Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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LaercioLMB
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

brunobragantine escreveu:
Caiego escreveu:Uma coisa que pode melhorar a decolagem é puxar para o centro um pouco as rodas do trem. Ele vai correr a pista com menos tendência.


É uma boa dica Caiego, muito obrigado! e faz todo sentido pois diminui-se o braço de alavanca (pernas do trem) que gera momento no eixo vertical do aero, a contrapartida é que facilita bater as pontas da asa no chão por rolagem, mas um meio termo deve atender bem.


E na hora do pouso a tendência de picar e quebrar a hélice aumenta muito, pois a posição do trem de pouso não é à toa, tem motivo e ponto certo.
Imagine Aquelas rosa dos ventos que ficam em cima dos telhados, onde o leme fica mais afastado do eixo para garantir uma melhor estabilidade. Se colocar o eixo mais próximo ao centro, a tendência do ar bater na frente e desviar ele aumenta, pois a resistência que a parte de trás tem diminui e o mesmo serve para os aeromodelos. Ao colocar o trem de pouso mais para trás, a tendência da frente se deslocar aumenta já que a resistência da cauda de manter o aeromodelo alinhado diminuiu.
O que faz um aeromodelo desviar na pista para um lado é a aceleração brusca e colocando o trem de pouso mais para trás, irá dar mais força nesse momento de torque do motor a desviar ele para um lado. Pura lógica de física.
Se não queremos aeromodelo saindo para um lado na pista, deveremos sempre ir acelerando gradativamente ele, pois do contrário, ele sempre terá a tendência de ser afetado pelo torque do motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Sereno
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por Sereno »

Para minimizar as tendências durante a rolagem para decolar o ideal é usar o chamado toe-in conforme diagrama abaixo: (O texto está em inglês mas é intuitivo e de fácil entendimento)
Anexos
Toein3.jpg
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Toein2.jpg
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Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Atualizando o post, depois dos danos trabalhei um pouco na reforma, a fim de melhorar o funcionamento do motor ( que ficou muito instável com o cabeçote para baixo) posicionei ele de lado, agora preciso alongar o duto do escapamento original ou comprar/fabricar um pitts muffler.


2.jpg
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O anexo 2.jpg não se encontra mais disponível

6.jpg
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4.jpg
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3.jpg
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Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

repintura

7.jpg
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8.jpg
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Leonardo Paci
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por Leonardo Paci »

Bruno, admiro muito esta sua construção, e aproveitando o meu anseio por ver o fórum novamente, além de movimentado, com o mesmo espírito de solidariedade pelos amigos de hobby, gostaria de lhe oferecer um escapamento pitts que tenho parado, eu usava em meu paulistinha com motor OS 46, caso seja de seu proveito me informe, irei te enviar ! Será uma honra contribuir.
PACI .'.
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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Leonardo Paci escreveu:Bruno, admiro muito esta sua construção, e aproveitando o meu anseio por ver o fórum novamente, além de movimentado, com o mesmo espírito de solidariedade pelos amigos de hobby, gostaria de lhe oferecer um escapamento pitts que tenho parado, eu usava em meu paulistinha com motor OS 46, caso seja de seu proveito me informe, irei te enviar ! Será uma honra contribuir.


Muito obrigado Leonardo com certeza será de grande valia, agradeço imensamente!!! vou entrar em contato contigo pra gente negociar.
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leonardo de barros
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por leonardo de barros »

Bruno legal que fez a reforma do aero, em um piper que tive optei por colocar o motor de lado e usei unas alongadores para mufla, nunca tive problema com motor nessa posição.
Voltando ao Hobby!!!
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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

leonardo de barros escreveu:Bruno legal que fez a reforma do aero, em um piper que tive optei por colocar o motor de lado e usei unas alongadores para mufla, nunca tive problema com motor nessa posição.


Em breve vai voar :D espero que fique como o seu, com o cabeçote para baixo não consegui deixar confiável não.

troquei as rodas por maiores, de 3", falta ajustar alguns detalhes da elétrica e o escape que o Leonardo Paci gentilmente me doou e já esta a caminho, dessa vez pretendo ir a uma grameira pra fazer o voo, local bem amplo pra não ter sustos.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Atualizando, como Leonardo me doou o pitts muffler refiz o cowl pra comportar esse novo escape... mais alguns detalhes e estará pronto para uma nova tentativa.

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sabbadin
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por sabbadin »

E eu só escondido aqui... Espiando... Amando ver uma cara "PORRETA" construindo, arrumando e não desistindo... A clássica paciência e perseverança que devem prevalecer num bom e eterno aprendiz! Parabéns!
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
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