Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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brunobragantine
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Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Depois de um tempo parado, voltando a construir em balsa, o modelo escolhido foi o clássico Piper J3, estou utilizando a planta do Bob Nelitz redimensionada para que o modelo tenha 1.80m de envergadura (aproximadamente 1/6)
Pretendo usar motor Os 46AX, servos Futaba 3003 e Emax 3001
Anexos
1.jpg
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3.jpg (36.01 KiB) Exibido 19758 vezes
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Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
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sabbadin
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por sabbadin »

Tá mandando bem! To gostando de ver! Acompanhando...
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LaercioLMB
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

É um belo modelo, porém o problema dele está no erro inicial da planta que foi feita um pouco diferente do original. Todos sabemos que os Piper J3 tem um problema de estol de ponta de asa fácil e um dos motivos é que ele não tem 75% de fuselagem em relação a envergadura. Outro detalhe importante é que quem fez a primeira planta que se proliferou, foi de não colocar o diedro de 3° em cada asa, coisa que o Piper J3 original tem e isso causa uma instabilidade muito grande.
Voa? Sim, voa, mas com uma atenção redobrada devido a esses detalhes que acredito, não seja conhecido pela maioria. Mesmo com diedro é possível colocar baionetas, já que se trata de uma inclinação pequena e as baionetas podem começar mais acima do perfil na raiz e terminar mais abaixo do perfil quando elas terminarem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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sabbadin
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por sabbadin »

LaercioLMB escreveu:É um belo modelo, porém o problema dele está no erro inicial da planta que foi feita um pouco diferente do original. Todos sabemos que os Piper J3 tem um problema de estol de ponta de asa fácil e um dos motivos é que ele não tem 75% de fuselagem em relação a envergadura. Outro detalhe importante é que quem fez a primeira planta que se proliferou, foi de não colocar o diedro de 3° em cada asa, coisa que o Piper J3 original tem e isso causa uma instabilidade muito grande.
Voa? Sim, voa, mas com uma atenção redobrada devido a esses detalhes que acredito, não seja conhecido pela maioria. Mesmo com diedro é possível colocar baionetas, já que se trata de uma inclinação pequena e as baionetas podem começar mais acima do perfil na raiz e terminar mais abaixo do perfil quando elas terminarem.



Como sempre... Sábios e extremamente úteis conselhos do Laércio!

Nem pense em deixar de usá-los em sua construção!!!
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LaercioLMB
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

Obrigado Sabbadin. A minha crítica não é destrutiva, o trabalho do Bruno está ótimo e ele só está seguindo uma planta.
Acredito que a imagem abaixo deixe bem claro o que falei.



São projetos feitos por engenheiros que sabem como dar a melhor estabilidade de voo para um avião. Os Piper J3 da SIG também tem diedro, já os demais, não tem diedro e isso não impede de voar, mas cria uma certa instabilidade mais acentuada em relação aos outros devido o momento de cauda ser mais curto que a maioria dos aviões dessa classe.
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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Bom muito obrigado sabbadin, Laercio muito bem colocada as suas observações, já construi outros aeros com diedro e baioneta, nesse modelo em especifico passou batido pois estava seguindo a planta, porem tive olhando e as asas e elas tem uma certa flexibilidade acredito que de para induzir um diedro ajustando o tamanho do estais da asas(deixando-os mais compridos), e quem sabe até gerar uma leve torção na ponta pra fazer um washout e evitar stol de ponta de asa, ajustando o tamanho dos estais.

criticas são sempre bem vindas pois é com elas que aprendemos, fiquem a vontade!
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LaercioLMB
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

Obrigado pela sua compreensão Bruno, pois muitos não aceitam isso e recebem como ofensa ao trabalho que estão fazendo.

Esse link mostra sobre o diedro e o wash out das asas.

http://www.eaglesport.org/documents/cub ... _piper.pdf

Por isso é que os Piper J3 RC tiveram uma má reputação em estol de ponta de asa, pois praticamente todos (exceto um ou outro) fazem o Piper J3 sem diedro e sem wash out. Notemos em diversos vídeos desses aviões usados no Canadá e Alasca, que eles tem um voo lento, com poucos metros de pista eles decolam e pousam perfeitamente bem, o que não ocorre com a maioria dos Piper J3 RC justamente pela falta desses detalhes nas construções.
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julissontiago
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por julissontiago »

beautiful
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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Dando continuidade, fiz o estabilizador horizontal, como pra entelar é necessário que ele esteja fora da fuselagem optei por fazer bi partido e só uni-los de depois de tudo pronto, no BA ser unido através de um tubo de alumínio,e no BF vou utilizar uma vareta de carbono...

Fiz um teste com tela e Dope o resultado não ficou muito bom, ainda pensando se retiro e faço de novo ou aplico primer e lixo pra ver como fica...
Anexos
IMG_20200419_093409.jpg
IMG_20200419_093409.jpg (20.8 KiB) Exibido 19758 vezes
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LaercioLMB
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Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

Está ficando uma construção boa de se ver. Parece estar tudo bem alinhado, o que deixará ele sem tendências. O que mais dá gosto de acompanhar uma construção assim é que quem está construindo, aceita as críticas (construtivas) numa boa, sem gerar contendas.
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