Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico - 6S!

Mensagempor Andre Mauricio » 08 Jun 2021 20:13

Dando fim à epopeia que foi a escolha do motor desse avião, já fiz a compra do danado.

Eu já conhecia a linha Grand Turbo (ou GT Series) da Emax, vi alguns modelistas utilizando em conversões de modelos .15, .25, .40... e elogiando muito esses motores, os relatos são sempre de muita eficiência: muita potentes, mas também econômicos. Mas, até então, não sabia que haviam motores maiores da série GT. Vasculhando fóruns gringos, encontrei o GT4030/08, de 353KV e o /06, de 420KV.

De acordo com a tabela fornecida pela própria Emax, trabalhando com 6s, esse motor tem o seguinte desempenho:
/08 353KV:
Hélice 18x10
RPM: 5700
Corrente Máxima: 50A
Empuxo Estático: 5.5kg

/06 420KV:
Hélice: 16x8
RPM: 8100
Corrente Máxima: 60A
Empuxo Estático: 5.4kg

Como disse antes, gosto de trabalhar com pelo menos 30% de folga no ESC. A conta é uma soma da corrente contínua máxima (CCM) do motor, com 30% de percentual de segurança (%SEG) calculado sobre a CCM. Vamos ver se as duas versões do motor cabem com folga no meu ESC de 90A:
/08 -> 30% de 50A = 15A -> CCM + %SEG = 65A :!:
/06 -> 30% de 60A = 18A -> CCM + %SEG = 78A :!:

Esse ESC vai trabalhar GELADO! hahahaha

Ambas as versões "cabem" com uma gigantesca margem de segurança no meu ESC, e entregam virtualmente o mesmo empuxo estático (apenas 100g de diferença). Desta maneira, restaram duas questões para a escolha: tamanho da hélice e RPM máxima. A versão /08 trabalha com uma hélice 18" em 5700RPM; já a /06 trabalha com uma 16" com 8100RPM. Teoricamente, um motor com hélice pequena e maior RPM entregaria mais velocidade final. Já um motor com hélice grande e menor RPM, teria mais tração.

A escolha deveria basear-se, então, na característica de voo esperada para o avião e/ou na disponibilidade de hélices. Aqui no Brasil não é fácil achar hélices grandes para motores elétricos. Conseguimos importar qualquer hélice para motor elétrico, mas a importação leva tempo. Um pouso mais duro, uma pedra rebatida, pilonagem... Tudo isso coloca a hélice em risco. Vou fazer um pouso ruim e ficar um mês sem voar por falta de hélice? Complicado...

Até dá para voar com uma hélice para motor à combustão, mas o motor elétrico perde rendimento. Consome mais e entrega menos.

A questão da hélice pesou mais e acabei comprando a versão /06 de 420KV. Encontrei alguns anúncios de hélice 16x8 para motores elétricos, mas sequer encontrei um anúncio no Brasil de 18x10.

O motor pesa 380g e custa $42.18 no site da Emax.

Fonte dos dados de desempenho.

A Emax é uma excelente fabricante, mas também é uma das mais falsificadas. Para evitar problemas, o recomendado é comprar diretamente do site oficial: https://emaxmodel.com/
Live to fly, fly to live , aces high!

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Re: Tractor 90 6s - O primeiro elétrico?

Mensagempor Andre Mauricio » 05 Jul 2021 12:03

Dando continuidade, prossegui para a entelagem das asas e início da linkagem, e resolvi um problema com o parabrisa.

Deixei cair CA no parabrisa do modelo, precisei comprar uma folha de acetato para produzir um novo.

Preparei as janelas laterais para instalação.

Terminei a maior parte do trabalho na fuselagem, falta pouca coisa.

As asas estão dando um pouco mais de trabalho, mais trabalho com vinil.

Homenagem pra uma galera gente fina...

O intardorso precisa ter um contraste.

Gabarito para colagem das faixas.

Iniciei a linkagem de profundor e ele. Tô usando os componentes mais robustos que encontrei na loja aqui perto de casa; os horns mais robustos, clevis metálicos, ball links, braços de alumínio... Acho que aguenta.

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Andre Mauricio » 15 Jul 2021 13:15

Finalizando a entelagem.

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Andre Mauricio » 15 Jul 2021 13:20

Também recebi o motor. Bem construído, muito robusto.

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Re: Tractor 90 6s - Entelagem Finalizada + Chegou o Motor!

Mensagempor Andre Mauricio » 11 Ago 2021 20:43

Chegaram os stand-offs para o motor.

Ângulo do motor e espaçamento para o nariz.

Fiz alguns testes de entelagem do spinner com vinil de carbono. Já tinha feito processo semelhante em equipamentos menores e com outras cores. O primeiro não ficou tão bom, mas no segundo já tinha dominado o material e o método.

Engenheira Amelia fazendo as últimas checagens antes dos testes de solo.

Estou aguardando somente o receptor (X8R e sensor MLVSS).

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Re: Tractor 90 6s - Chegando nos finalmentes

Mensagempor Andre Mauricio » 25 Ago 2021 17:34

Montagem finalizada. Tudo montado e testado, hélice balanceada, CG no lugar. Não precisei de nenhuma grama de chumbo, acertei o CG apenas movimentando a bateria pelo "plate" que dimensionei já pensando nessa necessidade. Também recebi o MLVSS, sensor de tensão da bateria da FrSky, via Smart Port do X8R.

Aqui no Brasil só consegui uma 16x8 APC, mas já encontrei onde comprar uma 16x8 em madeira para motores elétricos (China).

Instalação das baterias foi simples, um velcro fixado no plate para evitar que a bateria deslize, e mais duas tiras "abraçando".

Ficou assim a montagem da bateria com o MLVSS.

Caso seja necessário, a fuselagem comporta duas 6s 3300mAh com tranquilidade.

Diferentemente dos seus irmãos .25, .45 e .120, o 60/90 é um kit aparentemente mais "arcaico", e uma de suas características é não possuir angulação na parede fogo. Precisamos adotar as boas e velhas arruelas. Precisei montar os stand-offs nesta posição por conta do plate da bateria atrás da parede de fogo.

O MLVSS pesa apenas 5g com a extensão.

Finalizado. É só terminar o setup de rádio e fazer a estreia.

nery
membro
Contato:

Re: Tractor 90e - Finalizado (aguardando estreia)

Mensagempor nery » 26 Ago 2021 07:52

Muito bom o trabalho neste modelo, a entelagem me parece que ficou com um bom acabamento, uma boa entelagem sempre da um "ar" especial ao modelo.

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Andre Mauricio » 26 Ago 2021 16:10

nery escreveu:Muito bom o trabalho neste modelo, a entelagem me parece que ficou com um bom acabamento, uma boa entelagem sempre da um "ar" especial ao modelo.

Ela tem defeitos em alguns pontos, alguns vincos e junções não ficaram perfeitos. Mas, no geral, ficou satisfatória. Esses termoadesivos genéricos ("chinakotes") não são muito bons de trabalhar mas, com paciência e cuidado, é possível chegar num bom resultado.

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Andre Mauricio » 27 Ago 2021 17:11

Hoje foi dia de roll-out e das primeiras puxadas no motor. O ESC está com a resposta lenta, preciso programar via Castle Link. Tudo certo pra estreia no domingo.

https://www.youtube.com/watch?v=wa5grJMHHxQ

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Andre Mauricio » 28 Ago 2021 13:00

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagempor Andre Mauricio » 29 Ago 2021 15:12

Fiz a estreia hoje, e o avião voou maravilhosamente bem! Mesmo com vento forte com rajadas, se manteve extremamente estável. Firme! Apenas um pouco responsivo de mais, mesmo com 60% de comando e 20% de exponencial no modo de voo "normal", que programei para voo de cruzeiro. Talvez reduzindo para 55% de comando e aumentando para 25% de expo, fique perfeito. Sobra potência no avião, muito forte mesmo! Posso utilizar uma hélice com menos passo e aumentar meu tempo de voo. Talvez uma 16x6 fique ideal. Não precisou de trimagem alguma, subiu perfeito, avião voando "redondinho".

Porém, nem tudo são flores. Preparando o avião para o segundo voo (inclusive me preparando para gravar o voo), conectei a bateria e imediatamente senti cheiro de queimado. Era o servo do flap e o receptor.

Como acompanharam, montei o avião com os melhores equipamentos que eu podia. Servos Align, ESC Castle, motor EMAX... Mas resolvi economizar nos servos dos flaps. Afinal, seriam servos que só utilizaria em pousos e decolagens, não receberiam muita carga... Coloquei um par de TowePro SG5010. Pior decisão possível! O barato sai caro. Um dos servos simplesmente fritou! Derreteu a capa plástica e o curto também danificou o receptor. Fica o alerta: Avião caro, equipamento caro! Poderia ter perdido diversos equipamentos e meses de trabalho por conta de um servo ruim.

TowePro SG5010 Torrou! Servo porcaria!

Imediatamente desconectei tudo. Testei os outros servos, o ESC... Tudo funcionando. Peguei um Li-Fe e testei o receptor, nada. Já era. Um amigo piloto que trabalha com eletrônica abriu o receptor e identificou o componente queimado, disse que é possível recuperar, mas não confio mais para este avião. Vou iniciar a construção de um planador para voar no lift, este será o destino do X8R.

Para o Tractor, comprarei um novo X8R e um par de Savox SG0351 para os flaps. Um amigo me ofereceu um de seus receptores emprestado para voar o Tractor até a chegada do novo X8R da China. Acho que aceitarei a proposta. Os novos servos devem chegar ainda esta semana.

Dei uma desanimada por ter "perdido" o receptor. Mas, bola pra frente... Se der uma animada, pode ser que voe novamente na próxima semana, dessa vez com vídeo.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 29 Ago 2021 15:40

Joga fora o receptor, não vale a pena arriscar em um conserto que não será 100% confiável. Dispositivos de rádio transmissão, não é qualquer técnico em eletrônica que resolve, pois um aparelho transmitido envolve RF e estacionárias o que resulta em queima do dispositivo e consequentemente, queda do avião.
Não menosprezo o trabalho desse técnico em eletrônica, mas rádio transmissores são mais delicados do que uma smart tv e exigem um conhecimento e prática muito maiores.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Andre Mauricio » 29 Ago 2021 16:24

LaercioLMB escreveu:Joga fora o receptor, não vale a pena arriscar em um conserto que não será 100% confiável.

Se não me engano, ele é técnico especializado em Apple. Mas, tem razão! Melhor não utilizar mais esse receptor em nenhum projeto. Vou deixar na oficina, pode ser útil para alguma coisa na bancada.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 29 Ago 2021 20:46

Andre Mauricio escreveu:
LaercioLMB escreveu:Joga fora o receptor, não vale a pena arriscar em um conserto que não será 100% confiável.

Se não me engano, ele é técnico especializado em Apple. Mas, tem razão! Melhor não utilizar mais esse receptor em nenhum projeto. Vou deixar na oficina, pode ser útil para alguma coisa na bancada.

De fato, na bancada ele pode ser muito útil.
Ser técnico em Apple, não significa ser conhecedor de rádio transmissão, pois celulares são somente troca de placas e raras as vezes a troca de algum processador. Só para você ter uma ideia, em rádio transmissão se você cortar um pedacinho do fio da antena ou emendar um pedacinho a mais achando que vai melhorar o ganho, se isso não for feito dentro dos fatores de multiplicação da frequência usada, irá criar uma onda estacionária que logo irá queimar a etapa RF do transmissor. Quem é rádio amador sabe muito bem do que estou falando.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

brunobragantine
membro

Mensagempor brunobragantine » 29 Ago 2021 23:18

Acompanhando desde o inicio a construção e ficou muito boa... sobre o servo, como tu mesmo disse, ainda bem que foi no solo e não danificou mais itens, sobre o servo, pelo que vi usou Li-Fe para alimentar o RX, elas estavam totalmente carregadas ? as Li-Fe completamente carregadas chegam a 7,2V o servo tem como especificação de tensão máxima 6V esse 1,2V a mais somado com a baixa qualidade dos componentes que compõem o servo pode ter causado isso.

Mas faz parte do hobby, substituir os componentes e aproveitar o voo do modelo.

(a bruxa tá solta, minha PDB do planador que estou construindo e postando aqui, entrou em curto e pegou fogo ao conectar a bateria hoje também)
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Andre Mauricio » 30 Ago 2021 08:36

brunobragantine escreveu:pelo que vi usou Li-Fe para alimentar o RX, elas estavam totalmente carregadas

Utilizei a Li-Fe depois do incidente pra testar o receptor. A eletrônica é normalmente alimentada via BEC do Talon 90, programado (via Castle Link) para enviar 6V ao receptor. O TowerPro fritou em tensão de "manual".

Já vi ESC fritar dessa maneira. Mas servo fritando e derretendo capa plástica, foi a primeira vez.

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Andre Mauricio » 01 Set 2021 14:02

Antes do fatídico incidente pude tirar algumas fotos do .90 ao lado do .25 do Sardinha. Muitas vezes perguntam se é grande a diferença do .25 pro .45, do .25 pro .90. Sim, a diferença é muito grande!

Curiosidade: o .25 do Sardinha é entelado com... VINIL! Vão questionar: "como pode ser vinil, se não está fazendo barriga nas áreas vazadas?". Pois bem, ao invés de entelar diretamente com vinil, o Sardinha entelou inicialmente com papel e dope, o que serviu de base "rígida" para aplicação do vinil sem que este ficasse com as "barrigas" com o passar do tempo. O avião está com OS 30 e não achei o peso muito diferente do meu antigo .25 elétrico (entelado com chinakote, 3s 3300mAh). Só com balança para saber com exatidão, mas não julgo necessário. O avião está voando maravilhosamente bem.

Essa técnica com o vinil pode ser uma boa alternativa aos termoadesivos, em tempos de rolos de Monokote custando de 180 a 220 reais, e o metro do chinakote custando 50 (em média). Além do preço, existe uma maior facilidade de compra, e uma gigantesca gama de cores...

Algo que me impressionou foi o acabamento do J3, também do Sardinha. Tela, dope e tinta PU. É um acabamento que não tem comparação, é incrível! Em algum dos meus próximos projetos em balsa, utilizarei a técnica de tela e dope, com certeza. Meu próximo grande projeto será um Extra 300 30cc para voar a básica do IMAC, não posso inventar muito... Mas tô namorando o Sport Stick 120, quem sabe?

O Saito 300 Twin também é um show à parte. Que som maravilhoso! Esse glow ronca melhor que qualquer DLE, DA ou RCGF equivalente, sem dúvidas!

E o Sardinha é um cara sensacional, gente finíssima! O incidente com o avião poderia ter me desanimado, mas a conversa com o Sardinha e todo conhecimento trocado me animam à voltar no próximo fim de semana. Vamo que vamo. :D

Sanderval
membro

Mensagempor Sanderval » 08 Set 2021 15:59

Boa tarde! linda construção! parabéns!
Você usou apenas uma bateria no voo? como ficou a questão de tempo de voo?
P.A.D. Pista de Aeromodelismo do Danilo

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Andre Mauricio » 18 Set 2021 11:17

Sanderval escreveu:Você usou apenas uma bateria no voo? como ficou a questão de tempo de voo?

Por enquanto só testei com uma bateria. Voando sem exigir muito do motor, fazendo somente o básico (rolls, loopings, dorso...) consigo voar 7 minutos pousando com 3.9V por célula.

Mas sobra muito motor... Estou pensando em trocar a APC 16x8 por uma 16x6 em madeira, e a 3300mAh por uma 5000mAh. Teoricamente ainda terá uma potência razoável, mas a autonomia aumentará consideravelmente. Quando quiser um voo mais forte, seria só colocar a 16x8 de volta. Mas para isso preciso estender o trilho da bateria para trás, com a 3300mAh recuada o máximo possível o CG ficou um pouco nariz, nada muito relevante, mas a 5000mAh nessa posição vai acentuar essa condição.

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Andre Mauricio » 18 Set 2021 12:23

Gravei um vídeo falando um pouco sobre o problema com os TowerPro, além de um unboxing dos Savox e um trecho do voo. Nesse fim de semana devo gravar um vídeo decente do voo desse avião.

https://www.youtube.com/watch?v=K4yyHYKh_YA&t=19s

Paulinho
Equipe E-voo.com

Mensagempor Paulinho » 18 Set 2021 17:35

Pouts! Que m***a Piloto!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

Voltar para “Construções”