Extra Ton Versão 2022
Enviado: Ter Abr 05, 2022 1:24 am
Entrei no fórum só para postar essa construção e descobri que agora sou Moderador Global mas uma coisa de cada vez.
Há muitos anos atrás acompanhei diversas construções dos extras do beto, e extras da planta do Ton. Sempre babei esses aeros, mas nunca construí um pra mim. De uns dias pra cá comecei a ter vontade de aprender um pouco de 3D, e ressuscitei essa planta do Ton. Fiz algumas alterações estruturais, mas nada muito drástico.
A construção tem um "núcleo" de balsa e compensado, chapeado com depron 5mm. A asa foi cortada em isopor P3 pelo Rodrigo da MR Modelismo e deve chegar nos próximos dias.
Para encontrar a planta, simplesmente busquei por "planta extra ton e-voo" no google, e apareceram arquivos em diversos sites. É a planta clássica, que o pessoal mais antigo deve lembrar muito bem.
O "núcleo" de madeira compreende as cavernas, parede de fogo, suporte para eletrônica e "berço" do trem de pouso. Utilizei compensado de 3mm na parede de fogo e região do trem de pouso, e balsa de 2,5mm no restante.
Resolvi colocar pelo menos o servo do leme no centro da fuselagem, por preocupação com o CG. Mas deixei instalado um conduíte para linkagem do profundor, caso seja necessário recuar este servo no futuro. Também utilizei alguns reforços de varetas de fibra de vidro.
O processo de curvar o depron é relativamente simples. Cobri a parte externa das peças com fita adesiva para evitar quebras, e fui curvando o material com auxílio de um secador de cabelo até chegar em um formato próximo ao necessário. Prossegui para a colagem e fixação com fita adesiva, um pouco mais de secador com a peça "travada" no local e pronto.
Para reforçar a empenagem, utilizei varetas chatas de fibra de carbono em ambos os estabilizadores.
Resolvi fechar o cowl do avião com a famosa "boca triste" do Extra. Ficou um detalhe bacana.
Para entelar, utilizei vinil. Branco, vermelho e preto. Depois de finalizar a fuselagem, percebi certa semelhança com uma Pokebola.
Essa é a máxima deflexão de comando que consigo com o setup atual.
Para eletrônica estou utilizando um motor 2835 1120KV (não é lá dos mais eficientes); ESC Hobbywing de 40A; servos 14g metal gear (que apelidei de "servos do Vasco"), mas que aparentemente são bons; LiPo 3s 2200mAh 40C, FrSky X8R.
O trem de pouso é feito com arame, para dar "volume" utilizei depron 5mm e entelei com vinil de carbono. Também construí um par de polainas em depron. Estou usando rodas de 40mm, pequenas, mas na pista de asfalto de Brasília funcionarão bem. Esse é o estado atual do avião, apenas aguardando a chegada da asa. Se tudo der certo, estreia no fim de semana.
Também preciso ir atrás de uma forma de ovo de páscoa de 1kg para fazer o canopy.
Há muitos anos atrás acompanhei diversas construções dos extras do beto, e extras da planta do Ton. Sempre babei esses aeros, mas nunca construí um pra mim. De uns dias pra cá comecei a ter vontade de aprender um pouco de 3D, e ressuscitei essa planta do Ton. Fiz algumas alterações estruturais, mas nada muito drástico.
A construção tem um "núcleo" de balsa e compensado, chapeado com depron 5mm. A asa foi cortada em isopor P3 pelo Rodrigo da MR Modelismo e deve chegar nos próximos dias.
Para encontrar a planta, simplesmente busquei por "planta extra ton e-voo" no google, e apareceram arquivos em diversos sites. É a planta clássica, que o pessoal mais antigo deve lembrar muito bem.
O "núcleo" de madeira compreende as cavernas, parede de fogo, suporte para eletrônica e "berço" do trem de pouso. Utilizei compensado de 3mm na parede de fogo e região do trem de pouso, e balsa de 2,5mm no restante.
Resolvi colocar pelo menos o servo do leme no centro da fuselagem, por preocupação com o CG. Mas deixei instalado um conduíte para linkagem do profundor, caso seja necessário recuar este servo no futuro. Também utilizei alguns reforços de varetas de fibra de vidro.
O processo de curvar o depron é relativamente simples. Cobri a parte externa das peças com fita adesiva para evitar quebras, e fui curvando o material com auxílio de um secador de cabelo até chegar em um formato próximo ao necessário. Prossegui para a colagem e fixação com fita adesiva, um pouco mais de secador com a peça "travada" no local e pronto.
Para reforçar a empenagem, utilizei varetas chatas de fibra de carbono em ambos os estabilizadores.
Resolvi fechar o cowl do avião com a famosa "boca triste" do Extra. Ficou um detalhe bacana.
Para entelar, utilizei vinil. Branco, vermelho e preto. Depois de finalizar a fuselagem, percebi certa semelhança com uma Pokebola.
Essa é a máxima deflexão de comando que consigo com o setup atual.
Para eletrônica estou utilizando um motor 2835 1120KV (não é lá dos mais eficientes); ESC Hobbywing de 40A; servos 14g metal gear (que apelidei de "servos do Vasco"), mas que aparentemente são bons; LiPo 3s 2200mAh 40C, FrSky X8R.
O trem de pouso é feito com arame, para dar "volume" utilizei depron 5mm e entelei com vinil de carbono. Também construí um par de polainas em depron. Estou usando rodas de 40mm, pequenas, mas na pista de asfalto de Brasília funcionarão bem. Esse é o estado atual do avião, apenas aguardando a chegada da asa. Se tudo der certo, estreia no fim de semana.
Também preciso ir atrás de uma forma de ovo de páscoa de 1kg para fazer o canopy.