Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico - 6S!

Mensagem por Andre Mauricio »

Dando fim à epopeia que foi a escolha do motor desse avião, já fiz a compra do danado.

Eu já conhecia a linha Grand Turbo (ou GT Series) da Emax, vi alguns modelistas utilizando em conversões de modelos .15, .25, .40... e elogiando muito esses motores, os relatos são sempre de muita eficiência: muita potentes, mas também econômicos. Mas, até então, não sabia que haviam motores maiores da série GT. Vasculhando fóruns gringos, encontrei o GT4030/08, de 353KV e o /06, de 420KV.

De acordo com a tabela fornecida pela própria Emax, trabalhando com 6s, esse motor tem o seguinte desempenho:
/08 353KV:
Hélice 18x10
RPM: 5700
Corrente Máxima: 50A
Empuxo Estático: 5.5kg

/06 420KV:
Hélice: 16x8
RPM: 8100
Corrente Máxima: 60A
Empuxo Estático: 5.4kg

Como disse antes, gosto de trabalhar com pelo menos 30% de folga no ESC. A conta é uma soma da corrente contínua máxima (CCM) do motor, com 30% de percentual de segurança (%SEG) calculado sobre a CCM. Vamos ver se as duas versões do motor cabem com folga no meu ESC de 90A:
/08 -> 30% de 50A = 15A -> CCM + %SEG = 65A :!:
/06 -> 30% de 60A = 18A -> CCM + %SEG = 78A :!:

Esse ESC vai trabalhar GELADO! hahahaha

Ambas as versões "cabem" com uma gigantesca margem de segurança no meu ESC, e entregam virtualmente o mesmo empuxo estático (apenas 100g de diferença). Desta maneira, restaram duas questões para a escolha: tamanho da hélice e RPM máxima. A versão /08 trabalha com uma hélice 18" em 5700RPM; já a /06 trabalha com uma 16" com 8100RPM. Teoricamente, um motor com hélice pequena e maior RPM entregaria mais velocidade final. Já um motor com hélice grande e menor RPM, teria mais tração.

A escolha deveria basear-se, então, na característica de voo esperada para o avião e/ou na disponibilidade de hélices. Aqui no Brasil não é fácil achar hélices grandes para motores elétricos. Conseguimos importar qualquer hélice para motor elétrico, mas a importação leva tempo. Um pouso mais duro, uma pedra rebatida, pilonagem... Tudo isso coloca a hélice em risco. Vou fazer um pouso ruim e ficar um mês sem voar por falta de hélice? Complicado...

Até dá para voar com uma hélice para motor à combustão, mas o motor elétrico perde rendimento. Consome mais e entrega menos.

A questão da hélice pesou mais e acabei comprando a versão /06 de 420KV. Encontrei alguns anúncios de hélice 16x8 para motores elétricos, mas sequer encontrei um anúncio no Brasil de 18x10.

O motor pesa 380g e custa $42.18 no site da Emax.

Fonte dos dados de desempenho.

A Emax é uma excelente fabricante, mas também é uma das mais falsificadas. Para evitar problemas, o recomendado é comprar diretamente do site oficial: https://emaxmodel.com/
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 6s - O primeiro elétrico?

Mensagem por Andre Mauricio »

Dando continuidade, prossegui para a entelagem das asas e início da linkagem, e resolvi um problema com o parabrisa.

Deixei cair CA no parabrisa do modelo, precisei comprar uma folha de acetato para produzir um novo.





Preparei as janelas laterais para instalação.


Terminei a maior parte do trabalho na fuselagem, falta pouca coisa.


As asas estão dando um pouco mais de trabalho, mais trabalho com vinil.



Homenagem pra uma galera gente fina...


O intardorso precisa ter um contraste.


Gabarito para colagem das faixas.



Iniciei a linkagem de profundor e ele. Tô usando os componentes mais robustos que encontrei na loja aqui perto de casa; os horns mais robustos, clevis metálicos, ball links, braços de alumínio... Acho que aguenta.

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 6s - O primeiro elétrico?

Mensagem por Andre Mauricio »

Finalizando a entelagem.




Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 6s - O primeiro elétrico?

Mensagem por Andre Mauricio »

Também recebi o motor. Bem construído, muito robusto.


Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 6s - Entelagem Finalizada + Chegou o Motor!

Mensagem por Andre Mauricio »

Chegaram os stand-offs para o motor.




Ângulo do motor e espaçamento para o nariz.


Fiz alguns testes de entelagem do spinner com vinil de carbono. Já tinha feito processo semelhante em equipamentos menores e com outras cores. O primeiro não ficou tão bom, mas no segundo já tinha dominado o material e o método.


Engenheira Amelia fazendo as últimas checagens antes dos testes de solo.


Estou aguardando somente o receptor (X8R e sensor MLVSS).
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 6s - Chegando nos finalmentes

Mensagem por Andre Mauricio »

Montagem finalizada. Tudo montado e testado, hélice balanceada, CG no lugar. Não precisei de nenhuma grama de chumbo, acertei o CG apenas movimentando a bateria pelo "plate" que dimensionei já pensando nessa necessidade. Também recebi o MLVSS, sensor de tensão da bateria da FrSky, via Smart Port do X8R.

Aqui no Brasil só consegui uma 16x8 APC, mas já encontrei onde comprar uma 16x8 em madeira para motores elétricos (China).

Instalação das baterias foi simples, um velcro fixado no plate para evitar que a bateria deslize, e mais duas tiras "abraçando".


Ficou assim a montagem da bateria com o MLVSS.


Caso seja necessário, a fuselagem comporta duas 6s 3300mAh com tranquilidade.


Diferentemente dos seus irmãos .25, .45 e .120, o 60/90 é um kit aparentemente mais "arcaico", e uma de suas características é não possuir angulação na parede fogo. Precisamos adotar as boas e velhas arruelas. Precisei montar os stand-offs nesta posição por conta do plate da bateria atrás da parede de fogo.


O MLVSS pesa apenas 5g com a extensão.


Finalizado. É só terminar o setup de rádio e fazer a estreia.



Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: Tractor 90e - Finalizado (aguardando estreia)

Mensagem por nery »

Muito bom o trabalho neste modelo, a entelagem me parece que ficou com um bom acabamento, uma boa entelagem sempre da um "ar" especial ao modelo.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Finalizado (aguardando estreia)

Mensagem por Andre Mauricio »

nery escreveu:Muito bom o trabalho neste modelo, a entelagem me parece que ficou com um bom acabamento, uma boa entelagem sempre da um "ar" especial ao modelo.


Ela tem defeitos em alguns pontos, alguns vincos e junções não ficaram perfeitos. Mas, no geral, ficou satisfatória. Esses termoadesivos genéricos ("chinakotes") não são muito bons de trabalhar mas, com paciência e cuidado, é possível chegar num bom resultado.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Finalizado (aguardando estreia)

Mensagem por Andre Mauricio »

Hoje foi dia de roll-out e das primeiras puxadas no motor. O ESC está com a resposta lenta, preciso programar via Castle Link. Tudo certo pra estreia no domingo.

https://www.youtube.com/watch?v=wa5grJMHHxQ
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Finalizado (aguardando estreia)

Mensagem por Andre Mauricio »

Live to fly, fly to live , aces high!
Responder