Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Gerson B.
membro
Mensagens: 1007
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 10:12 pm
Localização: Jundiaí - SP

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por Gerson B. »

Que linda construção Bruno.
Fico muito feliz de ver que hoje ainda tem pesssoas construindo à moda clássica. Planta.. balsa.. entelagem com dope.. e por aí vai.
Está ficando demais!!!!
Uma outra dica que acredito já conhecer ,são os ângulos de incidência do eixo do motor, que devem ser levemente para baixo e para a direita.
Acredito que na planta você tenha essa referência.
Tudo isso ajudará muito em um ponto um pouco crítico dos J-3 que é o alinhamento na pista em decolagem, evitando tendências do aero para os lados, principalmentenquando se dá torque no motor.
Enfim.. toca o barco.. ops.. o avião que está lindo.
Parabéns
\_______(((( o ))))_______/
Bons vôos e ótimos pousos!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

LaercioLMB escreveu:Mas está ótimo assim.

Obrigado e vou prosseguir assim mesmo, não vale a pena mexer na estrutura, em um projeto futuro quem sabe já deixo o local apto a receber um painel e demais detalhamentos

Gerson B. escreveu:Que linda construção Bruno.
Fico muito feliz de ver que hoje ainda tem pessoas construindo à moda clássica. Planta.. balsa.. entelagem com dope.. e por aí vai.
Está ficando demais!!!!
Uma outra dica que acredito já conhecer ,são os ângulos de incidência do eixo do motor, que devem ser levemente para baixo e para a direita.
Acredito que na planta você tenha essa referência.
Tudo isso ajudará muito em um ponto um pouco crítico dos J-3 que é o alinhamento na pista em decolagem, evitando tendências do aero para os lados, principalmente quando se dá torque no motor.
Enfim.. toca o barco.. ops.. o avião que está lindo.
Parabéns

Obrigado Gerson, sempre tive essa admiração por construções em balsa, aqueles modelos lindos, construções "limpas" (que até hoje não consegui fazer kkk) como o pessoal da velha guarda fazia.
Sim estou ciente dos ângulos do motor, mas obrigado pela preocupação e pela dica, logo mais dou uma atualizada nas fotos, terminei de entelar as asas, faltando apenas a fuselagem agora.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
Gerson B.
membro
Mensagens: 1007
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 10:12 pm
Localização: Jundiaí - SP

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por Gerson B. »

Muito bacana. Recentemente terminei meu J-3 do kit Carl Goldberg que montei na versão militar.
Planta sobre uma porta de madeira e construção com muito pó de balsa.







E ele já finalizado com monokote verde oliva e os adesivos que fiz com vinil.
\_______(((( o ))))_______/
Bons vôos e ótimos pousos!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Nossa ficou lindo demais o modelo, tá de parabéns, montagem impecável... Eu acho muito bacana esses kits da Carl Goldberg, SIG e Balsa USA um dia ainda vou conseguir adquirir um pra montar. Eu queria pegar um kit pra poder trabalhar bem nos detalhes escalas e detalhar cockpit... participei por algum tempo do grupo no whatsapp do Escala Brasil que é basicamente o grupo do pessoal que compete nos eventos do COBRA, e me deixou muito tentado por esse ramo do aeromodelismo kkkk

Ahh o Laércio vai adorar essa ultima foto kkkkkk (Piper com diedro como deve ser)
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
julissontiago
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 9:40 am
Localização: Pompano Beach, Florida USA

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por julissontiago »

Com certeza minha pintura favorita. Linda construção. Ansioso pra ver o final
Esse é meu 1.80m glow .60 (muito motor, um .40 ou .46 e mais que suficiente) mas eu só tinha o .60.

https://youtu.be/656eZBzobZQ
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Hoje dei mais uma adiantada no Piper, Entelei a fuselagem, fiz ela em 4 partes, assoalho, laterais e dorso. Instalei o painel, como não consegui pinta-lo ainda instalei ele já com os instrumentos tampados, assim depois de pintar só retirar as fitas.
Notei também que a janela estava errada mesmo depois de entelado deu pra corrigir com uma lixa.
Foram deixadas também linhas no interior da fuselagem para puxar os cabos de comando do leme na hora da linkagem
1.jpg
1.jpg (31.2 KiB) Exibido 13680 vezes

2.2.jpg
2.2.jpg (32.88 KiB) Exibido 13680 vezes

2.jpg
2.jpg (31.2 KiB) Exibido 13680 vezes

IMG_20200523_155137.jpg
IMG_20200523_155137.jpg (32.84 KiB) Exibido 13680 vezes

4.jpg
4.jpg (30.11 KiB) Exibido 13680 vezes
Editado pela última vez por brunobragantine em Dom Mai 24, 2020 8:20 pm, em um total de 2 vezes.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Ainda falta colar algumas partes e aparar as rebarbas do tecido...
Anexos
8.jpg
8.jpg (33.25 KiB) Exibido 13680 vezes
7.jpg
7.jpg (33.69 KiB) Exibido 13680 vezes
6.jpg
6.jpg (33.07 KiB) Exibido 13680 vezes
5.jpg
5.jpg (29.98 KiB) Exibido 13680 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Fiz também a porta lateral, a ideia inicial tempos atrás era utilizar ímãs presos na porta e na fuselagem porem os ímãs acabaram ficando na minha outra casa, vim meio as pressas por causa dessa pandemia pra casa dos meus pais no sitio e não lembrei de traze-los. Enfim optei por fazer um mecanismo com maçaneta pra trancar a porta.
Anexos
IMG_20200524_163727.jpg
IMG_20200524_163727.jpg (35.01 KiB) Exibido 13680 vezes
IMG_20200524_163659.jpg
IMG_20200524_163659.jpg (33.21 KiB) Exibido 13680 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

julissontiago escreveu:Com certeza minha pintura favorita. Linda construção. Ansioso pra ver o final
Esse é meu 1.80m glow .60 (muito motor, um .40 ou .46 e mais que suficiente) mas eu só tinha o .60.

https://youtu.be/656eZBzobZQ


Realmente o Piper na pintura militar fica muito bonito, nossa com o .60 deve voar quase na lenta, decolou com pouquíssimos metros tá de parabens pelo modelo.
Tambem estou ansioso pra ver o voo dele, mas ainda tem um bocado de coisas a se fazer kkkkk
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
Gerson B.
membro
Mensagens: 1007
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 10:12 pm
Localização: Jundiaí - SP

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por Gerson B. »

brunobragantine escreveu:Fiz também a porta lateral, a ideia inicial tempos atrás era utilizar ímãs presos na porta e na fuselagem porem os ímãs acabaram ficando na minha outra casa, vim meio as pressas por causa dessa pandemia pra casa dos meus pais no sitio e não lembrei de traze-los. Enfim optei por fazer um mecanismo com maçaneta pra trancar a porta.

Parabéns Bruno
Lindo trabalho.
Gostei do sistema de travas da porta.
Um dica para o sistema que criou é colocar aqueles tubinhos plásticoa ( tipo haste de cotonete) para que o arame de fechamento corra dentro dele para evitar o cizalhamento da balsa com a vibração do motor glow. Tanto nas beiradas da porta como no ponto de fechamento da fuselagem.
Parabéns . Está ficando lindo
\_______(((( o ))))_______/
Bons vôos e ótimos pousos!
Responder