Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Gabriel Velloso
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Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor Gabriel Velloso » 18 Ago 2017 16:54

Percebi aqui no e-voo uma onda de Slow Flyers, pequenos, grandes, MUITO grandes e por ai vai. Já fiz um de 150cm de envergadura, 11g/dm2, agora quero fazer um de 50cm, que por enquanto está com 4,6g/dm2, completo, e ainda tem como remover peso dele, falta lixar algumas partes, cortar rebarbas, retirar umas partes inúteis da estrutura...

Tenho dúvidas para fazer ele, passei 3 dias lendo dezenas de tópicos daqui mesmo, na gringa e em sites "não foruns", solucionei várias, mas ainda restaram algumas.

Pretendo fazer ele biplano, para chegar em uma carga alar extremamente baixa (essas 4,6g/dm2 já é com as duas asas, levando em conta as duas asas iguais a que eu vou usar na parte de baixo, que é um pouco menor que a de cima). Quero voar ele em galpões, salas, garagens.

-Será que a carga alar baixa demais não pode atrapalhar? Nunca voei nada parecido, não sei o que esperar.
-Biplano só com leme dá certo? O único biplano sem aileron que eu li era um ShockFlyer, acredito que seja menos estável que o que eu estou fazendo, que pelo menos terá o perfil casquinha nas duas asas.

Dicas para a construção e críticas construtivas serão sempre bem vindas!!!
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Wesley_Sniper
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Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor Wesley_Sniper » 18 Ago 2017 19:50

Diedro e incidência de asa são indispensáveis...

Sim, dá pra ser feito só com leme e profundor!

Coloque pouco comando no Leme se o modelo tiver a cauda curta.
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Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor JeanCS » 18 Ago 2017 20:01

Beleza Gabriel,
Cara só fiz um biplano na vida e era meio rápido, mas vejo a coisa da carga alar desta forma:
a) A carga alar é uma boa referência, mas não é um número mágico, que vai definir tudo. Repare que se você usar uma prancha reta ou um perfil qualquer, a sustentação gerada em uma dada velocidade vai variar muito! Maior sustentação te permite voar mais devagar sem cair;
b) Mesmo uma prancha reta se você usar com incidência de 0° e 5° vai dar muita diferença de sustentação! Então depende disso também. E depende do perfil, da corda, da velocidade, e de uma porrada de coisas (pressão, viscosidade do ar....);
c) Além disso depende de como você faz o perfil, se liso e suave ou rugoso e faz os ângulos e incidências CORRETAS e as curvas das superfícies conforme elas são;
d) Quanto mais semelhante você fizer com o modelo teórico, mas previsível serão as características do voo.
Um dos problemas da carga alar baixa é que o avião A GROSSO MODO fica mais susceptível ao vento. Quanto ao leme prefiro não opinar, pois é uma questão prática, mas já fiz vários modelos sem aileron e acredito que quanto maior a estabilidade de um avião, mais difícil é tirá-lo desta condição! Por isso ailerons vão mal em asas com diedro acentuado. O controle do profundor é sempre mais fácil, mas leme você deve fazer um que faça o trabalho com pouca deflexão, pra não frear o avião que já é lento. E depende também da distância do leme até a asa, o que mexe na estabilidade lateral.
Se já tem o avião, posta as fotos! Boa noite.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...

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Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor Gabriel Velloso » 19 Ago 2017 23:33

Primeiro de tudo obrigado pelos esclarecimentos!

Wesley_Sniper escreveu:Diedro e incidência de
asa são indispensáveis...

Sim, dá pra ser feito só com leme e profundor!

Coloque pouco comando no Leme se o modelo tiver a cauda curta.


-Quanto a incidência, deixo a mesma nas duas asas?
-O que seria cauda curta? Estou seguindo as proporções aqui do fórum, da asa até o profundor com 1,5x a corda.
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Wesley_Sniper
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Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor Wesley_Sniper » 20 Ago 2017 00:15

Sim, todo perfil "casquinha" necessita incidência, se quiser deixar 1° a mais na asa de baixo ajuda também!

Cauda curta é a distância entre o leme e a asa, mais ou menos como disse o amigo JeanCS...
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Gabriel Velloso
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Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor Gabriel Velloso » 21 Ago 2017 16:03

Ele está com 27g, com a fuselagem já colada com as asas e faltando somente as lincagens. Tem 50cm em cada asa, com 15cm de corda. A fuselagem ficou com 66cm, ainda precisando chegar o kit de motor/helice/redução para cortar mais um pedaço do bico para chegar no tamanho exato de nariz. O Helicóptero que eu estou esperando para retirar o kit de motorização (no caso o v911) pesa 30g, sem bateria, sendo que preciso remover rotor de cauda, canopy, trem de pouso, bailarina, links, etc. Assim acredito que pelo menos 1/3 desse peso saia quando eu desmontar ele e deixar somente o que interessa. Pretendo usar as mesmas baterias do helicóptero, talvez em paralelo, já que a carga alar irá ficar extremamente baixa, coisa de 4g/dm². Irei ver o que posso usar de bateria, ainda não cheguei a uma certa, só sei que a placa não suporta 2s, mesmo tendo uns malucos que usam.
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Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor man1aco » 22 Ago 2017 09:19

Eu indico a mecanica do Wltoys F939 Polecat.

Eu comprei com menos de 70 reais na china , placa com 2 servos e saida para + servo de aileron + motor com helice e redução.

Adaptar do V911 não sei se o custo justifica o trabalho extra das adaptações.

Se me lembro bem esse meu conjunto pesa entre 15 e 20 gramas com bateria 1S de 150mah.

Gostaria de saber mais deste seu projeto , queria fazer um assim tambem para voo indoor.

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Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor igorfragoso » 22 Ago 2017 11:06

Gabriel Velloso escreveu:... Pretendo usar as mesmas baterias do helicóptero, talvez em paralelo...


Não é muito aconselhado fazer isso. Muito provavelmente você não terá tanto aumento de corrente que justifique. Além disso poderá haver circulação de corrente entre elas, quando em repouso, por conta da diferença de tensão que sempre existe entre as baterias (mesmo com especificação "igual"), ainda mais em se tratando de componentes chineses de baixo custo. É preferível vc adotar uma única bateria mas com capacidade de carga maior. Penso que até ficaria mais leve (duas baterias = dois conectores, fios ... etc)

Gabriel Velloso
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Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor Gabriel Velloso » 24 Ago 2017 05:33

O que realmente está me dando dor dr cabeça é a linkagem, já estou mais de 3 dias tentando resolver e nada. Já tentei do tipo pull pull com nylon e não deu certo, já tentei fazer com arame de clips unidos e nada. Estou suspeitando que seja a "dobradiça" dura, que fiz com aquele plástico de raio-x. Vou tentar fazer com fita durex ou algo parecido para remover peso e aliviar o servinho.
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Wesley_Sniper
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Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor Wesley_Sniper » 24 Ago 2017 07:31

Coloque guias para os links no decorrer da vareta...

As vezes esses servos tremem mesmo, basta desligar e ligar novamente, pode ser que dê certo!
Editado pela última vez por Wesley_Sniper em 24 Ago 2017 21:05, em um total de 1 vez.
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Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor LaercioLMB » 24 Ago 2017 09:00

Existem dobradiças de fibra para isso. Meios alternativos em modelos pequenos não dá certo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagempor Gabriel Velloso » 27 Ago 2017 14:29

Dei continuidade ao projeto. Depois da surra que tomei para fazer a linkagem, ela ficou boa, vira normalmente, mesmo se forçar um pouco simulando o ar. Tenho as baterias do v911, de 200mAh, pesando somente 6g cada. Tenho também uma célula de 2160mAh (2,1Ah), pesando 34g.

Escolhendo essas baterias, a carga alar fica em 4,76g/dm² e 6,8g/dm², com a de 200mAh e a de 2160mAh, respectivamente. O que pegou é o empuxo do motor, que é de somente 40g todo acelerado. Já lia aqui no fórum que o aeromodelo consegue voar com até 1/3 de relação empuxo/peso, mas não sei se isso se aplica ao perfil "casquinha" e para esses aeromodelos tipo Slow Flyer.

Com a bateria de 200mAh fica difícil achar o cg, parece que mesmo colocando ela lá no bico ainda fica atrasado, mas com a de 2160mAh tenho que colocar na parte do meio do bico, ficando mais fácil. Encomendem uma de 680mAh 1s, pesando 21g, mas isso vai levar uns 2 meses até chegar (pelo Aliexpress). Acredito ser a ideal.

Quando essa eletrônica era ainda do helicóptero, que obviamente não plana, voava em média 6-8 minutos, dependendo do vento, com uns 60-100% de motor. Acredito que o tempo de voo com o aviãozinho passe um pouco disso usando as baterias originais.

Peço sugestões/conselhos do que fazer nesse passo.
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