Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Andre Mauricio
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Re: Tractor 90 Elétrico

Mensagem por Andre Mauricio »

Continuando...

Dei início à pintura do interior do Tractor. Cabine branca, interior do nariz em preto.







Acredito que seja melhor pintar de preto do painel para frente. Vou pintar também a área que criei para instalar o receptor, atrás da cabine.



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Re: Tractor 90 Elétrico

Mensagem por Andre Mauricio »

Aproveitei o feriadão para dar continuidade ao projeto. Encontrei uma loja de vinil automotivo e já tinha um pouco de chinakote em casa, resolvi mudar a ideia de entelagem que tinha bolado anteriormente.





Não estava gostando do trem de pouso branco, aproveitei o vinil de fibra de carbono pra dar uma cara diferente.



Painel e base do RX também receberam uma atenção.







Gostei muito dos carros da Alpha Tauri (antiga Toro Rosso). Como já tinha chinakote branco e prata e consegui um vinil azul, se encaixaria no padrão de cores da scuderia.

[imagem]https://ik.imagekit.io/ttes5zjqwyx/IMG_20210530_201216601_edWhE470b.jpg[/imagem]

Depois de um dia de trabalho.



Vamos pro segundo dia.















Já prevendo as fotos que esse avião vai render na pista.

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Re: Tractor 90 Elétrico

Mensagem por Andre Mauricio »

Faço todos os adesivos à mão mesmo, desenho e corte. Dá trabalho, mas isso é hobby. Me divirto fazendo à mão!





Esse vinil de carbono tem um acabamento muito bacana.



Vou seguir a dica do Laércio e usar o cabo de aço para fazer a linkagem da bequilha.

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LaercioLMB
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Re: Tractor 90 Elétrico

Mensagem por LaercioLMB »

Eu uso muito desses cabos para fazer os stays das asas de biplanos e cabos de comando do tipo puxa puxa. (Estou no Brasil, falo em português kkkkkkkkkkkkkk)
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Tractor 90 Elétrico

Mensagem por Andre Mauricio »

Dando continuidade, finalmente entelei a última das 8371083721083710283708108237 tampas que esse avião tem. Brincadeiras à parte, são 5 tampas em todo o avião: Duas no cowl, uma acima do cabine, outra atrás da cabine e mais uma para a bateria (originalmente para o tanque).

Como não havia definido se o modelo seria elétrico ou gasolina, acabei não realizando algumas alterações à medida que o projeto evoluía. O avião vem de fábrica com um acesso miserável para o tanque (uma tampa na barriga do avião) e infelizmente este será o acesso para a bateria. A instalação do trilho foi relativamente simples, mas a troca da bateria no campo demandará o cavalete. Felizmente, a pista que frequento possui cavaletes.

Esse é o tipo de coisa que, para mim, deixa claro como os modelos elétricos são deixados para escanteio. O site da fabricante diz que pode ser montado como glow, gasolina ou elétrico, inclusive sugere setup elétrico, mas é claramente um kit para motor à combustão, caso o dono queira montar elétrico, precisa pensar e fazer uma série de alterações estruturais... Mas vamos lá.

Originalmente a tampa era fixada por quatro parafusos, substituí por uma trava tradicional.


Apesar de discreto após ser pintado de preto, esse trilho de compensado está bem feio. Preciso dar um acabamento melhor nisso aí.


Acesso à bateria pela barriga do avião. Nessa foto, o trem de pouso está torto mesmo, não é impressão sua. Os parafusos estavam sem aperto :wink:


Motorização elétrica permite fazer umas graças. Cowl fechado no tractor!


A cauda estava bem preenchida de detalhes, mas as laterais estavam muito "limpas", então providenciei mais alguns adesivos. O processo de fazer esses adesivos à mão é relativamente simples: basta desenhar ao contrário aquilo que deseja, colar no verso do vinil e recortar; para partes retas utilizo estilete, para partes curvas utilizo uma tesoura pequena, e para partes minúsculas utilizo bisturi.


Para conseguir o posicionamento ideal, insira novamente cada parte em seu "buraco" na folha de vinil, passe uma fita crepe pronto. Retire a proteção e cole no avião.


Está batizado: Tractor 90e! Seria o primeiro Tractor 90 elétrico? Dei uma vasculhada na internet, e ninguém se preocupou em registrar um Tractor 90 ou 120 com motorização elétrica.
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Re: Tractor 90 Elétrico - 6S!

Mensagem por Andre Mauricio »

Dando fim à epopeia que foi a escolha do motor desse avião, já fiz a compra do danado.

Eu já conhecia a linha Grand Turbo (ou GT Series) da Emax, vi alguns modelistas utilizando em conversões de modelos .15, .25, .40... e elogiando muito esses motores, os relatos são sempre de muita eficiência: muita potentes, mas também econômicos. Mas, até então, não sabia que haviam motores maiores da série GT. Vasculhando fóruns gringos, encontrei o GT4030/08, de 353KV e o /06, de 420KV.

De acordo com a tabela fornecida pela própria Emax, trabalhando com 6s, esse motor tem o seguinte desempenho:
/08 353KV:
Hélice 18x10
RPM: 5700
Corrente Máxima: 50A
Empuxo Estático: 5.5kg

/06 420KV:
Hélice: 16x8
RPM: 8100
Corrente Máxima: 60A
Empuxo Estático: 5.4kg

Como disse antes, gosto de trabalhar com pelo menos 30% de folga no ESC. A conta é uma soma da corrente contínua máxima (CCM) do motor, com 30% de percentual de segurança (%SEG) calculado sobre a CCM. Vamos ver se as duas versões do motor cabem com folga no meu ESC de 90A:
/08 -> 30% de 50A = 15A -> CCM + %SEG = 65A :!:
/06 -> 30% de 60A = 18A -> CCM + %SEG = 78A :!:

Esse ESC vai trabalhar GELADO! hahahaha

Ambas as versões "cabem" com uma gigantesca margem de segurança no meu ESC, e entregam virtualmente o mesmo empuxo estático (apenas 100g de diferença). Desta maneira, restaram duas questões para a escolha: tamanho da hélice e RPM máxima. A versão /08 trabalha com uma hélice 18" em 5700RPM; já a /06 trabalha com uma 16" com 8100RPM. Teoricamente, um motor com hélice pequena e maior RPM entregaria mais velocidade final. Já um motor com hélice grande e menor RPM, teria mais tração.

A escolha deveria basear-se, então, na característica de voo esperada para o avião e/ou na disponibilidade de hélices. Aqui no Brasil não é fácil achar hélices grandes para motores elétricos. Conseguimos importar qualquer hélice para motor elétrico, mas a importação leva tempo. Um pouso mais duro, uma pedra rebatida, pilonagem... Tudo isso coloca a hélice em risco. Vou fazer um pouso ruim e ficar um mês sem voar por falta de hélice? Complicado...

Até dá para voar com uma hélice para motor à combustão, mas o motor elétrico perde rendimento. Consome mais e entrega menos.

A questão da hélice pesou mais e acabei comprando a versão /06 de 420KV. Encontrei alguns anúncios de hélice 16x8 para motores elétricos, mas sequer encontrei um anúncio no Brasil de 18x10.

O motor pesa 380g e custa $42.18 no site da Emax.

Fonte dos dados de desempenho.

A Emax é uma excelente fabricante, mas também é uma das mais falsificadas. Para evitar problemas, o recomendado é comprar diretamente do site oficial: https://emaxmodel.com/
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Re: Tractor 90 6s - O primeiro elétrico?

Mensagem por Andre Mauricio »

Dando continuidade, prossegui para a entelagem das asas e início da linkagem, e resolvi um problema com o parabrisa.

Deixei cair CA no parabrisa do modelo, precisei comprar uma folha de acetato para produzir um novo.





Preparei as janelas laterais para instalação.


Terminei a maior parte do trabalho na fuselagem, falta pouca coisa.


As asas estão dando um pouco mais de trabalho, mais trabalho com vinil.



Homenagem pra uma galera gente fina...


O intardorso precisa ter um contraste.


Gabarito para colagem das faixas.



Iniciei a linkagem de profundor e ele. Tô usando os componentes mais robustos que encontrei na loja aqui perto de casa; os horns mais robustos, clevis metálicos, ball links, braços de alumínio... Acho que aguenta.

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Re: Tractor 90 6s - O primeiro elétrico?

Mensagem por Andre Mauricio »

Finalizando a entelagem.




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Re: Tractor 90 6s - O primeiro elétrico?

Mensagem por Andre Mauricio »

Também recebi o motor. Bem construído, muito robusto.


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Re: Tractor 90 6s - Entelagem Finalizada + Chegou o Motor!

Mensagem por Andre Mauricio »

Chegaram os stand-offs para o motor.




Ângulo do motor e espaçamento para o nariz.


Fiz alguns testes de entelagem do spinner com vinil de carbono. Já tinha feito processo semelhante em equipamentos menores e com outras cores. O primeiro não ficou tão bom, mas no segundo já tinha dominado o material e o método.


Engenheira Amelia fazendo as últimas checagens antes dos testes de solo.


Estou aguardando somente o receptor (X8R e sensor MLVSS).
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