Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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brunobragantine
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Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 25 Dez 2018 00:20

Depois de um tempo parado, voltando a construir em balsa, o modelo escolhido foi o clássico Piper J3, estou utilizando a planta do Bob Nelitz redimensionada para que o modelo tenha 1.80m de envergadura (aproximadamente 1/6)
Pretendo usar motor Os 46AX, servos Futaba 3003 e Emax 3001













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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor sabbadin » 25 Dez 2018 09:32

Tá mandando bem! To gostando de ver! Acompanhando...
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 25 Dez 2018 09:39

É um belo modelo, porém o problema dele está no erro inicial da planta que foi feita um pouco diferente do original. Todos sabemos que os Piper J3 tem um problema de estol de ponta de asa fácil e um dos motivos é que ele não tem 75% de fuselagem em relação a envergadura. Outro detalhe importante é que quem fez a primeira planta que se proliferou, foi de não colocar o diedro de 3° em cada asa, coisa que o Piper J3 original tem e isso causa uma instabilidade muito grande.
Voa? Sim, voa, mas com uma atenção redobrada devido a esses detalhes que acredito, não seja conhecido pela maioria. Mesmo com diedro é possível colocar baionetas, já que se trata de uma inclinação pequena e as baionetas podem começar mais acima do perfil na raiz e terminar mais abaixo do perfil quando elas terminarem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor sabbadin » 25 Dez 2018 12:25

LaercioLMB escreveu:É um belo modelo, porém o problema dele está no erro inicial da planta que foi feita um pouco diferente do original. Todos sabemos que os Piper J3 tem um problema de estol de ponta de asa fácil e um dos motivos é que ele não tem 75% de fuselagem em relação a envergadura. Outro detalhe importante é que quem fez a primeira planta que se proliferou, foi de não colocar o diedro de 3° em cada asa, coisa que o Piper J3 original tem e isso causa uma instabilidade muito grande.
Voa? Sim, voa, mas com uma atenção redobrada devido a esses detalhes que acredito, não seja conhecido pela maioria. Mesmo com diedro é possível colocar baionetas, já que se trata de uma inclinação pequena e as baionetas podem começar mais acima do perfil na raiz e terminar mais abaixo do perfil quando elas terminarem.



Como sempre... Sábios e extremamente úteis conselhos do Laércio!

Nem pense em deixar de usá-los em sua construção!!!
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 25 Dez 2018 20:52

Obrigado Sabbadin. A minha crítica não é destrutiva, o trabalho do Bruno está ótimo e ele só está seguindo uma planta.
Acredito que a imagem abaixo deixe bem claro o que falei.



São projetos feitos por engenheiros que sabem como dar a melhor estabilidade de voo para um avião. Os Piper J3 da SIG também tem diedro, já os demais, não tem diedro e isso não impede de voar, mas cria uma certa instabilidade mais acentuada em relação aos outros devido o momento de cauda ser mais curto que a maioria dos aviões dessa classe.
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 26 Dez 2018 00:51

Bom muito obrigado sabbadin, Laercio muito bem colocada as suas observações, já construi outros aeros com diedro e baioneta, nesse modelo em especifico passou batido pois estava seguindo a planta, porem tive olhando e as asas e elas tem uma certa flexibilidade acredito que de para induzir um diedro ajustando o tamanho do estais da asas(deixando-os mais compridos), e quem sabe até gerar uma leve torção na ponta pra fazer um washout e evitar stol de ponta de asa, ajustando o tamanho dos estais.

criticas são sempre bem vindas pois é com elas que aprendemos, fiquem a vontade!
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 26 Dez 2018 11:14

Obrigado pela sua compreensão Bruno, pois muitos não aceitam isso e recebem como ofensa ao trabalho que estão fazendo.

Esse link mostra sobre o diedro e o wash out das asas.

http://www.eaglesport.org/documents/cub ... _piper.pdf

Por isso é que os Piper J3 RC tiveram uma má reputação em estol de ponta de asa, pois praticamente todos (exceto um ou outro) fazem o Piper J3 sem diedro e sem wash out. Notemos em diversos vídeos desses aviões usados no Canadá e Alasca, que eles tem um voo lento, com poucos metros de pista eles decolam e pousam perfeitamente bem, o que não ocorre com a maioria dos Piper J3 RC justamente pela falta desses detalhes nas construções.
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor julissontiago » 27 Dez 2018 15:39

beautiful

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 10 Jan 2019 12:17

Dando continuidade, fiz o estabilizador horizontal, como pra entelar é necessário que ele esteja fora da fuselagem optei por fazer bi partido e só uni-los de depois de tudo pronto, no BA ser unido através de um tubo de alumínio,e no BF vou utilizar uma vareta de carbono... As asas foram chapeadas, foram feitas também as portas de acesso aos servos dos ailerons, e os suportes dos estais das asas.





















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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 11 Jan 2019 00:54

Está ficando uma construção boa de se ver. Parece estar tudo bem alinhado, o que deixará ele sem tendências. O que mais dá gosto de acompanhar uma construção assim é que quem está construindo, aceita as críticas (construtivas) numa boa, sem gerar contendas.
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 13 Jan 2019 19:11

LaercioLMB escreveu:Está ficando uma construção boa de se ver. Parece estar tudo bem alinhado, o que deixará ele sem tendências. O que mais dá gosto de acompanhar uma construção assim é que quem está construindo, aceita as críticas (construtivas) numa boa, sem gerar contendas.


O termo "critica" é muito mal visto, eu encaro com um alerta de algo que pode/vai dar errado, com criticas e bom dialogo todos crescem!!!

e muito obrigado pelos elogios!!
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 13 Jan 2019 19:20

dei mais uma adiantada na construçao, foi feita a mesa de servos, o teto da cabine, e os reforços onde será instalada a bequilha. A linkagem do leme de inicio pretendo fazer pull pull.

a construção vai ficar parada por uns tempos agora devido a projetos da faculdade.

sobre a entelagem estou com algumas duvidas, a geometria do aero parece um pouco complexa pra entelar, estive pensando entre monokote e tela/Dope, estou bem inclinado por esse ultimo... alguem teria alguma sugestão, dica?

















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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 13 Jan 2019 21:13

Pelas dimensões dele, tela e dope seriam uma ótima opção.


Sobre o termo crítica, existes as destrutivas e as construtivas. vir dizer que o modelo está bonito que vai voar bem, é uma crítica construtiva. vir para dizer que o modelo tem um problema que pode ser corrigido, é uma crítica construtiva.
Agora, vir para avacalhar dizendo que está uma porcaria e que não vai voar nunca ou coisa parecida, isso é uma crítica destrutiva. Vir para te ofender dizendo que é burro e que não sabe fazer direito, isso já deixa de ser crítica e passa a ser ofensa.
Aqui no fórum sempre passamos criticas construtivas e você Bruno é um dos poucos que aceita uma crítica e se pode melhorar melhora e se não pode, segue como está.
Eu bloqueei alguns usuários aqui do fórum só para não ter que ler mais as ofensas deles, pois infelizmente eles não tem discernimento para entender uma crítica construtiva.

Mas continuando a entelagem, será algo que pode sim ser feito com vinil sem problemas, fazendo o assoalho primeiro, as laterais e por último o dorso. Como é toda varetada, não é bom usar soprador no vinil para ele aderir, mas sim um ferro de entelar ou até mesmo um ferro de passar roupas na temperatura seda e enrolado em uma camiseta velha de algodão que funciona muito bem quando não temos ferro de entelar. Motivo: Fazer o vinil aderir mais facilmente na madeira enquanto o calor vai encolhendo para ele ficar bem firme. Com o soprador, amolecer o vinil e ele irá encolher, mas a medida que você vai passando os dedos para ele colar na madeira, podem ficar nesses pontos, folgas no vinil não fazendo-o ficar bem firme parecendo bem esticado. Por motivos assim que eu prefiro sempre usar ferro de entelar ao invés de soprador térmico.


Isso tudo dito acima foi uma crítica construtiva.
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 14 Jan 2019 18:43

Realmente já usei soprador em uma única peça e não gostei do resultado, ferrinho (no meu caso ferro de passar roupa mesmo) deixa muito melhor. Sobre a entelagem acredito que vou optar pela tela e dope, nunca fiz dessa maneira, quero me arriscar kkk
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 14 Jan 2019 19:09

Será ótimo tela e dope. Não irá se arrepender.
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