Conversão de Calmato40 para Elétrico

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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rick737
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Conversão de Calmato40 para Elétrico

Mensagempor rick737 » 23 Jul 2018 12:59

Olá todos,
é minha primeira postagem no fórum.
Eu voava com motor a explosão desde 1970, há 6 anos atrás comprei um Calmato Sport 40 kyosho e um motor Motor Asp .61 4T, o avião ficou pendurado por 6 anos sem nunca voar por falta de tempo e poque fiquei com dó de encharca-lo de glow... Há 15 dias atrás anunciei o Asp e consegui vender e com o dinheiro comprei todos os componentes para elétrico:
motor D3548-4 , Esc Hk 60a , 2 Lipo 2200 e um Imax e vou usar meu velho Futaba FM .

A transformação está quase pronta, o prolongador do motor eu fiz de compensado 2mm cortado a laser e 4 varetas de madeira, montei com epoxi e pintei. Coloquei as baterias e todos componentes provisoriamente para checar o CG , faltava 100g no nariz por isso pequei um radiador de calor de alumínio e montei o motor nele com pasta térmica.
Agora resta fazer as tampas de madeira e entrada de ar e esperar que eu ainda saiba pilotar.
Anexos
9a.jpg
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8a.jpg
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3 a.jpg
3 a.jpg (26.69 KiB) Exibido 1670 vezes
4a.jpg
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Wesley_Sniper
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Re: Conversão de Calmato40 para Elétrico

Mensagempor Wesley_Sniper » 25 Jul 2018 08:07

Manda vídeo do vôo!!
No hobby, o valor não deve ser considerado como princípio.

Campanha:
Use TUDO o que tem antes de comprar mais!

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Re: Conversão de Calmato40 para Elétrico

Mensagempor LaercioLMB » 25 Jul 2018 10:20

A ideia do dissipador parece ser boa, mas se o motor está esquentando a ponto de necessitar de um, significa que está sendo exigido além da conta. Outro detalhe importante é que se o motor está esquentando muito, tem um consumo de energia a mais aí, pois energia quando vira calor, tem consumo também o que diminui mais ainda o teu tempo de voo. Motor tem que ficar a uma temperatura onde após o voo você consiga colocar os dedos e sentir morno sem se queimar, mais que isso tem algo errado na configuração.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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sabbadin
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Re: Conversão de Calmato40 para Elétrico

Mensagempor sabbadin » 25 Jul 2018 13:31

LaercioLMB escreveu:A ideia do dissipador parece ser boa, mas se o motor está esquentando a ponto de necessitar de um, significa que está sendo exigido além da conta. Outro detalhe importante é que se o motor está esquentando muito, tem um consumo de energia a mais aí, pois energia quando vira calor, tem consumo também o que diminui mais ainda o teu tempo de voo. Motor tem que ficar a uma temperatura onde após o voo você consiga colocar os dedos e sentir morno sem se queimar, mais que isso tem algo errado na configuração.


Amigo, só de ver as suas fotos já pude notar uma coisa que me chamaou à atenção: Sua hélice adequada/ própria para para motores elétricos?

Se sim, ok, pois a idade já não me permite enxergar bem... Mas do contrário, verifique no site do fabricante e adquira a hélice adequada!
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rick737
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Re: Conversão de Calmato40 para Elétrico

Mensagempor rick737 » 25 Jul 2018 14:38

LaercioLMB escreveu:A ideia do dissipador parece ser boa, mas se o motor está esquentando ....


Olá Laércio,

eu ainda não voei pois estou acabando o avião mas o motor estava aquecendo muito pouco nos testes ,mesmo a full power , o dissipador foi somente para ajudar a dissipar e completar o peso que faltava no nariz mas obrigado pela dica.
Como é meu primeiro elétrico estou apanhando do Imax , as lipo carregam perfeitamente mas para carregar o pack TX que é NICD 9,6V 700mA e o pack RX que é NINH 2000mA .
A descarga é feita corretamente , mas por ex. na carga da nicd 700mA eu coloco 0.1A ; segundo meus cálculos ( 700/0.1= 7000 / 11.9 = aprox 9 horas de carga) , só que o imax para com 120min de carga e fica piscando " TIME " no visor. Idem com a nimh.

rick737
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Re: Conversão de Calmato40 para Elétrico

Mensagempor rick737 » 25 Jul 2018 14:46

Boa tarde,

você tem razão, a hélice não é para elétrico, eu a coloquei somente para teste, ( o avião ainda não voou) , vou comprar um 12/6 ou ou 12/7 , eu ganhei uma 13/8,5 para elétrico de um amigo mas achei muito grande! , mas se quiser me dar alguma dica eu agradeço. Gosto de fazer acrobacias, não 3D, e gosto aeromodelo com comportamento de avião, quando voava com motor explosão eu revestia o avião por dentro com fibra de vidro para que ficasse pesado.

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Re: Conversão de Calmato40 para Elétrico

Mensagempor sabbadin » 26 Jul 2018 11:23

rick737 escreveu:
LaercioLMB escreveu:A ideia do dissipador parece ser boa, mas se o motor está esquentando ....


Olá Laércio,

eu ainda não voei pois estou acabando o avião mas o motor estava aquecendo muito pouco nos testes ,mesmo a full power , o dissipador foi somente para ajudar a dissipar e completar o peso que faltava no nariz mas obrigado pela dica.
Como é meu primeiro elétrico estou apanhando do Imax , as lipo carregam perfeitamente mas para carregar o pack TX que é NICD 9,6V 700mA e o pack RX que é NINH 2000mA .
A descarga é feita corretamente , mas por ex. na carga da nicd 700mA eu coloco 0.1A ; segundo meus cálculos ( 700/0.1= 7000 / 11.9 = aprox 9 horas de carga) , só que o imax para com 120min de carga e fica piscando " TIME " no visor. Idem com a nimh.



Rick bom dia;

O Imax tem um sistema de proteção em que você pode marcar o tempo máximo que vc quer que ele faça a carga e fatalmente ele está"setado" para 120 min....

Entre no munu e vá até o item : USER PROGRAM SET e aperte enter: Através das setas < ou > vá até "Safety Time" que deverá estar em 120 min.! Novamente apertando ENTER você irá para opção de ligar e desligar o Safety Timer e apertando novamente, acessará às opções de selicionar os tempos desejado para que ele se desligue sozinho, para evitar uma eventual sobrecarga na bateria!

Espero ter ajudado!
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Re: Conversão de Calmato40 para Elétrico

Mensagempor rick737 » 28 Jul 2018 12:00

Rick bom dia;

O Imax tem um sistema de proteção em que você pode marcar o tempo máximo que vc quer que ele faça a carga e fatalmente ele está"setado" para 120 min....

Entre no munu e vá até o item : USER PROGRAM SET e aperte enter: Através das setas < ou > vá até "Safety Time" que deverá estar em 120 min.! Novamente apertando ENTER você irá para opção de ligar e desligar o Safety Timer e apertando novamente, acessará às opções de selicionar os tempos desejado para que ele se desligue sozinho, para evitar uma eventual sobrecarga na bateria!

Espero ter ajudado![/quote]

Bom dia João,

era isso mesmo que estava acontecendo com as baterias nicd e nimh, o Laércio disse a mesma coisa, o imax vem com setup do timer em 120min , eu desliguei safety time e limitei o cut off.

Ontem liguei o motor pela primeira vez com o avião pronto, um teste estático de 1min a toda potência e a bateria lipo esquentou, é normal? uso uma 3s 2200mA 25c , no teste usei uma hélice para glow 12x6 mas já comprei a 11x7E. Claro que em teste estático o motor sofre um esforço enorme e deve devorar amperagem, acho que por isso a lipo esquentou em tão pouco tempo.

Obrigado pelas dicas!

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Re: Conversão de Calmato40 para Elétrico

Mensagempor LaercioLMB » 28 Jul 2018 20:55

Se a bateria esquentou, significa que está trabalhando no limite. Se começar a estufar é sinal que está acima do limite e poderá inclusive incendiar.
A bateria pode ficar morna sim, mas depende o quanto você acha que esquentou.
Um motor em teste estático consome um pouco mais do que em voo normal, mas para você ter uma ideia mais exata, não adianta eu te dizer achismos sem dados para analisar a situação.
Eu comprei um e te aconselho a comprar também, um amperímetro para esses tipos de testes para monitorar o consumo e saber se a bateria realmente dá conta do recado ou se o motor não está trabalhando no limite. No seu caso parece que o motor não está no limite pois você disse que fica só morno, o que deixa para a bateria estar trabalhando no limite.
Detalhe muito importante.
Uma bateria 2200 mA 25C, tem teoricamente uma capacidade de descarga de 2200 x 25 = 55000 mA ou 55A, mas se você colocar um motor que consome 50A, a bateria vai estar no limite e com isso vai pro pau ligeirinho, sem falar que o tempo de voo será bem curto.
Baterias xing ling normalmente não tem a capacidade de descarga que dizem ter, vai na sorte isso e deve contar com somente 20C se a bateria diz ser de 25C, ou seja, 2200 mA x 20 = 44000 mA ou 44A.
Tem que contar mais o consumo do receptor e servos.

Amperímetro https://img.milanuncios.com/fg/1330/14/133014043_1.jpg?


PS: O link acima não envia para nenhum anúncio, somente para uma imagem armazenada na internet
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Re: Conversão de Calmato40 para Elétrico

Mensagempor rick737 » 30 Jul 2018 11:48

LaercioLMB escreveu:Se a bateria esquentou, significa que está trabalhando no limite. Se começar a estufar é sinal que está acima do limite e poderá inclusive incendiar.
A bateria pode ficar morna sim, mas depende o quanto você acha que esquentou.
Um motor em teste estático consome um pouco mais do que em voo normal..............


Entendi Laércio,
eu tenho 4 baterias 2200 iguais e tenho o cabo adaptador para ligação em paralelo, mesmo usando uma bateria eu teria que voar com as duas para que o CG fique correto, então vou ligar as duas baterias em paralelo e terei 4400mA .

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Re: Conversão de Calmato40 para Elétrico

Mensagempor LaercioLMB » 30 Jul 2018 12:59

Isso ajuda a aliviar a carga em uma bateria. Baterias estufam quando são recarregadas rápido demais ou quando são descarregadas rápido demais e isso não é bom para a vida útil delas, sem falar no risco de incêndio. Já houveram fatos de carros incendiando por causa de LiPo sendo recarregada no limite.
A bateria suporta ser recarregada a 5C? Pode até suportar, mas não sempre e o tempo todo, isso são para casos emergenciais onde a bateria se faz realmente necessária. O correto é 0,7C de recarga, mas pode ser a 1C na pressa.
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