Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 25 Dez 2018 00:20

Depois de um tempo parado, voltando a construir em balsa, o modelo escolhido foi o clássico Piper J3, estou utilizando a planta do Bob Nelitz redimensionada para que o modelo tenha 1.80m de envergadura (aproximadamente 1/6)
Pretendo usar motor Os 46AX, servos Futaba 3003 e Emax 3001
Anexos
1.jpg
1.jpg (35.47 KiB) Exibido 4019 vezes
3.jpg
3.jpg (36.01 KiB) Exibido 4019 vezes
4.5.jpg
4.5.jpg (27.24 KiB) Exibido 4019 vezes
5.jpg
5.jpg (33.87 KiB) Exibido 4019 vezes
10.jpg
10.jpg (37.58 KiB) Exibido 4019 vezes
11.jpg
11.jpg (36.85 KiB) Exibido 4019 vezes
Editado pela última vez por brunobragantine em 19 Abr 2020 12:33, em um total de 2 vezes.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 170
Registrado em: 16 Jul 2012 11:11
Localização: Sorocaba - SP

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor sabbadin » 25 Dez 2018 09:32

Tá mandando bem! To gostando de ver! Acompanhando...
FLYING SINCE 1981!
SPEKTRUM's DX18/DX8/DX5 & FS-i6 / João Sabbadin - Sorocaba - SP

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13569
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 25 Dez 2018 09:39

É um belo modelo, porém o problema dele está no erro inicial da planta que foi feita um pouco diferente do original. Todos sabemos que os Piper J3 tem um problema de estol de ponta de asa fácil e um dos motivos é que ele não tem 75% de fuselagem em relação a envergadura. Outro detalhe importante é que quem fez a primeira planta que se proliferou, foi de não colocar o diedro de 3° em cada asa, coisa que o Piper J3 original tem e isso causa uma instabilidade muito grande.
Voa? Sim, voa, mas com uma atenção redobrada devido a esses detalhes que acredito, não seja conhecido pela maioria. Mesmo com diedro é possível colocar baionetas, já que se trata de uma inclinação pequena e as baionetas podem começar mais acima do perfil na raiz e terminar mais abaixo do perfil quando elas terminarem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 170
Registrado em: 16 Jul 2012 11:11
Localização: Sorocaba - SP

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor sabbadin » 25 Dez 2018 12:25

LaercioLMB escreveu:É um belo modelo, porém o problema dele está no erro inicial da planta que foi feita um pouco diferente do original. Todos sabemos que os Piper J3 tem um problema de estol de ponta de asa fácil e um dos motivos é que ele não tem 75% de fuselagem em relação a envergadura. Outro detalhe importante é que quem fez a primeira planta que se proliferou, foi de não colocar o diedro de 3° em cada asa, coisa que o Piper J3 original tem e isso causa uma instabilidade muito grande.
Voa? Sim, voa, mas com uma atenção redobrada devido a esses detalhes que acredito, não seja conhecido pela maioria. Mesmo com diedro é possível colocar baionetas, já que se trata de uma inclinação pequena e as baionetas podem começar mais acima do perfil na raiz e terminar mais abaixo do perfil quando elas terminarem.



Como sempre... Sábios e extremamente úteis conselhos do Laércio!

Nem pense em deixar de usá-los em sua construção!!!
FLYING SINCE 1981!
SPEKTRUM's DX18/DX8/DX5 & FS-i6 / João Sabbadin - Sorocaba - SP

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13569
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 25 Dez 2018 20:52

Obrigado Sabbadin. A minha crítica não é destrutiva, o trabalho do Bruno está ótimo e ele só está seguindo uma planta.
Acredito que a imagem abaixo deixe bem claro o que falei.



São projetos feitos por engenheiros que sabem como dar a melhor estabilidade de voo para um avião. Os Piper J3 da SIG também tem diedro, já os demais, não tem diedro e isso não impede de voar, mas cria uma certa instabilidade mais acentuada em relação aos outros devido o momento de cauda ser mais curto que a maioria dos aviões dessa classe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 26 Dez 2018 00:51

Bom muito obrigado sabbadin, Laercio muito bem colocada as suas observações, já construi outros aeros com diedro e baioneta, nesse modelo em especifico passou batido pois estava seguindo a planta, porem tive olhando e as asas e elas tem uma certa flexibilidade acredito que de para induzir um diedro ajustando o tamanho do estais da asas(deixando-os mais compridos), e quem sabe até gerar uma leve torção na ponta pra fazer um washout e evitar stol de ponta de asa, ajustando o tamanho dos estais.

criticas são sempre bem vindas pois é com elas que aprendemos, fiquem a vontade!
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13569
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 26 Dez 2018 11:14

Obrigado pela sua compreensão Bruno, pois muitos não aceitam isso e recebem como ofensa ao trabalho que estão fazendo.

Esse link mostra sobre o diedro e o wash out das asas.

http://www.eaglesport.org/documents/cub ... _piper.pdf

Por isso é que os Piper J3 RC tiveram uma má reputação em estol de ponta de asa, pois praticamente todos (exceto um ou outro) fazem o Piper J3 sem diedro e sem wash out. Notemos em diversos vídeos desses aviões usados no Canadá e Alasca, que eles tem um voo lento, com poucos metros de pista eles decolam e pousam perfeitamente bem, o que não ocorre com a maioria dos Piper J3 RC justamente pela falta desses detalhes nas construções.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
julissontiago
membro
Mensagens: 356
Registrado em: 06 Jun 2010 09:40
Localização: Pompano Beach, Florida USA

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor julissontiago » 27 Dez 2018 15:39

beautiful

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 10 Jan 2019 12:17

Dando continuidade, fiz o estabilizador horizontal, como pra entelar é necessário que ele esteja fora da fuselagem optei por fazer bi partido e só uni-los de depois de tudo pronto, no BA ser unido através de um tubo de alumínio,e no BF vou utilizar uma vareta de carbono...

Fiz um teste com tela e Dope o resultado não ficou muito bom, ainda pensando se retiro e faço de novo ou aplico primer e lixo pra ver como fica...
Anexos
IMG_20200419_093401.jpg
IMG_20200419_093401.jpg (22.97 KiB) Exibido 4019 vezes
IMG_20200419_093409.jpg
IMG_20200419_093409.jpg (20.8 KiB) Exibido 4019 vezes
IMG_20200419_093355.jpg
IMG_20200419_093355.jpg (23.14 KiB) Exibido 4019 vezes
Editado pela última vez por brunobragantine em 19 Abr 2020 12:51, em um total de 1 vez.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13569
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 11 Jan 2019 00:54

Está ficando uma construção boa de se ver. Parece estar tudo bem alinhado, o que deixará ele sem tendências. O que mais dá gosto de acompanhar uma construção assim é que quem está construindo, aceita as críticas (construtivas) numa boa, sem gerar contendas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 13 Jan 2019 19:11

LaercioLMB escreveu:Está ficando uma construção boa de se ver. Parece estar tudo bem alinhado, o que deixará ele sem tendências. O que mais dá gosto de acompanhar uma construção assim é que quem está construindo, aceita as críticas (construtivas) numa boa, sem gerar contendas.


O termo "critica" é muito mal visto, eu encaro com um alerta de algo que pode/vai dar errado, com criticas e bom dialogo todos crescem!!!

e muito obrigado pelos elogios!!
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 13 Jan 2019 19:20

dei mais uma adiantada na construçao, foi feita a mesa de servos, o teto da cabine, e os reforços onde será instalada a bequilha. A linkagem do leme de inicio pretendo fazer pull pull.

a construção vai ficar parada por uns tempos agora devido a projetos da faculdade.

sobre a entelagem estou com algumas duvidas, a geometria do aero parece um pouco complexa pra entelar, estive pensando entre monokote e tela/Dope, estou bem inclinado por esse ultimo... alguem teria alguma sugestão, dica?
Editado pela última vez por brunobragantine em 19 Abr 2020 12:53, em um total de 1 vez.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13569
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 13 Jan 2019 21:13

Pelas dimensões dele, tela e dope seriam uma ótima opção.


Sobre o termo crítica, existes as destrutivas e as construtivas. vir dizer que o modelo está bonito que vai voar bem, é uma crítica construtiva. vir para dizer que o modelo tem um problema que pode ser corrigido, é uma crítica construtiva.
Agora, vir para avacalhar dizendo que está uma porcaria e que não vai voar nunca ou coisa parecida, isso é uma crítica destrutiva. Vir para te ofender dizendo que é burro e que não sabe fazer direito, isso já deixa de ser crítica e passa a ser ofensa.
Aqui no fórum sempre passamos criticas construtivas e você Bruno é um dos poucos que aceita uma crítica e se pode melhorar melhora e se não pode, segue como está.
Eu bloqueei alguns usuários aqui do fórum só para não ter que ler mais as ofensas deles, pois infelizmente eles não tem discernimento para entender uma crítica construtiva.

Mas continuando a entelagem, será algo que pode sim ser feito com vinil sem problemas, fazendo o assoalho primeiro, as laterais e por último o dorso. Como é toda varetada, não é bom usar soprador no vinil para ele aderir, mas sim um ferro de entelar ou até mesmo um ferro de passar roupas na temperatura seda e enrolado em uma camiseta velha de algodão que funciona muito bem quando não temos ferro de entelar. Motivo: Fazer o vinil aderir mais facilmente na madeira enquanto o calor vai encolhendo para ele ficar bem firme. Com o soprador, amolecer o vinil e ele irá encolher, mas a medida que você vai passando os dedos para ele colar na madeira, podem ficar nesses pontos, folgas no vinil não fazendo-o ficar bem firme parecendo bem esticado. Por motivos assim que eu prefiro sempre usar ferro de entelar ao invés de soprador térmico.


Isso tudo dito acima foi uma crítica construtiva.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 14 Jan 2019 18:43

Realmente já usei soprador em uma única peça e não gostei do resultado, ferrinho (no meu caso ferro de passar roupa mesmo) deixa muito melhor. Sobre a entelagem acredito que vou optar pela tela e dope, nunca fiz dessa maneira, quero me arriscar kkk
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13569
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 14 Jan 2019 19:09

Será ótimo tela e dope. Não irá se arrepender.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 19 Abr 2020 13:00

Depois de algum tempo parado trabalhando aos raros fins de semana que voltava para casa estou aproveitando a quarenta para dar uma adiantada na construção.

Vamos aos progressos, as asas foram terminadas, servos instalados e linkados, para passagem da fiação usei paginas de uma revista (são relativamente leves e como são meio plásticas não se deterioram) a fixação da asa na fuselagem se dera por meio de parafuso e porca de plásticos onde as extensões de servo vão passar por dentro dos mesmos, estes foram feitos utilizando-se torneiras para filtro de barro.
Anexos
IMG_20200419_113230.jpg
IMG_20200419_113230.jpg (30.92 KiB) Exibido 4017 vezes
IMG_20200419_113323.jpg
IMG_20200419_113323.jpg (21.83 KiB) Exibido 4017 vezes
IMG_20200419_093242.jpg
IMG_20200419_093242.jpg (24.51 KiB) Exibido 4017 vezes
IMG_20200419_093236.jpg
IMG_20200419_093236.jpg (28.88 KiB) Exibido 4017 vezes
IMG_20200419_093231.jpg
IMG_20200419_093231.jpg (25.39 KiB) Exibido 4017 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 19 Abr 2020 13:06

A linkagem do leme será do tipo Pull Pull a principio estou utilizando cordas de violão, linakgem do profundor é da maneira clássica, vareta de balsa e aço...
Anexos
IMG_20200419_093647.jpg
IMG_20200419_093647.jpg (24.57 KiB) Exibido 4017 vezes
IMG_20200419_093634.jpg
IMG_20200419_093634.jpg (29.86 KiB) Exibido 4017 vezes
IMG_20200419_093450.jpg
IMG_20200419_093450.jpg (27.43 KiB) Exibido 4017 vezes
IMG_20200419_093431.jpg
IMG_20200419_093431.jpg (25.77 KiB) Exibido 4017 vezes
IMG_20200419_093425.jpg
IMG_20200419_093425.jpg (23.97 KiB) Exibido 4017 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 26 Abr 2020 18:41

Hoje comecei a construir os estais das asas demorei um bocado nas peças de alumínio (não tenho uma micro retifica) então os furos e cortes foram todos manuais... As peças em alumínio foram coladas com epóxi na haste e madeira, caso ache necessário vou providenciar uma broca fininha pra furar e fazer uma espécie de trava. Ainda falta fazer o lado que vai fixo na fuselagem.
Anexos
índice5.jpg
índice5.jpg (32.99 KiB) Exibido 3018 vezes
índice4.jpg
índice4.jpg (29.58 KiB) Exibido 3018 vezes
índice3.jpg
índice3.jpg (33.83 KiB) Exibido 3018 vezes
índice.jpg
índice.jpg (28.52 KiB) Exibido 3018 vezes
índice2.jpg
índice2.jpg (31.62 KiB) Exibido 3018 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
Guilherme Lopes
membro
Mensagens: 535
Registrado em: 06 Mar 2009 22:09
Localização: Brasília - DF

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor Guilherme Lopes » 27 Abr 2020 12:05

brunobragantine escreveu:Hoje comecei a construir os estais das asas demorei um bocado nas peças de alumínio (não tenho uma micro retifica) então os furos e cortes foram todos manuais... As peças em alumínio foram coladas com epóxi na haste e madeira, caso ache necessário vou providenciar uma broca fininha pra furar e fazer uma espécie de trava. Ainda falta fazer o lado que vai fixo na fuselagem.


Os suporte ficaram show, Bruno!
Micro retífica é uma ótima ferramenta pra se ter mesmo kkkkk
Voltando ao Hobby!

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 27 Abr 2020 22:26

Guilherme Lopes escreveu:
brunobragantine escreveu:Hoje comecei a construir os estais das asas demorei um bocado nas peças de alumínio (não tenho uma micro retifica) então os furos e cortes foram todos manuais... As peças em alumínio foram coladas com epóxi na haste e madeira, caso ache necessário vou providenciar uma broca fininha pra furar e fazer uma espécie de trava. Ainda falta fazer o lado que vai fixo na fuselagem.


Os suporte ficaram show, Bruno!
Micro retífica é uma ótima ferramenta pra se ter mesmo kkkkk


Obrigado Guilherme, realmente faz falta, vou acabar providenciando uma kkkk
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 03 Mai 2020 08:27

Dando sequência, selei a fuselagem com seladora nitro celulose, apliquei umas 4 demão sempre lixando entre elas, no final apliquei duas demão de Dope, entelei também o leme ainda não to conseguindo resultado como queria usando a tela e dope mas já melhorou bastante em relação ao profundor. Vou treinando nessa peças menores para pegar pratica e entelar a fuselagem que tem varias curvas, as asas creio que vai ser mais fácil, tem poucas curvas.
Anexos
IMG_20200502_191718.jpg
IMG_20200502_191718.jpg (30.94 KiB) Exibido 1953 vezes
IMG_20200502_205622.jpg
IMG_20200502_205622.jpg (26.93 KiB) Exibido 1953 vezes
IMG_20200502_205644.jpg
IMG_20200502_205644.jpg (29.83 KiB) Exibido 1953 vezes
IMG_20200502_195834.jpg
IMG_20200502_195834.jpg (26.46 KiB) Exibido 1953 vezes
IMG_20200502_205527.jpg
IMG_20200502_205527.jpg (19.49 KiB) Exibido 1953 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13569
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 03 Mai 2020 08:57

Quantos graus irá usar no diedro?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 03 Mai 2020 10:54

Então Laercio, eu vou seguir a recomendação da planta que estou usando, nela há uma instrução pra deixar e 3/4 de polegadas de altura da fuselagem até uma linha na parte superior da asa, isso dá por volta de de 0,7 graus de diedro. (essa instrução é da planta original , 20% do avião real)
Anexos
Capturar.JPG
Capturar.JPG (18.94 KiB) Exibido 1929 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13569
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 03 Mai 2020 23:33

O avião real tem 3° de diedro, e a maioria das plantas do Piper J3 RC não tem sequer nenhum diedro. Por isso é que o Piper tem um histórico de estol de ponta de asa em pousos utilizando ailerons.
Procure as especificações técnicas do Piper J3, principalmente o manual de manutenção dele e verá que são 3° de diedro. Se o original usa, por que os RC não precisam? A maioria das plantas de Piper J3 RC não tem diedro nenhum.

A imagem que você mostrou, fala em 3/4 de polegada, uma medida um tanto pequena para uma envergadura tão grande.
Uma polegada tem 2,54 cm. 3/4 dessa medida serão 1,905 cm ou arredondando, 2 cm.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 426
Registrado em: 22 Jun 2013 13:54
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 04 Mai 2020 13:23

Laercio fui atrás dos manuais do Piper J3 encontrei o procedimento para ajuste de diedro.
No service manual ele da duas medidas:
2 3/8 pol. que resulta em 0,81 graus
Modelos mais antigos:
4 1/4 pol. que resulta em 1,46 graus

já no manual do proprietário ele informa o valor de 2 1/8 que resulta em 0,73 graus.

LaercioLMB escreveu:O avião real tem 3° de diedro...

Os 3 graus que citou seria o diedro das duas asas considerando o modelo mais antigo do Piper j3 ?

pelo que percebi essa planta do Bob Nelitz foi feita em cima do manual de serviço, as ilustrações são muito idênticas, mas aparentemente no diedro ele usou o valor fornecido pelo manual do proprietário que dá os 0,7 grau que informei anteriormente.

Esses valores foram obtidos calculando o ângulo de metade da asa em relação a horizontal considerando a área onde a suposta corda usada para medir o diedro tocaria na asa:
Capturar2.jpg
Capturar2.jpg (37.46 KiB) Exibido 1716 vezes

wing.JPG
wing.JPG (18.44 KiB) Exibido 1716 vezes


Service manual.JPG
Service manual.JPG (32.13 KiB) Exibido 1716 vezes

owner manual piper.JPG
owner manual piper.JPG (35.01 KiB) Exibido 1716 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste


Voltar para “Construções”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes