Piper J3 Cub
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Re: Piper J3 Cub
3° independe da envergadura..
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Re: Piper J3 Cub
LaercioLMB escreveu:3° independe da envergadura..
Isso sim, o ângulo não varia com o comprimento da asa, (é um triângulo retângulo onde a asa é hipotenusa)
Mas agora tô quebrando a cabeça pra entender como chegar nos 3° a partir dos valores fornecidos pelos manuais da Piper...
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Re: Piper J3 Cub
Bom, eu costumo usar o autocad para essas coisas. Vou supor que as asas do seu modelo sejam retas nas pontas, ou seja, sem afinarem pra o centro, já que eu não tenho a planta. Encostando um lado das asas sobre uma mesa e deduzindo que as asas tenham a deflexão exatamente no centro, a outra extremidade da asa terá que ficar a 5 cm de altura da mesa.
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Re: Piper J3 Cub
Entendido, esse procedimento pra determinar o diedro no aeromodelo eu estava ciente como funciona, também uso CAD pra fazer essas coisas, na falta dele um triangulo retângulo e relações de seno e cosseno resolvem...
Bem mas creio que estávamos tendo um erro de comunicação, quando eu me refiro a ângulo de diedro é em referencia ao ângulo que a semi asa do avião forma com a horizontal (θ), como na primeira imagem abaixo, quando tu explicou o procedimento fez todo sentido pois com uma das semi asas apoiadas na mesa o ângulo formado é 2x o ângulo de diedro se comparado ao avião nivelado, nesse caso quando diz 3º de diedro se refere a 1,5º em cada asa com o avião nivelado, o que condiz com a medida fornecida pela manual de serviço onde especifica o diedro pra aviões mais antigos:
Não tava fazendo sentido o o avião real ter 4 1/4 (107,95mm) de elevação na ponta da semi asa e o meu modelo que é 1/6 de escala ter 50mm kkkk
Bem mas creio que estávamos tendo um erro de comunicação, quando eu me refiro a ângulo de diedro é em referencia ao ângulo que a semi asa do avião forma com a horizontal (θ), como na primeira imagem abaixo, quando tu explicou o procedimento fez todo sentido pois com uma das semi asas apoiadas na mesa o ângulo formado é 2x o ângulo de diedro se comparado ao avião nivelado, nesse caso quando diz 3º de diedro se refere a 1,5º em cada asa com o avião nivelado, o que condiz com a medida fornecida pela manual de serviço onde especifica o diedro pra aviões mais antigos:
aproximadamente 1,5º4 1/4 pol. que resulta em 1,46 graus
Não tava fazendo sentido o o avião real ter 4 1/4 (107,95mm) de elevação na ponta da semi asa e o meu modelo que é 1/6 de escala ter 50mm kkkk
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Re: Piper J3 Cub
Beleza, conseguimos nos entender.
De fato, lendo frases escritas se não forem bem redigidas, a pessoa que está do outro lado poderá interpretar de outra forma. Eu realmente tenho alguma dificuldade em redigir textos informativos, pois escrevo pensando como se eu estivesse lendo e não é assim que funciona, temos que escrever de tal forma que todos possam entender.
Mas que bom que conseguimos nos entender e você captou o que eu tentava falar.
De fato, lendo frases escritas se não forem bem redigidas, a pessoa que está do outro lado poderá interpretar de outra forma. Eu realmente tenho alguma dificuldade em redigir textos informativos, pois escrevo pensando como se eu estivesse lendo e não é assim que funciona, temos que escrever de tal forma que todos possam entender.
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Re: Piper J3 Cub
Realmente as vezes mensagens escritas nos confundem de dificultam expressar uma ideia que verbalmente seria fácil... Bem tudo esclarecido o diedro será utilizado. Logo mais algumas atualizações, não to postando pois to selando todas as peças ainda.
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Re: Piper J3 Cub
Boa noite. Está ficando show o modelo, bela construção, ainda mais por usar esse método de entelagem!
Ja fez uma comparação do peso que o dope e a tela adiciona?
Ja fez uma comparação do peso que o dope e a tela adiciona?
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Re: Piper J3 Cub
Dando sequência, entelei o conjunto de cauda, agora até que tive bons resultados, mudei um pouco a técnica, nas áreas de curvas que era o grande problema to usando uma tira só para a curva sobrepondo o tecido, não sei como vai ficar o resultado final, mas é muito mais gostoso e fácil de trabalhar que com termo adesivos. Ainda falta passar o ferro quente para esticar a tela.
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Re: Piper J3 Cub
GuilhermeLeal escreveu:Boa noite. Está ficando show o modelo, bela construção, ainda mais por usar esse método de entelagem!
Ja fez uma comparação do peso que o dope e a tela adiciona?
Boa noite! olha ainda não finalizei nenhuma peça totalmente e esqueci de pesar as peças antes de aplicar seladora e dope, hoje antes de entelar pesei um profundor que já estava selado e com dope aplicado, após a entelgem ele ficou 5 gramas mais pesado, mas ainda tem que fechar a trama com dope diluído aplicar primer, pintura e verniz.
Eu levei em consideração o seguinte, o modelo com madeira selada e dope aplicado tava pesando 2,4kg, o Piper nessa escala tem uma área molhada aproximada (de forma grosseira) de 1,5m², to usando tecido de 75g/m² então o tecido pra ele todo vai pesar por volta de 113 gramas, se a cada etapa da pintura eu adicionar mais essa massa equivalente ao tecido (primer 113g + tinta 113g+ verniz 113g) da um total de 453g de entelagem e um peso final de 2,8kg que para um piper que tem uma grande área de asa não será problema. Só para comparação o Piper j3 .46 da Phenix tem 2150mm de envergadura e pesa entre 3,6 e 4kg, o da Hangar 9, 3 a 3,4kg com envergadura de 2032mm
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Re: Piper J3 Cub
Boa comparações, estou fazendo um PA - 18, modelo bem parecido, 1,80 de Envergadura, hoje retirei todo o ChinaKote e vou fazer a entelagem com Dope e tela como o seu.
Vou acompanhar ansiosamente sua construção!
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Re: Piper J3 Cub
GuilhermeLeal escreveu:Boa comparações, estou fazendo um PA - 18, modelo bem parecido, 1,80 de Envergadura, hoje retirei todo o ChinaKote e vou fazer a entelagem com Dope e tela como o seu.
Vou acompanhar ansiosamente sua construção!
kkkk eu vou construindo bem devagar. Se possível poste seu progresso também no fórum pra gente poder ir acompanhando.
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Re: Piper J3 Cub
Vou postar sim.
Logo mais coloco o andamento aqui pra acompanharem, e ajudarem também com a experiência de voces
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Re: Piper J3 Cub
Dando sequência, entelei uma das asas, certamente foi a peça mais trabalhosa até então, mas também a mais fácil já que não tem curvas como nos estabilizadores. Ainda falta esticar a tela com p ferro de passar roupa
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Re: Piper J3 Cub
Resolvi também tentar fazer um painel pro modelo... um problema foi que os suportes metálicos no avião real vão para o nó da treliça da estrutura logo na lateral do painel, e nesse modelo esses suportes estão mais ao centro ficando no meio do painel.
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Re: Piper J3 Cub
Mas está ótimo assim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Re: Piper J3 Cub
Que linda construção Bruno.
Fico muito feliz de ver que hoje ainda tem pesssoas construindo à moda clássica. Planta.. balsa.. entelagem com dope.. e por aí vai.
Está ficando demais!!!!
Uma outra dica que acredito já conhecer ,são os ângulos de incidência do eixo do motor, que devem ser levemente para baixo e para a direita.
Acredito que na planta você tenha essa referência.
Tudo isso ajudará muito em um ponto um pouco crítico dos J-3 que é o alinhamento na pista em decolagem, evitando tendências do aero para os lados, principalmentenquando se dá torque no motor.
Enfim.. toca o barco.. ops.. o avião que está lindo.
Parabéns
Fico muito feliz de ver que hoje ainda tem pesssoas construindo à moda clássica. Planta.. balsa.. entelagem com dope.. e por aí vai.
Está ficando demais!!!!
Uma outra dica que acredito já conhecer ,são os ângulos de incidência do eixo do motor, que devem ser levemente para baixo e para a direita.
Acredito que na planta você tenha essa referência.
Tudo isso ajudará muito em um ponto um pouco crítico dos J-3 que é o alinhamento na pista em decolagem, evitando tendências do aero para os lados, principalmentenquando se dá torque no motor.
Enfim.. toca o barco.. ops.. o avião que está lindo.
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Bons vôos e ótimos pousos!
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Re: Piper J3 Cub
LaercioLMB escreveu:Mas está ótimo assim.
Obrigado e vou prosseguir assim mesmo, não vale a pena mexer na estrutura, em um projeto futuro quem sabe já deixo o local apto a receber um painel e demais detalhamentos
Gerson B. escreveu:Que linda construção Bruno.
Fico muito feliz de ver que hoje ainda tem pessoas construindo à moda clássica. Planta.. balsa.. entelagem com dope.. e por aí vai.
Está ficando demais!!!!
Uma outra dica que acredito já conhecer ,são os ângulos de incidência do eixo do motor, que devem ser levemente para baixo e para a direita.
Acredito que na planta você tenha essa referência.
Tudo isso ajudará muito em um ponto um pouco crítico dos J-3 que é o alinhamento na pista em decolagem, evitando tendências do aero para os lados, principalmente quando se dá torque no motor.
Enfim.. toca o barco.. ops.. o avião que está lindo.
Parabéns
Obrigado Gerson, sempre tive essa admiração por construções em balsa, aqueles modelos lindos, construções "limpas" (que até hoje não consegui fazer kkk) como o pessoal da velha guarda fazia.
Sim estou ciente dos ângulos do motor, mas obrigado pela preocupação e pela dica, logo mais dou uma atualizada nas fotos, terminei de entelar as asas, faltando apenas a fuselagem agora.
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Re: Piper J3 Cub
Muito bacana. Recentemente terminei meu J-3 do kit Carl Goldberg que montei na versão militar.
Planta sobre uma porta de madeira e construção com muito pó de balsa.



E ele já finalizado com monokote verde oliva e os adesivos que fiz com vinil.

Planta sobre uma porta de madeira e construção com muito pó de balsa.



E ele já finalizado com monokote verde oliva e os adesivos que fiz com vinil.

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Bons vôos e ótimos pousos!
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Re: Piper J3 Cub
Nossa ficou lindo demais o modelo, tá de parabéns, montagem impecável... Eu acho muito bacana esses kits da Carl Goldberg, SIG e Balsa USA um dia ainda vou conseguir adquirir um pra montar. Eu queria pegar um kit pra poder trabalhar bem nos detalhes escalas e detalhar cockpit... participei por algum tempo do grupo no whatsapp do Escala Brasil que é basicamente o grupo do pessoal que compete nos eventos do COBRA, e me deixou muito tentado por esse ramo do aeromodelismo kkkk
Ahh o Laércio vai adorar essa ultima foto kkkkkk (Piper com diedro como deve ser)
Ahh o Laércio vai adorar essa ultima foto kkkkkk (Piper com diedro como deve ser)
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Re: Piper J3 Cub
Com certeza minha pintura favorita. Linda construção. Ansioso pra ver o final
Esse é meu 1.80m glow .60 (muito motor, um .40 ou .46 e mais que suficiente) mas eu só tinha o .60.
https://youtu.be/656eZBzobZQ
Esse é meu 1.80m glow .60 (muito motor, um .40 ou .46 e mais que suficiente) mas eu só tinha o .60.
https://youtu.be/656eZBzobZQ
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Re: Piper J3 Cub
Hoje dei mais uma adiantada no Piper, Entelei a fuselagem, fiz ela em 4 partes, assoalho, laterais e dorso. Instalei o painel, como não consegui pinta-lo ainda instalei ele já com os instrumentos tampados, assim depois de pintar só retirar as fitas.
Notei também que a janela estava errada mesmo depois de entelado deu pra corrigir com uma lixa.
Foram deixadas também linhas no interior da fuselagem para puxar os cabos de comando do leme na hora da linkagem
Notei também que a janela estava errada mesmo depois de entelado deu pra corrigir com uma lixa.
Foram deixadas também linhas no interior da fuselagem para puxar os cabos de comando do leme na hora da linkagem
Editado pela última vez por brunobragantine em 24 Mai 2020 20:20, em um total de 2 vezes.
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Re: Piper J3 Cub
Ainda falta colar algumas partes e aparar as rebarbas do tecido...
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Re: Piper J3 Cub
Fiz também a porta lateral, a ideia inicial tempos atrás era utilizar ímãs presos na porta e na fuselagem porem os ímãs acabaram ficando na minha outra casa, vim meio as pressas por causa dessa pandemia pra casa dos meus pais no sitio e não lembrei de traze-los. Enfim optei por fazer um mecanismo com maçaneta pra trancar a porta.
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Re: Piper J3 Cub
julissontiago escreveu:Com certeza minha pintura favorita. Linda construção. Ansioso pra ver o final
Esse é meu 1.80m glow .60 (muito motor, um .40 ou .46 e mais que suficiente) mas eu só tinha o .60.
https://youtu.be/656eZBzobZQ
Realmente o Piper na pintura militar fica muito bonito, nossa com o .60 deve voar quase na lenta, decolou com pouquíssimos metros tá de parabens pelo modelo.
Tambem estou ansioso pra ver o voo dele, mas ainda tem um bocado de coisas a se fazer kkkkk
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Re: Piper J3 Cub
brunobragantine escreveu:Fiz também a porta lateral, a ideia inicial tempos atrás era utilizar ímãs presos na porta e na fuselagem porem os ímãs acabaram ficando na minha outra casa, vim meio as pressas por causa dessa pandemia pra casa dos meus pais no sitio e não lembrei de traze-los. Enfim optei por fazer um mecanismo com maçaneta pra trancar a porta.
Parabéns Bruno
Lindo trabalho.
Gostei do sistema de travas da porta.
Um dica para o sistema que criou é colocar aqueles tubinhos plásticoa ( tipo haste de cotonete) para que o arame de fechamento corra dentro dele para evitar o cizalhamento da balsa com a vibração do motor glow. Tanto nas beiradas da porta como no ponto de fechamento da fuselagem.
Parabéns . Está ficando lindo
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