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Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Enviado: Dom Out 23, 2016 10:22 am
por FernandoArt
John-Henrique escreveu:Não vão dizer que está errado, mas se os três fios aquecem quando acelerado da a entender que eles não suportam a corrente que está passando causando uma resistência e consequentemente aquecimento (efeito joule).
Agora aquecimento só por estar conectado é estranho, mas não acredito que eles vão dizer Isso.



Não John, você nao entendeu corretamente, os fios só aquecem quando acelero o motor no talo (no max.). Quando não acelera não ocorre o aquecimento.
O aquecimento que me refiro é comparavelmente similar a temperatura digamos de um amplificador destes de carro, ou seja eles ficam consideravelmente bem mornos/quentes.
O Esc dá uma amornada e o motor também, que para mim seria normal, como seria de se esperar nos motores e ESCs no geral. Só ta estranho este aquecimento nos fios. :shock: :shock: :shock:

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Enviado: Dom Out 23, 2016 10:34 am
por FernandoArt
Vou cortar o berço da asa.

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Enviado: Dom Out 23, 2016 11:32 am
por FernandoArt
Ficou bom...

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Enviado: Dom Out 23, 2016 1:33 pm
por igorfragoso
FernandoArt escreveu:
John-Henrique escreveu:Não vão dizer que está errado, mas se os três fios aquecem quando acelerado da a entender que eles não suportam a corrente que está passando causando uma resistência e consequentemente aquecimento (efeito joule).
Agora aquecimento só por estar conectado é estranho, mas não acredito que eles vão dizer Isso.



Não John, você nao entendeu corretamente, os fios só aquecem quando acelero o motor no talo (no max.). Quando não acelera não ocorre o aquecimento.
O aquecimento que me refiro é comparavelmente similar a temperatura digamos de um amplificador destes de carro, ou seja eles ficam consideravelmente bem mornos/quentes.
O Esc dá uma amornada e o motor também, que para mim seria normal, como seria de se esperar nos motores e ESCs no geral. Só ta estranho este aquecimento nos fios. :shock: :shock: :shock:


Se posso dar sugestões, diminua o quanto puder o comprimento da ligação entre esc e motor. Podendo, liga direto, sem conectores. E como já disseram, aquecimento em fio é sinal de subdimensionamento. Além disso, uma medida extrema seria substituir todos os fios por outros mais grossos.

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Enviado: Dom Out 23, 2016 3:10 pm
por FernandoArt
igorfragoso escreveu:
FernandoArt escreveu:
John-Henrique escreveu:Não vão dizer que está errado, mas se os três fios aquecem quando acelerado da a entender que eles não suportam a corrente que está passando causando uma resistência e consequentemente aquecimento (efeito joule).
Agora aquecimento só por estar conectado é estranho, mas não acredito que eles vão dizer Isso.



Não John, você nao entendeu corretamente, os fios só aquecem quando acelero o motor no talo (no max.). Quando não acelera não ocorre o aquecimento.
O aquecimento que me refiro é comparavelmente similar a temperatura digamos de um amplificador destes de carro, ou seja eles ficam consideravelmente bem mornos/quentes.
O Esc dá uma amornada e o motor também, que para mim seria normal, como seria de se esperar nos motores e ESCs no geral. Só ta estranho este aquecimento nos fios. :shock: :shock: :shock:


Se posso dar sugestões, diminua o quanto puder o comprimento da ligação entre esc e motor. Podendo, liga direto, sem conectores. E como já disseram, aquecimento em fio é sinal de subdimensionamento. Além disso, uma medida extrema seria substituir todos os fios por outros mais grossos.



Obrigado pela ajuda Igor, com certeza sugestões são bem vindas. Eu já havia pensado em eliminar os conectores, e agora acho que vou fazê-lo. Quanto a questão dos fios, eu não tenho como encurtar, pois já está tudo quase pronto em seu devido lugar, só restaria colocar fios mais grossos.
Outra dúvida é, colocando fios mais grossos será que resolve? Pois os fios vão sair mais grossos do ESC, mas quando chegarem no motor vai "afunilar" (com perdão da palavra), ou seja, vai acabar com fio mais finos... desculpa aí quem entende de elétrica, mas como podem ver eu sou leigo nessa questão. Sei que em instalação de um alto-falante superpotente, os fios que saem do amplificador são grossos, (caso contrário também superaquecem), e quando chega no alto falante passa por um fio bem mais fino da bobina do alto-falante. Será que as leis da física nesses dois casos se equivalem?

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Enviado: Seg Out 24, 2016 3:03 pm
por John-Henrique
Os fios aquecem porque a resistência para a passagem de corrente é menor do que a quantidade de corrente querendo passar, já no motor a corrente elétrica sofre 'interferência' magnética, vamos dizer que você tinha um 'trieiro' de formigas passando na mesma direção sobre um palito de churrasco e alguém vai lá e dá uma sacolejada neste palito, as formigas vão ficar 'descontroladas' se agitando, é quase isso que acontece com a corrente elétrica no momento da ação magnética. Enfim, o motor vai se aquecer porque existirá um efeito joule (os fios ficarem com bitolas menores) e pela resistência imposta pelo peso da hélice e resistência do ar que vão impedir o giro do motor.

No final das contas, o aquecimento dos fios pode ocorrer porque o motor está aquecendo e está aquecendo também o fio (estão conectados), não acredito que sejam os conectores o problema disso, a menos que você tenha soldado neles apenas uma pequena parte do fio, fazendo o contato do fio e conectores ser algo bem pequeno (como se fosse um fio de bitola menor).

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Enviado: Seg Out 24, 2016 7:51 pm
por torrola
Resumindo: O condutor eletrico (fio) aquece porque ele esta subdimensionado, ou seja, a corrente elétrica que passa por ele é maior do que o projetado quando o motor está na potencia maxima!

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Enviado: Seg Out 24, 2016 10:15 pm
por FernandoArt
torrola escreveu:Resumindo: O condutor eletrico (fio) aquece porque ele esta subdimensionado, ou seja, a corrente elétrica que passa por ele é maior do que o projetado quando o motor está na potencia maxima!


Possivelmente é isso então Torrola... mas uma marca como a Freewing fazer uma mer** dessa???
Pois comprei o conjunto que é vendido nos jatos EDF da freewing mundo afora... :( :( :( :( :( :(

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Enviado: Seg Out 24, 2016 10:19 pm
por FernandoArt
John-Henrique escreveu:Os fios aquecem porque a resistência para a passagem de corrente é menor do que a quantidade de corrente querendo passar, já no motor a corrente elétrica sofre 'interferência' magnética, vamos dizer que você tinha um 'trieiro' de formigas passando na mesma direção sobre um palito de churrasco e alguém vai lá e dá uma sacolejada neste palito, as formigas vão ficar 'descontroladas' se agitando, é quase isso que acontece com a corrente elétrica no momento da ação magnética. Enfim, o motor vai se aquecer porque existirá um efeito joule (os fios ficarem com bitolas menores) e pela resistência imposta pelo peso da hélice e resistência do ar que vão impedir o giro do motor.

No final das contas, o aquecimento dos fios pode ocorrer porque o motor está aquecendo e está aquecendo também o fio (estão conectados), não acredito que sejam os conectores o problema disso, a menos que você tenha soldado neles apenas uma pequena parte do fio, fazendo o contato do fio e conectores ser algo bem pequeno (como se fosse um fio de bitola menor).


Saquei John, era mais ou menos oque eu imaginava... O estranho é que as minhas EDFs 70mm nunca fizeram isso. Inclusive vendi uma pra pegar esta de 90mm. Acho que me lasquei nessa. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Enviado: Sáb Out 29, 2016 5:21 pm
por FernandoArt
Saudações meus caros, depois de vários dias de dúvidas e questionamentos, por fim resolvi retomar com o meu projeto do Albatros. Hoje testei o conjunto EDF/ESC novamente na bancada (por um tempo bem maior que os primeiros testes), e constatei que o mesmo esquenta mas não além do que eu tinha constatado anteriormente. Como já falei, segundo o vendedor um pouco de temperatura morma seria normal. Hoje comprei uma pistola laser de medir temperatura para saber à que temperatura meu conjunto está trabalhando... notei que o aquecimento se dá mais na região dos 3 conectores banana, com os fios permanecendo mornos, inclusive o motor também ficando morno. Acho que os conectores estão fazendo a ca****, portanto vou eliminá-los e ligar os 3 fios do ESC direto nos fios do motor.
Seguem mais fotos do projeto. No detalhe vou abrir o berço do trem de pouso retrátil.