Motoplanador Ximango escala 25%

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Em outubro de 2018 vai completar 10 anos que fiz o meu primeiro voo como aluno no aeroclube de Blumenau, SC.

Na época eu construía aeromodelos praticamente todo dia e tenho muitas construções postadas aqui. Aprendi muito com o pessoal do e-voo.

Muitas construções deram certo e outras ficaram paradas. O motivo é que resolvi me dedicar à carreira de piloto de avião e hoje vivo disso, pilotando jatos comerciais. Mas por causa da dedicação ao trabalho e à rotina corrida, faz praticamente quatro anos que não construo e nem piloto um aeromodelo.

Mas agora quero voltar à construir com fibra de vidro e afins. Mudei esse ano para Brasília e como agora estou morando na cidade base do meu trabalho, fico mais tempo em casa e tenho um quarto de 10 metros quadrados que transformei em minha oficina.

E nada mais justo que construir o primeiro avião que pilotei, um motoplanador Ximango.

Estou fazendo o projeto em 3D, para depois passar para a madeira e fazer os moldes. Ainda estou na fase de pesquisa e definições, mas as dimensões principais já estão definidas. Escolhi a escala de 25%, para ter um voo bem parecido com o real.
O modelo terá 2m de comprimento e 4,4m de envergadura, sendo duas semi-asas com baioneta.

Vai ser um projeto bastante desafiador e espero poder contar com a ajuda dos colegas.

Dessa vez vou documentar toda a construção em vídeo, fazendo uma espécie de diário da construção. Não espero terminar o modelo em menos de um ano.

Vou construir os moldes, pois gosto desse processo de fabricação e assim será possível produzir mais de um modelo. Vai ser útil na caso de uma queda e caso algum colega queira um também. Um amigo já me pediu um, então vou construir pelo menos dois.

Se alguém tiver acesso a um Ximango, agradeço muito se puder me enviar algumas fotos de detalhes e também as medidas principais. Estou modelando baseado em um desenho de 3 vistas e fotos.

Mas a principal ajuda que vou precisar é na definição dos perfis da asa e estabilizador. Não quero errar nesse ponto. Por isso, a primeira parte que vou fazer é a fuselagem.

Vou atualizando aqui o andamento e postando os vídeos assim que possível.

Obrigado!

Charles Pereira
charles.pereira@gmail.com

Perspectiva.jpg
Perspectiva.jpg (10.25 KiB) Exibido 31066 vezes

ximango-suica.jpg
ximango-suica.jpg (34.82 KiB) Exibido 31066 vezes

Ximango.jpg
Ximango.jpg (35.34 KiB) Exibido 31066 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Seções para a fusleagem

Mensagem por charles_pereira »

Terminei a modelagem básica da fuselagem e cortei seções usando o software Blender.

O plano longitudinal vai ser de MDF de 10mm. As seções vão dar a forma e servir de apoio para o "strip planking".

Provavelmente vou usar espuma de poliuretano para ajudar na criação do plug.

secoes.jpg
secoes.jpg (12.36 KiB) Exibido 30970 vezes


Charles Pereira
http://www.facebook.com/tecnicasdemodelismo
Jair
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Qui Jun 03, 2004 10:27 am
Localização: Taguatinga - DF

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por Jair »

Olá Charles,

Sempre acompanho e admiro os seus projetos. Eu também moro em Brasília, onde você costuma voar?

Abraço,

Jair
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por Mauri »

Olá Charles!

Bem vindo de volta ao fórum e ao hobby, lembro bem das suas construções, sempre inspiradoras e muito bem feitas, sobre o projeto, bela escolha, mesmo que demore como já adiantou eu vou acompanhar o tópico, a gente sempre aprende alguma coisa nova vendo ideias diferentes de construção.
Atualmente uso uma técnica parecida essa sua de construção, só que Solidworks para desenhar e impressão 3d para fazer o plug, estou satisfeito com o resultado.

Abrs.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Jonathan M.
membro
Mensagens: 510
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 6:56 pm
Localização: Distrito Federal

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por Jonathan M. »

Olá, Charles! Tudo bem?

Também sou do DF, seria uma honra algum dia poder te encontrar por aí, admiro muitas suas construções, sempre às acompanhava.

Fico feliz que tenha voltado a construir, desejo sucesso na sua construção e em 2018.

Abração.
No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." AS
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Obrigado pelos comentários!

Ainda não estou indo voar em nenhum lugar aqui no DF. Tenho uns colegas do trabalho que vão no clube do final da Asa Sul. Mas não me associei ainda. Estou sem modelo para voar por enquanto. Estou com um motoplanador quase pronto, e agradeço indicações de locais para voo por aqui. Estou morando em Vicente Pires.

Voltando ao projeto, ele começou a sair do papel!

Não tenho impressora 3D e nem fresadora CNC, então imprimi e fui de serra tico-tico mesmo. :-)

Obrigado!
Charles Pereira
http://www.facebook.com/tecnicasdemodelismo
Anexos
Plano longitudinal.jpg
Plano longitudinal.jpg (29.05 KiB) Exibido 30878 vezes
20171230_160441_HDR.jpg
20171230_160441_HDR.jpg (34.13 KiB) Exibido 30878 vezes
20171230_130127.jpg
20171230_130127.jpg (26.01 KiB) Exibido 30878 vezes
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por JeanCS »

Bom dia!

Gostei da kombi da primeira foto! Maneira...Mas falando do aero, você vai preencher as seções com a espuma e esculpir ou usar o strip-planking (tabuado)?
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

JeanCS escreveu:Bom dia!

Gostei da kombi da primeira foto! Maneira...Mas falando do aero, você vai preencher as seções com a espuma e esculpir ou usar o strip-planking (tabuado)?


Essa Kombi me deu umas mil horas de trabalho. Um dos motivos de ficar tanto tempo sem construir aeromodelos.

Comecei a colar as seções e colar as tiras de madeira. Optei por fazer um lado de cada vez, para facilitar o alinhamento. Grampei a fuselagem em duas chapas de MDF, que são bem retas, já que foram cortadas por máquina CNC.

Uma técnica diferente que estou usando é prender as tiras de madeira com pino enquanto a cola cura. Comprei faz uns meses um pinador pneumático e ele facilita muito o trabalho. Boa parte dos móveis da minha oficina fiz com a ajuda dele. Regulei o pinador para deixar os pinos um pouco para fora para facilitar a retirada depois.

Quanto à espuma, vou usar em alguns pontos mais arredondados, mas só depois de ter os dois lados bem firmes com a madeira.

Como aqui não dá para colocar fotos grandes, estou publicando em paralelo na página http://www.facebook.com/tecnicasdemodelismo, caso tenham interesse!

Agora só terei folga no sábado, quando devo trabalhar mais um pouco no projeto!
Anexos
20180102_103807.jpg
20180102_103807.jpg (25.82 KiB) Exibido 30802 vezes
20180102_094312.jpg
20180102_094312.jpg (33.25 KiB) Exibido 30802 vezes
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por hermesed »

Saudações!!!
Esta estrutura em MDF não vai deixa-lo pesado demais???
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

hermesed escreveu:Saudações!!!
Esta estrutura em MDF não vai deixa-lo pesado demais???


Olá Hermes!

O peso aqui não importa, pois esse é o positivo que vai servir para fazer o molde em fibra de vidro!

Abraço!
Responder