Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 24 Mai 2020 21:22

Gerson B. escreveu:
brunobragantine escreveu:Fiz também a porta lateral, a ideia inicial tempos atrás era utilizar ímãs presos na porta e na fuselagem porem os ímãs acabaram ficando na minha outra casa, vim meio as pressas por causa dessa pandemia pra casa dos meus pais no sitio e não lembrei de traze-los. Enfim optei por fazer um mecanismo com maçaneta pra trancar a porta.

Parabéns Bruno
Lindo trabalho.
Gostei do sistema de travas da porta.
Um dica para o sistema que criou é colocar aqueles tubinhos plásticoa ( tipo haste de cotonete) para que o arame de fechamento corra dentro dele para evitar o cizalhamento da balsa com a vibração do motor glow. Tanto nas beiradas da porta como no ponto de fechamento da fuselagem.
Parabéns . Está ficando lindo


Eu coloquei a mola por causa da vibraçao mas nem me passou pela cabeça que isso que tu pontuou poderia acontecer, anotado aqui e vou colocar sim. Muito Obrigado pela dica :wink:
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 30 Mai 2020 00:46

Me surgiram algumas duvidas no processo de acabamento, eu preciso passar dope no tecido nas áreas onde ele esta colado na madeira ou só nas áreas "vazadas" ?
meu dope também esta acabando é possível substituir ele por seladora ? vi em um tópico que eles são basicamente a mesma coisa sendo que a seladora tem algumas cargas e aditivos,

posso pintar com tinta PU sobre primer a base de nitrocelulose (que pelo que li é o primer universal) ? ou tem de usar o sistema todo PU?
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 31 Mai 2020 17:51

Seladora pelo pouco que sei, tem que ser diluída, mas não sei qual o solvente que a dilui. Sobre o PU, ele não se dá bem com primer universal, mas cuide que tinta pesa e se descuidar, terá peso só de tinta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 31 Mai 2020 18:05

LaercioLMB escreveu:Seladora pelo pouco que sei, tem que ser diluída, mas não sei qual o solvente que a dilui. Sobre o PU, ele não se dá bem com primer universal, mas cuide que tinta pesa e se descuidar, terá peso só de tinta.


Laercio a seladora usa thinner como diluente, um thinner especifico para nitrocelulose. Obrigado pela informação sobre o primer e a tinta PU, só tenho primer universal em casa mas vou providenciar o PU. vou tentar aplicar bem pouco primer e tinta sempre cuidando.
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor GuilhermeLeal » 31 Mai 2020 18:38

Se passa dope diluído 50% em todo o avião para selar bem, pelas pesquisas que fiz, se usar tinta automotiva Duco, que tá na base de 40 reais 900ml, não precisa de primer, pois já é a base de nitrocelulose.

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 31 Mai 2020 20:47

GuilhermeLeal escreveu:Se passa dope diluído 50% em todo o avião para selar bem, pelas pesquisas que fiz, se usar tinta automotiva Duco, que tá na base de 40 reais 900ml, não precisa de primer, pois já é a base de nitrocelulose.


Realmente Guilherme, pesquisando cheguei as mesmas conclusões, porem a pintura duco vai precisar de verniz pra proteger do combustível, já a PU dispensa o verniz, mas ai vai necessitar do primer, não tem muita escapatória ou é primer e PU ou Duco e verniz kkkk acredito que essa ultima opção fique mais leve pelo fato do verniz ser bem menos denso que o primer.

Pelo que andei pesquisando também em fóruns principalmente de restauração de carros antigos o pessoal tem preferido PU por ser de mais fácil aplicação, resistência a químicos e brilho mais duradouro que a duco
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor GuilhermeLeal » 31 Mai 2020 21:02

Poise, são opções a se analizar, no meu caso vou optar pela Duco, não vejo problema em usar o Verniz, aproveitando para passar o verniz após colocar os decalcs, aí já reforça tudo no seu lugar.

Tinta e verniz aplicado com pistola. E também pelo fato da secagem da Duco ser mais rápido

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 31 Mai 2020 21:11

GuilhermeLeal escreveu:...aproveitando para passar o verniz após colocar os decalcs, aí já reforça tudo no seu lugar...


pois é, eu to pensando nisso também, os decalcs precisam de verniz por cima se não vão soltar tudo com o óleo do combustível...
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 31 Mai 2020 21:45

Para o verniz ancorar bem nos decalques, passe bombril bem de leve sobre os decalques, a fim de criar pontos de ancoragem. Aprendi isso quando pintei a minha rural 4X4 e colei os adesivos 4X4 na carroceria dela e me sugeriram fazer isso. Fiz e deu muito certo, nunca desbotaram os adesivos e nunca descolaram.
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 06 Jun 2020 20:41

LaercioLMB escreveu:Para o verniz ancorar bem nos decalques, passe bombril bem de leve sobre os decalques, a fim de criar pontos de ancoragem. Aprendi isso quando pintei a minha rural 4X4 e colei os adesivos 4X4 na carroceria dela e me sugeriram fazer isso. Fiz e deu muito certo, nunca desbotaram os adesivos e nunca descolaram.


Dica anotada, muito obrigado!
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 06 Jun 2020 20:48

Dando sequencia, Pintei o painel até que o resultado ficou satisfatório, mas da pra melhorar o acabamento, por hora fica assim...
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Anexos
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 06 Jun 2020 20:55

Comecei também a fazer o molde do cowl, em MDF espuma expansiva e massa corrida, depois vou fibra-lo e decidir se vale a pena tirar uma molde negativo bem simples ou tentar laminar por cima desse que estou fazendo mesmo. falta o detalhe do radiador ainda no molde

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 06 Jun 2020 21:05

Antes de iniciar o processo de pintura montei todo o aero, fiz os estais da cauda fixei o profundor, terminei os estais das asas, trem de pouso linkagens, todos esses pequenos detalhes que por sinal tomam um tempo danado.

Nos estais da asa onde está aquele parafuso comprido pretendo usar um pino com uma trava tipo R
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Anexos
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 06 Jun 2020 21:08

Uma visão geral, os ailerons foram terminados também, só esqueci de colocar na foto.
Anexos
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 13 Jun 2020 14:43

Atualizando mas não com boas noticias... apliquei uma fina camada de primer nitrocelulose em todo modelo, comprei a tinta também a base de nitrocelulose (Duco) mas ao aplicar seguindo todas as recomendações do fabricante a tinta simplesmente não seca, na ficha técnica fala de secagem livre de pó em 10 min e manuseio 30min sendo a secagem final em 12h, já fazem dois dias e a tinta segue pegajosa, a demão foi finíssima aplicada com aerógrafo.

Não sei se me venderam uma tinta velha, foi preparada na hora na cor amarelo primavera da GM (Opala SS 1976), se eu que estou aplicando errado ( estou diluindo em 100% como pede a ficha técnica, já dilui até em 200% de thinner próprio e ficou igual) ou se me venderam uma tinta PU como sendo Duco (segundo meu pai que comprou a moça estava um pouco confusa na hora de operar a maquina) e como tá sem o catalisador não seca totalmente...
Notei que a tinta apresenta pequenos grãos no fundo do copo quando decanta após ser diluída e pelo pouco que conheço isso é sintoma de tinta velha

Enfim ainda não sei o que fazer, como remover, se vale a pena tentar remover a tinta ou retirar logo todo tecido e recomeçar o processo, nessa brincadeira o peso já vai aumentando também... confesso que me desanimou bastante esse ocorrido na ultima etapa...

obs: a diferença de tonalidade das peças é devido a diferença no numero de demãos entre elas.
Anexos
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor GuilhermeLeal » 13 Jun 2020 18:49

Boa noite Bruno.

Lamento o ocorrido. Hoje no meu PA18 dei a primeira mao de teste nas peças pequenas. Duco Branco.

Acontece que a primeira tinta que comprei, da marca skylack, veio com algo parecido como o seu, dentro da tinta tinha certos pedaços, ao diluir com thinner a tinta ficou como leite coalhado.

impossível de pintar, parecia uma base sem pigmento. Levei onde havia comprado e o rapaz falou que era problema no pigmento realmente.


Ele me deu outra da marca Braziliam, funcionou legal, tinta veio certinho e seca rápido mesmo. Acredito que no seu caso a tinta esta com problema realmente. Se com dois dias ainda nao secou, acredito que nao secara mais mesmo. Receio que vai precisar refazer o processo.

Mas nao desanima, aproveita e observa bem o modelo, veja se nao precisa corrigir algo e aproveite para fazer isso. Vamos ver o lado bom ! ;D

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 13 Jun 2020 20:43

GuilhermeLeal escreveu:Boa noite Bruno.

Lamento o ocorrido. Hoje no meu PA18 dei a primeira mao de teste nas peças pequenas. Duco Branco.

Acontece que a primeira tinta que comprei, da marca skylack, veio com algo parecido como o seu, dentro da tinta tinha certos pedaços, ao diluir com thinner a tinta ficou como leite coalhado.

impossível de pintar, parecia uma base sem pigmento. Levei onde havia comprado e o rapaz falou que era problema no pigmento realmente.


Ele me deu outra da marca Braziliam, funcionou legal, tinta veio certinho e seca rápido mesmo. Acredito que no seu caso a tinta esta com problema realmente. Se com dois dias ainda nao secou, acredito que não secara mais mesmo. Receio que vai precisar refazer o processo.

Mas nao desanima, aproveita e observa bem o modelo, veja se nao precisa corrigir algo e aproveite para fazer isso. Vamos ver o lado bom ! ;D



Então Guilherme a tinta "secava" até o atual ponto ( grudento) dentro do prazo informado na ficha técnica e estabilizou nisso e não seca mais, eu vou ter que voltar onde comprei e ver com eles, é um distribuidor referencia aqui na região, eles tem oficina própria de reforma de carros vou pedir que alguém faça o teste na tinta pra ver.

Fiz um teste em um pedaço e com um pano e thinner e muita meleca da pra remover a tinta do tecido, não sei como fica o dope que cola o tecido na madeira já que ele é solúvel em thinner também...

Precisando de opiniões kkkk, tu acha que compensa tentar remover a tinta e pintar novamente ou remover o tecido e começar do zero?

Vou fazer o que falou, aproveitar pra procurar possíveis defeitos pra corrigir e detalhes pra melhorar... obrigado!!!
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 13 Jun 2020 22:03

Remova o tecido e comece do zero.
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor GuilhermeLeal » 13 Jun 2020 23:02

Concordo com o Laercio. Remova e e comece do zero. Se for pra fazer, faz bem feito ;D

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor GuilhermeLeal » 13 Jun 2020 23:52

Ou uma ideia caso você queira testar antes de retirar o tecido, é passar o verniz em cima da tinta. Talvez a tinta não seque por completo, mas o verniz sim. Aí acabaria o problema.

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 14 Jun 2020 08:16

Dei uma conferida hoje e parece que ela secou em relação a ontem, não tá mais pegajosa mas segue "borrachenta" não da pra lixar, vou deixar mais alguns dias e ver como fica, mas já vou ir atrás dos insumos pra uma nova entelagem.

sobre a ideia do verniz não sei se seria uma boa pois eu estaria deixando minha base ruim, uma tinta borrachenta, quando uma boa pintura tem como base um primer bem seco, se eu já tivesse na ultima demão ai creio que compensaria, mas na fuselagem foi só uma demão bem fina. Mas valeu pela ideia

Obrigado Lercio e Guilherme pelas sugestões!!!
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 14 Jun 2020 10:32

Se a tinta não secar por completo, ao passar tinta nova por cima, ela não irá ancorar corretamente, pois haverá uma camada instável abaixo dela e poderá descascar, ainda mais com a pressão do ar passando sobre a pintura, onde qualquer fissura irá abrir pontos para descascar. Já passei por isso, de tentar repintar sobre pintura que não ficou boa. Só perdi o meu tempo, pois logo a pintura superior presentou problemas e eu tive que remover toda a pintura para começar do zero.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 14 Jun 2020 12:18

LaercioLMB escreveu:Se a tinta não secar por completo, ao passar tinta nova por cima, ela não irá ancorar corretamente, pois haverá uma camada instável abaixo dela e poderá descascar, ainda mais com a pressão do ar passando sobre a pintura, onde qualquer fissura irá abrir pontos para descascar. Já passei por isso, de tentar repintar sobre pintura que não ficou boa. Só perdi o meu tempo, pois logo a pintura superior presentou problemas e eu tive que remover toda a pintura para começar do zero.


Exatamente, pintura pelo pouco que conheço é um processo que tem vir ficando bem feito desde a base...

Enfim já removi, recomeçar o processo quando possível...

Bem pra não dizer que houve apenas regresso nessa semana que passou, antes de fazer o molde do cowl em fibra eu queria ter certeza que ele encaixaria corretamente pra isso fiz uma peça usando papel e cola branca, e encaixou certinho, agora é fazer em fibra
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor GuilhermeLeal » 17 Jun 2020 19:10

Bruno, como você fez para tirar a entelagem? Apenas puxou ou amoleceu a entelagem primeiro com dope?

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 17 Jun 2020 21:35

GuilhermeLeal escreveu:Bruno, como você fez para tirar a entelagem? Apenas puxou ou amoleceu a entelagem primeiro com dope?


Em partes onde a estrutura é mais resistente só puxei, onde é mais frágil usei thinner nitrocelulose pra amolecer o dope.

Aproveitando eu queria mais detalhes de como tu entelou os profundores, principalmente os bordos de fuga, foi onde minha entelagem ficou mais feia por assim dizer, e a tua parece ter um acabamento muito bom
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