Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

3° independe da envergadura..
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

LaercioLMB escreveu:3° independe da envergadura..


Isso sim, o ângulo não varia com o comprimento da asa, (é um triângulo retângulo onde a asa é hipotenusa)

Mas agora tô quebrando a cabeça pra entender como chegar nos 3° a partir dos valores fornecidos pelos manuais da Piper...
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, eu costumo usar o autocad para essas coisas. Vou supor que as asas do seu modelo sejam retas nas pontas, ou seja, sem afinarem pra o centro, já que eu não tenho a planta. Encostando um lado das asas sobre uma mesa e deduzindo que as asas tenham a deflexão exatamente no centro, a outra extremidade da asa terá que ficar a 5 cm de altura da mesa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Entendido, esse procedimento pra determinar o diedro no aeromodelo eu estava ciente como funciona, também uso CAD pra fazer essas coisas, na falta dele um triangulo retângulo e relações de seno e cosseno resolvem...

Bem mas creio que estávamos tendo um erro de comunicação, quando eu me refiro a ângulo de diedro é em referencia ao ângulo que a semi asa do avião forma com a horizontal (θ), como na primeira imagem abaixo, quando tu explicou o procedimento fez todo sentido pois com uma das semi asas apoiadas na mesa o ângulo formado é 2x o ângulo de diedro se comparado ao avião nivelado, nesse caso quando diz 3º de diedro se refere a 1,5º em cada asa com o avião nivelado, o que condiz com a medida fornecida pela manual de serviço onde especifica o diedro pra aviões mais antigos:

4 1/4 pol. que resulta em 1,46 graus
aproximadamente 1,5º

Não tava fazendo sentido o o avião real ter 4 1/4 (107,95mm) de elevação na ponta da semi asa e o meu modelo que é 1/6 de escala ter 50mm kkkk
Anexos
dihedral.jpg
dihedral.jpg (22.49 KiB) Exibido 14491 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

Beleza, conseguimos nos entender.
De fato, lendo frases escritas se não forem bem redigidas, a pessoa que está do outro lado poderá interpretar de outra forma. Eu realmente tenho alguma dificuldade em redigir textos informativos, pois escrevo pensando como se eu estivesse lendo e não é assim que funciona, temos que escrever de tal forma que todos possam entender.
Mas que bom que conseguimos nos entender e você captou o que eu tentava falar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Realmente as vezes mensagens escritas nos confundem de dificultam expressar uma ideia que verbalmente seria fácil... Bem tudo esclarecido o diedro será utilizado. Logo mais algumas atualizações, não to postando pois to selando todas as peças ainda.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
GuilhermeLeal
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Nov 06, 2010 8:20 pm
Localização: Navegantes,SC

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por GuilhermeLeal »

Boa noite. Está ficando show o modelo, bela construção, ainda mais por usar esse método de entelagem!

Ja fez uma comparação do peso que o dope e a tela adiciona?
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Dando sequência, entelei o conjunto de cauda, agora até que tive bons resultados, mudei um pouco a técnica, nas áreas de curvas que era o grande problema to usando uma tira só para a curva sobrepondo o tecido, não sei como vai ficar o resultado final, mas é muito mais gostoso e fácil de trabalhar que com termo adesivos. Ainda falta passar o ferro quente para esticar a tela.

p1.jpg
p1.jpg (28.45 KiB) Exibido 14307 vezes

p2.jpg
p2.jpg (31.77 KiB) Exibido 14307 vezes

p5.jpg
p5.jpg (31.06 KiB) Exibido 14307 vezes

p3.jpg
p3.jpg (29.81 KiB) Exibido 14307 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

GuilhermeLeal escreveu:Boa noite. Está ficando show o modelo, bela construção, ainda mais por usar esse método de entelagem!

Ja fez uma comparação do peso que o dope e a tela adiciona?



Boa noite! olha ainda não finalizei nenhuma peça totalmente e esqueci de pesar as peças antes de aplicar seladora e dope, hoje antes de entelar pesei um profundor que já estava selado e com dope aplicado, após a entelgem ele ficou 5 gramas mais pesado, mas ainda tem que fechar a trama com dope diluído aplicar primer, pintura e verniz.

Eu levei em consideração o seguinte, o modelo com madeira selada e dope aplicado tava pesando 2,4kg, o Piper nessa escala tem uma área molhada aproximada (de forma grosseira) de 1,5m², to usando tecido de 75g/m² então o tecido pra ele todo vai pesar por volta de 113 gramas, se a cada etapa da pintura eu adicionar mais essa massa equivalente ao tecido (primer 113g + tinta 113g+ verniz 113g) da um total de 453g de entelagem e um peso final de 2,8kg que para um piper que tem uma grande área de asa não será problema. Só para comparação o Piper j3 .46 da Phenix tem 2150mm de envergadura e pesa entre 3,6 e 4kg, o da Hangar 9, 3 a 3,4kg com envergadura de 2032mm
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
GuilhermeLeal
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Nov 06, 2010 8:20 pm
Localização: Navegantes,SC

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por GuilhermeLeal »

Boa comparações, estou fazendo um PA - 18, modelo bem parecido, 1,80 de Envergadura, hoje retirei todo o ChinaKote e vou fazer a entelagem com Dope e tela como o seu.

Vou acompanhar ansiosamente sua construção!
Responder