Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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GuilhermeLeal
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor GuilhermeLeal » 17 Jun 2020 22:02

Bruno, caso queira me manda teu telefone que te mostro em detalhes por vídeo ou algo do tipo. Vou refazer algumas partes do meu avião que não gostei, aí aproveito e já te mostro. Depois posso descrever aqui também para outros amigos.

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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 17 Jun 2020 23:52

GuilhermeLeal escreveu:Bruno, caso queira me manda teu telefone que te mostro em detalhes por vídeo ou algo do tipo. Vou refazer algumas partes do meu avião que não gostei, aí aproveito e já te mostro. Depois posso descrever aqui também para outros amigos.


Mandei por MP, Obrigado!!!
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brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 02 Jul 2020 22:55

A algum tempo sem postar mas estava trabalhando aos poucos na entelagem novamente, graças as valiosas dicas do Guilherme consegui melhorar muito o acabamento das peças, e aguardando resolver o problema da tinta pra pintar novamente. A noticia ruim é que como era de se esperar o peso aumentou novamente, e eu ja estava com uma margem apertada, a fuselagem por exemplo tava com 846g com o primer aplicado, agora só com o dope fechando a tela esta com 873g um aumento razoável. sinceramente já não espero um aero tão bom de voo quanto antes, mas veremos posteriormente.
Anexos
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 03 Jul 2020 23:33

Cara, para um Piper de 1,80m você está achando 873g pesado? Tá de brincadeira.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 04 Jul 2020 06:24

LaercioLMB escreveu:Cara, para um Piper de 1,80m você está achando 873g pesado? Tá de brincadeira.


873g é o peso somente da fuselagem, todos os componentes juntos estão pesando 2,95kg
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GuilhermeLeal
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor GuilhermeLeal » 04 Jul 2020 18:26

Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado tambem em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 04 Jul 2020 19:32

GuilhermeLeal escreveu:Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado tambem em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.



Perfeito. É isso mesmo.
Muitos aqui ainda tem o mito de se for elétrico, tem que ser leve.
Esse mito surgiu nos primeiro aeromodelos elétricos com motores escovados e baterias NiCd que só as baterias já pesavam bastante e os motores não rendiam muito, o que obrigava o aeromodelo ser o mais leve possível, para que a velocidade de estol fosse muito baixa e ele pudesse voar com pouca velocidade. Esse mito veio passando da mesma forma que colocar água fria no motor quente com o motor funcionando não tem problema, nos mais antigos não tinha, nos carro de agora empena cabeçote.
Aos poucos vieram os motores trifásicos com muito mais potência e com muito mais força, vieram as baterias mais leves e componentes também mais leves, já que os receptores naquela época eram bem grandes e agora são tão pequenos quanto uma moeda de R$1,00.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 05 Jul 2020 12:37

GuilhermeLeal escreveu:Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado também em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.


Então Guilherme também dei uma olhada e percebi isso nos kits famosos, de inicio eu tinha como objetivo um peso de 3,1kg pronto para voar, mas como falta a tinta e mais os peso do tanque cheio ( coisa de umas 270g a 300g) creio que ficará próximo aos 3,5kg pronto pra voo

LaercioLMB escreveu: Perfeito. É isso mesmo.
Muitos aqui ainda tem o mito de se for elétrico, tem que ser leve.
Esse mito surgiu nos primeiro aeromodelos elétricos com motores escovados e baterias NiCd que só as baterias já pesavam bastante e os motores não rendiam muito, o que obrigava o aeromodelo ser o mais leve possível, para que a velocidade de estol fosse muito baixa e ele pudesse voar com pouca velocidade. Esse mito veio passando da mesma forma que colocar água fria no motor quente com o motor funcionando não tem problema, nos mais antigos não tinha, nos carro de agora empena cabeçote.
Aos poucos vieram os motores trifásicos com muito mais potência e com muito mais força, vieram as baterias mais leves e componentes também mais leves, já que os receptores naquela época eram bem grandes e agora são tão pequenos quanto uma moeda de R$1,00.


Realmente, quando entrei no e-voo em 2013 me lembro bem dessa corrida por modelos super leves, mas como pontuou é uma visão errônea, afinal quanto mais leve menor sua inércia e qualquer ventinho desestabilizará o voo, lembro quando voei combustão pela primeira vez, um voo estável, firme, totalmente diferente dos elétricos que pilotava, obviamente que era só adicionar lastro nos elétricos ou aumentar baterias. enfim...
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor LaercioLMB » 06 Jul 2020 20:27

Perfeito. É isso mesmo, podemos sempre compensar o lastro com a bateria o que aumenta a autonomia de voo. Só que em aeromodelos de grande porte como o seu, leve demais o deixará frágil.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor fmarcelo » 17 Jul 2020 23:02

Uma bela construção. Parabéns!

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 19 Jul 2020 19:41

fmarcelo escreveu:Uma bela construção. Parabéns!


Obrigado fmarcelo :D
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 19 Jul 2020 19:52

Mais algum progresso na construção, da até vergonha postar essa parte quando olho o trabalho do Charles no Ximango :roll: :lol:

Bem como vou tirar apenas uma peça para o cowl fiz as formas de forma muito simples com apenas uma camada de fibra, assim elas ficaram flexíveis e facilitaram muito a desmoldagem

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 19 Jul 2020 20:09

Para a fixação do cowl optei por fazer como no avião real utilizando travas do tipo R, foram colados tubinhos de caneta para funcionarem como pino onde vão as travas, para evitar a degradação da fibra do cowl com a vibração coloquei uma anel feito com mangueira de combustível no furo de fixação do cowl, funcionando como um amortecedor, o conjunto ficou bem firme mas permite uma leve movimentação como o desejado, as travas foram feitas com alicate de bico redondo, arame para bijuteria

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 19 Jul 2020 20:12

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Anexos
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor leonardo de barros » 21 Jul 2020 21:55

Gostei bastante da solução para a fixação do cowl, vou usar no Piper que estou construindo.
Voltando ao Hobby!!!

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor esiocosta » 25 Jul 2020 13:59

Pessoal, tenho uma dúvida
Avião de cauda curta voa bem ? Ou fica instável

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 25 Jul 2020 16:33

esiocosta escreveu:Pessoal, tenho uma dúvida
Avião de cauda curta voa bem ? Ou fica instável


Não dá pra generalizar essa resposta, tudo é questão do projeto, a cauda tem como função gerar momento no eixo transversal através do profundor (arfagem) e gerar momento no eixo vertical através do leme (guinada). Uma cauda "curta" irá gerar um momento menor que uma cauda mais longa, porém a reação será mais rápida, a cauda longa segue a lógica inversa, um maior momento porem com resposta mais lenta, isso para uma mesma área de superfície do profundor. Então vai depender mais do tamanho da superfície do profundor/leme do que do tamanho da cauda em si.
Imaginando um caso absurdo onde a cauda seja tão curta que o profundor esteja junto ao centro de pressão da asa, independente do tamanho do profundor ele não ira gerar momento algum, ou seja o avião não ira subir nem descer.

Assim você pode deixar um avião com cauda "curta" estável de algumas formas:
-Projeto correto do tamanho das superfícies.
-aprender a pilotar o modelo mesmo com essas características de instabilidade.
-Se o rádio tiver, usar recursos como comandos exponenciais.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor esiocosta » 26 Jul 2020 10:56

Obrigado pelas dicas, queria por a foto do projeto aqui mas não achei o botão ou local para postar .
O profundor não está colado na asa mas está parecido com o tucano da esquadria .
O profundor e leme do que eu li , quanto mais curta a calda é maior eles são.

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 11 Ago 2020 20:12

Enfim terminada a pintura, dessa vez optei por tinta PU saiu bem mais caro porem passei duas vezes na loja da antiga tinta para tentar resolver o problema e se encontrava fechada, acabei que comprei em outra loja... Ficou bastante pesado atualmente esta com 3,2kg e ainda falta colocar as janelas e para-brisa, o que esta na foto é somente um molde, e vai ser necessário mais umas 150 a 200g de lastro no nariz, então em ordem de voo vai ficar na casa dos 3,6kg, na hora do voo vamos ver com vai se comportar...
Anexos
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IMG_20200811_191642_820.jpg (32.86 KiB) Exibido 52 vezes
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Editado pela última vez por brunobragantine em 11 Ago 2020 20:15, em um total de 1 vez.
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 11 Ago 2020 20:13

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Anexos
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IMG_20200811_191605_826.jpg (36.88 KiB) Exibido 51 vezes
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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor Caiego » 12 Ago 2020 09:41

Parabéns, ficou lindo!
Acho que o peso está ótimo, ele voa com pouco motor.
Neste site você encontra o leãozinho: https://www.brandsoftheworld.com/logo/piper-cub-antique, está em vetor (Adobe Illustrator).
"Contrate o caráter. Treine as habilidades."
Peter Schutz.

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Re: Piper J3 Cub

Mensagempor brunobragantine » 12 Ago 2020 10:17

Caiego escreveu:Parabéns, ficou lindo!
Acho que o peso está ótimo, ele voa com pouco motor.
Neste site você encontra o leãozinho: https://www.brandsoftheworld.com/logo/piper-cub-antique, está em vetor (Adobe Illustrator).


Obrigado!!! Assim que voar eu posto aqui os resultados...

Eu procurei bastante esse ursinho/leãozinho em vetor e não tinha achado, tinha encontrado uma imagem em boa qualidade e vetorizado no CorelDRAW, mas esse aí vai facilitar. Vou mandar fazer na gráfica esse adesivo e aquela etiqueta com logo da Piper que vai próximo ao cowl
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