C-115 Búfalo MR

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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ASTROCOMETA
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C-115 Búfalo MR

Mensagempor ASTROCOMETA » 11 Jan 2018 20:14

Olá galera do e-voo.
Muito tempo sem postar nada, aliás só postei no tópico de planadores e afins, e decidi criar este tópico para mostrar a construção do meu Búfalo da MR.
O Búfalo pra mim é um ícone na aviação e eu, em particular, cresci observando este belo avião em missões de paraquedismo aqui em minha cidade, Guaratinguetá, terra da Escola de Especialistas de Aeronáutica.
Espero que gostem!

Vamos a eletrônica:

- 2 mores elétricos Brushless RcTimer 3530 - 1100Kv/v
- 2 Speed Control ZTW 40A Super BEC 3A Integrado
- Bateria 3s 5000 mAh
- Hélices tripá 10x5
- 10 servos 9g pra comandos(Ailerons, profundor, leme, etc) e abertura da rampa de carga
- Iluminação: Somente Faróis de pouso(leds 12V) acionados pelo rádio.
- Trens de pouso fixo.
- Peso total: Com bateria e correção do CG - 2,95 Kg
- Envergadura - 1,80 metros

Vamos as fotos:

Disposição de todas as peças do Kit.
O kit vem acompanhado de 4 varetas de fibra de vidro, porém eu comprei mais algumas, pois reforcei outras partes que achei necessário.


Montagem das peças com fitas para perceber as dimensões e se não estava faltando nada (as hélices não fazem parte do kit).


Resolvi começar pelas naceles.
Para isto recomendo a compra de um cortador de isopor elétrico ou a confecção de um, vai precisar durante toda a construção.


As madeira aí serve de guia para um perfeito corte da peça.


Paredes de fogo dos motores (retalho de compensado).




Retirei parte do cool dos motores para se adequar as dimensões do motor e spinner.


Notem a abertura na parte de baixo da nacele, um chanfro curvo que é a saída de ar para resfriamento do esc e motor.




Cortando o isopor para formar o diedro das ponteiras da asa.


Ponteiras da asa coladas na parte central.


Reforçando a asa com as varetas de fibra.


Preparando a nacele para receber o trem de pouso.
Bolei este sistema para fixar com segurança o trem, pois só o isopor não tem resistência para suportar a força que o trem de pouso exerce sobre a nacele.












Dessa forma consigo remover as pernas do trem de pouso para poder transportar o modelo.




Instalação dos motores e escs.
A fixação da tampa do alojamento dos escs foram feitas com espetos de churrascos.
Observem os furos na nacele.




Para dar um ar mais escala ao Búfalo resolvi fazer os escapamentos dos motores.
Usei cano de PVC cortados em ângulo.






Agora a fixação da asa na fuselagem.
Tenho visto muitos Búfalos com fixação da asa por elásticos. Na minha opinião fica muito feio, então bolei este sistema por parafusos. Ficou muito bom.

Vista de dentro da fuselagem.
Suporte transversal feito com madeira balsa reforçada com varetas de fibra de vidro. O mais difícil é fazer os parafusos casarem com as porcas coladas na parte de baixo.



Os compensados aí, são parte de um kit de uma fuselagem de helicóptero que sobrou depois da montagem.

Notem as varetas de fibra de vidro reforçando a parte posterior do encaixe da asa. A parte frontal do encaixe cortei para alojar a asa, posteriormente vou colar uma peça na asa para dar acabamento, como se a asa estivesse envolvida pela fuselagem.


Recortando os flaps e ailerons. Os Flaps ficam a critério de cada um instalar.
Eu acho os flaps muito importantes para um pouso perfeito, além de ficar mais escala.


Agora a peça onde vai a porta traseira do compartimento de carga.
Retirei a porta antes de juntar as duas metades para facilitar o corte.




Peças juntadas e coladas com a instalação da rampa de lançamento de carga e servos já instalados.
A porta traseira é em duas partes, ou seja, na abertura ela se divide, como no avião real. A dobradiça para as portas foram feitas com fita adesiva transparente, destas usadas para fechar caixas de papelão.
Notem também o reforço que fiz na rampa de lançamento. Fiz outros reforços durante a contrução, pois o isopor fica muito fino e frágil em alguns cortes.
Tem reforço também de vareta de fibra na lateral desta peça (dá pra ver na foto), pois com o corte para a retirada da porta, poderia ter comprometido a resistência do conjunto da cauda.




Para liberar os paraquedinhas bolei este sistema.






https://www.youtube.com/watch?v=FPcqYp3QJmU

Vamos a entelagem com vinil.
Escolhi o padrão camuflado verde e cinza e decalques feito por mim e impresso em vinil imprimível para impressora jato de tinta branco e transparente tamanho A4.


Estabilizador horizontal + profundor entelados. Reparem no reforço de fibra de vidro sobrando no leme.
O mesmo irá entrar em contato com reforços de fibra de vidro na fuselagem e colados com epóxi, ficaram muito firmes.

Antes da entelagem, servos do leme e profundor foram instalados escavando o isopor e depois fixando-os com cola quente.


Colagem e lixamento da parte final da cauda.
Detalhe do encaixe do leme escavado no isopor, notem as varetas de fibra de vidro que vão se unir às do leme.




Leme colado e alinhado. Agora é esperar a cola secar.


Começando a entelagem da fuselagem. o Estabilizador horizontal ainda não foi colado. Só está encaixado.


Resolvi abrir uma tampa para acesso ao compartimento de lançamento de carga em cima da fuselagem.


Fuselagem 70% entelada e uma das naceles pronta.


Segunda nacele entelada.


Agora preparar a asa.
Instalação dos flaps. Novamente optei por fita para fazer as dobradiças. A peça maior do flap reforcei com vareta de fibra.






Asa quase entelada. Verificando o rersultado.


Agora o trem de pouso dianteiro.
Eu ia confeccionar, mas me deparei com este conjunto de trens, feito para jatos elétricos, e na China está um preço legal, então encomendei o trio para usar somente um deles, que é um dos trens com roda de diâmetro maior.




Mais uma vez quebrando a cabeça para resolver como fixar este trem de pouso.
Bolei este esquema.
Peça em compensado a ser fixado e colado com epóxi no isopor.
O eixo na foto foi retirado de um drive de CD Rom que desmontei em outra ocasião. Guardei este eixo por muito tempo, mas valeu a pena. kkkkk
Fiz entalhes neste eixo para a fixação dos parafusos allen que vem na carcaça do trem de pouso e evitar torção involuntária do trem.




Conjunto do trem de pouso pronto para ser colado. No eixo será colocado um braço de servo metálico que vem que o kit de trens de pouso.


A peça, (cabine do Búfalo), vem em isopor maciço, deu muito trabalho escavar ela.


Cabine Colada, trem de pouso do nariz instalado e asa entelada.




Cabine lixada.
Abri uma janela na parte superior da fuselagem para acesso e instalação do servo do trem, e linkagem.


Agora os trens principais.
Esses eu tive que confeccionar.
Usei tubo de fibra de carbono 8mm. Rodas 50mm e eixos de 3mm, mais uma vez os eixinhos de drive de CDRom salvaram a pátria.
Os espaçadores aí também são peças de drive de CDRom.
Para travar as rodas retentores de roda 3mm.




Furei um pedaço de isopor para "entupir" o cano, pois vou enxer com epóxi o início do tubo, onde fica o eixo atravessado, depois da secagem da cola não sai mais.










Estas peças serão coladas nas pernas do trem e depois fixadas na nacele por parafusos podendo serem removidas a qualquer hora para transporte.


Colando as naceles. Instalação da fiação.




Por último a colagem do estabilizador horizontal, (foi retirada a faixa onde existe vinil para o máximo contato entre o isopor e o depron do estabilizador. Deixei por último para facilitar o manuseio da fuselagem.
Notem que no leme, na parte onde encaixa o estabilizador horizontal existem furos onde as varetas de fibra vão se encontrar e serem coladas.
Ficaram firmes porém maleáveis. (As fotos foram tiradas antes da entelagem do leme).




Resultado Final


Colando os decals e janelas confeccionadas com vinil.


Pronto para estreia!!!!




https://www.youtube.com/watch?v=EwEph4ft1WM&feature=youtu.be

Chegou o dia!!!
Pilotos de teste a postos. kkkkk


Vamos lá!!!
https://www.youtube.com/watch?v=0hoaEaFRdpE

Fim!!!!!!!




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Járabe
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Re: C-115 Búfalo MR

Mensagempor Járabe » 11 Jan 2018 21:44

Meu amigo, parabéns, ficou muito bonito, top, top, show de bola.

flavioborges
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Re: C-115 Búfalo MR

Mensagempor flavioborges » 12 Jan 2018 08:26

Ficou muito bom!

JeanCS
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Re: C-115 Búfalo MR

Mensagempor JeanCS » 12 Jan 2018 11:46

Muito legal mesmo! E com bom voo.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...

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LaercioLMB
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Re: C-115 Búfalo MR

Mensagempor LaercioLMB » 12 Jan 2018 12:46

A sua construção estava até indo bem como a maioria das construções bem feitas, mas o que superou mesmo, foram os ailerons e flaps fazendo parte da asa e não aquelas abas sobrando pra fora como muitos fazem.
Tem gente que insiste em afirmar que aquelas abas somam a corda da asa e geram mais sustentação, mas isso só será válido se ailerons e flaps estiverem com uma leve incidência positiva em relação ao sentido de fluxo do ar, mas como a maioria os deixa exatamente na linha de fluxo de ar, estão ali só para gerar flutter.
Gostei do seu modelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Elilson
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Re: C-115 Búfalo MR

Mensagempor Elilson » 13 Jan 2018 20:45

não sei se gostei do modelo ou de sua oficina organizada!!! Parabéns pela construção

ASTROCOMETA
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Re: C-115 Búfalo MR

Mensagempor ASTROCOMETA » 14 Jan 2018 10:07

Obridado aos colegas ai pelos elogios.
Abraços

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Maltzbr
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Re: C-115 Búfalo MR

Mensagempor Maltzbr » 05 Mar 2018 19:18

Lindo demais, quanta riqueza nos detalhes. Parabéns. Estou construindo um Hércules C130 da MR e você me deu muitas idéias. Obrigado :)
Para o alto e avante!

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Tio Bit
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Re: C-115 Búfalo MR

Mensagempor Tio Bit » 03 Jun 2018 23:02

Um tempão sem entrar no e-voo. Quando entro me deparo que essa belissima construção! Por coincidência, foi o último modelo que construí. Estou com o meu até hoje.


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