Construção Tucano 1200mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Gustavo.rs
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Abr 12, 2015 10:41 am
Localização: Rio Grande do Sul

Construção Tucano 1200mm

Mensagem por Gustavo.rs »

Ola Pessoal,
Depois de algum tempo pesquisando bastante e estudando sobre construção resolvi realizar a minha primeira obra. O projeto que escolhi é a planta de um
Tucano em CAD, as modificações que realizei por enquanto foi tirar os flaps e aumentar os ailerons, vou usar um servo em cada então realizará as duas funções. Também simplifiquei um pouco a estrutura da asa pois o projeto é para balsa e pretendo usa-la somente nas peças onde o esforço é maior o resto será em depron 5mm e 3mm.
Pretendo terminar as asas antes que as minhas férias terminem :lol: :lol: , depois vou tentar continuar nos finais de semana.
Anexos
IMG_20160623_204033084.jpg
IMG_20160623_204033084.jpg (22.49 KiB) Exibido 12053 vezes
:D 8)
Avatar do usuário
Gustavo.rs
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Abr 12, 2015 10:41 am
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Construção Tucano 1200mm

Mensagem por Gustavo.rs »

Bom como é minha primeira construção estou demorando pois aprendo um macete a cada peça que faço e tenho muitas dúvidas, gostaria de saber um jeito bom de montar as peças da asa de modo que fiquem no esquadro, estou pensando em prender a longarina numa base com fita ou alfinete e depois ir dando um ponto de cola quente em cada caverna, assim posso conferir as medidas e corrigir alguma peça, tipo uma pre montagem... como voces fazem?
:D 8)
Avatar do usuário
Gustavo.rs
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Abr 12, 2015 10:41 am
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Construção Tucano 1200mm

Mensagem por Gustavo.rs »

Como a asa será de uma parte só, quero garantir que não irá se partir pois sei que aqui o esforço é grande, aumentei um pouco o entale para ajudar, como vocês colam estas partes? só epoxi? estou pensando em colocar uma pedaçinho de balsa na frente e colar assim o esforço na cola será tambem de cisalhamento e não somente de tração, mas também não quero exagerar no reforços pra não pecar no peso.
Anexos
IMG_20160623_204138541-1.jpg
IMG_20160623_204138541-1.jpg (37.26 KiB) Exibido 12051 vezes
:D 8)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construção Tucano 1200mm

Mensagem por LaercioLMB »

Gustavo.rs escreveu:Como a asa será de uma parte só, quero garantir que não irá se partir pois sei que aqui o esforço é grande, aumentei um pouco o entale para ajudar, como vocês colam estas partes? só epóxi? estou pensando em colocar uma pedacinho de balsa na frente e colar assim o esforço na cola será também de cisalhamento e não somente de tração, mas também não quero exagerar no reforços pra não pecar no peso.


Acredito que já tenha a sua resposta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Construção Tucano 1200mm

Mensagem por mauemmel »

Gustavo.rs escreveu:Como a asa será de uma parte só, quero garantir que não irá se partir pois sei que aqui o esforço é grande, aumentei um pouco o entale para ajudar, como vocês colam estas partes? só epoxi? estou pensando em colocar uma pedaçinho de balsa na frente e colar assim o esforço na cola será tambem de cisalhamento e não somente de tração, mas também não quero exagerar no reforços pra não pecar no peso.

pode usar um pedaço de compensado pela frente e um por traz da união da asa. melhor pecar no peso e ter uma asa forte do que teruma asa que se quebre em voo.
o reforço de compensado pode ir até o segundo perfil de asa. cole com adesivo epoxi. vai manter o peso dentro do esperado para esse aero.
montei um desses de depron a uns anos atraz, excelente aero, mas não aceita erros de pilotagem....
ah. capriche no profundor e estabilizador horizontal, o meu entra em flutter com muita facilidade.
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
Avatar do usuário
Gustavo.rs
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Abr 12, 2015 10:41 am
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Construção Tucano 1200mm

Mensagem por Gustavo.rs »

Obrigado pelas dicas Mauemmel, como você construiu o profundor e estabilizador? so em depron ou usou algum reforço?
:D 8)
Avatar do usuário
Gustavo.rs
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Abr 12, 2015 10:41 am
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Construção Tucano 1200mm

Mensagem por Gustavo.rs »

Terminei a montagem da estrutura da asa e fixei os servos, comecei a cortar os ailerons pois pretendo faze-los maciço e não estruturado então fiz o perfil em cartolina pra cortar com o fio quente... Tomei uma surra e não saiu nada descente, não consegui dominar a técnica, pesquisei vários tópicos aqui, ajustei a tensão do fio, temperatura e nada, acho que a espessura da peça dificulta a técnica, ela ta com 15mm de espessura por 350mm de comprimento. Gastei todo meu estoque de isopor errando nessas peças, vou ter que mendigar nas lojas de eletrodomesticos semana que vem kkkkk... Enfim, vou dar uma paradinha e refletir por que não estou conseguindo e aguardar dicas dos mais experientes aqui.
Abraço
Anexos
IMG_20160628_190036147.jpg
IMG_20160628_190036147.jpg (24.09 KiB) Exibido 11808 vezes
:D 8)
Avatar do usuário
julissontiago
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 9:40 am
Localização: Pompano Beach, Florida USA

Re: Construção Tucano 1200mm

Mensagem por julissontiago »

Meu aviao favorito, ancioso pra ver o final da obra de arte.
Avatar do usuário
Gustavo.rs
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Abr 12, 2015 10:41 am
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Construção Tucano 1200mm

Mensagem por Gustavo.rs »

Pessoal, dei mais uma pegada na construção, agora nos finais de semana pois as ferias foram curtas, também esta lento pois estou pesquisando muito antes de cada etapa, aproveito para parabenizar o conteúdo aqui disponível e aos colegas sempre disposto a orientar os mais leigos no hobby como eu.
:D 8)
Avatar do usuário
Gustavo.rs
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Abr 12, 2015 10:41 am
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Construção Tucano 1200mm

Mensagem por Gustavo.rs »

Trabalhei na estrutura da fuselagem, devido a minha inexperiência a mesma acabou ficando um pouco torta, tive que refazer o trabalho.
Parti para a parte frontal, bequilha dianteira, estudei varias formas de faze-la, comprei o suporte em nylon e estava procurando um arame adequado para utilizar, apos varias dicas aqui do site (raio de moto, arame de solda mig, etc.) entrei em uma loja de Agropeças esse grampo contra-pino do tipo "joaninha", este é de 3mm, ha menores, mas para o meu caso este serviu como uma luva.
Anexos
IMG_20160813_143857413 (2).jpg
IMG_20160813_143857413 (2).jpg (18.74 KiB) Exibido 11371 vezes
:D 8)
Responder