FUSCA 40 (TASMOD - Asao Takeno) - Trainer "old school"
Enviado: Qui Abr 19, 2018 1:52 pm
Olá a todos,
Gostaria de compartilhar com vocês a construção do meu FUSCA 40, modelo de treinamento básico projetado em 1988 pelo veterano Asao Takeno, de São Paulo, e comercializado sob a forma de kit para montar.
Meu primeiro contato com este modelo foi através do site Hobby Link, que vende a planta avulsa do modelo. A página de venda da planta traz também um belo artigo escrito por Álvaro Caropreso, no qual ele narra seu caso de amor com o modelo e como ele foi usado para ensinar seu filho Caio a voar. E a frase que encerra o artigo do Álvaro foi muito tocante pra mim: “No mais, ambos os Fuscas só me deram alegrias e lhes devo imensa gratidão, principalmente por terem ajudado a solidificar a amizade com Caio. É para isso que o aeromodelismo serve!”
Confesso que essa última frase mudou minha visão do hobby. Ao invés de utilizar o aeromodelismo exclusivamente para meu deleite, passei a compartilhar isso com meus filhos, a incluí-los em programas “aeromodelísticos” e dividir com eles meus aeromodelos. A amizade com os filhos vale mais que mil aeromodelos que talvez venham a ser quebrados por eles. Isso tem trazido uma nova dimensão à prática do hobby e tem sido uma imensa alegria.
Nunca tive coragem de comprar a planta porque minha única construção até agora tinha sido somente um Tractor 90 da Flying Circus (excelente voador e de facílima construção). Construir um modelo direto da planta me intimidava. Uma noite dessas, fiz uma busca no Mercado Livre e encontrei um kit do Fusca 40 sendo vendido pelo próprio Asao Takeno (pelo menos o cara usou esse nome, não sei se era ele mesmo ou não). Não pensei nem 2 segundos. Comprei o kit e agora começo a empreitada de construí-lo.
Por ter sido projetado no final dos anos 80, acho que posso chamar o FUSCA 40 de “old school”, principalmente pelas soluções de construção adotadas e que já não são mais tão comuns. Um exemplo disso é o montante do motor, que é feito de madeira, ao invés de deixar só o lugar para um montante de nylon. Acho que outro exemplo é a asa presa por ligas, ao invés dos parafusos que usamos hoje em dia. Poderia ir modificando isso ao longo da construção, mas decidi construir o modelo tal e qual foi projetado. Espero que dê tudo certo.
Seguem alguns fotos dos primeiros passos dados. À medida que a construção avançar, postarei o progresso (e as dúvidas também... espero que apareça alguma alma caridosa disposta a me ajudar... rsrs).
André
Gostaria de compartilhar com vocês a construção do meu FUSCA 40, modelo de treinamento básico projetado em 1988 pelo veterano Asao Takeno, de São Paulo, e comercializado sob a forma de kit para montar.
Meu primeiro contato com este modelo foi através do site Hobby Link, que vende a planta avulsa do modelo. A página de venda da planta traz também um belo artigo escrito por Álvaro Caropreso, no qual ele narra seu caso de amor com o modelo e como ele foi usado para ensinar seu filho Caio a voar. E a frase que encerra o artigo do Álvaro foi muito tocante pra mim: “No mais, ambos os Fuscas só me deram alegrias e lhes devo imensa gratidão, principalmente por terem ajudado a solidificar a amizade com Caio. É para isso que o aeromodelismo serve!”
Confesso que essa última frase mudou minha visão do hobby. Ao invés de utilizar o aeromodelismo exclusivamente para meu deleite, passei a compartilhar isso com meus filhos, a incluí-los em programas “aeromodelísticos” e dividir com eles meus aeromodelos. A amizade com os filhos vale mais que mil aeromodelos que talvez venham a ser quebrados por eles. Isso tem trazido uma nova dimensão à prática do hobby e tem sido uma imensa alegria.
Nunca tive coragem de comprar a planta porque minha única construção até agora tinha sido somente um Tractor 90 da Flying Circus (excelente voador e de facílima construção). Construir um modelo direto da planta me intimidava. Uma noite dessas, fiz uma busca no Mercado Livre e encontrei um kit do Fusca 40 sendo vendido pelo próprio Asao Takeno (pelo menos o cara usou esse nome, não sei se era ele mesmo ou não). Não pensei nem 2 segundos. Comprei o kit e agora começo a empreitada de construí-lo.
Por ter sido projetado no final dos anos 80, acho que posso chamar o FUSCA 40 de “old school”, principalmente pelas soluções de construção adotadas e que já não são mais tão comuns. Um exemplo disso é o montante do motor, que é feito de madeira, ao invés de deixar só o lugar para um montante de nylon. Acho que outro exemplo é a asa presa por ligas, ao invés dos parafusos que usamos hoje em dia. Poderia ir modificando isso ao longo da construção, mas decidi construir o modelo tal e qual foi projetado. Espero que dê tudo certo.
Seguem alguns fotos dos primeiros passos dados. À medida que a construção avançar, postarei o progresso (e as dúvidas também... espero que apareça alguma alma caridosa disposta a me ajudar... rsrs).
André