MX-2 30% da SamaraAircraft - depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Ricardo Grandini
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Ago 12, 2016 8:19 pm
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

MX-2 30% da SamaraAircraft - depron

Mensagem por Ricardo Grandini »

Boa tarde galera!
Primeiramente gostaria de me apresentar pois sou novato aqui no forum!
Aprendi a voar na curiosidade com uma pessoa que chamavam de "Jotinha" na represa de guarapiranga (new campão) em frente a delegacia 102 na Av. Atlântica. Não sei se ele é membro deste fórum, mas se alguém o conhecer, falem que eu estou vivo e que mandei um abraço hahaha.

Bom...

Estou prestes a construir um aeromodelo de escala um pouco maior (30%)... (pensamento grande) rsrsr
Baixei um planta com escala de 30% com construção em balsa e antes de começar a brincadeira, estou com algumas dúvidas...

Segue link de onde baixei a planta:
http://rcplans.ru/mx-2-2200/#comments

1. Nessa escala com construção em balsa eu consigo colocar motor elétrico ao invés de combustão?
2. Nessa escala eu consigo fazer a construção usando depron?

Se nada disso der certo, estou pensando em reduzir a escala para uns 20% e ajustar todos os encaixes e tentar fazer a construção em depron.

Vocês que são mais experientes no assunto, peço por favor que deem as suas opiniões.

Desde já agradeço a todos.
Editado pela última vez por Ricardo Grandini em Qui Set 01, 2016 1:52 pm, em um total de 1 vez.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: MX-2 30% da SamaraAircraft (Combustão ou Elétrico?)

Mensagem por Elilson »

para este peso procurar um motor compativel e o uso de baterias de 10 a 12 S. Onde deve ter o cuidado de não ultrapassar o peso de projeto.
Ricardo Grandini
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Ago 12, 2016 8:19 pm
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: MX-2 30% da SamaraAircraft (Combustão ou Elétrico?)

Mensagem por Ricardo Grandini »

Elilson escreveu:para este peso procurar um motor compativel e o uso de baterias de 10 a 12 S. Onde deve ter o cuidado de não ultrapassar o peso de projeto.


Elilson, obrigado pela dica! Sabe dizer se existe motor elétrico que aguente um trambolho desse?
Abraços
Ricardo Grandini
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Ago 12, 2016 8:19 pm
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: MX-2 30% da SamaraAircraft (Combustão ou Elétrico?)

Mensagem por Ricardo Grandini »

Eae galera!

Bom.. hoje fiz um teste cortando o depron de 4mm na maquina de corte a laser que tem na empresa onde trabalho... :twisted:
Fiquei bastante feliz com o resultado pois achava que o mesmo iria derreter com o calor, mas não!

Ta ai o resultado do corte de uma peça só para teste. 8)
Só quebrei uma parte na hora de destacá-la da placa mas como disse, é só um teste de corte.

Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: MX-2 30% da SamaraAircraft (Depron)

Mensagem por Wesley_Sniper »

Dê uma olhada:
https://www.youtube.com/watch?v=e_P_PToTKUk
https://www.youtube.com/watch?v=_yGqFcLXyzo
https://www.youtube.com/watch?v=JzkXVkYzMLs
https://www.youtube.com/watch?v=d7_t6Sh5xf0

Dá pra fazer, mas a construção é totalmente diferente das que utilizam balsa/liteply... uma ideia boa para fazer com a planta dos modelos em balsa e liteply, seria você utilizar fibra de vidro nas chapas de depron 2mm, ficaria semelhante ao compensado 2,3mm.

Se quiser fazer, te passo sugestões para o processo de fabricação da chapa.
:D
Ricardo Grandini
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Ago 12, 2016 8:19 pm
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: MX-2 30% da SamaraAircraft (Depron)

Mensagem por Ricardo Grandini »

Wesley!
Você me animou ainda mais na construção ao ver esses videos! Estava meio que om receio de tentar montar com motor elétrico pois não saberia se ia achar um motor para puxar um 30%, porém, você me deixou com uma pulga atras da orelha em relação ao usar o depron de 4mm puro. rsrsr

Já que você esta disposto em me falar como é o processo da fabricação da chama, eu aceito! Acho que toda a informação é bem vinda.

Obrigado por compartilhar informações.
Abraço
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: MX-2 30% da SamaraAircraft (Depron)

Mensagem por Wesley_Sniper »

É simples!

Você vai precisar de duas chapas de vidro com no minimo 10mm de espessura, depron(obvio), fibra de vidro e suas ferramente para aplicação.

Coloque uma chapa de vidro em local plano, em seguida a chapa de depron sobre ela, aplique a fibra de vidro e coloque a outra chapa de vidro para prensar e deixa-lo extremamente plano.

depois de secar, faça o mesmo processo no outro lado da chapa de depron.


Sobre o motor, não se preocupe... não sera o seu maior problema, mas sim as baterias!!

sendo cauteloso, vai precisar de no minimo 3 baterias, sendo 2 para o motor e 1 para o restante da eletrônica. :cry:


https://pt.aliexpress.com/item/Maytech- ... 22ed&tpp=0
:D
Ricardo Grandini
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Ago 12, 2016 8:19 pm
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: MX-2 30% da SamaraAircraft (Depron)

Mensagem por Ricardo Grandini »

Hmm. Maravilha Wesley!
Mas nesse caso da fibra de vidro é somente para deixa-lo ainda mais resistente correto?
Se eu usar depron de 4mm ou depron de 2mm revestido com fibra de vidro vai mudar em relação ao peso ou só resistência?

Digo isso pois pra mim fica meio complicado para manusear com fibra de vidro.
Queria uma coisa mais pratica, porém, que ficasse resistente ao mesmo tempo. Por isso pensei em fazer com depron de 4mm ao inves de 2mm
Ricardo Grandini
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Ago 12, 2016 8:19 pm
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: MX-2 30% da SamaraAircraft (Depron)

Mensagem por Ricardo Grandini »

Galera, estou com uma dúvida..
O Aero tem 2,20 de envergadura e 1,93 de fuselagem.
Qual diâmetro da roda devo usar?
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: MX-2 30% da SamaraAircraft (Depron)

Mensagem por Douglas Lenz »

RIcardo

Antes de mais nada, seja bem vindo.

Quanto ao teu projeto, é possível, entretanto. Se quiseres ele elétrico prepara o bolso, porque um motor e baterias para tocar este modelo no voo que ele se propõe, será caro.

Nos exemplos que o Wesley te passou, pode te servir como referência, mas não te ilude, um modelo para voo indoor, sem nenhum vento, decolando de uma superfície lisa e voando extremamente lento o material e montagem são completamente diferentes de um aero que fará voo outdoor, com vento, pouso na grama ou asfalto e obviamente voo rápido.

Acho que a ideia do Wesley de chapear o depron com fibra é boa, entretanto, acho que ficará mais caro e talvez mais pesado que feito de balsa/compensado.

Mas vale a tentativa.

Bem vindo e boa sorte.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Responder