Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Mensagempor Patrickabelo » 02 Nov 2019 22:40

Finalmente a entelagem!!!
optei por uma cor menos usual,será verde branco e preto,seguindo uma imagem que vi na internet.
depois fui olhar o prefixo ,e descobrir uma historia bem louca por trás do Cessna 182 PT-JPX :lol: :lol:
Passou de avião carregador de cocaína a avião de uso contra as drogas e auxilio a vida.
Anexos
20191021_195811.jpg
20191021_195811.jpg (28.74 KiB) Exibido 270 vezes
kkkkk.jpg
kkkkk.jpg (37.94 KiB) Exibido 270 vezes
20191021_225739.jpg
20191021_225739.jpg (31.11 KiB) Exibido 270 vezes
20191022_000124.jpg
20191022_000124.jpg (29.29 KiB) Exibido 270 vezes
20191022_000300.jpg
20191022_000300.jpg (28.8 KiB) Exibido 270 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 02 Nov 2019 22:45

Não mostrarei o processo de entelagem,não foi nada especial,ferro de passar e um pano,e paciência,fiz todas as dobras dos estabilizadores,ou seja,quase não tem algo sem entelar.
os detalhes dos adesivos foram no olho mesmo.
não gostei muito do cowl,ficou estranho,vou ver se animo a fazer outro pois deu trabalho demais pra entelar ele.
o prefixo também irei mudar pois ficou torto e grande demais .
Anexos
20191027_165954.jpg
20191027_165954.jpg (33.29 KiB) Exibido 270 vezes
20191027_170041.jpg
20191027_170041.jpg (28.16 KiB) Exibido 270 vezes
20191027_165903.jpg
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Mensagempor Patrickabelo » 02 Nov 2019 22:53

Aqui em BH tem uma loja excelente pra se comprar varias coisas,a Isoporlandia,isopor,depron,fitas,varetas de fibra...
como o tempo pra ir lá não sobra, e frete deles é mais de 100 reais pra uma chapa de p3,olha que moro 10 minutos de lá se for de ônibus,resolvi usar o de lage,ao contrario do que muitos acham,ele não é p0,na classificação deles ele é T2,é quase um p3,só que menos denso,mais leve,e mais frágil.
irei reforçar com 4 varetas de fibra e vou chapear com depron 2mm.
Sei que quanto a rigidez pelo chapeamento ,o resultado não vai ser tão assim,mas vou chapear mesmo assim,pois a estética da asa vai melhorar,a resistencia ,e ficara muito melhor p entelar.
Anexos
20191031_190645.jpg
20191031_190645.jpg (33.56 KiB) Exibido 270 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 02 Nov 2019 23:03

asa cortada e colada.
usei o gabarito da planta p corta a asa .
na planta a medida da asa é somente ate a lateral do aero,pois existe um esquema que se faz na asa nervurada,onde vai encaixado na peça H1.
no caso aqui,como a asa é inteira,tive que medir esse espaço também e contar como asa na hora de fazer o corte.
Então cortei uma asa normal de 58cm,com perfil clark Y da planta mesmo,essa é a parte reta da asa,logo raiz e ponta da asa tem o mesmo tamanho.
Como a asa é trapezoidal,tive que fazer o perfil da ponta da asa também ,então usei um perfil da asa reta e um da ponta de asa pra fazer a parte trapezoidal.
quem faz Tucano sabe bem como é.
depois dei uma lixada de leve.
Anexos
20191031_220604.jpg
20191031_220604.jpg (27.3 KiB) Exibido 270 vezes
20191031_220544.jpg
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Mensagempor Patrickabelo » 02 Nov 2019 23:06

Colagem das varetas de fibra,2 em cima e 2 embaixo.
esse esquema é pra fazer um pequeno diedro,ao secar a asa já ficara curva,não sendo necessário cortar a asa ao meio e diminuir sua resistência
Anexos
20191031_223302.jpg
20191031_223302.jpg (25.98 KiB) Exibido 270 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 11 Nov 2019 22:57

continuando...
Instalação da madeira pra fazer o suporte de parafusar da asa na parte de trás,colado com cola epóxi e por cima já aproveitando a cola de isopor do chapeamento.
Anexos
20191103_115444.jpg
20191103_115444.jpg (32.89 KiB) Exibido 63 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 11 Nov 2019 23:00

Suporte para os Wing Struts,colei uma vareta por baixo p ajudar a dissipar o esforço que pode ocorrer,apesar de a asa ter outros pontos de fixação.
Anexos
20191103_115453.jpg
20191103_115453.jpg (32.37 KiB) Exibido 63 vezes
20191103_115447.jpg
20191103_115447.jpg (32.85 KiB) Exibido 63 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 11 Nov 2019 23:03

primeira etapa do chapeamento,fiz em 2 parte porque acabou o depron 2mm e tbm pelo diedro,que não permite um chapeamento bom em uma única folha de depron.
aguardei a cola da uma secada antes de fechar,como cola de contato,ja que depois de fechar demora vários dias p secar se não tiver secado um pouco antes.
Anexos
20191104_071716.jpg
20191104_071716.jpg (32.34 KiB) Exibido 63 vezes
20191104_071729.jpg
20191104_071729.jpg (33.22 KiB) Exibido 63 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 11 Nov 2019 23:06

depois de seco,cortei o local dos flaps,pensei em usar os próprios pedaços cortados,mas não ia ficar bom,então resolvi fazer com depron,alongando um pouco mais o tamanho,aumentando um pouco a corda da asa.
Anexos
20191105_185511.jpg
20191105_185511.jpg (33.22 KiB) Exibido 63 vezes
20191105_185521.jpg
20191105_185521.jpg (33.05 KiB) Exibido 63 vezes
20191104_184433.jpg
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Mensagempor Patrickabelo » 11 Nov 2019 23:09

Fixação da asa na parte frontal,usarei 2 parafusos travados com porcas dos 2 lados,depois serrarei as cabeças dos parafusos p colar na asa com cola Epóxi.
Anexos
20191105_211330.jpg
20191105_211330.jpg (32.96 KiB) Exibido 63 vezes
20191105_201244.jpg
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Mensagempor Patrickabelo » 11 Nov 2019 23:12

Continuando nos flaps,colagem das dobradiças,feitas com um material tipo os filmes de Raio-X,não quebram e nem rasga fácil.
Anexos
20191105_211435.jpg
20191105_211435.jpg (33.2 KiB) Exibido 63 vezes
20191105_211412.jpg
20191105_211412.jpg (30.41 KiB) Exibido 63 vezes
20191105_211343.jpg
20191105_211343.jpg (31.32 KiB) Exibido 63 vezes
20191105_211354.jpg
20191105_211354.jpg (30.78 KiB) Exibido 63 vezes
20191105_211336.jpg
20191105_211336.jpg (33.68 KiB) Exibido 63 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 11 Nov 2019 23:15

Wing Struts entelados.
Analisando como ficará.
Anexos
20191108_190446.jpg
20191108_190446.jpg (32.34 KiB) Exibido 63 vezes
20191108_190558.jpg
20191108_190558.jpg (30.3 KiB) Exibido 63 vezes
20191108_190426.jpg
20191108_190426.jpg (32.23 KiB) Exibido 63 vezes
20191108_190411.jpg
20191108_190411.jpg (29.06 KiB) Exibido 63 vezes
20191108_190420.jpg
20191108_190420.jpg (30.48 KiB) Exibido 63 vezes
20191108_190401.jpg
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Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Mensagempor Patrickabelo » 11 Nov 2019 23:18

Entelagem dos flaps.
Eles foram fechados,esqueci de fotografar,mas fiz uma caixa,deixando aberto apenas no local onde iria os horns,e depois foi tampado com vinil.
Anexos
20191111_214120.jpg
20191111_214120.jpg (31.85 KiB) Exibido 63 vezes
20191111_214011.jpg
20191111_214011.jpg (30.18 KiB) Exibido 63 vezes
20191111_214104.jpg
20191111_214104.jpg (31.85 KiB) Exibido 63 vezes
20191111_213952.jpg
20191111_213952.jpg (30.65 KiB) Exibido 63 vezes
20191111_214003.jpg
20191111_214003.jpg (33.56 KiB) Exibido 63 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 11 Nov 2019 23:46

Agora estou no aguardo do depron 2mm pra acabar a asa,lixar e entelar ela.
Após isso irei fazer o mesmo procedimento dos flaps para os ailerons,cola-los e instalar servos e fazer a lincagem.
nesse intervalo junto um troco pra comprar baterias e o modulo Fr sky DJT com telemetria.
Não que eu esteja fazendo um aero escala,pois não tenho essa habilidade,mas medindo o aero e comparando com Cessna real, obtive as informações:
Cessna 182 Skylane
Envergadura: 11 Metros
Comprimento : 8,84 Metros
Altura: 2,8 Metros
Peso Vazio: 894kg
Peso Máximo Decolagem: 1406 kg
Potencia do motor: 172 KW

Cessna Aeromodelo
Envergadura: 1,10 Metros
Comprimento : 82 Centímetros
Altura: 27 Centímetros (acredito que essa medida seja feita pela ponta do leme ao chão,pois da asa ao chão tem apenas 20cm,já na cauda,27cm)
Peso pronto pra voar: 900g (se usar o calculo de peso real pra escala,que o Marcelo Vieira me explicou,então seria 894/10³,eu teria 894g.o ''10'' é a escala)
Potencia do motor: ??? será bem provavelmente o 2822,e a potencia dele varia muito,mas tá em torno de 166 a 200W.
Espero que voe como um Cessna mesmo.
queria ter uma ideia da velocidade,o Cessna real tem 278km de velocidade máxima,acredito que não seja simplesmente dividir por 10.
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