Página 1 de 2

Avião fica doido quando rápido

Enviado: Sex Set 08, 2017 11:15 am
por Gabriel Velloso
Tenho um cessna de 110cm de envergadura, 22cm de corda e 906g pronto para voo. Usa o motor 2826-10, de 1400kv, com hélice 9x5, com uns 2° para baixo. Ele voa bem com cerca de 40-50%, até devagar, costumo pousar ele com o flap, que fiz mixando os ailerons nos canais 1 e 5.

O problema vem quando eu acelero mais de 70%, ele endoida, vira uma gangorra, do nada sobe o bico como se a bateria tivesse caido na cauda, e desce o bico de uma vez ao picar o profundor. Por mais que eu coloque peso no bico dele não adianta, continua doido. Não só se acelerar, mas se estiver rápido, em descidas bruscas, por exemplo, ele faz o mesmo.

Percebi que o ângulo entre a asa e o profundor é diferente, os dois não estão no mesmo nível. Esse aeromodelo foi comprado, cortado por cnc todas as partes da estrutura em depron, não acredito ser problema de não simetria no corte ou algo parecido.

É assim mesmo? Isso atrapalha bastante, só posso ficar voando devagar mesmo? Coloquei um gps nele, mantendo o cg, claro, e a favor do vento deu cerca de 83km/h, só que eu nunca vi um aeromodelo tão doido com os comandos de profundor como esse, fiquei até assustado.

Re: Avião fica doido quando rápido

Enviado: Sex Set 08, 2017 12:09 pm
por Gabriel Velloso
Outra coisa, os ailerons devem seguir a linha da parte de baixo do perfil sem nenhum ângulo?

Re: Avião fica doido quando rápido

Enviado: Sex Set 08, 2017 5:35 pm
por brunobragantine
não sei como foi feita a linkagem de profundor, mas pode ser a vareta da linkagem que esta flambando dentro da fuselagem devido a grande força nela exercida em altas velocidades, outra hipótese seria flutter no estabilizador horizontal

Re: Avião fica doido quando rápido

Enviado: Sex Set 08, 2017 6:13 pm
por John-Henrique
Se o o conjunto de cauda é meio frouxo, quando tem muita turbulência ele tende a sofrer muito arrasto é isso causa uma espécie de vibração, que chamamos de flutter.

Pegue na ponta do estabilizador horizontal e com um só dedo tente forca-lo pra cima ou pra baixo, se ele se mover com facilidade é este o problema...

Re: Avião fica doido quando rápido

Enviado: Sex Set 08, 2017 6:20 pm
por JeanCS
Boa tarde Gabriel, na minha opinião, não é problema na decalagem entre asa e estabilizador, eu apostaria que falta mais downthust. Já fiz alguns asa alta e acredito que a assimetria entre asa e sua força de atrito, linha de direção de vôo e projeção da força de tração do motor, faz o vôo ser ajustado para uma determinada velocidade. Quanto menor a distância entre a projeção da força de tração e a asa, menor esse efeito de limitação. Assim se você quer tirar o "ajuste" de estabilidade do seu avião dessa faixa de 40-50% para outra maior, vc deveria aumentar o downthrust para compensar o efeito de momento para cima do motor. Conheço gente que dá um toque no trim do estabilizador para compensar um pouco, mas isso só funciona para aquela velocidade, assim eu prefiro ajustar as forças mesmo.

Re: Avião fica doido quando rápido

Enviado: Sáb Set 09, 2017 8:37 am
por Gabriel Velloso
Chequei o que vocês observaram, a linkagem do profundor está bem rigida, é feita com raio de bicicleta, o servo está na cauda do avião, só tem uns 5cm de linkagem. O downthust está um pouco para baixo, coisa de 3 graus. Vou testar colocar uns palitos para retirar a incidência da asa para ver no que dá.

Re: Avião fica doido quando rápido

Enviado: Sáb Set 09, 2017 9:14 am
por Bivo
Esse tipo de comportamento pode estar relacionado a rigidez do estabilizador horizontal e profundor. Não necessariamente a linkagem, mas a estrutura dele. Aumentar a rigidez pode resolver o problema eliminando o flutter.

Re: Avião fica doido quando rápido

Enviado: Sáb Set 09, 2017 9:40 am
por John-Henrique
Gabriel Velloso escreveu:Chequei o que vocês observaram, a linkagem do profundor está bem rigida, é feita com raio de bicicleta, o servo está na cauda do avião, só tem uns 5cm de linkagem. O downthust está um pouco para baixo, coisa de 3 graus. Vou testar colocar uns palitos para retirar a incidência da asa para ver no que dá.

Me referia a rigidez do estabilizador e não do profundor...

Como esse servo está afixado na cauda? Se ele está do lado de fora, é muito provável que ele gere um vórtice forte suficiente pra gerar turbulência e impedir a sustentação do conjunto de cauda.

Re: Avião fica doido quando rápido

Enviado: Sáb Set 09, 2017 1:28 pm
por Gabriel Velloso
Consegui resolver o problema!!!! Coloquei 2 pedaços de depron de 2mm, logo um calço de 4mm no bordo de fuga da asa, ai a incidência fica bem pequena. Resolveu o problema de enlouquecer em altas velocidades, até pega com zagi da pra fazer agora kkkkkk. So ficou meio instável em baixas velocidades.

Re: Avião fica doido quando rápido

Enviado: Sáb Set 09, 2017 4:56 pm
por Jacimar
Gabriel, parabéns e obrigado por compartilhar a informação ! tive um problema similar e não consegui resolver, mexi no CG, down trhust e nada . . . como era um aero velho e lenhado varias vezes acabei passando a eletrônica dele para um igual e novo, que como o primeiro quando novo voou normalmente, quando tiver um tempo vou remontá-lo e tentar novamente, só para tirar a cisma . . . abraço à todos.