dez 10, 2015 6:00 pm
Localização: Juruena-MT

Re: Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagem por ef.lopes »

skylineprojeto.gif
skylineprojeto.gif (13.45 KiB) Exibido 14267 vezes


Encontrei essa planta será mais ou menos isso, qto a asa está apenas colada no meio sem as varetas de reforço.
Fiz um canopi, estou terminando assim que estiver pronto posto mais fotos.
Obrigado pelas dicas.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Aeromodelo Asa Baixa Sem Planta

Mensagem por rnjorge »

Depois posta um vídeo do vôo, se possível.
Ricardo Jorge
Responder