Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagem por Gabriel Velloso »

Percebi aqui no e-voo uma onda de Slow Flyers, pequenos, grandes, MUITO grandes e por ai vai. Já fiz um de 150cm de envergadura, 11g/dm2, agora quero fazer um de 50cm, que por enquanto está com 4,6g/dm2, completo, e ainda tem como remover peso dele, falta lixar algumas partes, cortar rebarbas, retirar umas partes inúteis da estrutura...

Tenho dúvidas para fazer ele, passei 3 dias lendo dezenas de tópicos daqui mesmo, na gringa e em sites "não foruns", solucionei várias, mas ainda restaram algumas.

Pretendo fazer ele biplano, para chegar em uma carga alar extremamente baixa (essas 4,6g/dm2 já é com as duas asas, levando em conta as duas asas iguais a que eu vou usar na parte de baixo, que é um pouco menor que a de cima). Quero voar ele em galpões, salas, garagens.

-Será que a carga alar baixa demais não pode atrapalhar? Nunca voei nada parecido, não sei o que esperar.
-Biplano só com leme dá certo? O único biplano sem aileron que eu li era um ShockFlyer, acredito que seja menos estável que o que eu estou fazendo, que pelo menos terá o perfil casquinha nas duas asas.

Dicas para a construção e críticas construtivas serão sempre bem vindas!!!
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagem por Wesley_Sniper »

Diedro e incidência de asa são indispensáveis...

Sim, dá pra ser feito só com leme e profundor!

Coloque pouco comando no Leme se o modelo tiver a cauda curta.
:D
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagem por JeanCS »

Beleza Gabriel,
Cara só fiz um biplano na vida e era meio rápido, mas vejo a coisa da carga alar desta forma:
a) A carga alar é uma boa referência, mas não é um número mágico, que vai definir tudo. Repare que se você usar uma prancha reta ou um perfil qualquer, a sustentação gerada em uma dada velocidade vai variar muito! Maior sustentação te permite voar mais devagar sem cair;
b) Mesmo uma prancha reta se você usar com incidência de 0° e 5° vai dar muita diferença de sustentação! Então depende disso também. E depende do perfil, da corda, da velocidade, e de uma porrada de coisas (pressão, viscosidade do ar....);
c) Além disso depende de como você faz o perfil, se liso e suave ou rugoso e faz os ângulos e incidências CORRETAS e as curvas das superfícies conforme elas são;
d) Quanto mais semelhante você fizer com o modelo teórico, mas previsível serão as características do voo.
Um dos problemas da carga alar baixa é que o avião A GROSSO MODO fica mais susceptível ao vento. Quanto ao leme prefiro não opinar, pois é uma questão prática, mas já fiz vários modelos sem aileron e acredito que quanto maior a estabilidade de um avião, mais difícil é tirá-lo desta condição! Por isso ailerons vão mal em asas com diedro acentuado. O controle do profundor é sempre mais fácil, mas leme você deve fazer um que faça o trabalho com pouca deflexão, pra não frear o avião que já é lento. E depende também da distância do leme até a asa, o que mexe na estabilidade lateral.
Se já tem o avião, posta as fotos! Boa noite.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagem por Gabriel Velloso »

Primeiro de tudo obrigado pelos esclarecimentos!

Wesley_Sniper escreveu:Diedro e incidência de
asa são indispensáveis...

Sim, dá pra ser feito só com leme e profundor!

Coloque pouco comando no Leme se o modelo tiver a cauda curta.


-Quanto a incidência, deixo a mesma nas duas asas?
-O que seria cauda curta? Estou seguindo as proporções aqui do fórum, da asa até o profundor com 1,5x a corda.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagem por Wesley_Sniper »

Sim, todo perfil "casquinha" necessita incidência, se quiser deixar 1° a mais na asa de baixo ajuda também!

Cauda curta é a distância entre o leme e a asa, mais ou menos como disse o amigo JeanCS...
:D
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagem por Gabriel Velloso »

Ele está com 27g, com a fuselagem já colada com as asas e faltando somente as lincagens. Tem 50cm em cada asa, com 15cm de corda. A fuselagem ficou com 66cm, ainda precisando chegar o kit de motor/helice/redução para cortar mais um pedaço do bico para chegar no tamanho exato de nariz. O Helicóptero que eu estou esperando para retirar o kit de motorização (no caso o v911) pesa 30g, sem bateria, sendo que preciso remover rotor de cauda, canopy, trem de pouso, bailarina, links, etc. Assim acredito que pelo menos 1/3 desse peso saia quando eu desmontar ele e deixar somente o que interessa. Pretendo usar as mesmas baterias do helicóptero, talvez em paralelo, já que a carga alar irá ficar extremamente baixa, coisa de 4g/dm². Irei ver o que posso usar de bateria, ainda não cheguei a uma certa, só sei que a placa não suporta 2s, mesmo tendo uns malucos que usam.
Ainda tentando voar a 1km/h
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagem por man1aco »

Eu indico a mecanica do Wltoys F939 Polecat.

Eu comprei com menos de 70 reais na china , placa com 2 servos e saida para + servo de aileron + motor com helice e redução.

Adaptar do V911 não sei se o custo justifica o trabalho extra das adaptações.

Se me lembro bem esse meu conjunto pesa entre 15 e 20 gramas com bateria 1S de 150mah.

Gostaria de saber mais deste seu projeto , queria fazer um assim tambem para voo indoor.
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagem por igorfragoso »

Gabriel Velloso escreveu:... Pretendo usar as mesmas baterias do helicóptero, talvez em paralelo...


Não é muito aconselhado fazer isso. Muito provavelmente você não terá tanto aumento de corrente que justifique. Além disso poderá haver circulação de corrente entre elas, quando em repouso, por conta da diferença de tensão que sempre existe entre as baterias (mesmo com especificação "igual"), ainda mais em se tratando de componentes chineses de baixo custo. É preferível vc adotar uma única bateria mas com capacidade de carga maior. Penso que até ficaria mais leve (duas baterias = dois conectores, fios ... etc)
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagem por Gabriel Velloso »

O que realmente está me dando dor dr cabeça é a linkagem, já estou mais de 3 dias tentando resolver e nada. Já tentei do tipo pull pull com nylon e não deu certo, já tentei fazer com arame de clips unidos e nada. Estou suspeitando que seja a "dobradiça" dura, que fiz com aquele plástico de raio-x. Vou tentar fazer com fita durex ou algo parecido para remover peso e aliviar o servinho.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Construção MINI Slow Flyer 50cm BIPLANO

Mensagem por Wesley_Sniper »

Coloque guias para os links no decorrer da vareta...

As vezes esses servos tremem mesmo, basta desligar e ligar novamente, pode ser que dê certo!
Editado pela última vez por Wesley_Sniper em Qui Ago 24, 2017 9:05 pm, em um total de 1 vez.
:D
Responder