Morane Saulnier H de fibra

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagem por JeanCS »

Muito legal a tua roda! Vou copiar em fibra, bora ver se vai prestar a minha...Esse O´ring de 3 dá certinho pra esse modelo!!
Rapaz planta de escala voador, só construo se tiver referência, senão faço eu mesmo, M. por M. fico com a minha. Pegar planta de internet, e mudar ainda por cima é pedir pra dar problema!
Antigamente tive um professor dessa área de dinâmica dos fluidos, daí perguntei pra ele o significado físico no número de Reinolds, que na prática é um número admensional, que quantifica o tipo de escoamento e tal, mas na fisicamente isso não quer dizer nada! (pelo menos pra mim, na época), então perguntei como asas de tamanhos diferentes no mesmo ar e velocidade tinham características tão diferentes em várias coisas, como: arrasto, sustentação, regime de escoamento. Daí ele me explicou com umas figuras parecidas com essa:
R1.jpg
R1.jpg (31.54 KiB) Exibido 10145 vezes

O desenho é auto explicativo, são duas asas de tamanhos diferentes no mesmo fluido, velocidade. O bagulho vermelho é um turbulência, causada por algum motivo. Daí ele me falou: olhe que a mesma turbulência causa um grande efeito no escoamento da asa pequena, e muito pouco na grande. Por isso o Reinolds de asas grandes é alto! Pq é preciso mais pra causar efeitos negativos de turbulência em uma asa maior em mesma condição. Isso dá pra tirar uma lição: de que quanto menor a asa, mais sujeita a sofrer variação em suas características em função de variação no fluido! Dai se uma planta bem feita, testada e boa, é alterada, tem uma pá de coisas que vai mudar. Por isso não mexo!
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Responder