Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
GuilhermeLeal
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Nov 06, 2010 8:20 pm
Localização: Navegantes,SC

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por GuilhermeLeal »

Bruno, caso queira me manda teu telefone que te mostro em detalhes por vídeo ou algo do tipo. Vou refazer algumas partes do meu avião que não gostei, aí aproveito e já te mostro. Depois posso descrever aqui também para outros amigos.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

GuilhermeLeal escreveu:Bruno, caso queira me manda teu telefone que te mostro em detalhes por vídeo ou algo do tipo. Vou refazer algumas partes do meu avião que não gostei, aí aproveito e já te mostro. Depois posso descrever aqui também para outros amigos.


Mandei por MP, Obrigado!!!
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

A algum tempo sem postar mas estava trabalhando aos poucos na entelagem novamente, graças as valiosas dicas do Guilherme consegui melhorar muito o acabamento das peças, e aguardando resolver o problema da tinta pra pintar novamente. A noticia ruim é que como era de se esperar o peso aumentou novamente, e eu ja estava com uma margem apertada, a fuselagem por exemplo tava com 846g com o primer aplicado, agora só com o dope fechando a tela esta com 873g um aumento razoável. sinceramente já não espero um aero tão bom de voo quanto antes, mas veremos posteriormente.
Anexos
IMG_20200627_164611.jpg
IMG_20200627_164611.jpg (36.83 KiB) Exibido 13191 vezes
IMG_20200627_164603.jpg
IMG_20200627_164603.jpg (35.11 KiB) Exibido 13191 vezes
IMG_20200627_164543.jpg
IMG_20200627_164543.jpg (37.4 KiB) Exibido 13191 vezes
IMG_20200627_164532.jpg
IMG_20200627_164532.jpg (35.68 KiB) Exibido 13191 vezes
IMG_20200627_164511.jpg
IMG_20200627_164511.jpg (37.63 KiB) Exibido 13191 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, para um Piper de 1,80m você está achando 873g pesado? Tá de brincadeira.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

LaercioLMB escreveu:Cara, para um Piper de 1,80m você está achando 873g pesado? Tá de brincadeira.


873g é o peso somente da fuselagem, todos os componentes juntos estão pesando 2,95kg
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
GuilhermeLeal
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Nov 06, 2010 8:20 pm
Localização: Navegantes,SC

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por GuilhermeLeal »

Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado tambem em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

GuilhermeLeal escreveu:Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado tambem em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.



Perfeito. É isso mesmo.
Muitos aqui ainda tem o mito de se for elétrico, tem que ser leve.
Esse mito surgiu nos primeiro aeromodelos elétricos com motores escovados e baterias NiCd que só as baterias já pesavam bastante e os motores não rendiam muito, o que obrigava o aeromodelo ser o mais leve possível, para que a velocidade de estol fosse muito baixa e ele pudesse voar com pouca velocidade. Esse mito veio passando da mesma forma que colocar água fria no motor quente com o motor funcionando não tem problema, nos mais antigos não tinha, nos carro de agora empena cabeçote.
Aos poucos vieram os motores trifásicos com muito mais potência e com muito mais força, vieram as baterias mais leves e componentes também mais leves, já que os receptores naquela época eram bem grandes e agora são tão pequenos quanto uma moeda de R$1,00.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

GuilhermeLeal escreveu:Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado também em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.


Então Guilherme também dei uma olhada e percebi isso nos kits famosos, de inicio eu tinha como objetivo um peso de 3,1kg pronto para voar, mas como falta a tinta e mais os peso do tanque cheio ( coisa de umas 270g a 300g) creio que ficará próximo aos 3,5kg pronto pra voo

LaercioLMB escreveu: Perfeito. É isso mesmo.
Muitos aqui ainda tem o mito de se for elétrico, tem que ser leve.
Esse mito surgiu nos primeiro aeromodelos elétricos com motores escovados e baterias NiCd que só as baterias já pesavam bastante e os motores não rendiam muito, o que obrigava o aeromodelo ser o mais leve possível, para que a velocidade de estol fosse muito baixa e ele pudesse voar com pouca velocidade. Esse mito veio passando da mesma forma que colocar água fria no motor quente com o motor funcionando não tem problema, nos mais antigos não tinha, nos carro de agora empena cabeçote.
Aos poucos vieram os motores trifásicos com muito mais potência e com muito mais força, vieram as baterias mais leves e componentes também mais leves, já que os receptores naquela época eram bem grandes e agora são tão pequenos quanto uma moeda de R$1,00.


Realmente, quando entrei no e-voo em 2013 me lembro bem dessa corrida por modelos super leves, mas como pontuou é uma visão errônea, afinal quanto mais leve menor sua inércia e qualquer ventinho desestabilizará o voo, lembro quando voei combustão pela primeira vez, um voo estável, firme, totalmente diferente dos elétricos que pilotava, obviamente que era só adicionar lastro nos elétricos ou aumentar baterias. enfim...
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

Perfeito. É isso mesmo, podemos sempre compensar o lastro com a bateria o que aumenta a autonomia de voo. Só que em aeromodelos de grande porte como o seu, leve demais o deixará frágil.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fmarcelo
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Qui Nov 12, 2009 1:05 am

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por fmarcelo »

Uma bela construção. Parabéns!
Responder