Das Ugly Stik - 58 anos do Clássico - .61 Glow/

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13751
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Mensagempor LaercioLMB » 15 Fev 2022 20:26

A imagem aparenta momento de cauda um pouco curto. momento de cauda é 1,5 a 1,7 x a corda da asa. Momento de cauda muito curto deixa o modelo muito arisco em arfagem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 607
Registrado em: 21 Out 2010 11:59
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Mensagempor Andre Mauricio » 15 Fev 2022 21:25

Hoje fabriquei o trem de pouso principal. Usei alumínio de 3,8mm de espessura por 4cm de largura.




Depois de dobrar e cortar, arredondei as pontas com lima, e tirei rebarbas com uma lixa 80.



Live to fly, fly to live , aces high!

Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4352
Registrado em: 29 Dez 2004 08:25
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Mensagempor Paulinho » 16 Fev 2022 10:02

Que capricho, gostaria de tanta paciência assim, parabéns André!!!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4352
Registrado em: 29 Dez 2004 08:25
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Mensagempor Paulinho » 16 Fev 2022 10:03

Já escolheu o grafismo?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 607
Registrado em: 21 Out 2010 11:59
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Mensagempor Andre Mauricio » 16 Fev 2022 13:24

LaercioLMB escreveu:A imagem aparenta momento de cauda um pouco curto. momento de cauda é 1,5 a 1,7 x a corda da asa. Momento de cauda muito curto deixa o modelo muito arisco em arfagem.


Acredito que seja apenas a perspectiva da foto
Live to fly, fly to live , aces high!

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 607
Registrado em: 21 Out 2010 11:59
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Mensagempor Andre Mauricio » 16 Fev 2022 13:27

Paulinho escreveu:Já escolheu o grafismo?


Talvez faça algo baseado no Fokker D.VIII


Mas também gosto muito desse padrão de entelagem, já usei em outros Stiks (vermelho, amarelo, vinho). Esse tom de azul parece bom para enxergar, principalmente em dias nublados.


Será um desses dois.
Live to fly, fly to live , aces high!

Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4352
Registrado em: 29 Dez 2004 08:25
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Mensagempor Paulinho » 17 Fev 2022 08:24

Vai ficar Top qualquer deles!!!!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 607
Registrado em: 21 Out 2010 11:59
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Mensagempor Andre Mauricio » 04 Mar 2022 01:15

Comecei a entelagem da fuselagem. Decidi utilizar a insígnia da Escadrille Spa. 94, francesa. Mas não tenho absolutamente nenhum compromisso com fidelidade histórica nesse avião :lol:









Live to fly, fly to live , aces high!

Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1331
Registrado em: 29 Out 2005 18:18
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Mensagempor Mauri » 05 Mar 2022 09:04

Lendo este excelente tópico por completo, com tanta informação sobre o aeromodelo escolhido me bateu uma saudade e muitas boas lembranças de como conheci e adentrei ao nosso amado hobby que, se me permite vou resumir aqui..

Estava eu lá pelo incio da década de 80 trabalhando de Office boy em uma Contabilidade aqui em minha cidade Guarulhos SP quando um MARAVILHOSO dia meu patrão pediu para eu levar uns documentos em uma gráfica que ficava em uma tal rua chamada Major Sertório no centro de SP, foi quando andando pela calçada me deparei com uma loja que definitivamente iria mudar a minha vida.. Era a Casa Aerobras... Eu simplesmente pirei com aquela vitrine...

Depois de um tempo o primeiro aero que construí foi justamente o Stick ou corrigindo Stik, planta adquirida na época do finado Cebola, construí conforme a planta, todo em balsa e compensado, todo artesanalmente a mão como esse seu que esta fazendo, voou muito bem e foi um dos melhores aviões treinadores que tive.

Hoje em dia, com as facilidades dos materiais alternativos, maquinários e Softwares que temos para a fabricação de um aeromodelo, confesso que perdeu-se um pouco a graça das construções e neste ponto digo, a balsa será sempre imbatível.

Muito bom os detalhes e soluções que encontrou durante a construção do seu Stik, com certeza irá voar muuito, gostei também do grafismo escolhido, ficou animal, a caveira no estabilizador vertical então ficou sinistra... :twisted:

Parabéns André!!
But what makes it fly is the wing, the fuselage is just there to disrupt...

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 607
Registrado em: 21 Out 2010 11:59
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Mensagempor Andre Mauricio » 05 Mar 2022 15:24

Mauri escreveu:Era a Casa Aerobras... Eu simplesmente pirei com aquela vitrine...


Saudosa Aerobras! Soube que fechou de vez, nunca tive a oportunidade de visitar. Mas fiquei sabendo que abriu uma loja no centro do Rio que vende alguns kits muito parecidos, acho que se chama Allen Modelismo.

Mauri escreveu:Hoje em dia, com as facilidades dos materiais alternativos, maquinários e Softwares que temos para a fabricação de um aeromodelo, confesso que perdeu-se um pouco a graça das construções e neste ponto digo, a balsa será sempre imbatível.


Eu não consigo largar a construção tradicional em balsa, boa parte da minha diversão no hobby está justamente na bancada, até os adesivos eu gosto de desenhar e cortar à mão :lol: no futuro próximo pretendo ter mais espaço e, aos poucos, adquirir maquinário para partir para construções mais elaboradas. Estava pensando no Muniz M7, mirando o campeonato escala... 8)

Mas gosto muito dos kits de isopor cortados em CNC, me poupam da sujeira de cortar e lixar isopor dentro do apartamento (que é um tormento... construção em isopor faz muita sujeira), e pelo preço acessível desses kits, não vale à pena investir tempo e dinheiro em equipamento para cortar em casa.




Continuando no Stik...

Comecei a receber alguns acessórios para finalizar a construção; ontem recebi um par de rodas Du-Bro de 3 1/4" da linha Low Bounce. Ainda não conhecia essa linha de rodas da Du-Bro, mas me pareceu muito interessante; à primeira vista parece uma roda de borracha padrão da marca, porém, aparentemente utiliza uma borracha de menor densidade para absorver melhor os impactos em pistas "rígidas" (concreto e asfalto).




Pelo furo original da roda consegui passar um eixo de 3.9mm. Antes de receber as rodas eu considerava esses eixos finos, e iria substituí-los, porém entraram no limite da folga. Alguns amigos comentaram que aumentam o furo original das rodas Du-Bro; mas se a empresa fabrica nessa medida há décadas, não deve dar problema e não vou discutir com "ela" :lol:



Fiz a montagem com trava rosca de médio torque. A última coisa que eu preciso é fazer um pouso sem roda num avião desse tamanho.



Montei uma APC 16x6 elétrica só para matar a curiosidade de como ficará após montado e, principalmente, ter uma noção da distância da hélice para o chão; na próxima semana devo receber uma Xoar 13x6 para motores à combustão. A hélice de 16 polegadas ficou com uma distância considerável do solo, a de 13 ficará excelente, considerando que a cauda vai levantar. Decidi pela 13x6 por ser a maior hélice recomendada para esse motor, quero dar uma "segurada" na RPM do ASP, voar mais lento.

Live to fly, fly to live , aces high!

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 607
Registrado em: 21 Out 2010 11:59
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Mensagempor Andre Mauricio » 05 Mar 2022 15:31

Gravei um vídeo simples para mostrar a fuselagem em detalhes.

https://www.youtube.com/watch?v=9iyXUunbdlc&t=5s
Live to fly, fly to live , aces high!

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 607
Registrado em: 21 Out 2010 11:59
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Das Ugly Stik - 58 anos do Clássico - .61 Glow/

Mensagempor Andre Mauricio » 18 Mar 2022 00:50

Enquanto não chega a madeira para finalizar a asa, continuo trabalhando na fuselagem.

Comecei resolvendo uma c*gada que eu fiz. Resolvi fazer a linkagem da cauda de uma maneira mais tradicional, com arame M3 com rosca em uma das pontas, com um ball-link e um "Z", usando o tradicional horn de nylon. Primeiro que o Z ficou péssimo, muito grande pela falta de ferramentas adequadas; pelo tamanho do link, acabou ficando maleável; e o horn não me passava segurança. Resolvi refazer tudo.



Resolvi usar a mesma linkagem dos aeros giant. Barra roscada M3, tubo de fibra de carbono, ball-link nas duas pontas e horn de alumínio. À primeira vista esse horn assusta pelo volume de material e tamanho aparente, mas não é muito maior que os horns de nylon.




Em breve publicarei um vídeo detalhando todo o processo (fica um pouco extenso e complicado para descrever em texto).


O acabamento é perfeito! Muito resistente. Falta só completar com uma arruela.


Tudo montado. Agora é instalar o receptor e ajustar os end points. (troquei o grafismo do estabilizador vertical)


Recebi a chave liga/desliga. Revesti a fiação com malha náutica e "isolei" o cabo de carregar a bateria, já que não utilizarei.


Instalei a hélice (Xoar 13x6). A fuselagem está praticamente finalizada, falta tornar funcional o abastecedor e instalar o RX.


Fabriquei um bastão de partida. Detalhei o processo em vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=ufanzDTFMY4&t=20s
Live to fly, fly to live , aces high!

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 607
Registrado em: 21 Out 2010 11:59
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Das Ugly Stik - 58 anos do Clássico - .61 Glow/

Mensagempor Andre Mauricio » 18 Mar 2022 19:00

Hoje dei a primeira partida no ASP. Preciso regular o bicho, mas pegou sem dificuldade. Motorzinho forte!

https://youtube.com/shorts/7GgiuplyE_w?feature=share
Live to fly, fly to live , aces high!

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 607
Registrado em: 21 Out 2010 11:59
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Das Ugly Stik - 58 anos do Clássico - .61 Glow/

Mensagempor Andre Mauricio » 19 Mar 2022 17:23

Para finalizar a sessão de vídeos, tá aí o vídeo da montagem dos links da cauda, em detalhes, como prometido.

https://www.youtube.com/watch?v=qRhjzzC2CS8&t=731s

Além da tira de velcro entre a madeira e a bateria, resolvi costurar uma tira para garantir a fixação. Não fixou a coisa mais bonita, mas cumpre bem seu papel.





Live to fly, fly to live , aces high!

Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1331
Registrado em: 29 Out 2005 18:18
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Das Ugly Stik - 58 anos do Clássico - .61 Glow/

Mensagempor Mauri » 20 Mar 2022 13:16

Construção muito bem cuidada, Parabéns pelo capricho!

Andre Mauricio escreveu:Para finalizar a sessão de vídeos,


Esperamos que o ultimo vídeo deste excelente tópico seja o do voo! :wink:
But what makes it fly is the wing, the fuselage is just there to disrupt...

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 607
Registrado em: 21 Out 2010 11:59
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Das Ugly Stik - 58 anos do Clássico - .61 Glow/

Mensagempor Andre Mauricio » 27 Mar 2022 23:07

Chegou o receptor, FrSky X8R, meu favorito. Em termos de custo x benefício não tem pra ninguém, pra mim ele é insuperável nesse ponto.



Com ele em mãos, finalizei a montagem da eletrônica na fuselagem e parti para a regulagem de motor, agulhas de alta e baixa, e end points do servo acelerador.


https://www.youtube.com/watch?v=p7ldBpOwbgs

Depois de regular a transição da baixa pra alta, regulei a "baixa mínima", que ficou 100%. 8)
https://www.youtube.com/shorts/OwHwIr59hfQ

Para evitar o "pinga pinga" de óleo dentro de casa, fiz um tampão para o escapamento. Parece que o protetor auricular foi feito especificamente pra esse fim.



Recebi também a balsa para finalizar o chapeamento da asa.
Para evitar que a madeira "desfie" ao cortar no sentido contrário à fibra, é interessante colar uma tira de fita crepe. Serve para balsa e compensado, com estilete, bisturi ou serra.


Depois de chapear e lixar, fiz furação e montei pela primeira vez.




Descobri que errei na colagem da nervura da raiz da asa, em um dos lados acabei colando com um desvio para dentro no bordo de fuga. O bordo de ataque encaixou perfeitamente mas, por conta do erro na montagem, ficou com uma "fresta" no bordo de fuga. Vou precisar preencher com balsa.
Live to fly, fly to live , aces high!

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 607
Registrado em: 21 Out 2010 11:59
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Das Ugly Stik - 58 anos do Clássico - .61 Glow/

Mensagempor Andre Mauricio » 09 Abr 2022 23:33

A vida do tal do enfermeiro é um tanto quanto corrida... Mas consegui ao menos entelar as asas. Pela primeira vez consegui sobrepor (com sucesso) entelagens sobre áreas vazadas. Já realizei o processo algumas vezes, mas o material sempre ficava "sinuoso". Para conferir meu feito, até conferi com uma régua de alumínio. A parte "torta" na parte superior é apenas o bordo de ataque que começa a curvar para baixo. O bordo de fuga do perfil do stick é 100% reto, não é curvado.





Aproveitei a oportunidade para gravar um vídeo com dica de como aplicar adesivos de vinil sobre a entelagem com termoadesivo.
https://www.youtube.com/watch?v=hEpYgPnIaRA&t=6s
Live to fly, fly to live , aces high!

Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 938
Registrado em: 18 Out 2009 09:28
Localização: brasilia de minas MG

Re: Das Ugly Stik - 58 anos do Clássico - .61 Glow/

Mensagempor marcos soares » 11 Abr 2022 06:21

Tá um luxo! Parabéns.
CNC HOTWIRE

Avatar do usuário
Matheus_13
membro
Mensagens: 534
Registrado em: 27 Jul 2006 16:53
Localização: Carazinho/RS

Re: Das Ugly Stik - 58 anos do Clássico - .61 Glow/

Mensagempor Matheus_13 » 21 Jun 2022 11:09

Excelente amigo, me remete a muitas lembranças de quando comecei a voar..

Uma dica legal para a fixação desses tanques transparentes é usar velcro adesivo na parte de baixo, uma tira grudada no tanque e outra no berço da fuselagem, eu sempre faço dessa forma com tanque, bateria e rx nos aeros Giant (vibração bem maior) e nunca tive problemas.

Parabéns, vai ficar uma beleza de stik!
Team Hangar3D www.hangar3d.com


Voltar para “Construções”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes