Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m
Enviado: Seg Out 02, 2017 11:02 pm
O fato das hélices SF aumentarem o consumo do motor e causar aquecimento exagerado no motor se deve ao fato dessas hélices estarem sendo usadas de forma errada pela maioria. Uma hélice SF é exclusiva para força onde o rpm do motor é baixo como no caso dos motores cm caixa de redução, onde se necessitava uma caixa de redução para que o motor conseguisse girar a hélice e as pás mais largas dessas hélices são justamente para aumentar o empuxo já que a construção do modelo necessitava de baixa velocidade para voar, como esses modelos mais antigos voavam, bem devagar mesmo.
Como a maioria vem usando hélices SF em motores de kV elevado, o consumo aumenta muito, aquece mais o motor e depois de um determinado rpm a hélice deixa de render o que deveria.
Por que a maioria (NÃO TODOS) alegam melhor desempenho em uma hélice SF do que em uma DD?
Simples, pois notam respostas mais rápidas com o motor em baixa, mas ignoram completamente a perda cm o motor em alta já que está voando.
A própria fabricante de hélices APC informa no site deles os limites de rpm que uma hélice SF trabalha, pois acima disso só tende a perder desempenho.
Exemplo;
Um motor de 1100 KV com uma bateria 3S que nas especificações diz aceitar hélices de 10 polegadas. Notem que 10X5 não é a mesma coisa que 10X4,5 embora ambas seja de 10 polegadas e a de 10X4,5 exige muito mais do motor do que uma 10X5. Mas por que isso? Dio santo. A hélice 10X4,5 tem as pás bem mais largas do que a 10X5, simples assim e não entrarei no mérito de aerodinâmica das pás pois se o cara não entende a diferença entre uma 10X4,5 e uma 10X5 não será entrando em detalhes de física que irá entender.
Mas voltando ao assunto, No site da APC fala que se deve dividir a constante de 65000 pelo diâmetro da hélice em polegadas para se ter o rpm máximo dela.
65000 : 10 = 6500 rpm máximo.
Motor de 1100 KV com bateria 3S em 11,1V, vejam que nem estou usando os 12,6
1100 X 11,1 = 12210 rpm, mas usando somente 75% do motor já que esse KV é sem a hélice, teremos 12210 x 0,75 = 9157 rpm, bem acima dos 6500 rpm máximo estipulado pelo fabricante.
Se uma hélice APC de qualidade só suporta isso, quem dirá uma GWS da vida de qualidade bem inferior.
A maioria (NÃO TODOS) usam motores de 1200, 1280, 1300 KV e por aí vai e usam hélice SF só por que nas especificações dizia que com essa hélice o motor tinha mais empuxo.
"Santa ignorância Batman"
Pois é meu caro Robin, muita gente acredita que se tem empuxo voa e ignora ou não aceita que é a velocidade em que o ar passa pelas asas que faz o modelo voar e não a força que o motor tem em superar os 30% de arrasto em relação ao peso do modelo.
Se pode ter um motor com 50% de empuxo em relação ao peso do modelo que irá voar perfeitamente bem desde que a velocidade gerada pela hélice seja a necessária para as asas gerarem sustentação para tirar o modelo do chão, pois se a velocidade não for suficiente, não será 10 x mais de empuxo do motor em relação ao peso do modelo que irá fazer ele voar.
Mas por que então os fabricantes colocam esses dados nas especificações de um motor?
Santa tartaruga!!!!
Todo o vendedor quer vender o seu peixe e colocam todos os dados possíveis para melhor informar o comprador, mas a maioria (NÃO TODOS) acha que se o motor diz trabalhar com hélices de 8 a 12 polegadas e com baterias de 2S a 4S, acham que poderão usar qualquer hélice dessas com qualquer bateria dessas e ter o mesmo empuxo sempre.
Pela barriga do sapo ninja, não acredito que hajam pessoas assim!!!
Mas existem sim pelo simples fato de não quererem aprender, somente querem respostas prontas de que motor e hélice usar e que se dane aprender alguma coisa.
É devido a esses que as coisas estão como estão, muita informação sendo passada de forma errada e sendo aceita como certa.
PS: Não é com você isso sr. Gilberto, só usei o seu texto para explicar sobre o uso incorreto de uma hélice SF pela maioria (NÃO TODOS) e o não todos em caixa alta o sr. já deve saber que tenho que notificar bem se não vem uns e dizem que eu generalizo dizendo que são todos mesmo quando falo em maioria.
Como a maioria vem usando hélices SF em motores de kV elevado, o consumo aumenta muito, aquece mais o motor e depois de um determinado rpm a hélice deixa de render o que deveria.
Por que a maioria (NÃO TODOS) alegam melhor desempenho em uma hélice SF do que em uma DD?
Simples, pois notam respostas mais rápidas com o motor em baixa, mas ignoram completamente a perda cm o motor em alta já que está voando.
A própria fabricante de hélices APC informa no site deles os limites de rpm que uma hélice SF trabalha, pois acima disso só tende a perder desempenho.
Exemplo;
Um motor de 1100 KV com uma bateria 3S que nas especificações diz aceitar hélices de 10 polegadas. Notem que 10X5 não é a mesma coisa que 10X4,5 embora ambas seja de 10 polegadas e a de 10X4,5 exige muito mais do motor do que uma 10X5. Mas por que isso? Dio santo. A hélice 10X4,5 tem as pás bem mais largas do que a 10X5, simples assim e não entrarei no mérito de aerodinâmica das pás pois se o cara não entende a diferença entre uma 10X4,5 e uma 10X5 não será entrando em detalhes de física que irá entender.
Mas voltando ao assunto, No site da APC fala que se deve dividir a constante de 65000 pelo diâmetro da hélice em polegadas para se ter o rpm máximo dela.
65000 : 10 = 6500 rpm máximo.
Motor de 1100 KV com bateria 3S em 11,1V, vejam que nem estou usando os 12,6
1100 X 11,1 = 12210 rpm, mas usando somente 75% do motor já que esse KV é sem a hélice, teremos 12210 x 0,75 = 9157 rpm, bem acima dos 6500 rpm máximo estipulado pelo fabricante.
Se uma hélice APC de qualidade só suporta isso, quem dirá uma GWS da vida de qualidade bem inferior.
A maioria (NÃO TODOS) usam motores de 1200, 1280, 1300 KV e por aí vai e usam hélice SF só por que nas especificações dizia que com essa hélice o motor tinha mais empuxo.
"Santa ignorância Batman"
Pois é meu caro Robin, muita gente acredita que se tem empuxo voa e ignora ou não aceita que é a velocidade em que o ar passa pelas asas que faz o modelo voar e não a força que o motor tem em superar os 30% de arrasto em relação ao peso do modelo.
Se pode ter um motor com 50% de empuxo em relação ao peso do modelo que irá voar perfeitamente bem desde que a velocidade gerada pela hélice seja a necessária para as asas gerarem sustentação para tirar o modelo do chão, pois se a velocidade não for suficiente, não será 10 x mais de empuxo do motor em relação ao peso do modelo que irá fazer ele voar.
Mas por que então os fabricantes colocam esses dados nas especificações de um motor?
Santa tartaruga!!!!
Todo o vendedor quer vender o seu peixe e colocam todos os dados possíveis para melhor informar o comprador, mas a maioria (NÃO TODOS) acha que se o motor diz trabalhar com hélices de 8 a 12 polegadas e com baterias de 2S a 4S, acham que poderão usar qualquer hélice dessas com qualquer bateria dessas e ter o mesmo empuxo sempre.
Pela barriga do sapo ninja, não acredito que hajam pessoas assim!!!
Mas existem sim pelo simples fato de não quererem aprender, somente querem respostas prontas de que motor e hélice usar e que se dane aprender alguma coisa.
É devido a esses que as coisas estão como estão, muita informação sendo passada de forma errada e sendo aceita como certa.
PS: Não é com você isso sr. Gilberto, só usei o seu texto para explicar sobre o uso incorreto de uma hélice SF pela maioria (NÃO TODOS) e o não todos em caixa alta o sr. já deve saber que tenho que notificar bem se não vem uns e dizem que eu generalizo dizendo que são todos mesmo quando falo em maioria.