cesnna 182 semi-escala 1960mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: cesnna 182 semi escala 2,20 metros

Mensagem por franciscotargino »

Assim é como está a construção
Anexos
fuselagem
fuselagem
22.jpg (18.06 KiB) Exibido 9199 vezes
Fuselagem
Fuselagem
21.jpg (15.09 KiB) Exibido 9199 vezes
Fuselagem
Fuselagem
1.fuzelagem-1[2].jpg (32.74 KiB) Exibido 9199 vezes
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: cesnna 182 semi escala 2,20 metros

Mensagem por franciscotargino »

Bem Laércio, é como falei nao pretendo fazer uma réplica,mas estou com essa dúvidas devo seguir com 2,36 de envergadura,arredondar para 2,20 ou seguir a matemática e fazer com 1,83 ,pra mim essa seria a forma mais correta deixar com 1,83, a corda na raiz é 34 cm e na ponta 27cm
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: cesnna 182 semi escala 2,20 metros

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, aeromodelo não se faz na escala exata do original, eu já fiz isso e me ferrei por diversas razões e uma delas é que aumentando o momento de cauda, teremos que agregar muito mais peso de nariz para acertar o CG do modelo, pois cada grama na cauda, se tem que acrescentar 10 g no nariz. É regra isso? Não, é somente uma forma de se ter na cabeça que o mínimo peso a mais na cauda significa muito mais peso no nariz para ser compensado.
O link abaixo mostra claramente as proporções de um modelo utilizando um Cessna que não é o 182, mas as regras servem bem para o 182 também.

app.php/page/artigo_aviao

Pelo visto você está indo tudo pelo achômetro e isso não é nada bom, pois o voo depois que poderia ser prazeroso se torna um tormento.
O Cessna 182 tem 11 m de envergadura = 11000 mm. O seu está pretendido a 2236 mm que na escala fica 11000 : 2236 = 4,91 = 1:491 o que não é bom para encontrar partes escala depois.
Vamos arredondar para 1:5 e teremos 11000 : 5 = 2200. 2200 : 0,75 = 1650 mm de comprimento da fuselagem.
Pesquisei sobre as hélices do Cessna 182 e tem várias marcas, passos e números de pás, sendo de 2 e 3 pás, mas a média é de 80" a hélice do Cessna 182. Sendo assim, teremos 80 : 5 = 16, ou seja, 16 polegadas é o tamanho de uma hélice para o seu modelo, mas se pode até usar uma de 14 dependendo do passo e motor utilizado, pois se usarmos uma hélice muito pequena teremos problema de desempenho devido ao nariz do modelo, embora muita gente ignore totalmente isso e muitos outros até duvidam disso e depois não obtém o melhor rendimento que uma hélice poderia dar e não sabem por que.


Um detalhe muito importante, não cometa o erro que a maioria comete não colocando diedro nas asas, pois esse é um dos motivos do Cessna 182 não ser tão estável como se gostaria que fosse. Se até o original tem e precisa dele, por que o aeromodelo não precisaria?
O diedro do Cessna 182 é de 2° por asa, totalizando 4° de diedro entre as asas e vejo grandes fabricantes cometendo esse erro em belíssimos modelos escala, sem diedro.
Mas por que fazem isso? Para o modelo cair, quebrar e terem que comprar outro, pois o piloto tem que ser bom mesmo para nunca deixar cair um Cessna 182 e a maioria que se "acha" bom, os deixam cair e não sabem o motivo, culpando a estabilidade de voo do modelo sem saber a razão, só culpam algo sem saber o que, coisa comum atualmente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: cesnna 182 semi escala 2,20 metros

Mensagem por franciscotargino »

Então Laércio agradeço suas informações,nao estou fazendo no achômetro,muita pesquisa e calculo e seguindo as regras de construção,entao o que eu aprendi sobre aeromodelismo, boa tarde vem de respostas suas em tópicos de construção.
Aeromodelo com asa muito grande em relação a fuzelagem voa mas nao bem como deveria(a nao ser que seja planador existe regras especificamente pra eles)
aeromodelo com fuzelagem maior que a asa nao voa como deveria.
Regras de construção de um treinador (cesnna 182 nao é treinador)
Envergadura 100%
fuzelagem 75% da envergadura ,medido da hélice até o profundor(dependendo da construção pode usar até 100%)
Corda 5 à 7 vezes a medida da envergadura
Momento calda 1,5 à 1,7 vezes a medida da corda(medido do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do leme)entao com base nessas informações que tou construindo. ...
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: cesnna 182 semi escala 2,20 metros

Mensagem por franciscotargino »

Agora vamos ao meu aeromodelo
Envergadura ;dúvidas na planta 2360mm
fuselagem 1470mm(definido)
Corda raiz 34cm
Corda na ponta 27cm

Nao entendi esses calculos que você fez com envergadura de 2236mm e fuselagem 1650mm,pois eu já tinha escrito antes que a fuselagem era 1,47 metros = 1470mm e foi apartir dela que surgiu a dúvida sobre a envergadura vamos aos cálculos.

Se eu definir envergadura 2,36 metros = 2360mm e fuselagem 1,47 metros = 1470mm

2360=100%
1470=x
O resultado vai ser em torno de 62, ou seja,fuselagem 62% da envergadura

Nao tem mais como calcular a fuselagem em 75% da envergadura pois daria um falor diferente de 1470mm

Entao vamos calcular a envergadura usando como base a fuzelagem 1470mm = 75%
1470=75%
X =100%
Resultado 1960mm a envergadura muito diferente de 2360mm previsto na planta,lembrando que usando 80% como base na fuselagem a envergadura fica com 1830mm arrendados .
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: cesnna 182 semi escala 2,20 metros

Mensagem por franciscotargino »

Entao se eu nao errei nada, eu chego a conclusão.
Envergadura 1960mm (podendo fechar em 2000mm)
Fuselagem 1470mm
Corda raiz 340mm
Corda na ponta 270mm
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: cesnna 182 semi escala 2,20 metros

Mensagem por LaercioLMB »

Eu calculei na escala 1:5 na qual a envergadura fica 2200 e não 2360 como você havia mencionado antes.
Sim, essna 182 não é treinador.
Sim, a fuselagem pode ir até 100% da envergadura, mas nesse caso já são modelos diferentes.
Veja que o seu está com 62% da envergadura o que deixa o momento de cauda curto e com isso, mais arisco em arfagem, mas já deve saber disso.
Fuselagem de 1470 mm, envergadura de 1960 mm para ficar com 75%.
Envergadura de 2000 e fuselagem de 1470, te deixará com 73,5% aproximado, o que não é de um todo ruim, mas é preferível ter um pouquinho mais do que menos justamente para deixar mais manso em arfagem e não o contrário.
O simples fato de ter usado a regra de 3 já demonstra que está calculando mesmo e não como a maioria que faz tudo no achômetro e isso é ótimo, pois você pensa.
É problema fazer a envergadura com 2000 e a fuselagem com 1470? Não, pois você já deve estar sabendo o que esperar do voo e certamente já deve saber como dominar isso, mas entra junto o fato de deixar ou não o diedro que sem já sabemos o que acontece, embora muitos prefiram deixar sem e arcam com isso depois, mas se gostam assim, não posso criticar destrutivamente, só alertar.
Na escala 1:6 fica com 1833 mm.

Sobre asas com muita envergadura em relação a fuselagem, existem limites para isso para que não se torne um planador e não um aeromodelo, pois pode notar que a corda de um planador é bem mais curta justamente para manter a sustentação com menor arrasto, mas note que a fuselagem de um planador é quase uma vareta com cabine, bem magrinha mesmo, por isso é que aeromodelo tem limite de envergadura em relação a fuselagem e não podemos comparar os dois, não que você esteja fazendo isso, só para constar já que você citou planador anteriormente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: cesnna 182 semi escala 2,20 metros

Mensagem por franciscotargino »

Tudo bem Laércio, eu que fiz confusão 2360mm é o previsto no molde, 2200mm era o pretendindo,mas depois desses cálculos vou deixar com 1960mm a envergadura,entao vamos a mais cálculos e descobri a hélice.
11000÷1960=5.612244898 arredondado fica na escala de 1:5
Usando o meio termo da hélice 80"
80÷5=16
Entao a hélice ideal é uma de 16"
Como foi mencionado posso usar uma de 14" a 16" ,creio que não seja fácil achar um motor eletrico que use hélice 16", mas vou pesquisar,sei que so posso comprar o motor quando tiver o peso do aeromodelo, e a hélice penso em adquiri a master de madeira nao sei se seria uma boa opção,outra coisa é sobre o passo da hélice qual usar.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: cesnna 182 semi-escala 1960mm

Mensagem por LaercioLMB »

Beleza.
Sobre a hélice, eu já tinha te falado isso antes e para saber o passo, o ideal é você saber qual será a velocidade de planeio do modelo para então poder calcular pelo passo e rpm do motor, qual será a velocidade atingida pelo conjunto.
A velocidade de planeio do aeromodelo você pode conseguir no rccalc que tem aqui no e-voo na seção downloads e eu uso muito o rccalc quando vou escolher motor e hélice.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: cesnna 182 semi-escala 1960mm

Mensagem por franciscotargino »

Tudo certo Laércio agradeço,seus comentarios tem me ajudado,vou terminar a fuselagem o leme e profundor, so assim voltar a fazer cálculos,enquanto isso vou pesquisando e fazendo anotações.
Responder