Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

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Mensagempor Patrickabelo » 05 Dez 2019 21:45

Agora a parte mais teórica.
o aero ficou muito pesado,me surpreendi e muito com isso.
870g com tudo instalado menos a bateria,que pesa entre 165 a 170g, o que leva ao peso de decolagem pra 1040g.
Anexos
20191205_211356.jpg
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Mensagempor Patrickabelo » 05 Dez 2019 22:10

Sabendo o peso,fui atrás da área alar e da carga alar.
110cm de envergadura,18cm de corda contando os flaps,já que são embutidos na asa,e 14cm nas pontas.
Usando uma calculadora de carga Alar,cheguei nas informações:
Corda Média: 160mm
Superfície total: 16dm2
Carga alar: 65g/dm2 ou seja,a cada quadrado de 10cm de lado na asa,que seria 16 desses,ira sustentar,teoricamente,65g pelo q entendi.
Pra quem quiser fazer sem a calculadora é assim:
Área da asa: envergadura em cm X corda da asa em cm(no caso da minha asa é corda media,já que a raiz tem uma medida e a ponta tem uma menor) = área total em cm.
Área / 100(decímetro) = Área em dm2
Peso do aero / Área em dm2 = Carga alar em g/dm2
Nessa conta,na calculadora,não levei em conta os 10cm em que a asa vai fixa em cima do aero,ou seja,100 cm de envergadura útil,que realmente vai gerar sustentação.
Anexos
20191205_211716.jpg
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Mensagempor Patrickabelo » 05 Dez 2019 22:32

Sabendo isso,coloquei os dados no Rc calc pra analisar os parâmetros de voo com esse tipo asa e peso.
Sei que isso é meio que comer por cima,pois são muitas as variáveis como aerodinâmica do modelo,densidade do ar,temperatura....
mas é uma base que ajuda muito,eu pelo menos estou levando ela como base.
No Rc Calc obtive os dados:
Velocidade de Stall = 33,6 KM/h
Velocidade de planeio = 34,8 KM/h
Velocidade segura = 44,4 KM/h
não entendi a opção ''velocidade de calculo'' no programa,como alterar essa opção ,não muda as demais ,deixei em ''1''
Considerando ''velocidade segura'' como o mínimo aceitável de velocidade,resta procurar um motor+hélice que me dê uma velocidade acima disso.
Decidi não usar o 2822,pois é um motor velho de guerra,já não esta na sua melhor eficiência,gera ruídos e vibrações,e isso aumenta o consumo.
Anexos
20191202_212834.jpg
Rc Calc
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Mensagempor Patrickabelo » 05 Dez 2019 23:08

Procurando informações sobre motores,encontrei Esse Emax XA2212 disponível em 3 versões de KV,como preciso de velocidade,optei pelo de 1400KV.
Pesquisei sobre esse motor,vi algumas pessoas falando muito bem dele,da eficiência e consumo.
A Emax caprichou nesse motor.
Resolvi compra-lo.
Eu fiquei muito impressionado com a qualidade do motor,que é lindo.
O enrolamento dele é muito bem feito e parece ser um motor bem resistente e é esteticamente muito bem trabalhado.
Ele tem uma tabela que ajuda muito,apesar de não se poder confiar tanto assim.
Sabendo que eu vou usar uma hélice 8'' pra seguir a escala e porque não cabe uma maior,já que ira raspar o chão,esse motor,pelo que diz a tabela pode ser o que eu espero dele.
Não levei em conta empuxo,pois não irei precisar de mais de 1kg de empuxo,preciso que o motor gire uma hélice 8'' rápido e me dê uma velocidade de pelo menos 60KM/h,levando em consideração que 44,4 KM/h seria a velocidade mínima,que,mesmo voando,será apenas uma velocidade de aproximação ,não velocidade de voo de cruzeiro.
A tabela aparentemente me da o RPM real com Aquela hélice testada,pois 1400kv x 12v = 16.800 RPM(sem a hélice) e na tabela me da 12020 RPM a 12v com 8x4 APC.
Anexos
tabela.jpg
tabela.jpg (31.8 KiB) Exibido 7100 vezes
XA2212 1400KV.jpg
XA2212 1400KV.jpg (19.81 KiB) Exibido 7100 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 05 Dez 2019 23:14

A tabela mostra dados com hélice APC e irei usar aquelas laranjas tipo GWS,como to aguardando uma lipo 2200 mah 3s chegar,fiz um teste com uma 1500mah 2s que tenho aqui e obtive esses resultados:
Anexos
20191202_205542.jpg
20191202_205542.jpg (31.18 KiB) Exibido 7100 vezes
20191202_205505.jpg
20191202_205505.jpg (29.39 KiB) Exibido 7100 vezes
20191202_205500.jpg
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20191202_205459.jpg
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Mensagempor Patrickabelo » 05 Dez 2019 23:27

Agora vou catando os detalhes ate a bateria chegar,ai farei os testes e vou num local ver se vai voar.
adquirir 1 bateria somente,só pra complementar os testes,tudo estando ok,vou estar fazendo aquisição de mais 2 .
Anexos
20191205_232021.jpg
20191205_232021.jpg (32.66 KiB) Exibido 7100 vezes
20191205_231951.jpg
20191205_231951.jpg (34.15 KiB) Exibido 7100 vezes
20191205_231935.jpg
20191205_231935.jpg (32.58 KiB) Exibido 7100 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 05 Dez 2019 23:30

Amanha vou colocar o vídeo de teste dos comandos.
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Mensagempor Patrickabelo » 06 Dez 2019 21:49

Os testes de comandos e configuração dos flaps.


https://youtu.be/WevOcTi0uAo
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Mensagempor dtox » 10 Dez 2019 12:11

Olá. Você sabia que não precisa de um motor com torque com o mesmo peso do seu avião né? A menos que seja um voo 3d e você queira fazer torque roll rsrsrs
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Mensagempor dtox » 10 Dez 2019 12:16

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Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Mensagempor Patrickabelo » 10 Dez 2019 14:53

dtox escreveu:Olá. Você sabia que não precisa de um motor com torque com o mesmo peso do seu avião né? A menos que seja um voo 3d e você queira fazer torque roll rsrsrs

Sim sim, na escolha do motor, eu não olhei empuxo, e sim a velocidade, esse conjunto pode me dar, segundo a tabela 930g de empuxo com a 8x4 APC, e consumo de 16.4A.
Nos meus testes, com 2S, e mesma hélice 8x4 estilo GWS, me deu consumo de 7A,com 400g de empuxo e velocidade acima de 50km/h.
Apesar do motor ter empuxo aproximado ao peso do aero, esses testes são em motor full,o que significa que vou ter margem de sobra pra situações de emergência, e consumo, provavelmente, na casa de 10A ou menos em um voo de cruzeiro na casa dos 60 km/h, sabendo que a velocidade segura é 44,4 km/h, vou estar com uma margem boa pra voo.
Estou aguardando a bateria 3S 2.2 para testes, e ver de fato, com quanto de acelerador posso ter um voo bom e mais duradouro.
Claro que esses cálculos não levam em conta a situação do voo, vento, humildade, pressão, aerodinâmica...e talvez em voo, a situação seja mais favorável, pois na bancada não se tem a melhor performance por estar parado,mas aredito eu que estes cálculos e testes possam me dar uma noção mais clara ao invés de colocar um motor qualquer com hélice qualquer e ver se voa ou não.
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Mensagempor dtox » 10 Dez 2019 15:05

Exatamente Patrick! Estou gostando de ver sua construção e quero ver o voo. Assim que fizer com bateria 3S, poste aqui pra eu ver por favor.
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Mensagempor Patrickabelo » 13 Dez 2019 22:24

https://youtu.be/ijlP8e5khfE
Teste com a Bateria 2.2mah
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Mensagempor Patrickabelo » 13 Dez 2019 22:47

Levando em conta os testes e cálculos obtidos ate aqui,teoricamente poderei ter um voo a cerca de 40% de motor,voando escala,curvas usando leme ,sem manobras,e sem passadas a baixas altitudes,já que se tem que ganhar altitude novamente consequentemente mais motor será preciso.
Tem basicamente 2 coisas me dando medo nesse projeto.
O primeiro é o trem de pouso.
Foi feito com raiação de bicicleta,e é dos mais finos,aguenta o peso do aero,e acredito que aguentará o taxiamento na pista,o problema vai ser o pouso; acredito que ele vai sofrer em caso de um pouso mais brusco, pois aero pesado + velocidade mais alta pode dar uma pancada.
Vou procurar lugares pra voar,onde posso ter uma rampa de decida bem aberta,sem arvores nem nada,pois venho reduzindo de longe pra chegar baixo na cabeceira,quase tocando o chão,mas ainda em voo,não em planeio,e ai tiro potencia.
Parece básico,e é o procedimento de aviões reais,mas na pratica,manter um voo baixo não é muito fácil.
Segundo ponto é o rádio.
Uns meses atrás,fui voar um ugly stick,assim que tinha acabado de comprar esse rádio 9x,e como foi achado no lixo,logo pensei que jogaram fora por que estava estragado.
Fiz toda a gambiarra pra colocar FR Sky e telemetria,mas ainda não to podendo comprar o modulo.
Pois bem,fui fazer um teste,mas não no modo ''Test Range",deixei o aero ligado perto da minha namorada e fui do outro lado do lugar,uns 250m,com o rádio ,e ela disse que não estava ''mexendo'' nada no aero.
Depois fiz um voo com o aero,mais próximo,mas não mandei ele na mesma distancia que eu tinha ido antes.
Fiquei com medo disso,então amanha vou leva-lo pro meu serviço,o rádio,e testar pelo teste de alcance que o modulo tem,pois lá no trampo tem um espaço que da mais de 30m e aqui em casa é um cubículo.
Passando no teste,domingo vou ver se consigo voar,farei outro teste por lá,já que é bem aberto.
Tudo dando certo,Posto o vídeo aqui.
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Mensagempor dtox » 17 Dez 2019 20:58

E aí, testou?
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Mensagempor Patrickabelo » 19 Dez 2019 22:27

Então vamos lá.
Fiz o teste de alcance (Range Test) no rádio,e aparentemente estava normal,com o botão apertado no modulo,o receptor recebeu a mais de 40m.
Fui eu,todo empolgado voar no domingo,sozinho.
Cheguei lá,fui fazer o teste novamente,já que lá é bem aberto mesmo,pousa ate um avião de verdade lá se precisar :lol: :lol: .
Ao ir me afastando,com o aero no chão,notei que ele não respondia os comandos com o rádio na altura da minha cintura,a mais ou menos 60m de distancia,ao levantar o rádio,ele funcionava,um pouco mais de 100,150m,ele não respondia.
Fiquei com medo,mas pensei "quando o aero estiver no alto,o sinal vai ser melhor,mas não vou manda-lo muito longe'',e como já estava lá,muito ansioso,resolvi voar.
Mas tava um vento nesse dia,mas uma ventania mesmo,fui imprudente e fui assim mesmo.
Decolei contra o vento,com meio motor,mas pensa um aero que subiu estável,alinhado,como um avião real,eu fiquei louco de ver aquilo,não precisou trimar nada.
Ao decolar contra o vento,ganhei um pouco de altitude ,e curvei pra esquerda,o bichinho disparou a favor do vento,então tirei um pouco de motor.
Quando fui sair do ''a favor do vento'' pra voltar contra o vento novamente,notei um pequeno estol de ponta de asa.
Voltei,fiz a curva pra esquerda novamente (nessas 2 curvas pra esquerda não estolou) e desci novamente a favor do vento.
Na curva do primeiro estol,fui mais baixo um pouco porque iria vir mais baixo,pra já ir familiarizando com velocidade de pouso,e,infelizmente,ao fazer a curva,o aero perdeu velocidade rapidamente,e estolou de ponta de asa novamente,acelerei,mas foi tarde :( :( :( .
Resultado foi uma queda feia,levando hélice,parede de fogo,vidros laterais,servo do leme,mesa de bateria e para-brisas do aero.
Segue o vídeo que deu pra fazer sozinho e as fotos da tragédia.
Anexos
20191215_154346.jpg
20191215_154346.jpg (33.02 KiB) Exibido 6674 vezes
20191215_154336.jpg
20191215_154336.jpg (32.21 KiB) Exibido 6674 vezes
20191215_154333.jpg
20191215_154333.jpg (35.05 KiB) Exibido 6674 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 19 Dez 2019 22:36

https://www.youtube.com/watch?v=hSpem17X2rU
Notem as palmeiras e as nuvens no lado direito do vídeo.
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Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Mensagempor Patrickabelo » 19 Dez 2019 22:48

A destruição não foi tão grande,mas optei por destruir a fuselagem,já que onde quebrou,foi numa parte estrutural importante,e encheria de cola,mais o trabalho,remendos, e o suporte da asa arrancou,então,não me importo de refazer a fuselagem.
Retirei todas as peças de madeira,leme e profundor,e resolvi refazer apenas a fuselagem,agora levando em conta o aprendizado.
como estou sem depron 4mm,já recortei as laterais em depron 2mm,e colei 2 pares,já com o plástico das janelas entre elas,amanha postarei a foto.
poderia encerrar o tópico aqui,mas agora utilizarei outra técnica ao invés de chapear,usarei isopor e lixarei,eu ate já havia pensado antes,vou ver se faço dessa forma e posto aqui.
Também ao ficar pronto novamente,não voarei com esse modulo,vou esperar o Fr sky,pra me dar segurança de poder voar mais alto e evitar queda boba dessas.
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Mensagempor dtox » 20 Dez 2019 19:39

Patick, tenta usar na sua proxima construção um reforço nessa parte que quebrou feita em madeira compensado 3mm. Ajuda pra caramba!
Quanto ao teste, vamos lá.. dá uma verificada na fiação interna, ver se nada está rompido e nenhum componente queimado, o pessoal aqui entende muito de eletronica.
Outra coisa, o cessna é um avião de voo escala, seria legal vc fazer curvas mais abertas para evitar esse stol aí hehe.
Se precisar, me chama no whatsapp: 19991069666
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Mensagempor Patrickabelo » 20 Dez 2019 20:43

dtox escreveu:Patick, tenta usar na sua proxima construção um reforço nessa parte que quebrou feita em madeira compensado 3mm. Ajuda pra caramba!
Quanto ao teste, vamos lá.. dá uma verificada na fiação interna, ver se nada está rompido e nenhum componente queimado, o pessoal aqui entende muito de eletronica.
Outra coisa, o cessna é um avião de voo escala, seria legal vc fazer curvas mais abertas para evitar esse stol aí hehe.
Se precisar, me chama no whatsapp: 19991069666

Exatamente o que pretendo fazer,na construção que levei como base do Mec2,aqui no evoo,vi que em uma lenha,o para-brisa estourou,por ser de um plástico,como o que usei nas janelas (os meus também quebraram),como o que usei no para-brisas foi de pet,era mais resistente,e a força do impacto foi pra coluna,que só tinha a vareta de fibra da peça H1.
Agora já pretendo fazer como voce disse,vou cortar uma espécie de lateral em madeira e colar por dentro,além de me dar resistência nas colunas das janelas,vou ter melhor lugar pra colar os suportes de fixação da asa,na própria madeira.
Quanto ao rádio,já chequei tudo,e aparentemente ta normal,eu tive um que não dava sinal muito longe,custei a descobrir que o regulador de tensão dele não mandava 12v,estava funcionando,mas mandando menos,então nesse 9x chequei onde deve sair 5v e 12v no rádio,e tudo ta normal.
Quanto a curva...kkkkk exagerei mesmo,ansiedade e euforia foram grandes na hora,nem pensei direito.
Fui ver estol de aeros e aviões no YouTube,e vi um Aeroboero real,onde um piloto faleceu,e foi do mesmo jeito com meu aero.
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Mensagempor Patrickabelo » 26 Dez 2019 21:29

Segue umas fotos da reconstrução da Fuselagem.
Dessa vez cuidei dos reforços da coluna com madeira,como disse o dtox,e ao invés de chapear,usei isopor maciço,do mais denso na parte da frente do aero,e isopor de lage na cauda.
Talvez agregue um pouco de peso,ou nem tanto,pois chapeado tinha também algumas varetas de fibra.
Ja tive um aero em isopor maciço,e me parece que o isopor dissipa melhor os impactos.
Como não tinha depron 4mm,deu muito certo usar dessa forma,só trabalho extra pra desenhar 4 partes iguais.
A grande vantagem é que pude colocar as janelas ja entre meio as duas partes,o que ajudou também a coluna lateral.
Anexos
20191221_190633.jpg
20191221_190633.jpg (29.78 KiB) Exibido 6465 vezes
20191221_190640.jpg
20191221_190640.jpg (30.55 KiB) Exibido 6465 vezes
20191221_190626.jpg
20191221_190626.jpg (33.5 KiB) Exibido 6465 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 26 Dez 2019 21:31

Parte debaixo,feito com isopor encontrado no lixo ali,parece de geladeira.
Anexos
20191222_110541.jpg
20191222_110541.jpg (32.93 KiB) Exibido 6465 vezes
20191222_110535.jpg
20191222_110535.jpg (31.97 KiB) Exibido 6465 vezes
20191222_110526.jpg
20191222_110526.jpg (26.96 KiB) Exibido 6465 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 26 Dez 2019 21:38

Agora as colunas ficaram boas,coloquei um chapatex,e um suporte de madeira balsa,se tivesse chapa de balsa,tinha feito com ela no lugar do chapatex,mas só consigo retirar pedaços do ugly destruído.
Ainda vou colar pequenas cantoneiras,na lateral da coluna,vai ser um esquema pra eu fixar o para-brisas,sem ter que colar no depron ou fazer um corte na coluna,pois desse jeito,anteriormente deu problema,e em caso de queda ele ira no máximo arrancar as cantoneiras,sem maiores problemas.
Anexos
20191226_200045.jpg
20191226_200045.jpg (31.34 KiB) Exibido 6465 vezes
20191226_200020.jpg
20191226_200020.jpg (33.11 KiB) Exibido 6465 vezes
20191226_200032.jpg
20191226_200032.jpg (32.38 KiB) Exibido 6465 vezes
20191222_181547.jpg
20191222_181547.jpg (31.88 KiB) Exibido 6465 vezes
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Mensagempor Patrickabelo » 06 Jan 2020 22:39

Segue mais uma atualização,agora esta pronto novamente,falta entelar,e depois lincar profundor e leme,e os detalhes finais.
Essa reconstrução,acredito eu,ficou superior a primeira,o isopor permite um acabamento muito melhor e a resistência aumenta também.
Agora aguardar o dinheiro entrar pra comprar vinil branco e o Modulo FR Sky.
Enquanto isso,estou treinando uso do leme no simulador Aerofly Deluxe,baixei um Cessna 182 e to treinando por lá,o problema é não ter cabo simulador,uso a gambiarra do cabo P2/P2,mas apresenta falhas algumas vezes.
Anexos
20191227_213735.jpg
20191227_213735.jpg (31.25 KiB) Exibido 6258 vezes
20200106_211509.jpg
20200106_211509.jpg (36.05 KiB) Exibido 6258 vezes
20191227_213428.jpg
20191227_213428.jpg (34.22 KiB) Exibido 6258 vezes
20191227_213651.jpg
20191227_213651.jpg (31.43 KiB) Exibido 6258 vezes
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Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Mensagempor Patrickabelo » 06 Jan 2020 22:42

Agora o para-brisas é somente parafusado,ia embutir na pequena cantoneira,mas acabou sendo melhor parafusar.
Anexos
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Voando com os pés no chão!


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